Quer saber o que é GIMP, para que serve, conferir uma lista de recursos e saber como usar? Aqui você confere todos os detalhes sobre essa ferramenta gratuita que auxilia e muito no dia-a-dia de muitas pessoas.
Deve ter dado para perceber que trazemos aqui um guia completo sobre o que é GIMP, certo? Para você ter ainda mais noção do que vem aí, se liga nos tópicos que passaremos:
- O que é GIMP
- Para que serve o GIMP
- Exemplos de recursos e ferramentas
- Como usar o GIMP
Então, de fato, aqui você encontra todas as informações necessárias. Inclusive, se gosta desse tipo de conteúdo que fala sobre algumas ferramentas digitais úteis, confira nosso post sobre o que é Discord.
Agora, sem mais enrolações, vamos ao que interessa!
O que é GIMP?
Acrônimo de GNU Image Manipulation Program, o GIMP é um editor de imagem gratuito que está disponível para Windows, Linux e Mac. Trata-se de um programa de sistema aberto que conta com muitos recursos e ferramentas.
Lançado em 1995, é o primeiro programa que segue essa proposta. Foi feito por Peter Mattis e Spencer Kimball, inicialmente fazia parte de um projeto GNU que visava criar um SO totalmente livre.
A princípio era voltado apenas para Linux, mas hoje em dia está presente até para Mac. Conta com diversos recursos e é o mais reconhecido programa no segmento de editores de imagem gratuitos.
É muito comparado, salvo as proporções e limitações dado sua gratuitidade, com o Adobe Photoshop. Sendo então, uma alternativa acessível para quem quer iniciar na edição de imagem ou que precisa realizar ajustes pontuais.
O GIMP consegue suportar diversos formatos de arquivos. Alguns exemplos são:
- JPEG
- PNG
- TIFF
- Especiais com multiresolução
- GIF
Para que serve o GIMP?
Como já falamos, é um editor de imagem gratuito. Portanto, a finalidade do uso do GIMP pode ser para:
- Realizar retoques em fotos
- Criar ou editar animações mais simples
- Criação de imagens
- Desenho vetorial
Entre outras criações que você pode fazer, tudo dependendo do seu domínio e do entendimento das limitações do programa.
Para dar conta de produzir algo legal, é importante entender seu funcionamento e se familiarizar com o programa, mais do que só saber o que é GIMP.
No último tópico do conteúdo você confere algumas dicas e vídeos interessantes para quem vai iniciar agora no programa. Então continua com a gente até o final.
Leia Também: O que é Game Design? O que faz e como se tornar
Exemplos de recursos e ferramentas
Ok, entendi o que é GIMP e para que serve. Só que, quais são os recursos que estão presentes? Vale dizer que há diversos recursos no GIMP, principalmente pelo fato de que costumam rolar atualizações e incrementações.
Então, conforme vai usando o natural é que acabe descobrindo novas ferramentas presentes no programa. Portanto, vamos citar aqui apenas alguns exemplos, para você começar a conhecer:
- Clone Tool (para retirar detalhes das imagens)
- Healing Tool (para reparar)
- Brushes (para criação)
- Corrective Mode (para consertar distorções)
- Channel Mixer (alterar cores, conseguir efeitos)
- GIMP Portable (recurso para colocar o programa em um USB e levar para qualquer lugar)
- Camadas (para trabalhar em camadas específicas, sem interferir em outras)
Esses são só alguns exemplos para você ter uma ideia do que é possível fazer com o que é GIMP. Sendo realmente um programa gratuito bastante completo.
Como usar o GIMP?
Agora que você já sabe o que é o GIMP e tem uma ideia de como ele funciona, é hora de entender como usar. Para isso, o primeiro passo é baixar e instalar o programa, acessando aqui o site deles e clicando em Download, sinalizado no print abaixo:
Se tiver dificuldades com a instalação, o vídeo abaixo indica certinho o que você deve fazer. Não tem mistério:
Após realizar o download e instalação, basta abrir o programa e começar a explorar. Você vai perceber que há diversas ferramentas, se quiser pode aproveitar o vídeo abaixo do canal Rikerlinux que traz um guia para iniciantes:
Assim você vai entender como usar o GIMP de forma a auxiliar no seu dia-a-dia.
Leia Também: Como escolher os melhores cursos de desenvolvimento de jogos?
Entendeu o que é GIMP?
Compartilha com aquela pessoa que também estava em busca de uma ferramenta gratuita para realizar edições de imagem. Programas assim podem ser bem úteis.
Se quiser conhecer mais um desse estilo, veja nosso conteúdo sobre como criar logo para time de eSports. Nele demos algumas dicas que te ensinam o que deve fazer idealmente e como você pode desembolar caso não tenha verba inicial.
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.