[LISTA] Livros baseado em jogos que todo gamer deve conhecer

Então você é aquela pessoas fascinada por games? Que não se contenta em apenas jogar o jogo, tem que vivenciar esse mundo. Seja assistindo filmes, acompanhando novidades, streaming ou então torcer para um time de E-Sports.

Não, você não é o único, nós te entendemos perfeitamente 😀

E nada como um livro baseado em jogos  para te ajudar a entrar mais na história do seu game favorito. Conhecer mais os personagens, enredo, vilões etc.

E se você não curte jogar, mas é apaixonado por histórias, também está no lugar certo! 

Aqui iremos falar das narrativas mais ricas do mundo dos games. Tão recheadas que acabam rendendo uma obra impressa.

Fica com a gente e aproveita, quem sabe você encontra seu novo livro baseado em jogos  por essa estante virtual? Se liga nos livros baseados em jogos que citaremos hoje:

  • Assassin’s Creed
  • Diablo
  • God Of War
  • Resident Evil
  • Hitman
  • World of Warcraft
  • Minecraft
  • Uncharted
  • The Witcher
  • Starcraft
  • Battlefield 3
  • Mass Effect
  • Halo
  • Bioshock

Mas oh chefia, peraí! antes me deixa entender melhor…

Como que games podem se tornar livros?

Essa pergunta é fácil! O que é que livros e games têm em comum que nos fascina tanto? Histórias.

Ambos costumam se desenvolver em cima de uma narrativa forte que capta a atenção do gamer ou leitor. No fim das contas, tantos os jogos como os livros foram criados para nos divertir contando uma história.

Mas a gente não se cansa  de ver a mesma história do game sendo repetida no livro? 

Não, porque uma obra adaptada nunca será a idêntica a original. Agregamos novos pontos de vistas, easter eggs, interpretações e detalhes que não estão incluídos na primeira versão.

Então não nos cansamos porque essas releituras dos livros baseados em games são formas de enriquecer cada vez mais um universo que amamos. E vamos combinar que todo mundo ama explorar um universo expandido, né?

Todo esse conceito pode ser amarrado com a ideia de transmídia, onde uma narrativa é contada em diversas mídias e formas.

Henry Jenkins explica melhor sobre o que é transmídia em seu livro Cultura da Convergência. Mas calma, você também pode entender um pouquinho mais sobre isso assistindo esse vídeo aqui:

Um resumo disso tudo aqui pode ser dado no guia abaixo:

  • Livros e games são grandes contadores de histórias
  • Por isso é possível que exista livros baseados em jogos
  • Que nada mais são do que releituras de uma obra original
  • Ou seja: um mesmo conteúdo disseminado em mídias diferentes de forma independente e complementar ao universo central
  • Em outras palavras: conteúdo transmidiático

Aqui tem informação, Rogerinho!

Cdc Choque GIF - Cdc Choque De GIFs

Depois de contextualizar e explicar a criação de livros baseados em jogos, chegamos no ponto principal do post que é…

Lista de livros baseados em jogos

Assassin’s Creed

Qualquer um que já jogou Assassin’s Creed com certeza ficou impressionado com a história. Mesclando o presente com o passado, personagens reais e ficcionais, o jogo cria uma atmosfera inebriante para apresentar a complexa história.

E uma história tão bem trabalhada desse jeito com certeza não caberia apenas no game. O primeiro livro publicado da série do Assassin’s Creed se chama Renascença.

O enredo se passa em cima da história do protagonista do segundo jogo da trilogia, ambientado na Itália em 1476. A narrativa é próxima do segundo jogo porém sem incluir aspectos do presente.

Colocamos abaixo a sequência dos livros do Assassin’s Creed, seguindo a ordem cronológica:

No vídeo abaixo você confere uma explicação sobre a história do jogo. Mas atenção caso nunca tenha jogado, pode conter spoilers!

Diablo

Diablo é uma trilogia que se passa em um mundo mitológico onde anjos e demônios estão em guerra. Situado na pequena cidade Tristram e inspirado na Europa Medieval, o enredo base se desenrola a partir desse conflito.

Os três jogos conquistaram uma legião de fãs tanto pela jogabilidade, quanto pela densidade dos personagens desenvolvidos. O último game da série, Diablo III, teve imensa aprovação do público

A trama bem desenvolvida no terceiro, abriu margem para a publicação de livros como complemento.

A saga de livros do Diablo III trabalha ainda mais a história, explicando alguns pontos que ficaram em aberto. Além também de possuir dicas para os gamers usarem em batalhas e segredos do jogo.

Conta com quatro livros, sendo eles:

No vídeo abaixo você confere uma resenha do primeiro livro. Cuidado com os spoilers nesse também!

God Of War

God of War é uma série de jogos da Sony lançado em 2005. Seu enredo desenrola em cima da vingança de Kratos, o personagem principal. As intensas cenas de luta, os puzzles e a história densa fizeram com que o jogo ganhasse muito destaque.

Em 2012 foi lançado o primeiro livro baseado nesse jogo. Com a proposta de contar a história que deu sua origem. No vídeo abaixo temos uma análise do lançamento de 2018:

Se você é fã da trama de Kratos assim como eu deve ter ficado com vontade de ler, né? 😛

Você pode conferir esse livro baseado em jogos nesse link

Resident Evil

Esse clássico dos jogos de terror ainda deve assombrar o imaginário de muitos adultos  por aí. A franquia de Resident Evil começou no universo dos games, em 1992, e teve tanto sucesso que expandiu até para as telas dos cinemas também.

O foco inicial do game se dá no grupo Stars que investiga as ações da Umbrella Corporation, empresa responsável por soltar os T-Virus e criar os zumbis.

Com cenas aterrorizantes, vilões marcantes (como o Nêmesis, por exemplo) e uma história cativante, Resident Evil conquistou fãs no mundo inteiro.

Como obra impressa, ganhou 7 adaptações diferentes. Sendo essas:

O vídeo feito pelo canal Resident Evil Database fala um pouco mais dos livros:

Hitman

O famoso jogo de assassinatos e stealth do Agente 47 – o careca matador de terno – também possui um livro baseado no seu jogo. Com uma história recheada de intrigas, reviravoltas e, é claro, matanças, não poderia se esperar algo diferente.

Nesse vídeo você pode conferir um resumo dos jogos. Se não quiser spoilers, é melhor não ver!

O livro se passa no intervalo entre os jogos Blood Money e Absolution, agregando uma história nova à franquia. É mais um ponto de contato com a realidade do assassino, mostrando suas percepções e o que se passa na sua cabeça.

Se você sempre quis entender como é a mente do assassino geneticamente modificado 47, esse livro é indicado para você. Você pode ver ele nesse link

World of Warcraft

Achou que não íamos colocar WOW na nossa lista de livros baseados em jogos?

 World of Warcraft é um jogo bastante popular, encaixa dentro do estilo MMORPG. Com uma história fantasiosa situada em Azeroth. É repleta de mitologia, aventuras e segredos. O game é online e disponibilizado para PCs.

O universo é tão amplo que além do jogo conta também com os livros, quadrinhos, mangás, contos… diversas mídias diferentes constroem a história final.

Os livros que já foram publicados são:

Esse vídeo traz um pouco mais da história de World of Warcraft.

Leia mais: O que é MOBA e como ele domina o mundo dos Esports.

Minecraft

Minecraft é um jogo de mundo aberto, onde cada gamer pode criar o seu próprio universo. Isso traz liberdade para quem o joga, podendo cada um criar a sua própria história nessa realidade.

Por isso, existem diversos livros baseados no jogo. Alguns publicados por YouTubers Gamers que construíram histórias em seus canais, outros publicados pela Mojang como guias de quem está começando a jogar.

O interessante de se ter muitas obras sobre esse jogo é atrair o público infantil para a leitura.

Fonte/Reprodução: Hoje Em Dia

Além desses títulos de peso que trouxemos, vale também uma menção honrosa para os seguintes nomes:

E aí, qual desses livros baseados em jogos é o que você vai pesquisar primeiro? Qual dessas histórias chamou mais a sua atenção? Acha que faltou algum? Fala com a gente aqui nos comentários ;D

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts