Vale a pena ser streamer? Realmente tem futuro? Saiba aqui!

Será que você consegue mesmo criar uma carreira no mundo do streaming? Ainda vale a pena ser streamer hoje em dia? Essa é uma pergunta de difícil resposta, mas trazemos aqui um direcionamento para te ajudar a analisar a situação.

O cenário de games está quente. Muita movimentação e novidade está acontecendo, nos últimos anos as live streaming tem conseguido um certo destaque e chamado a atenção do público. Contabilizando bons ganhos um ano depois do início da pandemia.

Só que restam dúvidas sobre se vale a pena ser streamer ou não. Por ser uma caminhada difícil e de exposição, a gente fica reflexivo se compensa mesmo.

Então fizemos esse post para te ajudar a chegar na sua própria conclusão. Fica com a gente até o final para refletir sobre todas as questões acerca dessa profissão.

Vale a pena ser streamer?

1- É o que você gosta?

O primeiro ponto para descobrir se vale a pena ser streamer é: você realmente gosta desse meio? Se a resposta for não, então já é melhor considerar outras opções. 

Como falamos, os games estão em alta e talvez seja algo que você curta muito e queira trabalhar com isso. Mas você não precisa necessariamente virar streamer para entrar nesse meio.

Rola deprocurar por outros caminhos profissionais que estejam mais alinhados com você mesmo. Indo desde se tornar um desenvolvedor de games ou até mesmo criar conteúdo para blogs sobre o tema (o que é feito com a Mkt, por exemplo hehe).

É importante ter em mente que ser streamer demanda aspectos específicos da sua disposição e um grau de exposição. Muita interação, constância e investimento. Falamos mais sobre isso em um tópico abaixo.

Então, antes de tudo reflita se é o que você gosta mesmo. Se a ideia de fazer lives interagindo com a comunidade é algo que te anima e que condiz com você.

É uma resposta muito pessoal e não existe a certa. Mas é o primeiro ponto que vai te indicar se vale a pena ser streamer ou não.

2- Como está o mercado?

Agora indo para um lado mais prático. Visualizar dados do mercado te ajuda a ter uma noção se vale a pena ser streamer ou não, observando por um ponto de vista mais factual.

Em primeiro lugar, como já falamos, o mercado de games está em alta. Foi uma das poucas áreas em crescimento durante a pandemia e tem previsão de bater a marca de $200 bilhões em 2024, segundo a Newzoo.

Isso é muito positivo e um bom indicativo de que há espaço para se profissionalizar nesse setor. Outro dado bacana de se ter em mente é como o Brasil se posiciona, sendo também um fator de otimismo.

Segundo a PGB (Pesquisa Game Brasil), 75,8% dos gamers brasileiros disseram jogar mais durante a pandemia. E não para por aí: 60,9% disse ter investido mais em games nesse período. Financeiramente promissor, certo?

Só que é importante ter em mente também como é o próprio mercado de live streaming. Pegando dados da Twitch, temos um total de 9 milhões de criadores produzindo conteúdo a cada mês e foram 1078 bilhões de minutos assistidos em 2021 até agora.

Sim, são muitos espectadores, mas também são muitos produtores. Ou seja, é um meio em saturação e do qual é importante estudar e se preparar bem para adentrar de forma profissional.

Pode ser que tenha o fator sorte para determinados streamers? Até pode, mas não conte com isso. É necessário ter o pé no chão e estar preparado para uma longa trajetória.

Falaremos mais disso no próximo tópico.

3- Demanda quanto?

Para saber se vale a pena ser streamer e pesar os prós e contras você precisa ter em mente o quanto essa atividade vai demandar de você. De modo geral, alguns pontos importantes de se pensar:

  • Tempo: você vai precisar separar um tempo para se planejar e estruturar para entrar de forma realmente profissional
  • Dinheiro: sim, é possível que tenha que investir em determinados pontos para ter um retorno mais para frente. Seja em equipamentos, jogos ou curso para ser streamer
  • Exposição: para ser streamer, você vai precisar se expor. Interagir com o chat, mostrar seu rosto e gerar entretenimento demanda uma exposição da figura por trás da câmera
  • Responsabilidade: considerando que você esteja pensando em ser streamer de forma profissional, você precisa levar com responsa e não como brincadeira

Veja se é algo possível para a sua realidade atender essas demandas do meio streamer. Se for, você já entrará no setor de forma bem preparada e profissional.

Se não for também, tudo bem. Você pode começar aos poucos, fazendo do jeito que se encaixa no que é possível para você. Vai sentindo e gradativamente, seguindo os resultados, expande a sua dedicação ao streaming.

4- Realmente dá grana ser streamer?

Sim, mas depende de muitos fatores. Grandes streamers conseguem fazer muito dinheiro apenas com lives. O Ninja por exemplo já ganhou mais de $17 milhões com streaming, já o Alanzoka (streamer nacional) faturou R$1,3 milhão só em 2019.

Só que são figuras já muito consolidadas no meio de streaming, a grande maioria não recebe tudo isso. De forma bem honesta: tem muito chão para percorrer até chegar nesse nível e não é todo mundo que consegue.

Porém, é bem possível de se ter, pelo menos, uma renda extra fazendo lives. Existem planos tipo o afiliados da Twitch que geram recursos e formas de retorno para o criador de conteúdo.

Além disso, você pode conseguir fazer um dim de outras formas. Vendendo merch, alguma campanha no catarse, disponibilizando Pix para quem gostar muito do seu conteúdo, criar algum curso, anúncios, entre outros.

Se quiser, temos um conteúdo inteiro só sobre como ganhar dinheiro sendo streamer. Damos sugestões para se pensar em como ir além dos subs e donates.

Em resumo: há sim formas concretas de tirar um dinheiro. Só que não é uma grana exatamente fácil, você precisa se dedicar bem ao trampo, conforme falamos no tópico anterior.

Obviamente, quanto maior você for e quanto mais fiel seu público for, maior suas chances de receber mais dinheiro. Então, racionalmente, quanto mais possível for para você se dedicar, maiores as chances de ter uma boa renda.

Tudo está ligado e é preciso se dedicar mesmo, com um bom trabalho de divulgação e estratégia. E, novamente na sinceridade, não é nenhuma garantia que você vai crescer e alcançar um rendimento de cara mesmo se dedicando muito.

Por isso começamos respondendo que: sim, mas depende. Tem diversos fatores que influenciam no retorno financeiro e é importante estar ligado nisso para decidir se vale a pena ser streamer ou não.

5- O que preciso para começar?

Segue um checklist de pontos que são importantes para começar como streamer:

  • Equipamentos (PC Gamer, bom microfone, câmera boa..)
  • Domínio do setor (um bom conhecimento relativo às plataformas e programas disponíveis)
  • Conteúdo definido (suas lives serão de que? Como será sua personalidade em frente às câmeras? Terá um tema específico, como por exemplo jogos indie, ou será mais solto?)
  • Planejamento (quanto por semana será possível se dedicar às lives? Quais dias serão? Qual público quer atingir? Fará na Twitch ou em outra plataforma?)
  • Presença digital (ter um perfil focado em divulgar seus conteúdos para te ajudar a se destacar na comunidade)

Para te auxiliar nesse início também é interessante estar por dentro da comunidade. Você pode procurar por conteúdos voltados para streamer. Aqui na Mkt, por exemplo, temos uma aba só de Stream com diversas publicações que podem te ajudar.

Além disso, você encontra tudo no YouTube. Existem canais que dão conselhos práticos para streamers, como:

Consumir conteúdo de outros streamers também é muito importante para quem quer começar no meio. Assim você dá uma analisada no mercado, entendendo o que a galera tá fazendo e te ajudando a descobrir formas de como explorar a plataforma.

Você não precisa ser só um streamer gamer, caso não queira. As lives são um mundo e existem formas diferentes de gerar entretenimento que podem te servir de insights para começar. No estilo:

  • Luide: o Luide faz lives do que ele chama de “Luideverso” conversando com o chat dele e bebendo, com uma pegada mais humorística e descontraída. Eventualmente, conversa também sobre política e outros assuntos.
  • Futebol dos streamers: evento que o YoDa realizou de uma partida de futebol com outros streamers
  • Just Chatting do Certezas: Pedro Certezas é conhecido por comentários esportivos, principalmente de futebol. Semanalmente ele realiza lives na Twitch fazendo tierlists variadas que vão desde maiores figuras do futebol até boteco dos sonhos
  • GTA RP com o Diogo Defante: o humorista Diogo Defante tem feito lives de comédia jogando GTA RP
  • Podcasts: o formato podcast tem ganhado bastante força em lives, muitas vezes no YouTube ou em outras plataformas. É como um programa de rádio gravado e filmado ao vivo. Exemplo: Podpah
  • React do Casimito: o Casimiro tem feito lives com reacts variados, indo desde reação à comidas de rua até casas milionárias

Enfim, essas são só algumas possibilidades. Entender todas elas e a abertura que as plataformas de stream oferecem te ajuda a ampliar sua visão e pensar como você pode começar no meio de um jeito criativo e cativante.

Por fim, existem cursos de streaming disponíveis, que podem te ajudar principalmente no ponto do checklist sobre domínio do setor. Se estiver disposto a investir nesse ponto, vale a pena conferir essas duas opções:

[Conclusão] Vale a pena ser streamer?

Não tem resposta certa, como mostramos ao longo do conteúdo: há muito o que se analisar e é algo pessoal. Mas, se criar conteúdos é algo que você gosta, com certeza vale a pena pelo menos considerar ser streamer.

De acordo com as previsões, é um meio que tem muito espaço para crescimento ainda. Há diversas possibilidades de faturamento e uma grande liberdade de conteúdo para se criar (sempre seguindo as diretrizes de cada plataforma).

Então tem como explorar e há indicativos promissores do setor, podendo ser visto até mesmo como o futuro do entretenimento. Conquistar o seu espaço pode ser uma forma de ter crescimento financeiro com o tempo fazendo algo que você curte.

Só que não é 100% de certeza, tendo um certo grau de aposta e especulação, além também não ser fácil. Mas tudo tem suas vantagens e desvantagens e o sucesso não é garantido em nenhum meio profissional. 

Talvez alguns setores possam até ter mais oportunidades que outros, mas sempre há uma margem de erro. Por isso, o importante é se voltar para a pergunta inicial e refletir se é algo que você realmente gosta. 

Se for, a resposta é curta: sim, vale a pena ser streamer. Ou ao menos tentar, se não der certo você pelo menos foi atrás de algo que gostava e se dedicou na medida do possível 😉

Leia Também: [Lista] Melhores webcam para stream. Para TODOS os bolsos

E aí, acha que ainda vale a pena ser streamer?

Conta para a gente nos comentários o que você pensa sobre o assunto. Se a resposta for sim, não deixe de passar nos cursos do Toquinha Man ou da Academia do Streamer. São bons auxílios para seu início.

Nesse caso também vale a pena dar uma olhada nas nossas dicas de como começar a streamar. Reunimos nesse post tudo o que você precisa para dar início a sua carreira produzindo conteúdos em lives 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts