O que é Streamlabs? Como funciona, vantagens e tutorial live

Pretende streamar, mas ainda não conhece muito sobre esse meio? Saber o que é Streamlabs é um bom primeiro passo de introdução para você 🙂

Esse programa famoso e queridinho de muitos streamers é uma mão na roda para muitas pessoas. Então com certeza, se você está em busca de entrar para Twitch ou outros sites de streaming, precisa se ligar em o que é Streamlabs.

Para que você não tenha mais dúvidas, nesse conteúdo você ficará sabendo não apenas sobre o que é Streamlabs, mas também:

  • Para que serve
  • Quais são suas vantagens
  • Como funciona (com direito a um tutorialzinho completo para fazer sua primeira live!)

Diz aí se o post não tá redondinho para você? Então, bora logo conhecer esse software e se ligar em como fazer Stream na Prática.

O que é Streamlabs

É um software para que você faça lives em diferentes plataformas de streaming como a Twitch, YouTube, Facebook Gaming e outros. Criado em 2014, ele é gratuito e um dos mais indicados para quem vai começar a fazer live.

Em 2019 a marca foi adquirida pela Logitech por $89 milhões. O que mostra como se trata de uma empresa promissora na cena dos makes, certo?

Além disso, é o queridinho de grandes nomes como por exemplo o Ninja e o DJ Kaskade. Abaixo você confere um print com depoimento de ambos que aparece no site da marca:

“Streamlabs descobriu o melhor jeito para streamar e me conectar com a minha audiência”
“Eu venho streamando por aproximadamente 9 anos – tem um motivo para que eu use Streamlabs”

Com nomes fortes desse jeito valorizando a empresa, dá para ter uma noção do que é Streamlabs e como é um programa importante para streaming, né?

Para que serve o Streamlabs

O OBS é uma sigla para Open Broadcasting Software (Software para Transmissão Aberta) e com ele você faz transmissões audiovisuais ao vivo. Sendo esse um resumo bom sobre o que é Streamlabs e para que ele serve.

Ele possui diversos recursos interessantes para streamers como por exemplo:

  • Chatbox
  • Você pode colocar donates com ele
  • Interações com a live integradas no programa
  • Widgets de alerta
  • Temas personalizáveis
  • Dashboard com informações sobre seu canal

Tudo isso é integrado com o próprio programa. Trazendo uma certa facilidade para o produtor de conteúdo na hora de ir ao ar.

A única questão é que se trata de um programa um pouquinho mais pesado. Portanto, se você não tiver um PC Gamer ou que seja melhorzinho um pouco, talvez sua live não rode lisinha.

Vale baixar e experimentar para testar. No caso, é só clicar aqui e ir direto para o site deles 🙂

Leia Também: [Passo a Passo] Aprenda como colocar donate na Twitch

Quais são as vantagens do Streamlabs

Ok, já entendi o que é Streamlabs e para que serve, mas por que devo escolher ele? Essa é uma dúvida pertinente para qualquer streamer gamer que está começando agora.

Decidir qual o melhor programa para stream é um processo confuso às vezes. Para te ajudar a entender o que torna o Streamlabs interessante, vamos pontuar seus benefícios:

  • Gratuito
  • Configurações fáceis, muitas delas realizadas automaticamente pelo programa
  • Todas as informações integradas no próprio programa
  • Backup para a Nuvem
  • Personalizável

Todos esses fatores são bem atraentes tanto para streamers iniciantes,quanto para aqueles que já estão há bastante tempo nessa.

O seu grande diferencial são as configurações automáticas e fáceis. Um dos seus principais concorrentes é o OBS Studio e muitas pessoas têm dificuldades com ele justamente no aspecto das configurações.

Com o Streamlabs você consegue entrar em live em questão de minutos. Sem muita dor de cabeça ou mistério e isso é bem vantajoso.

Se ainda estiver em dúvida de qual vai usar no meio de tantas opções disponíveis, relaxa. Temos um Top 5 melhores programas para Stream no nosso canal do YouTube que vai te ajudar nisso. A nossa dica é que você não baixe nada sem antes assistir ele 😉

Aproveita e se inscreve no canal hehe

Como funciona o Streamlabs (tutorial para live Twitch)

Então vamos fazer um tutorial rápido para você entender como entrar na sua primeira live na Twitch pelo Streamlabs.

Em primeiro lugar, você deve ter sua chave de transmissão em mãos. Para encontrá-la você deve ir no estúdio de vídeo > configurações > transmissão.

Depois disso é hora de abrir o Streamlabs, para baixá-lo é só clicar aqui. Assim que fizer o download e instalar, a primeira aba que aparece é para que você selecione qual a plataforma da sua conta.

Logo em seguida uma aba para se fazer login vai aparecer

Depois disso aparecerá os termos de uso entre o Streamlabs e a Twitch e você deve aceitar. Então vem a hora de você decidir entre o gratuito e o plano pago, para o tutorial usaremos o de graça mesmo.

Então virá algumas telas iniciais até chegar na Interface. O primeiro passo a se fazer aqui é adicionar uma cena, para isso basta clicar no mais do quadro inferior da esquerda:

Aí você irá no mais da Fontes. Vai carregar a nova aba, na qual você deverá selecionar “Captura de Jogo”

Com isso feito, é só estar com um jogo aberto que ele será automaticamente capturado pelo programa.

No caso eu abri Gris por aqui apenas para mostrar para vocês como funciona. Fica aí a indicação desse que é um dos melhores jogos indie hehe.

Com o game aberto, é hora de ajustar tudo para a transmissão. Para isso, vá na engrenagem na barra lateral do programa.

Uma nova aba será aberta. Nela você deve clicar em “Transmissão” e inserir a sua chave (aquela que, lá no início, te falamos para ter em mãos)

Quando inserir sua chave e clicar em “feito”, irá retornar para a interface inicial. A partir daí é só clicar em transmitir ao vivo.

Esse é apenas um passo a passo inicial. Se você quiser entender como funciona as principais configurações do Streamlabs, sugiro que assista esse vídeo do ToquinhaMan

Ele é bem didático sobre o que significa cada configuração e indica como escolher caso queira ajustar manualmente:

https://www.youtube.com/watch?v=TcP hBGYy-4&ab_channel=ToquinhaMan 

Se tiver mais dificuldades nesse início para streamar, indico que conheça o Stream na Prática. Nele o próprio Toquinha te ensina tudo o que você precisa saber para dar seus primeiros passos nessa carreira e se profissionalizar cada vez mais.

Para mais informações é só clicar aqui 😉

Leia Também: [LISTA] Melhores jogos para fazer stream – ganhe mais viewers

E aí, deu para entender o que é Streamlabs?

Conta nos comentários quais as suas primeiras impressões do programa. Qualquer dúvida pode falar também, ou conferir o Stream na Prática. Quem sabe lá você encontra a ajuda que precisa nesse início?

Para você começar com o pé direito nessa carreira é bom dar uma passada no nosso conteúdo sobre como crescer na Twitch. Nesse guia você confere dicas e técnicas de ouro para se destacar no meio 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts