[LISTA] Filmes baseados em jogos famosos – curiosidades, comentários e trailers.

Nós somos apaixonados por games e eSports, mas sabemos que existem outras formas de entretenimento (só não são melhores que jogos :P). Por isso, hoje trazemos uma lista de filmes baseados em games para você escolher qual o próximo longa que vai assistir.

Agora falando sério, todo bom gamer fica curioso para ver as adaptações dos seus jogos preferidos na telona, certo? Então essa lista de hoje é uma forma de te ajudar a não se perder no meio de tantos nomes.

Porque se cinema é bom e jogos também, a junção dos dois só pode dar em uma experiência no mínimo divertida!

Fica com a gente e confira nossa lista de filmes baseados em jogos que traz esses nomes aquii:

  • Super Mario Bros
  • Mortal Kombat
  • Tomb Raider
  • Resident Evil
  • Need For Speed
  • Silent Hill
  • Angry Birds
  • Prince Of Persia
  • Assassin’s Creed
  • Warcraft
  • Final Fantasy
  • Double Dragon
  • Max Payne
  • Doom
  • Hitman
  • Rampage

Ufa! Agora, vamos jogar… ou melhor, assistir 😀

Leia Também: [TOP 4] Melhores Battle Royale para jogar esse ano

Só me responde uma coisa: filmes de vídeo games são bons?

Ok, a verdade precisa ser dita antes de começarmos com os nomes: os filmes baseados em jogos são um grande tabu na sétima arte.

Diversas adaptações deixaram a desejar tanto para o público fã de games quanto para o geral. Inclusive tendo um filme nomeado como um dos piores filmes de todos os tempos pela Metacritic – o fracassado Alone in The Dark.

Tudo isso se deve muitas vezes por baixos orçamentos ou falhas na criação de roteiros. Gerando filmes que muitas vezes não levam em conta a história do game, usando ela apenas como pano de fundo do desenrolar.

Mas, apesar disso tudo, vale a pena conhecer alguns nomes dessa categoria. Como falamos ali em cima, existem filmes baseados em jogos que servem como uma opção no mínimo divertida para assistir.

É uma ótima alternativa de entretenimento naqueles dias que você reúne com os amigos para jogar e conversar. Então que tal dar uma chance?

Dito isso, chegamos no ponto mais importante…

Leia também: [LISTA] 7 jogos para melhorar o reflexo

Lista de filmes baseados em jogos

Super Mario Bros

Fonte/Reprodução: Wikipedia

O primeiro filme baseado em jogo só podia ser do nosso querido encanador Mario, certo? Lançado em 1993, esse título causou expectativa nos fãs do jogo para a estreia da categoria.

Infelizmente, a história não era tão similar ao game da Nintendo. Apostando em um cenário mais realista e menos colorido, a obra não conseguiu emplacar seu roteiro a parte do enredo do jogo.

Os dois irmãos só chegam a se vestir com as roupas características do Mario no final do filme. O vilão Bowser recebia o nome de Koopa e a princesa Peach na verdade se chama Daisy. Ah, e o enredo se passa no Brooklyn.

Arrecadando apenas 20 milhões de dólares, metade da verba usada para produção. O filme acabou sendo esquecido mesmo com o peso de ser estreia na categoria.

Mortal Kombat

Fonte/Reprodução: Adoro Cinema

Diferente do Mario, o live action do Mortal Kombat teve uma recepção animadora. O filme conta com os principais personagens do game, além de um roteiro bem fiel a história original.

Produzido em 1995 e dirigido por Paul W. S. Anderson. Nele somos apresentado ao torneio de luta entre os melhores lutadores do universo. O campeão teria o direito de dominar a Terra, mas para isso teria que vencer 10 lutas mortais consecutivas.

Agradou os fãs com suas cenas de ação e representação de figuras importantes como o Scorpion, Sub-zero e Kitana

Mesmo assim, tem algumas ressalvas importantes como a falta de sangue no filme – decisão do diretor para alcançar um público maior – e os efeitos especiais da época.

É um filme de ação divertido de se assistir. Carregado de nostalgia até em sua trilha sonora que foi marcante na época.

Tomb Raider

Fonte/Reprodução: Wikipedia

Aventura, ação e Angelina Jolie como Lara Croft. Só isso já é o suficiente para te convencer a dar uma chance para o filme.

O primeiro longa live action da franquia de Tomb Raider teve um começo promissor, lançado em 2001. Arrecadando 274 milhões nas bilheterias mundiais, tendo sido na época o filme mais rentável protagonizado por uma personagem feminina. 

Ganhou uma sequência mas não obteve os mesmo resultados. Decaindo cada vez mais nas bilheterias, a promessa não conseguiu se manter no alto. Finalizando com a saída da Jolie do elenco.

No primeiro filme Lara Croft está em busca do talismã de poder ilimitado, que controla até mesmo o tempo e não pode cair em mãos erradas. Empolgante, não?

Resident Evil

Fonte/Reprodução: Filmow

Um dos exemplos mais bem sucedido de filmes baseados em jogos. Resident Evil já conta com 6 filmes da história de terror com um mundo apocalíptico e cheio de zumbis.

O primeiro da série foi lançado em 2002 e tinha a atriz Milla Jovovich representando a personagem principal criada apenas para a história das telonas. Nessa história, Alice acorda sem lembranças no meio do conflito com a corporação Umbrella.

Uma das críticas feitas pelos fãs do jogo é a falta de fidelidade a história original, não contando nem com a presença de personagens do jogo. Em outros filmes da sequência alguns aparecem como secundários, como a Jill Valentine e o Chris Redfield.

É um filme marcante e com certeza merece ser visto por qualquer gamer. Principalmente se você for fã de Resident Evil

Need For Speed

Fonte/Reprodução: Adoro Cinema

Um filme de carros velozes e corridas tensas que tem Aaron Paul (de Breaking Bad) como protagonista.

Lançado em 2014, na época em que a franquia de Velozes & Furiosos estava em alta. Foi uma oportunidade para aproveitar do hype dessa categoria e levar o game para o cinema.

O enredo se desenvolve em cima do Tobey Marshall, mecânico que trabalha justamente com modificações de carros, para deixá-los mais velozes. Depois de uma disputa com seu rival Dino as coisas não se saem bem e o dono da oficina acaba indo para a cadeia.

Depois de dois anos presos, Tobey volta para as ruas e planeja sua vingança em uma corrida do submundo. 

Com carros incríveis e cenas emocionantes com direito a capotagens, o filme possui um ritmo e desenvolvimento interessante. Se você curte carros e alta velocidade, com certeza deve dar uma chance para o título!

Silent Hill

Fonte/Reprodução: Filmow

Um dos mais bem recebidos filmes da temática de games. A história de Silent Hill é contada de forma fiel e aterrorizante na sua versão em longa, similar ao que acontece nos jogos.

Rose da Silva vai junto com sua filha adoentada para uma cidade que a menina sempre menciona em seus sonhos. Quando estão a caminho passam por uma entrada que as levam para Silent Hill, uma cidade deserta e coberta de névoas.

A criança desaparece quando chegam no lugar e então a mãe precisa seguir em busca de sua filha na misteriosa cidade repleta de figuras demoníacas. 

A história não é completamente fiel ao jogo, possuindo alguns momentos diferentes. Mas esses ajustes não interferem na qualidade do enredo, pois são necessários para a adaptação.

Agrada tanto os fãs de Silent Hill para PS2 quanto o público geral. É uma super indicação para quem gosta de terror 😀

Angry Birds

Fonte/Reprodução: Adoro Cinema

Uma animação bem família para incluir na nossa lista! O filme do Angry Birds foi baseado em cima do jogo de celular de sucesso que conquistou crianças e adultos.

Traz a história de Red, um pássaro vermelho bem estressadinho, e seus amigos. Nesse primeiro filme o trio tem que se unir para lutar contra os porcos verdes que estão invadindo a Ilha.

O grande desafio seria transformar em longa um jogo que não tem desenvolvimento narrativo. Angry Birds é um jogo de mobile, feito para distração e entretenimento puro e simplesmente.

O filme faz isso carregando os personagens principais de personalidade. Além de investir em um humor incessante, com piadas a todo tempo e de diferentes formas.

A franquia já está no segundo da sequência agora em 2019. É uma ótima opção para assistir com as crianças, sendo diversão garantida com os pequenos.

Prince of Persia

Fonte/Reprodução: Filmow

Uma franquia de jogos aclamada pela crítica. O Príncipe da Pérsia ganhou sua versão em longa em 2010, como uma superprodução da Disney.

O filme de ação, aventura e fantasia que conta a história de Dastan. Um jovem príncipe encontra a adaga de areia mágica, com poder de voltar no tempo.

Apesar do cenário positivo, o filme deixou um pouco a desejar no envolvimento dos personagens. Com muitos efeitos especiais, seus pontos altos se encontram nas cenas de ação marcantes e na fidelidade visual ao jogo.

Sofreu duras críticas por whitewashing durante a produção. Colocando no elenco atores como Jake Gyllenhaal para interpretar personagens de descendência do Oriente Médio.

Ainda assim, é uma opção para se conhecer principalmente por relembrar o game de sucesso.

Outros filmes baseados em jogos que valem a pena conferir 🙂

Além desses títulos vale lembrar também de outros filmes baseados em jogos como:

Apesar de tantos nomes, as adaptações dos games para o cinema ainda não deslancharam. Falta o lançamento de um grande sucesso que agrade tanto nós gamers quanto o pessoal não tão ligado ao universo.

Na sua opinião, qual franquia tem uma história incrível e pronta para ser o primeiro grande sucesso de filme baseado em game? Seria LoL, Minecraft, Fortnite, Diablo ou algum menos conhecido? Fala com a gente nos comentários.E se você gostou dessa matéria sobre filmes baseados em jogos precisa dar uma lida também na que falamos de livros com história de games 😊

Comente Abaixo