Quer entender o que é Garena e como a empresa teve sua escalada até o sucesso? Aqui falamos toda a trajetória deles, até seu recente ápice que a transformou em um dos principais negócios techs do mundo.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o que é Garena, relacionando com Free Fire. Só que trata-se de uma marca que vai muito além disso, com uma história repleta de sucesso .
Então, para te ajudar a entender melhor o que é Garena, continua com a gente que falaremos sobre:
- O que é Garena
- Como surgiu
- Principais jogos
- Outros negócios
Deu para ver que é realmente um guia completo sobre essa gigante que conta com um market cap estimado de $178 bilhões, certo? Agora é só seguir com a gente até o final que você vai conhecer o que é Garena de fato.
O que é Garena
É a desenvolvedora por trás do bem sucedido Free Fire. Localizada no Sudeste Asiático, mais especificamente de Singapura e é uma das marcas do bilionário conglomerado atualmente chamado SEA.
Garena possui licença para distribuir jogos na região há um tempo, oferecendo até mesmo League of Legends para seu público. É então uma das principais marcas de games do Sudeste Asiático e que contou com uma escalada promissora.
Seu fundador chama-se Forrest Li e iniciou o caminho justamente focando nos jogos. Além dele, conta com Chris Feng de CEO.
Com marcas recordes no universo dos games, como o Free Fire que chegou a bater 80 milhões de usuários ativos diariamente em 2020. É uma das maiores referências atuais no mercado de games e principalmente para mobile.
Como surgiu
Sua origem se deu em 2009, porém lançou seu primeiro produto (o Garena+) apenas em 2012. São então 12 anos de história desde seu surgimento.
Inicialmente, veio apenas como uma empresa de games. Seu primeiro produto, o Garena+, era uma plataforma onde os usuários podiam baixar jogos online e descobrir novos.
Seu foco era em distribuir os jogos para o público asiático. Em 2011 conseguiu a licença para League of Legends e também para um jogo de tiro chamado Firefall.
Em 2017, chegou o momento de criação do Free Fire. A marca já havia se renomeado para SEA Group, mas resolveu manter Garena como sua empresa de jogos.
Ao ter acesso ao game que a 111 Dots produzia, compraram o estúdio e publicaram em conjunto. Investiram no Battle Royale seguindo o sucesso de games como PUBG. Com gráficos leves, FF tornou-se uma opção de jogo extremamente acessível.
Com o tempo, o game foi crescendo, chegando em resultados importantes. Como por exemplo se tornar o jogo mobile mais acessado no Brasil. Tudo isso incentivou o movimento e maior investimento.
Hoje Free Fire conta com uma cena de eSports potente, grande presença em streaming e é um dos principais jogos no país.
Além disso, o momento está bem favorável para a empresa. A SEA conseguiu captar recentemente um total de U$6,9 bilhões em recursos para investir em seu crescimento e desenvolvimento. Pode-se esperar ainda mais movimentação da mesma.
Em resumo, é tudo isso que significa o que é Garena e a SEA
Principais jogos
Agora que você já saca o que é Garena, vamos listar alguns de seus principais games.
Como já falamos, a marca se iniciou no mercado como uma distribuidora de grandes jogos no sudeste asiático. Por isso, alguns dessa lista não são exatamente produção deles, mas podemos dizer que são deles.
Dentro das opções que ela distribui se encontra:
- League of Legends
- Fifa
- Heroes of Newerth
- Point Blank
- Alliance of Valiant Arms
- Undawn (esse ainda será lançado, feito em conjunto com a Tencent)
- Free Fire
Desses, apenas Heroes of Newerth, Undawn e Free Fire pertencem de fato à Garena. E ainda assim, não foram desenvolvidos somente por ela.
Leia Também: O que é NimoTV. Saiba TUDO agora
Free Fire
Para quem não conhece, Free Fire é um Battle Royale para smartphones. A lógica do jogo é no estilo de Fortnite ou PUBG, onde você cai em uma ilha (sozinho, em duo ou com squad) e tem como objetivo sobreviver até o final.
Se você curte Battle Royale, dá uma passada nesse post comparativo que fizemos entre PUBG Mobile ou Free Fire. Vê o que você acha e qual considera o melhor 😉
Conta com atualizações frequentes e expansão do mercado de eSports, com novos campeonatos de Free Fire sendo organizados. É um jogo consolidado da própria marca, que a levou a popularidade aqui no Brasil.
Outros Negócios
Além de conhecer o que é Garena, vale a pena entender o que é a SEA Group por trás dela. Desde 2017 a empresa se tornou apenas a marca de game desse grande conglomerado asiático com market cap de $178 bilhões.
É uma das empresas que mais se valoriza no mundo, Isso se dá porque a bilionária conta com grandes nomes do mercado mundial no meio tech, sendo a Garena só o seu braço no mundo dos games. Se liga em alguns outros:
Shopee
Sim, isso mesmo. Além de ter Free Fire como um nome de peso, também contam com a Shopee.
O E-commerce de sucesso chegou recentemente ao Brasil com preços e ofertas bastante competitivas. Conta com um avanço no mercado.
Além da América Latina, é muito usado também no Sudeste da Ásia e começou a entrar no mercado Europeu na Polônia.
SeaMoney
Ainda não tem uma forte presença na América Latina, mas é de bastante peso no Sudeste da Ásia.
É uma espécie de fintech, pela qual se realizam pagamentos digitais. Conta com serviços como mobile wallet, processamento de pagamentos e oferece créditos para seus usuários.
Booyah
É mais um agregado da Garena, mas é bem interessante de se conhecer. Booyah é a plataforma de lives da marca, por ela você confere muitas lives especialmente de Free Fire.
Concorre com a Twitch, atualmente a maior plataforma de streaming.
Além desses nomes de sucesso, a SEA já ofereceu também serviços que não foram tão para a frente, como qualquer outra empresa. Um dos principais exemplos é o BeeTalk, um app de mensagem que mesclava algo entre Whatsapp e Tinder.
Essa é a gigante por trás da Garena. Seu dono é o Forrest Li, o mesmo fundador do braço de games. Vale a pena acompanhar seus próximos passos porque a tendência é de ainda mais sucesso.
E aí, descobriu o que é Garena?
Se você curtiu esse conteúdo temos uma indicação para você continuar a leitura. Temos um post sobre o que é Blizzard, uma outra bilionária do mundo dos games. Vale a pena conhecer também!
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.