[Guia Completo] Como melhorar o MMR League of Legends

Quer saber como melhorar o MMR no League of Legends e subir de vez de elo? Reunimos 7 dicas essenciais para você entender de uma vez por todas esse sistema e saber como dominá-lo.

Quem joga as ranqueadas, sabe o perrengue que subir de elo pode ser. Existem muitas variáveis que influenciam e é importante entender toda a logística. E o MMR é um dos principais pontos que te fazem subir de divisão ou ser rebaixado.

Portanto, para te ajudar a não ter mais dúvidas e saber em que deve focar, fizemos esse guia completo e prático de como melhorar o MMR League of Legends. Se liga no que veremos:

  • Entenda o sistema
  • Tenha uma ideia do seu MMR
  • Meta de Campeões
  • Mentalidade da partida
  • Análise da equipe e oponentes
  • Duo com High Elo
  • Saiba quando parar
  • Aprimore e vença mais

São dicas práticas que vão te ajudar a entender como melhorar o MMR League of Legends de uma vez por todas e inflar seu elo. É para catapultar para os High Elos.

Então agora, sem mais delongas, vamos jogar!

Como melhorar o MMR League of Legends

1- Entenda o sistema

O primeiro ponto para quem quer saber como melhorar o MMR em League of Legends é essencial para conseguir dominar de fato. Entender o sistema é a base, só que uma base bem complexa.

Fazendo da história longa, curta: MMR se refere a Matchmaking Ranking e basicamente é um dado que define seu desempenho no game. A partir dele que o jogo seleciona sua partida, com os aliados e oponentes.

Não é uma invenção exclusiva de LoL. MMR era muito usado para o Xadrez, essa análise do desempenho dos jogadores era a que elencava quem iria jogar com quem, evitando disputas desleais. E lógico: mantendo sempre um nível de desafio.

Além de servir para a formulação da composição dos times, o MMR também influencia diretamente na sua subida de Elo. Ele é um dos fatores que ditam quantos PDL você ganha ou perde, sendo então um traço que pode inflar sua subida. Ou levar ao rebaixamento.

No vídeo abaixo da Central de Aprendizado ilustra bem o que queremos dizer:

Agora que você já sabe o básico, vamos ter uma noção de como é calculado o MMR. Esse é um dado não divulgado pela Riot, então tudo o que temos são algumas ideias.

O principal fator para aumentar o MMR é: vencer as partidas. Ah, então quanto mais eu vencer, maior meu MMR e ganho de PDLs? Não pequeno gafanhoto, infelizmente é mais complexo.

muitas variáveis que influenciam no resultado final. Por exemplo:

  • Quantidade de jogos: uma pessoa que joga 10 partidas e tem uma taxa de 40% de vitórias (4 vitórias), possivelmente, tem um MMR maior do que alguém que joga 100 partidas e tem a mesma taxa. A que joga 10 terá perdido apenas 6 partidas, enquanto a de 100 perdeu 60. Quanto mais perde, menor seu MMR.
  • MMR individual dos jogadores: se você estiver em um time com pessoas de elo e MMR baixo, provavelmente você ganhará mais. Se for o contrário (elo e MMR alto), você perderá mais. 

O segundo ponto rola porque jogo entende que o mais provável é que os de elo maior ganhem a partida. Se perder, é porque há algo de errado e “deve cair”. 

Já quem está em elos mais baixos, se conseguem ganhar partidas com oponentes mais fortes e mais desafiadores, é porque provavelmente estão melhorando no game e “merecem subir”.

Isso é essencial para você conseguir entender o sistema e sacar porque tem ganhado pouco ou muito PDL. Esses são possíveis indicativos para você ter uma noção do seu MMR e se está prestes a subir ou cair.

O sistema é perfeito? Não, mas é interessante que você saiba que ele está aí para tentar tornar as partidas mais honestas e competitivas. Basicamente, o que o jogo quer com o MMR é te nivelar para o elo que está de acordo com seu desempenho.

Ele erra? Às vezes sim, mas para você conseguir saber como melhorar o MMR em League of Legends, é importante que não fique com isso em mente. De modo geral, pense que ele está de acordo com a sua habilidade e que para aumentá-lo precisa melhorar.

Depois desse resumão todo, vamos para as dicas práticas. 

Bônus: [Dicas] Como morrer menos no LoL – tela cinza nunca mais!

2- Tenha uma ideia do seu MMR

Uma ideia porque, como já falamos, esse dado não é divulgado. Infelizmente não tem como você saber exatamente qual seu MMR, mas há alguns indícios:

  • Você tem ganhado quantos PDLs quando vence? Se for mais de 25, provavelmente está com um bom MMR, se for menos de 15, precisa melhorar. Lembre que outros fatores influenciam na quantidade de PDLs ganhos, então para fazer essa análise de forma correta jogue algumas partidas e faça a média.
  • Tem caído em times com elos inferiores, iguais ou superiores ao seu? Muitas vezes o jogo faz misturas para “testar” seu nivelamento. Se tiver em times inferiores, provavelmente MMR baixo, se for superiores, MMR alto. Não dá para ter essa noção se você joga com duo, o elo dele influencia também na composição.
  • Você acabou de subir ou cair de nível? O índice de MMR é por elo, se você acabou de subir, provavelmente está com um baixo.
  • Quantas vitórias e quantas derrotas você tem? Só isso já dá para te dar uma ideia de qual deve ser seu MMR.

E por que é importante que eu tenha uma ideia do meu MMR? Se você quer saber como melhorar, você precisa primeiro ter uma noção da posição em que está e para qual quer chegar.

Além de que treina sua análise do jogo, uma característica relevante para quem está focado nos high elos. 

Ter essa percepção de seu próprio desempenho já te deixa à frente por sacar que tem pontos fortes e pontos a melhorar. 

Também é o primeiro passo para sair da mentalidade de que o jogo está contra você. Isso muda sua visão de game e você começa a jogar com ele, ao invés de contra.

Leia Também: Como aprender a jogar LoL: suba de elo agora

3- Meta de Campeões

A terceira dica de como melhorar o MMR League of Legends é: fique de olho no meta de campeões de cada season.

LoL é muito conhecido por seu vasto cardápio de heróis. Tem opções para todos os gostos, diversas skins diferentes e combinações de posições e builds diferentes. Seu campeão favorito é uma decisão pessoal sua.

Só que, quando o assunto é foco em melhorar o MMR, vale a pena ser mais estratégico. Acessar alguns sites de LoL, como por exemplo o OP.GG, e visualizar quais são os campeões com maior WinRate na posição que você domina.

Escolha ele, treine bastante com o personagem, teste suas builds e itemização seja em partidas com bots ou nas não ranqueadas. Quando estiver dominando bem, parta para as ranqueadas com ele.

Há um motivo para essa variação na WinRate de season para season e é importante ficar de olho no meta para dar conta de inflar seu MMR. 

Lógico, essa não é uma regra limitante. Se você tem um main desde quando começou no LoLzinho e confia bastante no seu desempenho e atuação com ele, não vale a pena trocar o certo pelo duvidoso.

É bom testar antes os campeões mais fortes da season, até para caso precise enfrentá-los nas partidas conhecer suas mecânicas e saber como abater. Depois de alguns testes, coloque na balança se vale a pena mudar de Champion na season ou não.

4- Mentalidade da Partida

Se você quer entender como melhorar MMR no League of Legends, tem que ter em mente que você está entrando no jogo para ganhar. É dar o sangue para ver escrito “Vitória!” na tela.

Como já falamos, um dos principais fatores é justamente a sua quantidade de vitória. Então, não dá para marcar bobeira nem entrar desconcentrado nos jogos. Se você quiser apenas se divertir e relaxar, possivelmente é melhor deixar a ranqueada para outro dia.

Quando estiver nos jogos de ranking, tem que ter foco e objetivo claro. Sua conduta e postura na partida deve ser sempre buscando virar o jogo e pensando em estratégias para sua equipe conseguir vencer.

Mesmo que caia com jogadores que não são tão bons ou não estejam tão focados. É para não tiltar nem desistir quando der play na ranqueada, se manter na disputa até o fim.

Essa é uma dica que pode até parecer meio boba ou motivacional de botequim, mas é sério. É muito importante ressaltar isso, porque direto a gente esquece ou já entra desgastado no jogo.

Quando alguma coisa começa a dar errado (elas sempre dão em algum momento, esse MOBA é dinâmico), você já desanima e para de se empenhar. Quem nunca, né?

Só que é bom evitar que isso aconteça para conseguir melhorar seu MMR. Se manter nessa postura, não adianta, você não vai ver grandes diferenças.

5- Análise da Equipe e Oponentes

Quando você entrar em uma sala, saiba analisar a sua equipe e os oponentes e veja quais são as chances de vitória. Se forem baixas, dê dodge. 

Você perderá alguns PDLs, mas não mexerá no seu MMR. Você entrar em um jogo que já dava para ter uma ideia de que não ia dar em vitória, vai ser mais prejudicial para seu Matchmaking Rating.

Só não abuse, se você der dodge muitas vezes começa a perder mais PDLs. Então é para selecionar com cautela e de forma assertiva.

Como faço para analisar? Existem sites como o Porofessor que mostra dados e informações dos usuários que estão na sua equipe e também dos adversários. Aí é só olhar bem as estatísticas e decidir se vale a pena ou não.

Além disso, pelo comportamento dos demais usuários no chat, dá para ter uma ideia. Se tiver algum atrito na escolha de campeões ou algo do gênero, talvez já seja um indicativo de como a equipe lidará durante a partida.

Escolher quais brigas comprar demanda uma boa noção de jogo e conhecimento dos números. Faça com sabedoria hehe.

Leia Também: Site para ver estatísticas do LoL. Não jogue sem eles!

6- Duo com High Elo

Ter um duo High Elo é uma alternativa interessante também para quem está procurando como melhorar o MMR League of Legends. Com ele provavelmente o match das suas partidas será de nível mais elevado.

Assim possivelmente você aumenta ainda mais seu MMR quando sair vitorioso da partida. Afinal, estará enfrentando usuários de elo superior que o seu, indicando para o jogo que você já tem técnica suficiente para chegar nessa posição.

Então lembre de estar bem preparado antes de cair para essa estratégia, ok? A ideia aqui não é que você busque um high elo para te carregar durante as partidas. 

A sugestão é para você que considera que joga bem e que acha que dá conta de enfrentar high elos. É mais como aproveitar uma oportunidade para se desenvolver mais rápido, mas por mérito próprio.

7- Saiba quando Parar

Saber quando parar é algo elementar para conseguir subir de nível. De verdade, falando de forma prática e não apenas motivacional para evitar estresse e desgaste.

Como já falamos, quanto mais partidas você jogar buscando a vitória, maior será o número de partidas com derrota, influenciando negativamente no seu MMR

Ou seja, não é sobre jogar 100 rodadas ranqueadas no dia buscando inflar o número total de vitórias. Se você tiver um número alto de derrotas, será negativo de qualquer forma.

É melhor você jogar cinco rodadas na ranqueada e sair caso sinta que aquele não é seu dia do que sair jogando feito doido e sem objetivo. Além de ser fato: quanto mais estressado você estiver, mais propenso estará para cometer algum ato falho ou equívoco.

Portanto, se você perde uma partida, respire fundo, dê uma levantada e alongue seu corpo. Acalme as ideias e pense se você está no seu melhor dia ou não. Se jogar mais duas e seguir perdendo, talvez seja melhor parar e fazer outra coisa.

Você ganha mais saindo da ranqueada e indo treinar com bots, indo jogar normal games ou assistir replay da partida para entender seus erros. É mais efetivo e um caminho para conseguir captar quais as melhorias que deve ter.

Leia Também: [Polêmica] O que é elo job no LoL e motivos para fugir disso

8- Aprimore e Vença Mais

Falando em melhorias, nossa última dica não tinha como ser outra. Quem quer aprender como melhorar o MMR League of Legends precisa saber que: é para sempre buscar lapidar mais sua técnica para vencer cada vez mais.

Não existe jogador perfeito, sempre há algo que precisa ser aprimorado. Sempre há alguma brecha, algum detalhe que precisa ser trabalhado. Portanto, estudar e treinar nunca é demais.

Essa preparação faz toda a diferença e é o jeito mais prático de ficar bom no lolzinho. A boa notícia é que tem muito conteúdo de LoL pela internet que vai ser uma mão na roda para você, de verdade.

A Mkt é um exemplo vivo, aqui temos uma aba só de League of Legends onde postamos diversos conteúdos sobre o jogo. Dicas práticas e guias completos no estilo desse aqui para você aprender o que precisa fazer para melhorar aspectos específicos.

Mas não para só na gente não. Tem uma galera boa produzindo conteúdos e materiais muito ricos também para lolzeiros focados como você. Seja em canal no YouTube ou fazendo lives, dá para aprender muito com o pessoal. Algumas indicações:

Isso é só a pontinha do iceberg para você começar, tem muito mais gente para conhecer, de verdade. Vai se aprofundando nesse meio e pesquisando, garimpando conteúdo que você acha muita coisa boa.

Por fim, para quem está disposto em investir mesmo, há cursos de LoL disponíveis por aí. São ideais porque você conta com materiais selecionados e ainda recebe um auxílio profissional de quem já manja bem do assunto.

Seguem duas sugestões para você averiguar e ver o que acha:

  • zRepolhO Academy (curso feito pelo produtor do canal zRepolhO, se quiser ter uma prévia de seus conhecimentos antes basta conferir alguns vídeos)
  • Prota Games (você terá aula com Pro Players do país, que tiveram experiência até em times brasileiros de LoL)

Massa, né? Clica nelas para saber mais informações de cada e verificar se é o que precisa 😉

Curtiu nosso conteúdo de como melhorar o MMR League of Legends?

Salva nos favoritos porque são dicas de ouro mesmo, viu? Não deixe de passar nos cursos do zRepolhO Academy e Prota Games caso queira aprimorar ainda mais.

Agora, um post que pode te ajudar nessa caminhada de MMR inflado é o nosso com 11 dicas para subir de elo no LoL. É para sair do bronze finalmente 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts