Como jogar LoL: Conceitos básicos para iniciantes. Jogue bem

Quer saber como jogar LoL, começando do princípio? Temos aqui 6 conceitos básicos para qualquer iniciante que ainda não sabe nem por onde começar. Ao fim do conteúdo você terá todo o fundamento base do game, pronto ou pronta para dar play.

League of Legends é um sucesso, com 180 milhões de jogadores online mensalmente.. Além disso, a empresa de LoL já produziu e segue produzindo diversos materiais do jogo, como Arcane, uma das séries de games mais aclamadas.

Dessa forma, podemos dizer que o clássico lolzinho segue conquistando o público e atraindo novos jogadores. Se você faz parte desse grupo de iniciantes e quer saber como jogar League of Legends, acabou de encontrar sua ajuda.

Para te guiar nesse início, trazemos os seguintes conceitos básicos que vão te ajudar a dar conta de como jogar LoL:

  • MOBA
  • Campeões
  • Mapa
  • Itens
  • Habilidades
  • Como melhorar no LoL

Obviamente, estamos falando de um jogo complexo e que tem muitos pontos a serem tratados além desses. Só que, para startar, esse é o básico para se saber. Se quiser mais informações do jogo, veja nosso guia completo de League of Legends.

Então, agora, sem mais delongas, vamos ao conteúdo.

Como jogar LoL: Conceitos básicos

1- MOBA

Antes de tudo, você precisa conhecer o gênero de LoL. Esse é o caminho para começar a compreender a dinâmica do jogo, ajudando a ficar mais fácil de sacar como jogar League of Legends.

Trata-se de um título de Multiplayer Online Battle Arena (Multijogadores Online em Arena de Batalha). Há outros games que também são desse gênero, como:

  • DotA
  • Smite
  • Heroes of Newerth

Entre outros, visto que é de grande sucesso e tem até MOBA para celular. Então, o MOBA é basicamente um jogo estratégico, no qual duas equipes se enfrentam e tem como objetivo derrotar a base inimiga.

No caso do LoL (e de outros títulos também), a divisão é de 5v5. Você deve avançar no mapa estrategicamente, enfrentar seus inimigos e também completar desafios (como derrotar o barão na Jungle, por exemplo).

Portanto, o objetivo principal do League of Legends é chegar na base inimiga e destruir seu Nexus. Ganha a equipe que conseguir tal feito.

2- Campeões

Para saber como jogar LoL, é preciso falar dos seus campeões. O jogo conta com mais de 100 heróis, sendo então uma gama de opções para você escolher com qual irá jogar.

Cada campeão conta com sua lore (história) e características. Esse pode ser um critério para se decidir qual será o seu, caso você se apegue ao estilo do personagem.

Isso porque há uma divisão básica na funcionalidade dos campeões. São elas:

  • Assassino
  • Mago
  • Lutador
  • Tanque
  • Suporte ou controlador
  • Atirador
  • Únicos

Então, é interessante também pensar em qual o seu estilo de jogo. Você curte avançar como atacante? Então foque em dominar campeões que são mais ADC (atiradores que, normalmente, geram muito dano e carregam o jogo).

Temos um conteúdo sobre os melhores ADC LoL. Se você curte esse estilo mais ofensivo, dá uma passadinha nele para conferir.

Agora, se você gosta mais de auxiliar outras pessoas na equipe, uma sugestão é o Suporte. Para te ajudar a não se perder nos heróis, você pode visitar sites como o Champion.gg, que traz diversas estatísticas sobre cada campeão.

Com ele você não só sabe a funcionalidade do campeão, como também pode analisar os números e entender seu desempenho. É uma boa forma de estudar e conhecer mais, te ajudando em como jogar LoL.

Você entender as funções também te ajuda a ter uma melhor leitura do jogo. É legal entender quais são as vantagens e limitações que você tem entre as combinações possíveis de embate na partida.

Leia Também: Como fazer uma stream de LoL e se destacar. Dicas essenciais. 

3- Mapa

O terceiro ponto para saber como jogar LoL é o seu mapa. Afinal, essa é a ambientação onde as batalhas se passam, sendo importante compreendê-lo e saber de suas áreas. Na imagem abaixo você consegue ver como é:

Fonte/Reprodução: Forum Riot

Então agora vamos desmembrar mais profundamente as características do mapa. Te ajudando a enxergar melhor como funciona.

Rotas

As rotas do mapa são:

  • Top (topo)
  • Mid (meio)
  • Bot (baixo)
  • Jungle (floresta)

Quando o jogo inicia, normalmente a equipe já tem definido quem irá para cada rota. Isso se dá graças a função dos campeões, tendo os que são mais indicados para determinado caminho. 

Desafios

Além dos caminhos principais, há também a Jungle. Nessa região é onde se encontram desafios que dão recompensas para a equipe. Como por exemplo, o barão ou o dragão.

Uma das estratégias possíveis do time é focar em fazer os desafios de início, pois assim há o fortalecimento coletivo. Sendo então, uma forma de obter vantagem contra o adversário.

Há também os campeões que são focados na Jungle. Geralmente eles são os que ficam pela região da mata e criam emboscadas para os adversários, ou chegam como auxílio em momentos críticos para os parceiros de equipe.

Torres

As Torres estão presentes ao longo de cada caminho. Elas são barreiras para o avanço à base inimiga.

Para você conseguir derrotar o Nexus do adversário, precisa ter destruído todas as torres. 

Portanto, você deve derrubar as Torres para seguir em frente no mapa. Só lembre de ter cautela para não ser atingido por ela, fazendo isso de forma estratégica e não suicida.

Inibidores

Os inibidores estão localizados na base de cada equipe, eles impedem a chegada de super tropas em uma mesma rota. Portanto, se você quer saber como jogar League of Legends, precisa saber que é necessário derrubar pelo menos um inibidor.

Tenha atenção também quanto ao tempo, visto que o inibidor destruído retorna a ficar intacto em 5 minutos. Geralmente o momento de destruí-lo é decisivo e intenso, com bastante agitação.

4- Itens

Para saber como jogar LoL, você deve entender sobre os itens. Conforme a partida vai desenrolando, você pode comprar alguns adereços que fortalecem o seu campeão. Essa ação se chama buildar, é também o que garante vantagem no jogo.

Para comprar os itens, você deve farmar. Ou seja, ganhar moedas para poder realizar as aquisições na partida. Há diversas formas de farmar:

  • Abatendo oponentes
  • Last hit em minions
  • Dando assistências

Depois, é hora de fazer as boas escolhas de itens durante a partida. Esse é um aspecto que talvez demore um tempo até você conseguir ter autonomia e saber fazer as melhores combinações.

Então, uma sugestão é, no início, olhar os melhores sites de builds de LoL. Assim você tem acesso à itemização de pro players que jogam com seu campeão, além de poder conferir quais são os builds mais convencionais.

Dessa maneira você pelo menos starta com um build que faz sentido e que realmente fortalece. Conforme você se desenvolve no game, pode começar a explorar novas combinações.

5- Habilidade

Cada campeão conta com 5 habilidades e é importante conhecê-las para saber como utilizar de forma estratégica na partida. Isso ajuda a entender mais a função e potenciais do seu personagem, além de saber mais sobre suas limitações.

Dessa maneira você tem uma boa visão dos pontos fortes e fracos dele no jogo, sabendo como explorar. Além disso, é importante conhecer as habilidades para fazer uma boa escolha da itemização, runas e talentos.

Afinal, tendo essa visão de forma mais ampla fica mais fácil fazer boas escolhas. Para te ajudar, vale ter em mente que há as seguintes classificações das habilidades:

  • Básica: cada campeão conta, no mínimo, com 3 habilidades básicas que podem ser evoluídas ao longo da partida. O nível do campeão influência na pontuação que você pode chegar nessas habilidades
  • Passiva: ficam ativas durante todo o game
  • Final: é seu ultimate, como uma espécie de cartada final que o potencializa no jogo

No vídeo abaixo do Prota Games também é falado das skills de um outro ponto de vista, sendo bem interessante. Sua divisão se deu em cinco tipos diferentes delas:

6- Como melhorar no LoL

Por fim, para você saber como jogar LoL, é importante se ligar em como melhorar no jogo. Até porque reunimos aqui apenas conceitos básicos e fundamentais, para evoluir no game e melhorar seu desempenho é necessário se aprofundar.

Estamos falando de um jogo muito competitivo, no fim das contas, portanto é comum que esse espírito te faça querer ficar ainda melhor. Para isso, vale salvar essas dicas de agora (sugerimos que salve a página nos favoritos, inclusive).

Então, seguem algumas sugestões de como melhorar no LoL:

YouTube

A primeira forma de melhorar no jogo é seguindo bons canais no YouTube. Tanto brasileiros quanto gringos, há muitos vídeos que trazem dicas práticas e jogadas específicas. Segue abaixo uma breve lista de canais para começar a entrar nesse mundo:

Stream

Há muitos streamers de LoL no Brasil e de fora também. O teor das lives varia bastante, podendo ter alguns que são focados mais em gerar entretenimento com jogatinas descomprometidas.

Só que há também a presença de jogadores Pro Players que sempre é válido acompanhar para ver como eles jogam. Pode ser uma boa para aprender mais sobre o jogo, principalmente se a pessoa jogar com seu campeão.

Além disso, assistir streams de partidas competitivas como do CBLoL também é uma sugestão válida. Segue abaixo algumas indicações de canais da Twitch:

Conteúdos na internet

A internet conta com diversos conteúdos práticos em textos também para quem não gosta muito do vídeo. A Mkt eSports é um grande exemplo de espaço que vale estar sempre de olho, caso sua intenção seja melhorar no LoL.

Para ter uma ideia, temos aqui uma aba de League of Legends que conta com muitas publicações do jogo. Ensinamos desde jogadas específicas e mais avançadas, como também etapas iniciantes.

Se quiser, seguem abaixo algumas indicações de conteúdos para quem está chegando agora no jogo:

Cursos

Por fim, há também alguns cursos de League of Legends disponíveis na internet. São uma opção para quem busca investir mesmo no jogo, seja por diversão ou por querer se profissionalizar.

Segue abaixo uma lista com algumas alternativas que indicamos que você confira:

Descobriu como jogar LoL?

É bastante coisa para pegar de uma só vez, então salve essa página nos favoritos para voltar sempre que precisar. Além disso, temos também nosso guia completo sobre League of Legends que garantimos que será útil para você.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts