O que é RTS? – História, como funciona e principais títulos

Ama jogos de estratégia, mas não sabe o que é RTS? Então está na hora de conhecer mais sobre esse subgênero. Se consagra como um dos mais antigos jogos de estratégia graças a sua origem datada em 1984.

StarCraft II, Age of Empires, Warcraft III… é possível que você já tenha escutado esses títulos, mas qual o tipo de game deles? Como funciona? Ele tem presença no competitivo?

Para chegar na resposta dessas perguntas, você precisa saber o que significa RTS, esse modo de jogo extremamente marcante e influente. Sendo sobre isso que falaremos aqui hoje.

Para você entender o que é RTS nós falaremos sobre:

  • História
  • Como funciona na prática
  • Atualmente
  • Principais jogos

Curiosidade batendo? Então continua com a gente e logo você vai saber o que é RTS e todas suas características

Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e de dicas exclusivas do mundo dos games, participe do nosso grupo no telegram.

Leia Também: [Lista] 10 Melhores jogos de estratégia para Android – 2020

O que é RTS?

RTS é a sigla de Real Time Strategy, que em português quer dizer Estratégia em Tempo Real. 

Basicamente, se trata de um tipo de jogo onde você deve elaborar suas estratégias, táticas e tomadas de decisões simultaneamente com o que está acontecendo.

É como uma contraproposta aos games de estratégia em turnos, que são aqueles que cada hora um jogador toma uma ação. Como por exemplo o Skyshines Bedlam e Worms.

É bastante complexo onde você deve ter atenção para gerenciar todos os acontecimentos. Seu desenrolar normalmente começa na exploração do mapa em busca de recursos até erguer impérios completos e guerrear com os inimigos.

Em resumo, o que significa RTS? Um jogo de estratégia com muito planejamento para as ações e agilidade nas decisões.

Leia Também: 7 Dicas de como tornar um jogador profissional no LoL

História

Agora que você já sabe o que é RTS, vale conhecer um pouquinho de sua história. Um dos primeiros jogos de RTS foi o The Ancient Art of War, mas o que começou seu sucesso foi o Dune II em 1992.

Em Dune II você comanda o seu exército para dominar um planeta, ele foi inspirado no filme de David Lynch de 1984. É tido por muitos como um dos jogos mais influentes da história. 

Sua linha do tempo com vários games foram lançados. Reuniram no vídeo abaixo todos os títulos para você encontrar aquele que fez parte da sua infância:

O Real Time Strategy influenciou diretamente no desenvolvimento do gênero MOBA, graças à WarCraft e StarCraft. 

Foram nesses dois títulos que os jogadores começaram a desenvolver os mods que futuramente se tornaram os Multiplayer Online Battle Arena. Foi em 2003 a aparição do mapa customizado de Defense of the Ancientou DotA, para os íntimos.

Então além do seu sucesso estrondoso, o RTS foi importante para o desenvolvimento dos games e do cenário de eSports como vemos hoje. Muito provavelmente se não tivéssemos títulos desse modelo, não teríamos LoL e nem DotA 2.

Leia Também: O que é Free Fire: TUDO que você precisa saber

Como funciona na prática

Em um jogo de RTS você começa captando recursos para criar suas primeiras estruturas e fortificar sua civilização.

A ideia é construir uma base forte para sua nação e explorar o mapa. Em seguida, é hora de enfrentar inimigos para então derrotá-los e levantar um verdadeiro império.

Tudo isso rola simultaneamente, tanto o controle que você deve ter na base quanto os ataques. 

Os embates são feitos em tempo real, o que traz uma adrenalina. Suas tropas atacam na mesma hora que você comandar enquanto você também está sendo atacado.

É necessário que você tenha um raciocínio lógico para coordenar todas as etapas e crescer no jogo. Além disso, ele demanda muitas tomadas de decisões rápidas durante o processo.

Ainda em dúvida da lógica na prática? Nesse vídeo você visualiza os primeiros passos no Age of Empires, vai te ajudar a entender o que é RTS:

Leia Também: O que é Discord? Veja a solução que ajuda gamers e empresas

Atualmente

Ok, entendi que esse é um tipo de jogo de estratégia que foi muito marcante, mas o que é RTS hoje em dia?

De fato, a produção dos jogos de estratégia em tempo real tem sofrido uma queda nos últimos anos. Os títulos mais famosos e queridos foram lançados por volta dos anos 2000, sem possuir tantos nomes de peso atualmente.

Porém, há um indício de que esse gênero voltará a crescer, com a previsão de lançamento do Age of Empires IV. Abaixo você confere o trailer que até arrepia os maiores fãs desse gênero:

Além disso, os jogos de RTS tem o seu espaço no cenário dos jogos indie. É possível encontrar alguns games independentes de estratégia em tempo real que valem a pena conferir.

Leia Também: Remessa Online é seguro? – Transações sem burocracia

RTS no eSports

O que é RTS no universo dos eSports? Bom, esse subgênero de estratégia não é um dos mais fortes no cenário competitivo. Apesar disso, ele ainda tem sua participação.

Warcraft por exemplo possui torneios e um campeonato principal que sua final funciona no sentido de 1×1. Ou seja, um império contra o outro para ver quem sairá vitorioso.

Há uma premiação de US$500.000 no chamado Arena World Championship. Estando na sua 13º edição.

Um outro game de RTS presente no eSports é o StarCraft II. Em 2020 anunciou uma mudança no seu campeonato. Surgindo uma parceria entre a Blizzard, ESL e DreamHack.

A ideia é se trazer seis torneios internacionais por ano, quatro com a DreamHack e dois com a ESL. Com as finais rolando na BlizzCon de uma forma diferente em 2021.

A previsão revelada pela Blizzard é de uma premiação combinada de mais de US$1,9 milhão para o circuito de torneios de 2020-2021.

Para mais notícias e informações sobre o eSports é só entrar no nosso grupo do telegram. Lá você recebe dicas exclusivas para gamers e streamers.

Leia Também: [GUIA] Dicas de ouro de como crescer na Twitch. Saia do básico

Principais jogos de RTS

Depois de entender o que é RTS, chega a hora de saber quais são seus principais títulos. Deixaremos aqui uma listinha com 5 nomes para você que quer conhecer mais:

  • StarCraft II
  • Command & Conquer
  • WarCraft III
  • Age of Empires II
  • StarCraft Broodwar

Leia Também: O que é CBLoL? Conheça o maior torneio de eSports do Brasil

Agora que já sabe o que é RTS conta para gente qual desses jogos te chamou mais atenção. 

Se você já conhecia esse subgênero, deixa nos comentários qual o seu favorito. E lembre: para ficar por dentro de tudo do universo dos games e streaming, participe do nosso grupo do Telegram.

Depois de entender o que é RTS, chega a hora de dar uma lida sobre o que é Battle Royale. Aproveite para conhecer de uma vez os principais tipos de eSports.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts