Quer descobrir como ter um bom canal de games no YouTube? Que de fato se destaque e seja relevante nesse meio? Reunimos aqui nove dicas essenciais que todo canal precisa para se profissionalizar.
A gente sabe que a criação de conteúdo na internet é um dos ramos crescentes. O consumo de entretenimento em vídeos e games no Brasil tem previsão de crescimento de 4,4%, segundo pesquisa.
Quando olhamos os números do mercado de jogos, vemos que também é um setor em ascensão. De acordo com a Forbes, ele ultrapassará US$200 bilhões até 2023.
Então, mesclar um ao outro pode ser uma boa ideia, certo? Principalmente se você sempre foi uma pessoa que amou jogos… provavelmente vai parecer um meio bem interessante de gerar uma renda extra.
Só que já tem diversos canais de jogos e às vezes parece difícil de crescer a essa altura do campeonato, mas não desanime por isso. Ainda tem como ter um bom canal de games no YouTube. Para isso, nossas dicas podem te ajudar, são elas:
- Se estruture
- Defina o tema e conceito do canal
- Um bom nome
- Conteúdos estratégicos
- Pesquise
- Engaje na comunidade
- Outras redes sociais
- Teste as ferramentas
- Thumb, legenda, descrições e títulos
São dicas práticas para você salvar nos favoritos e anotar no seu bloco de notas, direcionando o que deve fazer. Assim você dará conta de como ter um bom canal de games.
Confira também a lista dos melhores streamers brasileiros. Referência é tudo, servindo de inspiração para você que quer se dedicar nesse ramo.
Como ter um bom canal de games no YouTube?
1- Se estruture
O primeiro tópico para quem quer saber como ter um bom canal de games é: se estruturar. Você deve levar como um projeto sério seu para conseguir construir e caminhar no trajeto.
Então, comece fazendo uma listinha de equipamentos que você possui. Eles são suficientes para criar um canal de qualidade?
Se não souber muito sobre esse assunto, confira um guia completo de equipamentos para ser um youtuber gamer.
Se não, é possível adquirir algo antes de estrear? Caso contrário, coloque metas para você reinvestir no canal quando o dinheiro começar a entrar.
Por exemplo, digamos que você não tem uma câmera muito boa e não consegue comprar de início. Nessas horas, acaba sendo necessário um improviso para conseguir entregar algo de qualidade com o que tem.
Só que, a partir do momento que começar a crescer e que você ver retorno, reinvista no canal. Já comece comprando a câmera que faz falta e comemore com seus inscritos as primeiras conquistas.
Além desse sentido mais prático, é importante se estruturar no quesito de planejamento. Você deve ver de acordo com a sua realidade e encaixar uma produção de conteúdo constante e consolidada nela.
A ideia é que você comece tentando publicar, pelo menos, um vídeo por semana. Depois, conforme for crescendo e a sua audiência for solicitando por mais, você pode aumentar o fluxo.
O caminho é dado nos baby steps e é preciso ter em mente essas escaladas. Só que o principal: se estruture e você conseguirá dar o primeiro passo de forma mais assertiva. Veja o que está de acordo com suas possibilidades para dar start.
Estabeleça um planejamento e certos objetivos para o começo. Assim você consegue começar o movimento de ter um bom canal.
De extra, vale conferir o video abaixo. Nele você vê dicas de como gravar bons vídeos sem ter uma câmera muito boa, para o início:
Dá para começar até mesmo com o celular!
2- Defina o tema e conceito do canal
O segundo passo de como ter um bom canal de games no YouTube é ter bem definido um tema e conceito para ele. Afinal, atirar para todos os lados, de início, não é uma estratégia muito indicada.
O ideal é que você segmente um nicho e foque nele. Conquiste um público nele e, depois que já estiver com uma base de inscritos e seguidores bastante engajada e sólida, comece a expandir para outros lados. Só que sem abandonar as raízes, para não perder audiência.
Como assim? Não entendi direito. Bom, vamos lá: fazer um canal no qual você vai jogar os jogos que der na telha não é algo estratégico, ficando até difícil para você gerar conteúdo relevante (falaremos mais a respeito disso mais para frente).
Ao invés disso, que tal fazer um canal de jogos mais definido e trabalhar nele? Assim você tem um foco inicial nítido e consegue mirar em um público-alvo específico para alcançar. Alguns exemplos de temas ou conceitos para ficar mais prático de entender:
- Um canal de jogos da Nintendo
- Um canal de Free Fire
- Um canal de jogos de terror
- Um canal de jogos de navegador
- Um canal de jogos retro
- Um canal de jogos da Epic Games
Enfim, há diversas opções mesmo e quanto mais segmentado, melhor. Portanto, fazer um canal focado em um só jogo ou um só estilo de jogo é uma boa forma de crescer.
Pesquise bastante e veja se há alguma janela de oportunidade. Algum jogo que está tendo destaque na gringa, mas que aqui no Brasil ainda não emplacou. Buscar por brechas que ainda não foram desbravadas é bem interessante.
Lembre só de pesquisar bem e de pesar na balança. Ir para um sentido que ainda não tem muita gente que produz aqui pode ser positivo para despontar, mas também pode ser um risco de nunca emplacar.
3- Um bom nome
Esse é um dos pontos mais importantes de como ter um bom canal de games no YouTube. Ter um bom nome é essencial para se destacar e ser encontrado com mais facilidade. Dessa maneira a própria plataforma te indica no topo das pesquisas.
Quando atrelamos esse tópico com o anterior então… você tem uma grande oportunidade. Como assim? Se você já tem um nicho especificado para seu canal, pode colocar um nome que esteja associado com o tema ou conceito selecionado.
Assim, sempre que alguém buscar por vídeos dentro desse tema específico, vai ter chances do YouTube te indicar. Mesmo que você não tenha feito um vídeo exatamente do conteúdo que a pessoa buscava, ele te mostra como um possível canal a ver com o tema.
Ok, como faço isso na prática? Seguem alguns exemplos:
- Tem um canal voltado para Free Fire? Que tal [seu nome] Booyah / [seu nome] Free Fire / [seu nome] FF
- Vai ser sobre Pokémon? [seu nome] Pokémon ou Eu Escolho Você.
- Jogos retrô? [seu nome] Jogos retrô.
Esses são só alguns exemplos bem práticos para ilustrar o que estamos querendo dizer. Obviamente dá para pensar em nomes mais criativos e que mescle alguns bordões específicos.
Algumas dicas extras para escolher um nome marcante dizem respeito a:
- Simplicidade: evite caracteres especiais e confusos, quanto mais fácil a leitura, melhor
- Sonoridade: uma boa sonoridade é marcante e chiclete
- Personalidade: se conseguir bolar um nome que passe a personalidade do canal é tudo. Por exemplo, se quiser fazer algo mais de humor, cabe um nome engraçadinho.
- Originalidade: pense em algo diferente dos demais para se destacar
O naming não é uma tarefa fácil, mas é importante passar um bom tempo pensando a respeito disso. Vai te ajudar bastante em como ter um bom canal de games no YouTube.
Para te ajudar, confira nossa lista de nomes para canal de games. Deixamos lá mais de 230 inspirações, além de orientações de como escolher o ideal.
4- Conteúdos estratégicos
Depois que já tiver resolvido os pontos anteriores, é hora de bolar quais vão ser seus conteúdos. É muito importante que você tenha um público-alvo definido, porque isso vai te ajudar a pensar a respeito disso.
Por que? Bem, se você sabe com quem deseja falar, vai ter uma ideia de assuntos que são relevantes para essa pessoa e, a partir disso, bolar vídeos que são úteis e relevantes para suas questões.
Uma sugestão é não focar apenas em vídeos de gameplay. A gente sabe que eles são divertidos e fáceis de editar, mas de início pense em conteúdos mais específicos e práticos.
Por exemplo, você tem um canal de jogo indie e está focado inicialmente em uma série de Celeste. Alguns pontos que você pode abordar são:
- Público que está começando a jogar: dicas de ouro da primeira fase de Celeste
- Público que já zerou, mas está fazendo os extras: os segredos de todas as fases de Celeste
- Público que está focado em Speedrun de Celeste: macetes para zerar Celeste em x segundos
- Público que ouviu falar de Celeste, mas tem preguiça de jogar: contando a história e curiosidades do jogo
Esse é um princípio de segmentação de público, só que é interessante que você vá além. Para te ajudar a entender melhor, vale assistir o vídeo abaixo sobre persona:
É mais ou menos assim que você deve pensar em como criar conteúdos estratégicos para o YouTube.
5- Pesquise
A pesquisa nos ajuda a sair de bloqueios criativos e pode nos dar indício de quais escolhas fazer para nossos projetos. Referência é tudo para quem está tentando criar seus próprios conteúdos. Com elas você pode:
- Encontrar inspirações criativas
- Decidir temas interessantes para vídeos
- Direcionamentos visuais e de corte para tomar
- Reunir bagagem para estabelecer sua própria linguagem
- Entender os assuntos e temas que o público tem consumido
Tudo isso te ajuda a saber como ter um bom canal de games no YouTube. Foco nas referências e saiba que elas podem ser bem amplas.
Você não precisa se inspirar apenas em canais de games. Às vezes você pode ver a entrevista de uma banda que gosta e encontrar alguma inspiração nela para produzir seu próprio conteúdo.
Filmes também podem servir de referências para você fazer certos cortes ou pensar em trilha sonora.
Enfim, no que diz respeito à pesquisa não se restrinja. Tudo pode te ajudar a constituir seu gosto pessoal para produções artísticas e te direcionar para seu próprio estilo.
6- Engaje na comunidade
Quando falamos sobre isso é para ser tanto com seus viewers quanto com outros canais do YouTube. Realizar collabs, participar de vídeos de outras pessoas ou deixar comentários ajuda que você seja visto pelo público dela.
Assim é bacana porque vocês podem crescer juntos. Nesses casos o ideal é que você selecione bem quem terá uma parceria para que seja alguém cujo os valores e conteúdos tenham a ver com os seus. É importante pensar bem antes de associar sua imagem com outra pessoa.
Agora, o outro lado da moeda é o engajamento com seu próprio público. Para crescer, é legal se mostrar um produtor ou produtora que tem compromisso e que dialoga com quem te assiste.
Responder comentários ou dar likes é um bom começo. Fazer posts com enquetes e pesquisas para entender o que curtem também te ajuda a entender mais o que querem consumir para introduzir no canal.
Além disso, dê oportunidades para que os inscritos mais próximos possam ser mais exclusivos e reconhecidos. Ter a opção de se tornar um membro, com acesso a grupos no Discord, emojis ou quem sabe até uma jogatina com você é um meio interessante.
Isso é bacana até para quem quer ter uma ideia de como monetizar o canal. Ter um clubinho de membros e divulgá-lo é bem legal.
Inclusive, já demos ideias de como ganhar dinheiro sendo streamer. Assunto bem relevante para você, certo? Vale a pena conferir.
7- Outras redes sociais
Ter outras redes sociais é um meio de como ter um bom canal de games no YouTube. Você pode divulgar seu conteúdo em outras plataformas, ganhando novos viewers e fortificando ainda mais seus laços com os que já possui.
Sem contar que rola de explorar seu projeto de diferentes jeitos em outras redes sociais. O Tik Tok, por exemplo, é muito interessante para conteúdos que envolvem vídeos e que buscam um alto alcance.
Talvez produzir mini vídeos para lá pode ser um meio a mais para disseminar seu material. Twitter, Discord e Twitch também são redes bem fortes no universo gamer, então dependendo vale estudar a presença delas.
Enfim, pesquise e analise as possibilidades direitinho. Veja quais são acessíveis para sua realidade também. Afinal, quanto mais redes estiver, mais trabalho terá para mantê-las movimentadas.
Não dê um passo maior que a perna também, assim você evita frustração e evita abandonar o projeto completamente.
8- Teste as ferramentas
O YouTube tem ferramentas disponíveis que são bacanas de se testar e ver se funciona para o que você planeja fazer. O Shorts, por exemplo, é muito legal para alcançar um público de smartphone.
Você também pode fazer postagens em textos para a comunidade, divulgando algo específico ou buscando engajamento. É possível colocar até foto, como se fosse um feed do Facebook. Ela vai aparecer no feed de quem é inscrito.
Por fim, as lives também são legais de se testar. Se você quiser fazer uma gameplay, que tal tentar subir como live? Se estiver nesse pique, pode até fazer na Twitch ou em outras plataformas também.
Tudo vale o teste, assim você vê o que mais conversa com seu público e incentiva o engajamento do mesmo.
9- Thumb, legenda, descrições e títulos
Por fim, vamos a essa última dica de como ter um bom canal de games no YouTube. É um compilado de pontos que você precisa se atentar bem porque conversam diretamente com o público e também são relevantes para o algoritmo do YouTube.
Ter uma Thumb chamativa, com um título objetivo e prático que diz exatamente o que vai encontrar no vídeo são pontos persuasivos. Quantas vezes você não preferiu assistir um vídeo ao invés do outro por causa desse aspecto?
As descrições e as legendas são interessantes para o algoritmo e também para ser acessível para outros públicos. Então capriche e não faça no desleixo, tudo isso é relevante no fim das contas.
Gostou das dicas de como ter um bom canal de games no YouTube?
Aproveite que chegou até aqui e confira também 7 dicas de ouro de como divulgar live da Twitch. Aposto que são úteis para quem quer começar agora na criação de conteúdo, afinal a divulgação é peça chave para crescer.
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.