equipamentos-para-youtuber-gamer

[GUIA COMPLETO] Os melhores equipamentos para ser um youtuber gamer

Começou a pesquisar sobre os equipamentos para ser um youtuber gamer e está perdido no meio de tantas opções? Calma, vamos te ajudar nessa missão. Nesse post vamos falar sobre o que você precisa se atentar primeiro e trazer sugestões de produtos também!

Câmera, luz e ação. Quem dera fosse tão simples assim, certo? Na verdade nos deparamos com muitos pontos no caminho de se abrir e manter um canal.

Sabemos que para ser um youtuber gamer você precisa de muito trabalho e dedicação. Mas se você já tem a vontade de ser já é o suficiente para correr atrás desse sonho. E a MKT busca sempre meios de te ajudar nesse processo.

Então se liga nos principais equipamentos para ser um youtuber gamer:

  • Visual (câmeras, estabilizadores, tripés)
  • Áudio (diferentes tipos de microfone)
  • Iluminação (melhores luzes para youtubers)
  • Notebooks (ideais para edição do vídeo)

Bastante coisa, não? Então fica com a gente e vem conferir tudo o que você precisa nesse guia completo dos equipamentos para ser um youtuber gamer.

Ah, esse guia pode ser interessante caso você seja um streamer da Twitch. 😉

Leia também: Como fazer live na Twitch

Equipamentos para ser um youtuber gamer

1. Visual

O setor visual de um vídeo precisa de muita atenção e cuidado. Afinal, é um dos principais atrativos para o público. 

Um vídeo com ruídos na imagem e baixa qualidade trazem um amadorismo e pouca credibilidade.

Mas sabemos que no início é muito puxado investir em equipamentos de ponta. Por isso traremos produtos cujo custo benefício é mais interessante. 

Dê uma analisada de acordo com o que é possível para você no momento que está. Ah, e não deixe de comentar se tiver sugestões a mais das que trazemos aqui. O legal na comunidade é se ajudar, sempre! 🙂

Então bora começar com o principal?

Leia também: O que é streamer gamer

Câmeras

Uma boa câmera é o que vai ditar a qualidade visual. Para decidir qual usar, você precisa saber quanto está disposto a investir, levando na balança os prós e os contras de cada categoria.

Um smartphone pode valer pelo custo-benefício, já que muitos possuem câmeras extraordinárias e você usaria para outros fins também. Uma DSLR fica mais indicada para quem tem uma verba e quer apresentar um material refinado.

No vídeo abaixo você consegue perceber um comparativo entre um IPhone e uma DSLR:

E quais são os critérios que você deve ter em mente na hora de escolher sua câmera?

  • Resolução: quanto maior o número de MP melhor. Mas você possui resultados satisfatórios a partir de 8 MegaPixels.
  • Sensores: prefira os CMOS aos CCDS. Quanto maior o sensor melhor.
  • Zoom: fuja do zoom digital. Dê preferência ao zoom óptico.
  • Lentes: são um super diferencial para as DSLR. Quando quiser incrementar ainda mais a estética do seu canal pesquise sobre as melhores.

E você encontra opções de câmeras das mais baratas às mais caras:

Webcam

Você não precisa pirar em câmeras profissionais já de cara. Existem algumas webcams no mercado que dão super conta do recado. Além de serem mais fáceis de mexer. Se liga nas sugestões que trazemos:

Logitech C920

Logitech C922

Razer Kiyo

Microsoft Lifecam Cinema HD

Celulares

Mais uma opção para quem não quer começar com as profissionais. As câmeras dos smartphones entregam uma qualidade cada vez maior. Por exemplo:

Sony XPeria Z5

IPhone 8

Samsung S9 Plus

Xiaomi MI6

O canal Coisa de Nerd, que tem 9,89mi inscritos, deu dicas de como fazer um vídeo completo usando apenas o celular:

Viu como é possível entregar um material de qualidade usando apenas o celular? 😀

DSLR

Se você tiver dinheiro disponível, investir em câmeras DSLR é sempre o mais indicado. As melhores para produção de vídeo são:

Canon T7I

Canon T6i

Nikon D7200

EOS 80D

Estabilizadores

Os estabilizadores ajudam muito na hora de gravar vídeos em movimento. 

Sendo um equipamento para youtubers gamers que precisam minimizar tremidos que saem quando nos movimentamos com a câmera na mão. Nossas indicações são:

Coco CC-VH02

Pistol Grip

Grip e estabilizador

Gimbal

Tripés

Já que falamos de estabilizadores, precisamos trazer também alguns tripés. São indicados para as câmeras profissionais. Perfeitos para gravações em que você precisa deixar a câmera de modo fixo na sua frente.

Tripé PrimaPhoto phkv002

Tripé Greika WT3750

Tripé Digipod tr688v

Tripé Manfrotto

2. Áudio

O segundo ponto mais importante de um vídeo é um áudio. Porque de nada adianta ter um visual de qualidade se sua parte sonora fica embolada e cheia de ruído. Ninguém conseguirá entender a mensagem que você quer passar.

O vídeo abaixo fala um pouco sobre a importância de um bom microfone e mostra a diferença quando se grava com e sem o mic:

Usar algum microfone embutido na própria câmera pode ser um tiro no pé por não conseguir captar com clareza o que precisa. Por isso trazemos três tipos de microfones que você precisa conhecer para incrementar seus vídeos:

Condensadores

Microfones condensadores podem ser uma boa opção para gravações internas, dentro de uma casa ou estúdio. Nossas dicas são:

Blue Snowball USB

Blue Yeti

Shure MV5

Audio-Technica AT875R Line and Gradient

Lapela

Os microfones de lapela dão mais mobilidade e são ótimos para gravações ao vivo. Alguns dos melhores produtos são:

Boya BY M1

Rode Smartlav Plus

Sony WAV Wireless

Giant Squid Audio Lab

Shotgun

É o microfone em formato de pistola. Ele é direcional e capta sons à distância. Perfeito para gravações externas.

Rode VideoMic Go Shotgun

MKE 400

TAKSTAR SGC-598 Shotgun Microphone

Rode VideoMic Pro Shotgun

3. Iluminação

Se você não pensa na iluminação dos seus vídeos está cometendo um grande erro. E é claro que falaríamos sobre esse ponto aqui, afinal não tem como ser um guia completo sobre equipamentos para ser youtuber gamer sem incluir a iluminação.

Mas Igor, por que a luz é tão importante assim? Não importa o quão potente for a câmera que você tiver, ela não conseguirá entregar a melhor das qualidades se a luz no ambiente não for adequada.

Além de que a falta de luz pode gerar ruídos na imagem e também trazem muito o ar de amadorismo. Nesse vídeo você consegue visualizar a diferença que uma boa iluminação faz:

Se você tiver um bom ponto de luz natural no lugar onde você grava seus vídeos, talvez esse não seja o primeiro investimento que deva fazer. Ficará refém dos dias ensolarados para a gravação, mas no início dá para quebrar galho.

Só não deixe de pensar em adquirir acessórios de iluminação conforme o canal for crescendo. É uma questão crucial para o produto final do vídeo 😀

Ring Light

Soft Box

Julius Studio Panel Light

Estúdio Youtuber

4. Notebooks

O último equipamento para ser youtuber do nosso guia, mas não menos importante. Caso você já não tenha um PC Gamer de qualidade, deve planejar a aquisição de um bom notebook para dar conta de rodar os programas de edição.

Nada pior do que um notebook que trava e atrasa o processo inteiro. Atrapalha completamente a produtividade, além de ser arriscado que você perca algum trabalho de edição em um dos bugs, certo?

Por isso incluímos aqui algumas indicações para você estudar e inserir na sua lista de desejos:

Macbook Air

Notebook Gamer Avell

Dell Inspiron

Samsung Expert X50

Este foi nosso guia completo de equipamentos para ser youtuber gamer. Não desanime se não tiver a grana para investir em tudo isso de início. Lembre que você não precisa começar com um kit completo dos melhores produtos do mercado. 

Todo canal é um processo de muito trabalho, existem vários youtubers de sucesso que começaram do baixo. Compre apenas o que for essencial e possível para seu início e com o tempo, conforme for crescendo, aprimore seu material 😀

Não deixe de comentar o que achou dos produtos listados aqui. E se tiver alguma outra sugestão que ache importante, fala com a gente também! 
Leia também: como investir em E-Sports

Comente Abaixo