Veja como aprender programação de jogos. Saiba por onde começar!

Buscar formas de como aprender programação de jogos é o primeiro passo que você deve dar em busca de seu sonho.

O mercado de entretenimento é um dos mercados que mais cresce e a indústria de jogos brasileira segue com o mesmo potencial.

Isso, aliado com a grande quantidade de ferramentas e informações online, leva diversos jogadores a pesquisarem por informações que possam ajudá-los em como aprender programação de jogos.

A indústria dos games emprega profissionais de várias áreas e os programadores são a base dessas empresas.

Portanto, fizemos este conteúdo para ajudá-lo a aprender programação de jogos.

Para facilitar a sua leitura, dividimos nosso conteúdo em 3 partes:

  1. Quais são as principais linguagens de programação para jogos
  2. Como escolher a linguagem de programação
  3. Onde aprender programação de jogos

Segue com a gente então e saiba como aprender programação de jogos!

Como aprender programação de jogos [passo a passo]?

1. Quais são as principais ferramentas para programação de jogos

A programação para jogos vai depender de diversos fatores e os principais deles é a escolha certa das ferramentas que você busca usar em seu trabalho. 

Existem diversas linguagens de programação em que você pode criar um jogo. No entanto, iniciar um projeto do zero em uma linguagem de programação é algo que pode te ocupar muito mais tempo de aprendizado do que você precisa atualmente. E é aí que entram as ferramentas de trabalho para otimizar seu caminho rumo a como inventar um jogo.

Como você pode imaginar, existem diversas ferramentas que você pode buscar em como aprender programação de jogos.

As ferramentas nem sempre vão exigir de você que você saiba programar, mas isso não quer dizer que você terá o mesmo controle sobre seus jogos que você teria se soubesse pelo menos um pouco de programação.

Portanto, você pode começar estudando um pouco das principais ferramentas de criação de jogos.

Alguns bons exemplos que podemos citar são:

  • Construct 3: O Construct 3 é uma ferramenta muito intuitiva para criação de jogos com base em HTML5. Ele possibilita até mesmo iniciantes em programação a criar seus jogos usando princípios básicos de lógica de programação até mesmo com blocos de eventos e ações.
  • Godot Engine: A Godot Engine é completamente gratuita e possui uma incrível interface para criação de jogos em 2D ou 3D. Sua principal característica é a criação de jogos baseado em Nodes (nós). Sua linguagem de programação é baseada em script personalizada da própria Godot. Apesar disso ela também tem suporte completo ao C# 7 e C++.
  • Stencyl: A Stencyl também é outra ferramenta que se baseia em blocos de arrastar e soltar, facilitando muito o trabalho de quem só está começando em programação. Com ela, é possível apenas criar jogos em 2D gratuitamente, optando por pagar apenas se você for publicar seus jogos.
  • GameMaker Studio 2: O GameMaker Studio 2 é uma ferramenta mais robusta que já deu vida a alguns jogos indies conhecidos como Forager. É uma ferramenta paga mas muito completa de programação de jogos baseada em linguagem C.
  • Unity: A Unity é uma das mais famosas ferramentas para criar jogos. Ela utiliza-se da linguagem C++ e C# para criação de seus jogos e exige um pouco mais de seus usuários no que diz respeito aos seus conhecimentos em programação. Porém é uma ferramenta que já deu vida aos mais famosos jogos como Fall Guys, por exemplo.
  • Unreal Engine: Assim como a Unity, a Unreal Engine dá vida a diversos jogos AAA e também é uma das ferramentas mais famosas da indústria de jogos. Com um potente motor gráfico, ela permite criação dos mais diversos cenários ultra-realísticos. Sua programação tem base em C++ e sua própria UnrealScript.

Saber um pouco sobre essas ferramentas básicas, vão auxiliar você em como aprender programação de jogos, dando uma ideia do que você encontrará pelo caminho. Por exemplo, sobre qual linguagem você deve aprender.

2. Como escolher a linguagem de programação

Como aprender programação de jogos exige um nível básico de conhecimento em programação, você precisa escolher uma linguagem de programação para começar.

Esse é o ponto que mais gera dúvidas em novos interessados em começar a produzir jogos. Isso pelo fato de existirem muitas linguagens de programação diferentes.

Portanto, a escolha da linguagem de programação vai depender, principalmente, do seu objetivo de curto prazo. Por exemplo, por onde você quer começar?

Nossa recomendação é que você comece por uma ferramenta mais intuitiva como o Stencyl, e a partir dela vá experimentando os caminhos que você gostaria de seguir.

Uma coisa é muito importante nesse seu início de carreira e você precisa aprender: a lógica de programação.

A lógica de programação é a base que vai te preparar para o aprendizado de qualquer linguagem, e até mesmo do funcionamento de qualquer sistema.

3. Onde aprender programação de jogos

Curso completo

Uma das melhores formas de você iniciar seu caminho de como aprender programação de jogos é com um curso online focado em você.

E como existem muitos cursos que você encontra por aí, escolhemos um que é o melhor custo benefício atualmente: o curso da Danki Code.

Este é um curso completo que vai te dar base para usar qualquer uma das ferramentas que falamos anteriormente.

Com ele você será capaz de criar qualquer tipo de jogo. Do básico ao avançado.

Alguns exemplos do que você será capaz de fazer durante o curso:

  • Criar mais de 25 jogos completos em 2D e 3D;
  • Criar até mesmo sua própria Game Engine (mecânica do jogo), tanto para 2D quanto para 3D;
  • Publicar o seu jogo em qualquer plataforma do mercado;
  • Dominar as principais linguagens de programação;

Em sua página você vai encontrar depoimentos de diversos alunos e famosos como do Peter Jordan do Ei Nerd!

Este curso é um atalho para seu sucesso como criador de jogos.

Livros

Livros também são uma boa fonte de conhecimento para criação de jogos. E seus preços são bem atrativos.

Para quem gosta de ter o conteúdo na palma da mão, com facilidade de acesso e rapidez na hora de pesquisar aquela dúvida, o livro é uma ótima pedida.

Alguns bons títulos que vão te ajudar são:

Cursos gratuitos

É claro que também há opções gratuitas que podem te ajudar como aprender programação de jogos.

Separamos duas opções bem legais pra você experimentar:

CodeCademy: A CodeCademy é uma famosa plataforma de ensino de programação para iniciantes. Possui conteúdo em português e diversas opções de linguagens de programação para você escolher.

CodeCombat: Com a CodeCombat você aprende a programar jogando! Essa é a proposta dessa plataforma que atrai até mesmo crianças com seus métodos de ensino que facilitam muito o aprendizado.

Leia Também: [LISTA COMPLETA] Livros baseados em jogos que todo gamer deve conhecer

Preparado para começar sua carreira de programador de jogos?

Agora que você viu como aprender programação de jogos, ficará mais fácil saber por onde começar, seja aprendendo a criar jogos simples ou mais elaborados. 

E para começar você precisa saber que vai encontrar muito trabalho pela frente e precisará ser persistente. 

A programação pode ser muito chata no início mas com o tempo ela vai se tornar algo natural para você e te abrirá muitas portas.

Lembrando que você pode iniciar sua trajetória de uma maneira mais rápida e assistida com o curso da Danki Code.

A Danki Code conta com suporte individual e personalizado, além de contar com garantia de 30 dias!

  • Criar mais de 25 jogos (2D e 3D)
  • Dominar as principais Engines e criar a sua própria
  • Aprender como publicar o jogo no mercado e exportar para qualquer plataforma
  • Ter um certificado válido e oficial
  • Acesso vitalício ao conteúdo
  • Materiais para download

Se você tiver uma graninha sobrando e quiser mergulhar de cabeça no setor, com certeza precisa conhecer mais desse curso. E para saber mais, basta clicar aqui 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts