Como conseguir patrocínio no eSports? Essa pode ser a dúvida de muitos profissionais que estão buscando formas de crescer e ganhar ainda mais dinheiro com o meio.
O cenário de games está em ascensão. Segundo a Newzoo o mercado arrecadou $159,3 bilhões, um aumento de 9,3%. Além disso, a previsão é que cresça ainda mais: em 2023 o número de gamers pelo mundo deve passar de 3 bilhões de pessoas.
Ou seja, esse é o momento para se introduzir no meio e aproveitar o crescimento. Mas nem sempre é fácil seguir nesse caminho.
Sabendo disso, você gamer ou streamer profissional deve estar a procura das formas de como conseguir patrocínio eSports, certo? A gente entende, afinal publicidade é um meio de gerar uma boa renda na sua conta.
Por isso mesmo hoje trazemos esse guia prático de como conseguir patrocínio no eSports. São 6 passos práticos para garantir que você está no caminho certo de conseguir o seu primeiro e ter ainda mais propostas depois. Os pontos que trazemos são:
- Entenda seu objetivo
- Fortaleça sua marca
- Comportamento alinhado
- Mídia Kit
- Mão na massa
- Cuidado ao fechar patrocínio
Lembre que um patrocinador pode ser a alternativa para você se manter no cenário, então leia tudo atentamente que com certeza vale a pena essa preparação toda.
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Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa: ver mais sobre cada passo de como conseguir patrocínio no eSports.
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Como conseguir patrocínio eSports – 6 passos
1- Entenda seu objetivo
O primeiro passo para você saber como conseguir patrocínio no eSports é entender seu objetivo. Sim, é preciso ter um foco claro para te ajudar a elaborar e se estruturar rumo ao que busca.
Afinal, de nada adianta você ter um patrocínio que não te garanta o retorno que busca e que não esteja de acordo com o que deseja. Portanto, tenha um planejamento bem consolidado para saber o que você realmente precisa.
Por exemplo, você é streamer gamer e está precisando de algum equipamento específico para ter um upgrade na sua live. Ao traçar esse ponto como prioridade, você consegue pensar melhor nos meios de como conseguir esse patrocínio no eSports.
Outro cenário é caso você faça parte de um time profissional e precise de algum patrocínio para participar de determinado campeonato. Com isso em mente fica mais fácil criar uma proposta e fechar algo que tenha um retorno concreto para você.
Deu para entender como ter um objetivo definido é importante no processo? Dessa forma você não se perde e nem acaba entrando em nenhuma furada 😉
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2- Fortaleça sua marca
Depois de definir seu objetivo, é a hora de fortalecer a sua marca estrategicamente para conseguir o que almeja.
Não, você não leu errado. Para conseguir de fato um patrocínio no eSports você precisa profissionalizar e elevar o seu conteúdo para outro patamar.
Seu canal de stream, perfil de game ou time não deve ser um hobby pessoal, algo levado na brincadeira. É importante que enxergue como uma marca e administre como tal.
Alguns fatores para você estruturar antes de buscar pelo patrocínio:
- Conteúdo sólido: você tem uma organização com o que produz? É algo consolidado ou solto e sem planejamento?
- Identidade visual: logo, tipografia, elementos gráficos… tudo isso está de forma profissional ou é amadora ainda?
- Presença digital: está nas redes sociais e grupos gamers? Interage com a comunidade? É algo essencial para ter uma boa visibilidade
- Qualidade técnica: existe um empenho nesse ponto?
Logicamente, você não precisa ser o melhor no que faz de cara, ainda mais se tiver uma baixa verba. Só que não dá para buscar patrocínio quando ainda entrega um conteúdo simples, sem destaque e diferencial.
Então antes de ir atrás das empresas, estruture a sua própria. Não queime a largada, tenha paciência porque demanda um esforço da sua parte!
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3- Comportamento alinhado
O terceiro passo de como conseguir patrocínio no eSports é extremamente importante. Tenha muita atenção ao seu comportamento ou da sua equipe tanto no campo profissional quanto fora dele.
Vale lembrar que quando uma marca patrocina algum jogador, streamer ou time ela pensa em diversos aspectos que precisam estar alinhados com o que ela prega.
Nenhuma empresa vai querer associar sua imagem à alguém ou algo com um perfil controverso, polêmico e em desacordo com ela. Esse é um ponto que elas costumam ter muita cautela e pesquisar bastante.
Com isso em mente, se você quer conseguir patrocínio no eSports, precisa se considerar uma figura pública.
É importante refletir bastante sobre o tipo de post que você publica até mesmo nas suas redes sociais pessoais e seu comportamento em eventos, por exemplo.
Só que atenção, não é para você se forçar a ser algo que não é! Lembre que a originalidade e autenticidade da sua personalidade é seu maior diferencial. Além de que, bem, nada melhor do chegar onde queremos sendo nós mesmos, né?
O grande ponto é para tomar cuidado com conteúdos potencialmente ofensivos ou imorais. Afinal isso é algo que vale a pena repensarmos tanto por causa do profissional quanto pelo pessoal, certo?
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4- Mídia Kit
Depois que estiver com os pontos anteriores bem resolvidos, é hora de montar o seu mídia kit para enviar para as empresas. Nele você deve apresentar sua marca e mostrar os motivos pelos quais valem a pena investir e patrocinar ela.
Como assim, Igor? Bom, digamos que quando uma empresa patrocina alguém do eSports ela não faz isso só porque é boazinha e quer apoiar a cena. Normalmente, elas querem atingir um tipo específico de público, que no caso seria a sua audiência.
Então um mídia kit é como se você virasse para ela e falasse: ei, olha só o que você ganha e qual perfil você atinge ao me patrocinar. Deu para entender? Para fechar negócio, tem que ser algo benéfico para ambas partes.
Portanto, alguns aspectos importantes para se colocar no mídia kit:
- Apresentação: quem é você/sua equipe? Falar um pouquinho sobre o trajeto no meio do eSports, onde querem chegar, talvez sobre a sua personalidade também
- Audiência: quantas pessoas você impacta? Caso seja um time que está indo para um evento, quantas pessoas estarão assistindo o campeonato?
- Perfil: descrever a persona da sua audiência. Dados como idade média, gênero, o que a interessa
- Conteúdo: descrever mais sobre o seu tipo de conteúdo para a empresa saber se é o que a interessa
- Proposta: falar aqui o que você busca
O mídia kit pode ser adaptável de acordo com o que você precisa com ele. Essas são só dicas iniciais de como conseguir um patrocínio no eSports.
Lembre de fazer algo bem organizado e visualmente agradável. Essa é a forma que você terá de prospectar as empresas, não deixe de ser profissional para não causar uma má impressão.
O ideal é ter um designer profissional parceiro para elaborar esses materiais visuais. Caso você não tenha verba para tal investimento de início, pode tentar fazer seu mídia kit por conta própria pelo Canva.
É um site gratuito e intuitivo onde você consegue criar algumas peças simples. É bem quebra galho nessas situações!
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5- Mão na massa
O quinto passo para você saber como conseguir patrocínio no eSports é em relação a mão na massa. Como assim, já não tinha colocado antes?
Sim, mas digamos que os passos anteriores eram relacionados a uma preparação para você se organizar e ter tudo ajustado antes de entrar em contato com as empresas.
É isso mesmo, muito provavelmente de início você precisará ir atrás de marcas potenciais para fechar parceria. É difícil que elas te procurem de cara, então é necessário que você faça um trabalho comercial mesmo, de prospecção.
Então em primeiro lugar você deve:
- Listar as principais marcas potenciais: quais são as empresas que são mais afim com o seu público e seu tipo de conteúdo? E as mais possíveis de patrocinar?
- Anotar o meio de contato delas: por onde você vai falar com elas? E-mail, telefone, rede social…
- Partir para ação: entrar em contato mesmo contando com detalhes. Fale o que você é, seu canal, anexando o mídia kit e pedindo para marcar uma reunião.
O vídeo abaixo pode te ajudar nessa etapa, ele te ensina a como escrever um bom cold e-mail de uma forma que venda bem a sua ideia. Lembre só de adaptar para a sua realidade 🙂
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6- Cuidado ao fechar o patrocínio
O nosso último passo do guia de como conseguir patrocínio no eSports é sobre o cuidado que você deve ter ao fechar.
Por isso é importante seguir todos os passos que colocamos e se estruturar bem antes de assinar qualquer contrato ou se comprometer de alguma forma.
Muitas vezes, quando se fecha uma parceria, você fica ligado à empresa por um certo período de tempo. Isso pode acabar te limitando um pouco quanto outros patrocínios ou planejamentos.
Portanto, tenha bastante atenção. Estude bem as marcas com a qual vai entrar em contato, analise muito a proposta e lembre de precificar de acordo com o que você quer.
De nada adianta você ter um patrocínio que não é o que precisa nem busca. Ou então de alguma empresa que não tem afinidade nenhuma com você e seu público.
Lembre-se, bons resultados no patrocínio podem servir de marketing para conseguir outras propostas e crescer ainda mais no meio. Seja bem estratégico sempre e não feche nada por impulso.
Uma campanha bem feita e positiva pode ser o seu primeiro passo para ser bem sucedido com eSports.
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Já que chegou até aqui, confira nossa lista de como trabalhar com eSports em diversas áreas diferentes. Se você está querendo conseguir uma graninha nesse setor, vale a pena se ligar nas opções que deixamos lá.
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.