O que é metaverso? É recente? É realmente revolucionário?

Todo mundo tá falando sobre, mas você ainda não sabe o que é metaverso? Então é para ler esse conteúdo até o final para entender tudo sobre o que o assunto se trata.

Recentemente a empresa do Facebook mudou seu nome para Meta, fazendo uma nítida alusão ao metaverso. Indo além disso, Mark Zuckerberg disse que o objetivo agora é introduzir suas redes nesse tal de metaverso, gerando o maior frenesi com a pauta.

Só que… para começo de conversa, o que é metaverso? Essa coisa é realmente o futuro? Isso afeta meu dia-a-dia? E os games? Para te ajudar a entender e chegar às suas próprias conclusões, vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • O que é metaverso
  • Jogos no metaverso
  • Empresas no metaverso
  • Qual o futuro do metaverso?

É um tema amplo e que rende bons debates. A ideia é apenas introduzir o conceito, ilustrar como ele funcionaria na prática e finalizar com algumas especulações atuais sobre ele. 

Não se trata de um conteúdo opinativo, apenas informativo para que você chegue às suas próprias conclusões. No fim das contas o diálogo está aberto para você opinar sobre o que é que você acha que esse tal de metaverso vai dar.

Um outro assunto bastante presente na mídia atual é sobre os ativos digitais conhecidos como NFTs. Se você for daqueles que gostam de estar por dentro das novas tecnologias e entender sobre o que se trata, sugiro que veja nossa tradução sobre o que é NFT.

Agora vamos começar a conversa!

O que é metaverso?

É uma espécie de mundo digital onde é possível se encontrar virtualmente com outras pessoas e realizar atividades. Seria uma extensão da internet contando com uma realidade virtual na qual é possível que você interaja com o ambiente digital ao redor. 

Em resumo, nele será possível que você exista (como um avatar, por exemplo) dentro de uma simulação do mundo real. A partir disso, você poderá interferir no espaço virtual, andar pelo ambiente, encontrar com outras pessoas e realizar atividades por lá.

Sendo então um novo lugar para habitar além do mundo físico. Só que calma, não é algo tão ficção científica quanto parece a descrição. Mais abaixo você verá como não é um conceito tão novo assim.

Vale dizer que não há uma delimitação fechada sobre o metaverso. A ideia está em desenvolvimento com novas tecnologias em produção, mas essa pode ser uma resposta prévia sobre o que é metaverso.

Para te ajudar a entender melhor o que é o metaverso de fato, falaremos um pouco de sua aplicabilidade.

Como o metaverso deve funcionar?

Durante a Pandemia do Covid tivemos que adaptar nossa rotina para um cotidiano em isolamento. Com essa mudança, o uso das tecnologias foi essencial em diversos trabalhos e até mesmo nas escolas.

O home office virou algo ainda mais comum, com cada um em sua respectiva casa e computador tendo que realizar suas tarefas e responsabilidades. Para isso, é possível que você tenha esbarrado na necessidade de algumas plataformas de reuniões.

Seja Google Meets, Hangouts, Zoom ou até mesmo o Discord. Muitas pessoas precisaram de ambientes virtuais para os encontros profissionais ou inclusive pessoais para conversar com amigos.

O metaverso seria um meio de tornar essa adaptação mais similar à realidade. Imagina, você poderia colocar seu óculos VR, acessar o app do Meta (nova empresa do Facebook) e ir para uma reunião com seu avatar.

Para ilustrar bem o que estamos dizendo, basta visualizar o vídeo abaixo do Guardian News:

Então, a ideia é que o metaverso funcione cada vez mais dessa forma parecida com o trailer.

O metaverso já existia?

Agora que explicamos o que é metaverso e definimos seu conceito, é capaz de você pensar: mas isso já existia de certa forma, não? E você tem razão! 

A proposta tem ganhado maior destaque na mídia, mas a primeira vez que o termo foi usado foi em 1992, segundo matéria da ATD. Estava presente em uma narrativa distópica e cyberpunk de Neal Stephenson chamada Snow Rush

Já existe um certo tipo de metaverso em jogos de MMO (massively multiplayer online games). Se levar em conta como espaço virtual onde você pode realizar encontros sociais e interagir com o ambiente, não tem como negar a similaridade. 

O Second Life, por exemplo, foi algo nesse sentido. Então sim, o ideal do metaverso já existia e provavelmente você já tem uma certa familiarização com ele. Ainda mais que já tentou ser reproduzido tanto em jogos quanto em filmes também.

O que acontece é que atualmente há mais empresas envolvidas em desenvolver e aprimorar as tecnologias para o mesmo. 

Ainda segundo a ATD, há uma lista de propriedades que devem ser aplicadas para colocar em prática esse modelo atual almejado para o metaverso:

  • Massivamente escalado
  • Número ilimitado de usuários
  • Síncrono
  • Renderizado em tempo real
  • Mundos virtuais em três dimensões
  • Senso de presença do indivíduo

O Meta, ex-Facebook, é só um exemplo. Além dele há a Microsoft, o Google e também é algo visto com interesse para o mercado de games. Afinal, os óculos de VR, por exemplo, vieram como algo novo para os jogos.

Jogos no metaverso

Começamos a falar sobre já no tópico anterior. Diversos jogos podem apresentar a ideia de metaverso nesse sentido de ser um espaço de encontro. Alguns exemplos que casam com esse aspecto são:

Todos esses jogos criam relações sociais em ambiente virtual e dão um certo match com, digamos, um conceito de metaverso “das cavernas”. Além deles, há alguns jogos (ou modos de jogos) que tem a proposta de simular mesmo a vida real, como é o caso de:

  • Second Life
  • GTA RP
  • Horizon Worlds (o game gratuito do Facebook)
  • The Sims (só que não é online)

Diversos jogos que pagam criptomoedas também têm se aproveitado da ideia de metaverso na elaboração de seu desenvolvimento. The Sandbox é um exemplo recém lançado que segue a linha do que é metaverso.

Empresas no metaverso

Para além do jogo, um dos motivos em volta do boom sobre o que é metaverso são a movimentação e interesse de empresas para esse meio. Já pontuamos algumas delas aqui, mas vale repetir:

Tudo isso se dá pelo potencial de expansão de mercado para esse meio digital em nascença. 

É um ambiente novo que ainda está se articulando e desenvolvendo, mas que pode ser uma oportunidade para empresas e marcas ampliarem ainda mais suas vendas.

Vale dizer que há desenvolvimento de novas tecnologias seguindo essa proposta. O discurso e composição do metaverso do Meta, por exemplo, carregou consigo uma revelação que está criando luvas que permitem os usuários “sentirem” o metaverso.

Para auxiliar a gerar mais imersão e deixar o espaço ao seu redor ainda mais… real. Seguindo a mesma linha de raciocínio e objetivo dos óculos VR. No vídeo abaixo tem uma maior explicação dessas tecnologias e seus desenvolvimentos:

Qual o futuro do metaverso?

Para fechar com uma pergunta que vale a reflexão. Não dá para prever exatamente qual será o futuro do metaverso, mas é possível especular (e muitas pessoas já fazem).

Como deu para ver ao longo do conteúdo, há diversos peixes grandes por trás de seu desenvolvimento. Então dá para se ter uma ideia que tem dinheiro envolvido para colocar de pé, indicando que tem um certo potencial de realmente sair do papel.

Com a Pandemia, o isolamento e diminuição de encontros reais pode ser uma tendência comportamental. Se for o caso, o metaverso tem uma certa brecha para facilitar a vida de quem prefere ficar mais em casa.

Sem contar que a forma de trabalho vem mudando suas características. Diversas empresas viram que conseguem se adaptar para a realidade do home office, com menos custos e produzindo o mesmo tanto. Tendo, então, mais lucros.

Por esse ângulo, podemos ver que há espaço para desenvolver e consolidar ainda mais o que é o metaverso. Esse conceito que não é novo, mas que tem ganhado uma aprimoração.

Só que vale também enxergar por outro ponto de vista mais realista e atual. Em uma realidade como a brasileira, por exemplo, com alto desemprego, desigualdade social, concentração de renda e economia instável, será que o metaverso é algo aplicável?

Além disso, por se tratar de algo antigo, olhar para o passado é um dos meios de imaginar como será o futuro. O Second Life, por exemplo, em seu lançamento também houve um grande boom e expectativas a partir da mídia.

Atualmente ele não morreu, mas perdeu bastante o hype e não revolucionou do jeito que prometeu. Sendo essa também uma possibilidade para a proposta do metaverso atual.

São todas questões para se refletir e especular sobre o potencial do que é metaverso. Teremos uma ideia melhor sobre conforme for se desenvolvendo, mas um fato é: vale ficar de olho. Afinal, é um possível novo ramo para o mercado de games, não é mesmo?

Além de que, mesmo que não seja exatamente como prometem, estão acontecendo tentativas de produzir novas tecnologias nesse processo de criação. A possibilidade de desenvolverem algo diferente e inovador, sendo ou não do metaverso, existe. 

Se quiser contar um pouco sobre o que pensa e sua opinião a respeito, é só deixar nos comentários 😀

Leia Também: O que é Twitch? Aprenda tudo sobre essa plataforma de Stream

E aí, entendeu o que é metaverso?

Compartilhe com a galera que você tava conversando sobre o tema. Agora vocês vão poder especular sobre o futuro desse tal de metaverso compreendendo melhor sobre o que se trata.

Aproveita que chegou até aqui e confira nossa lista de melhores jogos online. Se você curte a ideia de jogar junto com seus amigos em ambientes virtuais, vai ficar com interesse em algum da lista 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts