Afinal, o que é NFT? Traduzindo de forma simples.

Há um debate quente sobre o tema e o primeiro passo para conseguir acompanhar é entender o que é NFT. Afinal, antes de formular uma opinião é essencial compreender sobre o que se trata e seu funcionamento.

A pauta está em alta na mídia, nos debates em redes sociais e no mercado. Para ter uma ideia, o Google destacou NFTs e Cripto como termos de grande pesquisa durante 2021, segundo a Exame

Outro dado que mensura o nível de popularidade é o revelado pela Blockchain Game Alliance. Sua pesquisa revelou que jogos NFT lucraram R$13 bilhões em 3 meses. Um número bastante significativo de movimentação financeira.

Apesar disso, há diversas questões envolvendo NFTs e o mercado de cripto que tornam o assunto uma questão polêmica e polarizada. Portanto, para explicar o que é NFT iremos falar também nesse conteúdo sobre:

  • O que é NFT
  • Jogos NFT: como funcionam
  • Problemas do NFT
  • NFTs famosos (alguns bizarros)
  • Qual o futuro dos NFTs?

Não abordaremos o assunto por completo por ser praticamente impossível de fazer isso em apenas um conteúdo de blog. Trata-se de um tema complexo e que é bastante atualizado, tendo variações e novidades diárias.

Portanto, serve mais como uma introdução objetiva e didática a respeito do tema. Para você começar a finalmente entender o que é NFT e seguir acompanhando a pauta de perto.

Lembrando também que trata-se de um conteúdo informativo, não opinativo. A Mkt não incentiva ninguém a se envolver no mercado de cripto ou NFTs, tal decisão é individual e demanda um aprofundamento de conhecimento na área.

Se você curte os universos de jogos, não deixe de passar na nossa home e conferir nosso últimos conteúdos. Nos acompanhe também no YouTube e Telegram, ficando por dentro das nossas novidades 😉

Agora é hora de começar a falar sobre o que é NFT.

O que é NFT

Tokens não fungíveis (non-fungible tokens). Traduzindo: um ativo digital único do qual apenas você tem propriedade e não consegue encontrar nenhum outro item de natureza igual a sua. 

Uma das maiores dificuldades para entender o que é NFT são esses termos diferentes e novos. Esse dicionário básico e bem resumido com quatro palavras que são usadas frequentemente pode te ajudar em uma compreensão inicial:

  • Criptografia: recurso tecnológico que impossibilita que dados digitais sejam acessados por terceiros, como uma escrita codificada. Para compreender mais sobre a linguagem e como funciona, é só vir aqui.
  • Blockchain: tecnologia criptografada que possibilita a movimentação financeira de forma descentralizada (sem intermédio de instituições como banco), anônima e segura. É ela que registra das transações no mercado cripto, segundo a Infomoney
  • Token: representações digitais de um ativo (seja dinheiro ou propriedade) em uma Blockchain, também segundo a Infomoney
  • Criptomoedas: moedas digitais, podendo ser lidas também como um tipo de token. Geralmente possuem Blockchain própria. Entenda mais por aqui.
  • Não fungível: termo que designa algo único, que não pode ser fungível. Em outras palavras: não pode ser cambiável entre um produto idêntico.

Ressaltando que denominamos como dicionário básico e bem resumido. Os conceitos são mais complexos e possuem suas ramificações, então trouxemos algo mais superficial só para te auxiliar no entendimento introdutório.

Depois desse pequeno vocabulário, vale uma exemplificação mais prática. Moedas não seriam consideradas NFTs porque elas são intercambiáveis, ou seja: você pode trocar uma nota de 20 reais por outra idêntica de 20 reais. 

Agora, uma obra de arte poderia ser considerada NFT porque, em tese, você não encontra um outro item idêntico àquele criado. Trata-se de um bem único, não-fungível.

Só que, como falamos, os NFTs são ativos digitais. Portanto, em essência, precisam ser algo que sua existência primária seja no meio digital. Pode até ser que seja reproduzida de forma física, mas sua obra original é digital.

Ok, então na prática: o que é NFT? Praticamente qualquer item digital que seja uma obra original. Uma breve listinha de possibilidades para exemplificar:

  • Peças artísticas em jpeg, gif, vídeo ou áudio
  • Músicas
  • Skins de jogos
  • Ítens de jogos
  • Memes
  • Produtos virtuais de modo geral

Leia Também: Melhores jogos Epic Games. Títulos gratuitos também!

Por que as NFTs estouraram?

Essa é uma grande questão que já inicia o debate a respeito do tema. Afinal, o que levou ao grande boom das NFTs em 2021? 

Para começo de conversa, vale citar a pandemia. O isolamento e maior presença digital aqueceu esse mercado e acelerou processos.

Outro ponto foi o surgimento da ERC721, uma espécie de novo contrato da Blockchain que permitiu a criação das NFTs. A partir dele surgiu a possibilidade dos tokens serem não-fungíveis, criando a percepção de raridade e levando a ideia de coleção para o meio.

Se tem coleção, tem colecionador. Se tem colecionador, é possível replicar o mercado da arte na plataforma.

Com essa possibilidade de produzir artisticamente e vender suas obras no meio digital, artistas se introduziram nele. A partir daí, começou a se desenvolver e houve a crescente das NFTs.

Com essa realidade, a temática divide opiniões. Há quem defende esse novo ambiente como uma opção para artistas menores conseguirem se introduzir e ter mais força no meio artístico.

Em contrapartida, tem também uma visão extremamente oposta. Há quem enxergue os NFTs apenas como uma reprodução ainda mais desigual do mercado artístico, onde apenas grandes figuras e empresas conseguem fazer dinheiro em cima de alta especulação.

Além disso, há críticas à estética de certos NFTs que hyparam por aí. Junto com isso, surge também o antigo debate sobre o que é arte. 

Ressaltando a linha tênue entre até que ponto se diferencia uma peça como expressão artística e até que ponto é apenas um produto comercial. Falaremos um pouco mais desses aspectos no tópico sobre as polêmicas do NFT.

Jogos NFT: como funcionam

No meio dos jogos as NFTs encontraram um campo fértil. Há um grande crescimento de games se desenvolvendo de forma que mesclam seu conceito nas plataformas. Um exemplo é o Axie Infinity.

Nesse game você precisa adquirir monstrinhos para começar a jogar. Cada monstrinho é um NFT, que você upa e deixa mais forte, podendo vender depois. Essa é só uma das alternativas para incluir NFTs em games.

Só que é válido dizer que o debate acalorado tem chegado também no mercado dos games. Recentemente a Ubisoft anunciou que lançaria um jogo de NFT e foi muito criticada pelos jogadores, tendo que lidar com a repercussão negativa.

Além dela, o game S.T.A.L.K.E.R 2 também passou por uma situação parecida. Houve um anúncio inicial de que seriam incluídas NFTs no jogo, mas recebeu um feedback extremamente negativo. 

Voltaram atrás com o anúncio e o pronunciamento do game em seguida foi:

A situação é bastante complexa, enquanto há parte da comunidade contrária, há outra que adere. Axie Infinity, por exemplo, fez bastante sucesso em 2021 ganhando um bom destaque.

Outra ilustração da disputa da entrada desse aspecto nos games são as reações da Steam e da Epic Games Store. A primeira baniu todos os jogos da Blockchain, já a segunda se mostrou aberta para recebê-los. Techtudo falou mais sobre a situação aqui.

Por isso a busca sobre o que é NFT tem aumentado. Há quem apoia e quem seja oposição e é necessário se informar para dar conta de opinar.

Leia Também: Ubisoft+ vale a pena? Análise honesta com prós e contras

Polêmicas do NFT

Agora que você já leu uma síntese sobre o que é NFT e sua forma de funcionamento, é hora de entender suas polêmicas. 

1- Incerteza

É um mercado recente, com demasiada controvérsia e questões que o envolve. Portanto, há uma incerteza que o paira, o colocando como algo de alto risco para se envolver. 

Seja como investidor ou como produtor, a imprevisibilidade da recepção e permanência do cenário é uma constante atual. 

É possível que entre, seja bem recebido e consiga uma renda. Só que tem também a possibilidade de perder dinheiro e atrelar sua imagem com algo negativo.

Tal aspecto pode afastar determinadas pessoas e tornar a tecnologia algo viável apenas para um pequeno grupo, gerando desigualdade e acúmulo de riqueza.

2- Sustentabilidade

Uma das críticas mais incisivas a respeito das NFTs e mercado de cripto como um todo é a questão da sustentabilidade. Isso ocorre porque há demasiado gasto energético para que a tecnologia possa se manter rodando e existindo.

Para conseguir criptos na Blockchain é necessário que computadores de alta tecnologia resolvam problemas complexos. Para que eles consigam dar conta desse processamento, demandam muita energia e muitos computadores.

A atividade é inclusive nomeada de mineração, porque você está minerando criptomoedas. Como as NFTs só podem ser adquiridas em troca de criptos, são como um desdobramento desse sistema que está rodando e possui essa questão.

Para ajudar a dimensionar o gasto energético, a BBC trouxe um estudo que estimou que o Bitcoin utiliza, anualmente, a mesma quantidade de energia fóssil que a Argentina inteira. Leia mais a respeito disso nessa matéria da SP-Arte.

Já existem iniciativas que buscam soluções verdes para a existência do mercado cripto. Como por exemplo a GreenNFTs que incentiva quem apresenta essas soluções. Isso demonstra que o debate está sendo elaborado dentro da comunidade.

cripto nacional que visa estimular o uso de energia limpa e alternativas mais sustentáveis. Por enquanto trata-se apenas de uma gota no oceano, mas pode ser um caminho para resolver essa questão.

Leia Também: Carreira em games: 6 alternativas para quem curte o setor

3- Volatilidade

Os valores são extremamente flutuantes, tudo isso porque há muita especulação em cima do sistema. É também bastante frequente casos de lavagem de dinheiro envolvendo NFTs graças ao alto valor que determinadas peças possuem e a falta de rastreamento.

A lavagem de dinheiro está presente no mercado da arte desde o início, porém com a produção digital a velocidade de criação de obras gera um aumento nos esquemas. 

Além de ter potencial para ser uma bolha, tendo mais oferta do que demanda em algum momento.

5- Fraudes 

Já há casos de fraudes no meio das NFTs. Um exemplo foi o de um hacker que disse ser Banksy e colocou no site do artista que ele estava vendendo NFTs.

Houve um leilão que vendeu a peça por 244k em euros. Logo em seguida o artista desmentiu ser o autor da obra. Nesse caso, o dinheiro foi retornado pelo hacker.

Uma possível alternativa para evitar situações assim seria regulamentar o mercado e ter maiores certificações em cima de quem fez as peças. Assim seria um método para tentar diminuir a brecha para fraudes. 

Além disso, existem casos envolvendo esquema de pirâmide e scams (golpes) com bastante frequência. Tudo isso deixa o público bastante desconfiado e em oposição à novidade.

Leia Também: [Lista] 11 melhores jogos de tabuleiro. Pra família ou galera

6- Conceito

Você entendeu o que é NFT, certo? Então, agora é hora de falar sobre como seu conceito por si só é visto por alguns como um dos problemas. Isso se dá a uma questão mais filosófica em cima da arte que é: como falar em originalidade no meio digital?

O produto que você adquire e tem propriedade com a compra, pode ser de qualquer um, basta que outras pessoas dêem ctrl+c e ctrl+v. Você possui um registro dizendo que é seu e que é único, só que alguém pode ter exatamente a mesma peça sem ter que pagar.

A ideia de propriedade de uma peça digital ainda é muito questionada e gera dúvidas e desconfianças. Um dos argumentos em resposta a isso leva em consideração as diversas reproduções da Mona Lisa.

Você pode imprimir um cartaz da Mona Lisa, emoldurar e colocar em sua sala. Isso não quer dizer que você tem a obra original de Da Vinci que pertence ao Louvre, mas sim uma reprodução da mesma.

Há refutações que dizem que é uma comparação assimétrica, visto que no meio digital a partir do copiar e colar você terá exatamente a mesma obra que o proprietário. Não se trata de uma mera reprodução, mas um JPEG de mesma natureza que a obra original.

Por fim, existe uma crítica forte à figuras que entram nas NFTs visando apenas o lucro e aumento da valorização. Esse ponto esbarra no conceito de o que é arte, antigo questionamento e pauta de discussões.

Para muitos uma peça artística não deve ter como objetivo principal o lucro financeiro. Isso seria mais uma mercadoria do que realmente arte, diminuindo a importância do contexto cultural, histórico e da expressão subjetiva dos autores.

Existem ressalvas à tal visão. Há artistas que usam da tecnologia para ter melhor retorno em cima de suas peças, mas que não é só por isso que deixam de criar obras artísticas. 

Com a produção de NFTs muitos conseguiram gerar uma renda que os ajudaram a se manter durante momentos de crise da pandemia. Dando conta de conseguir viver sem ter que abrir mão de fazer sua arte.

É uma questão complexa e com diversas camadas que dividem opiniões. Se quiser participar do diálogo com suas impressões sobre o assunto, o espaço dos comentários está aberto para você 😉

NFTs famosos

Bom, mesmo com suas questões e problemáticas, é fato que as NFTs já tem causado um certo impacto no cenário mundial. Inclusive dando o que falar, visto a crescente presença do tema nas mídias.

Tudo isso rendeu alguns NFTs famosos que já foram vendidos por valores altos. Alguns deles podemos dizer que são até meio… curiosamente não convencionais (para não dizer bizarros).

Brincadeiras à parte, conhecer esses exemplos ajuda a entender melhor o que é NFT e tangibilizar seu alcance e potência até o momento. Visto que contam com a presença de grandes empresas, artistas e figuras no meio.

Não dá para negar que há muita grana e nomes de peso envolvidos, não é mesmo. As tais da NFTs movimentam desde transações milionárias até campanhas específicas. Olha que esses são só alguns exemplos de destaque.

Leia Também: Como ganhar dinheiro sendo streamer. Além dos subs e donates.

Qual o futuro dos NFTs?

Para fechar o conteúdo sobre o que é NFT, iremos falar um pouquinho sobre essa grande pergunta. Só que já deixamos um spoiler: ela ainda não tem resposta.

Como colocamos no tópico sobre polêmicas do NFT, muitas incertezas permeiam o tema. Não dá para ter uma previsão concreta e afirmar de forma incisiva o que vai acontecer, existem muitas variáveis e possibilidades.

Há quem considere o mercado de cripto e NFTs como uma bolha financeira que irá estourar a qualquer momento. Por outro lado, também vemos pessoas que indicam que esse será o futuro.

No momento, não dá para cravar com certeza quem está certo ou errado. Existem muitas questões e problemáticas que o meio precisa encarar e lidar para conseguir se consolidar e seguir em frente.

Só que, ao mesmo tempo, vemos que a comunidade tem buscado alternativas e soluções para se adaptar e reconstruir em cima das críticas. 

É uma tecnologia e proposta financeira recente, pode ser que ela esteja no início e em processo de desenvolvimento e melhorias. Ou também pode ser que seja algo sem futuro que não encontrará aplicabilidades e formas para se remodelar.

O que temos até o momento são: trata-se de um meio complexo e repleto de críticas, mas que, mesmo assim, está em efervescência. Com marcas e artistas que estão se envolvendo com ele, seja lançando projetos ou investindo.

Só que não podemos esquecer que as repercussões negativas vindas de forma coletiva também existem. Elas possuem sua força em cima das decisões a esse respeito, podendo impor resistência ao caminhar do mercado e até o desestimulando. 

O que resta é ver se as NFTs e criptos conseguirão lidar com os desafios que estão cada vez mais gritantes ao meio. Caso consigam, é possível que se consolide. Caso não, em algum momento deve acabar.

Leia Também: Checklist de como começar a criar um jogo. Start na carreira.

Conseguiu entender o que é NFT?

Não deixe de compartilhar o conteúdo com aquela pessoa que estava se perguntando sobre o assunto. Aqui você encontra uma dissecação introdutória a respeito do tema, passando por todas as polêmicas e também alguns exemplos marcantes.
Aproveita que chegou até aqui e confira se vale a pena ser streamer. Veja se realmente tem futuro nesse ramo que cresce cada vez mais.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts