O que é GTA RP? Como funciona e como participar

Já viu streamers falando sobre, mas ainda não entendeu direito o que é GTA RP e como jogar? Então hoje você vai sair daqui sabendo exatamente o que é e o que precisa fazer para entrar nessa onda.

Bom, o que é GTA acho que todo mundo sabe, certo? O título da Rockstar é um dos maiores jogos dos últimos tempos.. 

Possui a marca de 150 milhões de unidades vendidas do GTA V, demonstrando a quantidade de pessoas apaixonadas pelo jogo. Portanto, variantes dele acabam fazendo sucesso, como o GTA RP.

Então aqui você vai entender de uma vez por todas o que é GTA RP. Vamos falar sobre:

  • O que é GTA RP
  • Como funciona
  • É permitido pela rockstar?
  • Como faço para jogar?
  • Quem joga GTA RP

Um guia completo para você. Vamos jogar!

Leia Também: 15 melhores jogos Multiplayer para jogar com amigos

O que é GTA RP?

É um mod do jogo online de GTA no qual os jogadores fazem Roleplay, ou em português claro: interpretação de personagem. Sendo uma espécie de jogo onde você cria uma história com os demais usuários.

A proposta é usar o mapa do GTA para fazer um tipo de simulação de vida, algo meio na linha The Sims. Ou seja, você cria seu personagem e deve interagir com os demais para se desenvolver dentro dessa linha.

Em outras palavras, os jogadores “cancelam” a história de GTA e fazem personagens “normais” vivendo a vida. É divertido e tem tido bastante sucesso ultimamente, com muitos streamers entrando na brincadeira.

Então, em resumo é isso o que é GTA RP. Uma adaptação do game criada pelos próprios usuários, com modos e regras próprias de jogo.

Como funciona GTA RP

Já deu para sacar o que é GTA RP, certo? Então vamos explicar agora um pouco melhor seu funcionamento.

Como se trata de uma adaptação do game, existem algumas regras a parte nesse universo. Tendo até mesmo alguns dialetos específicos (damos exemplos abaixo).

A principal regra que você deve seguir é: entrar de cabeça na proposta. Ou seja, criar o seu personagem e seguir à risca nos objetivos e desenvolvimento dele.

Existem até mesmo algumas adaptações que incluem índice de necessidades básicas e conta bancária. Fica algo realmente tipo The Sims e a ideia é que todos os participantes sigam essa onda.

Se você gosta desse tipo de simulador, vale passar também na nossa lista de jogos parecidos com The Sims.

Quem entra no RP deve fazer no jogo o que faria na vida real. Ocorrem diversas situações na interação com outros usuários, em todas você deve agir como se fosse você mesmo ali.

Uma regra muito importante desse modo é que você não pode matar as outras pessoas que estiverem jogando. A não ser bandidos ou policiais e em determinadas situações específicas que acontecerem, mas a proposta é não ter violência gratuita.

No vídeo abaixo do Konask você visualiza um pouco mais como é:

Termos do modo

Existem alguns termos específicos do GTA RP, colocaremos aqui os principais e suas explicações. Assim você não fica com nenhuma dúvida sobre ele:

  • OOC – Out Of Character: usado para se referir a pessoas com atitudes que são fora das características do seu personagem
  • Metagaming: quando alguém traz um conhecimento da vida real, que seu personagem não teria no cenário, para o jogo
  • RDM – Random DeathMatch: quando um usuário começa uma onda de assassinatos sem motivo algum. Vai contra as regras e, dependendo do servidor que estiver, gera punição ao usuário
  • VDM – Vehicle DeathMatch: quando um jogador dirige o carro causando acidentes e atropelando outros jogadores de forma proposital e inconsequente
  • PG – PowerGaming: fazer algo que não é possível de se fazer na vida real

Quer saber mais sobre termos gamers? É só se ligar na nossa aba de Dicionário Gamer, sempre lançamos posts nesse sentido por lá.

É permitido pela Rockstar?

Ok, entendi o que é GTA RP, mas… é permitido pela Rockstar? Então, teoricamente não. A empresa não autoriza nenhuma adaptação e mods do jogo feitos por usuários a parte.

Mas os mods são algo já característico do GTA Online, portanto acaba rolando mesmo sem uma autorização oficial. Além de que o Roleplay tem deixado o game em alta em lives da Twitch.

Pode-se dizer que, mesmo não permitindo, na prática tem tido poucos casos de ban por causa desse modelo do jogo. Para conhecer um pouco mais das regras da Rockstar a esse respeito, é só vir aqui.

Como faço para jogar?

Em primeiro lugar vale dizer que GTA RP só roda no PC. Mesmo com o game sendo disponível para diversas plataformas, para ter acesso ao mod você precisa estar no GTA Online.

Então, para jogar basta entrar pelo seu PC e ir no site do FiveM (desenvolvedores do mod) baixar. No vídeo abaixo você confere o passo a passo para, depois do download, entrar no servidor:

É importante dizer que o game é um pouco pesado. Se quiser, temos um post sobre como montar um PC Gamer passo a passo, pode ser útil 😉

Alguns servidores brasileiros bem populares são:

Quem joga GTA RP?

Alguns streamers famosos têm entrado na brincadeira e feito lives muito divertidas jogando GTA RP. Em parte, esse é um dos motivos do crescimento desse modo de jogo.

Dentre eles, seguem alguns exemplos:

O bacana é que, por se tratar de um jeito bem livre de se jogar, tem atraído pessoas que não são exatamente gamers. No vídeo abaixo você vê o Diogo Defante, humorista, fazendo uma live enquanto joga:

Engraçado, né? Essa liberdade toda faz parte do que é GTA RP e está por trás de toda a diversão.

E aí, gostou de saber o que é GTA RP?

Conta para a gente se já jogou esse modo de game e qual seu servidor favorito. Aproveita que chegou até aqui e engata a leitura no nosso post sobre como ganhar dinheiro sendo streamer. Ensinamos como ir além dos subs e donates 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts