Você já conhece a Twitch e até tem seu canal de streamer gamer? Então seu próximo passo é aprender a como divulgar live da Twitch. E foi justamente pensando em você que fizemos esse post 😀
A gente sabe bem que, diferente do que muita gente pensa, Streamar é uma atividade que exige bastante dedicação e paciência. Não é fácil criar conteúdos consistentes e interessantes para sua audiência.
E o que se espera em troca de tanto trabalho é perceber o aumento no número de viewers, não é mesmo?
Mas se esse aumento demora a aparecer é porque tá na hora de se movimentar e fazer algo diferente para atrair uma audiência nova. Fazendo você se perguntar “como divulgar o meu canal na Twitch?”.
Afinal, segundo dados do TwitchTracker, a plataforma conta com uma média de 2,5 milhões de viewers. Isso revela que existem muitas pessoas disponíveis para assistir seu canal, precisando apenas sacar como fazer divulgação da live.
Lembrando que não é nenhuma receita de bolo, hein? O que vamos trazer são estratégias práticas para saber como divulgar live da Twitch. Assim você pode tirar alguns insights para a divulgação do seu canal ao vivo.
Vamos jogar!
1 – Tenha metas (e divulgue elas)
Nossa primeira super dica para te ajudar a responder a questão de “como divulgar minha live na Twitch” é uma estratégia simples para te manter animado: trabalhe com metas.
Estabelecer algumas metas mensais te ajudará a manter o foco no que você quer conquistar como streamer. Além disso, divulgar essas metas com o público é uma forma interessante de se aproximar dele e criar uma boa relação.
Lembre-se de começar jogando baixo, com o tempo você vai crescendo mais e mais.
Você pode divulgar uma tabela com suas metas, colocando recompensas para você e seus viewers ganharem quando cumprir elas. Algumas sugestões do que você pode fazer são:
- Quando batermos 60 viewers em uma live irei fazer uma dança do Fortnite em agradecimento
- Quando tiver 100 subscribers irei sortear um jogo para vocês
- Se atingir a meta de X reais em doações compro uma câmera melhor para os vídeos
É uma forma criativa de brincar com as pessoas que te assistem. Sendo uma alternativa para se aproximar e incentivá-los a divulgar seu canal com você!
As pessoas que te assistem são os principais anunciantes do seu canal. Os incluir no seu processo de crescimento é uma ideia bem interessante!
Tendo essa importância do seu público em mente, seguimos para a dica número dois…
2 – Crie a sua comunidade
A pergunta que vale ouro é: “Como vou divulgar minha live na Twitch sem parecer chato?”
Pode parecer difícil, mas a resposta é bem simples: interaja com o máximo de usuários na plataforma. Uma interação natural e descontraída fará você se aproximar de novas pessoas que podem se tornar fãs do seu canal.
Ou seja, crie a sua comunidade! Se mantenha ativo na Twitch, assistindo outras lives de canais menores e participando das conversas nos chats. Quanto mais pessoas te conhecerem, melhor.
Afinal, quem não é visto não é lembrado! Então seja sempre visto dando uma passadinha em outros vídeos e outras redes sociais. Essa é uma forma não apenas de divulgar o seu canal como também de conhecer gente nova com o mesmo interesse que você!
Além disso, fazer grupos no Facebook ou então no Discord para estreitar a relação com seu público pode ajudar bastante. Tente dar dicas nesses canais, jogar com quem está no Discord para atrair mais viewers.
Esse é um meio interessante até para você encontrar referências de gente que está no mesmo corre que você. Assim é bom para trocar figurinhas, analisar o que fazem, entender o que funciona e o que acha que encaixa na sua live.
Para criar uma comunidade sólida, é importante manter a consistência tanto na produção de conteúdo quanto na presença nesse meio. A cereja do bolo é sustentar a personalidade do canal, para que assim se destaque pelo que for oferecer de verdade.
Se divirta enquanto faz isso e logo logo perceberá que seus viewers estão subindo.
3 – Divulgue em todos os lugares
Mas não fique preso apenas a uma plataforma quando for interagir com pessoas do universo streamer. Outras redes sociais também são bem interessantes para você marcar sua presença.
E quais são as redes sociais que você indica que eu divulgue minha live na Twitch? As principais são:
O miniblog pessoal é uma das redes sociais com maior envolvimento do universo gamer.
De jogadores profissionais de eSports à streamers famosos, os fãs de games costumam acompanhar seus ídolos do cenários por lá.
Portanto, garanta sua arroba no site e invista uma parte do seu tempo nessa rede social. Lembrando que o interessante do Twitter é falar sobre diversos assuntos, trazendo sua personalidade para sua conta.
Seja sempre você mesmo, faça alguns tweets rotineiros, interaja com as pessoas da comunidade e aproveite para divulgar seu canal. Nossa sugestão é: avise sempre que estiver ao vivo e depois poste um vídeo com os melhores momentos da live.
Outra dica de como divulgar live da twitch no twitter, é fazer algum sorteio. Pode ser de algum acessório gamer, moeda virtual de algum jogo (como o V-Bucks do Fortnite). Na regra do sorteio, coloque que o usuário deve seguir a sua página e retweetar a sua publicação.
Não sabe como fazer um sorteio no Twitter? Se liga nesse artigo da wishpond com um passo a passo para colocar em prática esse plano 🙂 Veja aqui.
Por fim, uma estratégia bem interessante é publicar cortes de live no Twitter. Vamos falar mais sobre canal de cortes quando a gente chegar no tópico YouTube, mas vale a pena ter essa sugestão em mente para o microblog também.
Instagram:
A conta do seu canal no Insta pode ser ótima para divulgar alguns making offs, receber feedbacks e postar comunicados oficiais como sua agenda de postagem de temas.
Os stories do Insta possuem ferramentas muito legais para essa interação. Como a caixa de perguntas, enquetes e até mesmo músicas. Saiba como fazer a diferença e usar elas de forma divertida.
Por exemplo, você pode separar um dia na semana para fazer um Perguntas e Respostas com seus seguidores. Lembre que tudo isso também é uma forma de se aproximar do seu público, fazendo com que queiram ver cada vez mais seus conteúdos.
Divulgar as lives na Twitch vai além de apenas falar que está ao vivo agora. É um trabalho que exige presença criativa e divertida nos meios digitais.
O recurso do Reels também pode ser interessante para você atingir mais pessoas. Vídeos curtos alinhados com temáticas que aparecem na sua live é um caminho possível. Se você fizer um conteúdo criativo, pode até ganhar visibilidade por compartilhamentos.
A dica final para essa rede social é: não deixe de procurar por hashtags em alta para inserir nas postagens. Essa tática é bacana para conseguir alcançar pessoas que gostam do segmento do conteúdo que você estiver criando.
O Tagsfinder é uma mão na roda nesse caso, mostrando quais são as hashtags mais bombadas do momento no Insta.
YouTube:
Um canal no YouTube é interessante para lançar alguns teasers de algumas lives ou postar um vídeo com os melhores momentos.
Foi dessa forma que o Futureman Gaming divulgou sua série de lives com a temática de viagem no tempo. Dá só uma olhada em um dos vídeos:
Uma outra grande referência de como usar essa rede social é o Casimiro, um dos melhores streamers brasileiros. Seu canal de cortes tem mais de 3 milhões de inscritos e ajudou no alcance de pessoas que não assistiam as lives normalmente, chegando em novos usuários.
Além de ser um conteúdo bem compartilhável também, sendo uma estratégia bem legal de como divulgar live da Twitch.
Leia mais: Como ser um youtuber gamer: passo a passo para crescer nessa plataforma
TikTok:
Para fechar, não podemos deixar de fora o TikTok. Essa rede social tem lançado tendência e tem cada vez mais aderência do público. Para ter uma ideia, segundo Semrush, o aplicativo conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.
Com tanto público e segmento, com certeza é um ambiente pertinente para se divulgar seu conteúdo. Criar vídeos curtos ou até mesmo fazer lives por lá é um caminho com grande potencial.
Ainda rola de aproveitar o material para o Reels do Insta e Shorts do YouTube. Então vale a pena estudar e se planejar para se introduzir também nessa rede social.
Leia Também: Vídeos curtos para entretenimento. Além do TikTok
Essas são as três principais, mas lembre que quantos mais lugares você estiver maior o número de pessoas que irá alcançar! Outras plataformas que você pode manter uma conta são:
- Reddit: o site possui bastante fóruns de jogos, aproveite o tema e conheça mais pessoas que se interessam pelo que você faz no seu canal.
- Facebook: existem diversos grupos voltados para o universo gamer, não deixe de fazer parte deles!
- Discord: participe de conversas na temática de games/streamers e aproveite para criar um grupo também com as pessoas que já te seguem. O Discord é bem conhecido entre os gamers e você não pode ficar de fora
4 – Faça anúncios nas redes sociais
Os anúncios pagos nas redes sociais podem ser uma boa ideia para chegar em pessoas que ainda não conhecem seu canal.
Com os ads você pode segmentar bem o público para o qual você quer que a mensagem chegue. Acerte em cheio na hora de enviar um conteúdo relevante para alguém que se interessa por ele.
E o melhor: você não precisa ter muito dinheiro para investir nas redes sociais. Logicamente, quanto mais grana você colocar melhor será o resultado, mas com alguns reais você pode fazer um teste e observar o retorno.
As duas redes sociais que sugerimos para você subir posts patrocinados no início são o Twitter e Facebook.
E como fazer um anúncio no Facebook ou Twitter?
Relaxa, é bem simples! No Facebook você só precisa ter a sua página do canal e, quando postar link de live, clicar em “impulsionar”. Depois disso é só seguir esses passos:
- Escolher o objetivo do anúncio. É reconhecimento de marca? Maior alcance? Clique no link? Veja as orientações do Facebook e escolha a que melhor se encaixa com o seu caso
- Nome da campanha. É importante para organização, te ajuda a não se perder na conta de anúncios depois 🙂
- Definição de público-alvo. Essa etapa precisa ser bem pensada, nela você escolhe dados como idade, local de moradia, interesses. Saiba segmentar bem o seu target para que o anúncio apareça para quem realmente quer ver o conteúdo
- Posicionamento. Onde o anúncio vai aparecer. O interessante aqui é que se você tiver uma conta vinculada no Instagram pode fazer o anúncio rodar nas duas redes
- Orçamento. Quanto você vai investir e o período que a campanha vai durar
Caso isso seja tudo novo para você, recomendamos esse vídeo do canal Santo Marketing, que fala o que é Facebook Ads
Já para o Twitter você precisa já ter postado o seu tweet. Depois você só precisa ir no seu perfil, localizar o tweet e clicar em “Visualizar Atividade do Tweet”. E então seguir esses passos:
- Clicar em Promover seu Tweet
- Em Segmentação selecionar a localização que deseja
- Depois virá o Orçamento, para você selecionar quanto irá investir. No Twitter você tem o valor mínimo de 10 dólares e máximo de 2500 dólares
- Por fim, precisará apenas clicar em Confirmar Gasto
O interessante do Twitter é que ele mesmo seleciona para que seu tweet aparecerá, buscando pessoas mais propícias a gostarem do seu conteúdo. Eles selecionam esse perfil baseado nas pessoas que te seguem, já que é o público que aceitou ver seus tweets.
Só que mais do que saber como fazer um anúncio em redes sociais, é se planejar para que seja feito de modo estratégico. Antes de sair anunciando qualquer coisa, sugerimos que você pense em alguma campanha específica para ter mais resultados.
Você pode, por exemplo, fazer algum evento de lançamento de algum jogo. Serão duas semanas fazendo live até zerar esse determinado jogo. Com isso em mente, rola uma campanha voltada para o público que tem interesse nesse game.
Assim você gera expectativa e ainda consegue fazer anúncios bem segmentados, chegando em um público nichado e com maior possibilidade de conversão.
Esse foi só um exemplo do que seria se planejar para criar uma campanha específica. É possível pensar nas mais diversas situações e cenários, o importante é não fazer um anúncio avulso, mas sim com objetivos e direcionamentos bem definidos.
5 – Jogue Trending Games
A escolha do jogo que você vai fazer uma gameplay influencia e muito no número de pessoas assistindo.
Se você for nos jogos que todos estão fazendo vai acabar se perdendo no mar de lives, mas se você for em um jogo que ninguém tem interesse há grandes chances de não ter nenhum viewer.
Então saiba ir no game que seja meio termo. Um que não esteja tão saturado mas que também tenha um certo público que já procure por ele.
O site sullygnome pode te ajudar nessa decisão. Ele informa os jogos que estão sendo mais jogados e assistidos na Twitch nos últimos 3 dias.
Então que tal dar uma olhadinha nele antes de escolher o próximo game? É uma atitude pequena, mas pode te trazer algum insight de jogo que nem tinha pensado.
Mas Igor, eu amo o jogo PUBG e sou muito bom nele.
Ótimo 🙂 Continue fazendo lives na twitch com ele e separe um ou dois dias da semana para jogar algum Trending Game.
6 – Faça parceria com streamers e marcas
Fazer parcerias com outros streamers também é uma estratégia que com certeza te ajuda a divulgar a live da Twitch.
Procure canais menores e estude a possibilidade de fazerem alguns trabalhos juntos. Networking é tudo, portanto se você já tiver uma relação bacana com quem for o dono do canal vai te ajudar bastante!
O legal é que a Twitch te dá diversas formas de interações para você e seu parceiro, alguns exemplos abaixo:
- A Twitch oferece a opção /raid, onde você direciona todos os seus viewers para uma live específica depois que finalizar a sua.
- Você pode jogar junto com o parceiro, fecharem uma equipe para a live dele.
Além disso, você pode procurar por marcas que possuem uma grande sinergia com o universo gamer.
Busque parceria com elas, talvez até gratuitas inicialmente, uma troca dessas pode te ajudar a chegar em um novo público. Pense em uma campanha interessante que possa fazer em conjunto e faça a proposta.
Lembre só de saber vender seu peixe nessas horas. Saiba quais argumentos usar para convencer de que essa parceria é interessante. De início talvez seja mais pertinente buscar por marcas e streamers menores, assim há um crescimento conjunto.
Essas são algumas ideias de interações que podem funcionar e ajudar a levantar tanto o seu canal quanto o do parceiro.
7 – Faça Giveaway
Essa é uma ótima alternativa para quem quer aprender como divulgar live da Twitch. O giveaway é uma espécie de sorteio que você pode fazer para sua audiência.
O sorteio pode ser valendo coisas pequenas mas que tem a ver com o seu canal. Talvez algum jogo específico ou skins de algum personagem.
Essa é uma estratégia interessante porque você pode estipular as regras do sorteio. Só estará participando quem seguir o seu canal, tiver x horas assistidas em alguma live ou então para quem compartilhar no Instagram seu canal.
Tudo pode contar como ponto e aumentar as chances de ganhar o prêmio.
Mas não se esqueça de divulgar bem o seu sorteio, falar nas lives e nas demais redes sociais que tiver. Quanto mais pessoas souberem que está rolando, mais irão divulgar e querer ganhar.
8- Analise os resultados
Por fim, ressaltamos aqui como dica de como divulgar live da Twitch a análise dos resultados das ações que você tomar. Isso é muito importante para entender o que de fato está funcionando ou não.
Durante o processo de divulgação e aumento de público, muito provavelmente vão rolar estratégias que não funcionarão tanto. Faz parte da caminhada, até porque ainda está se entendendo o público e o que ele curte.
Quando você confere os números, você visualiza as respostas ao que está fazendo. Vendo o que compensa fazer mais vezes, o que é preciso ajustar e o que não teve retorno nenhum.
Esse tipo de postura e perfil é fundamental para ter mais domínio do que está se fazendo. Então não deixe de ver os números das campanhas que tiver, de anotar o alcance das outras redes sociais que tiver e visualizar se está convertendo o público em viewer ou não.
Esses dados servem como bússola para você ter um norte de para onde está indo. Não é só fazer um monte de ação e aguardar, é também acompanhar e ser ativo nesse processo de navegação. Saiba interpretar os números e chegue ao destino final.
Dica Extra (o melhor para o final) de como divulgar live da Twitch
Ok, a gente falou que ia passar só 7 dicas de como divulgar live da Twitch mas essa extra vale a pena incluir pro seu sucesso.
O Twitch Strike é um site que é uma mão na roda para qualquer streamer. Nele você encontra gráficos que informam os melhores dias e horários para ir ao ar com determinado jogo. Demais, não?
Ele é bem intuitivo e simples, mas deixaremos um passo a passo aqui para não ficar com dúvidas:
- Pesquise o jogo que você quiser
Para isso, você só precisa digitar o nome dele na barra de espaço e clicar em search. Não tem mistério!
- Voilá, agora é só analisar os gráficos!
Assim que der o search, irá para uma página onde vai selecionar o jogo que quer. Quando entrar nela, verá alguns números sobre como está a quantidade de viewers nesse momento e quantos canais. Ao descer um pouco a página, você encontra esses dados:
É um Heat Map, que mostra os horários mais quentes com canais streamando e viewers assistindo também.
Tudo o que você precisa fazer é analisar bem esses dados que tem em mãos e conciliar os melhores horários da Twitch com a sua rotina streamer! Simples, viu?
Se você seguir essas dicas com certeza terá um up na divulgação das suas lives. O principal é não desanimar e nem se deixar desistir nas primeiras dificuldades.
Com dedicação e paciência você vai encontrar o seu espaço e será recompensado por isso!
Só lembre de sempre jogar o que ama e manter seus conteúdos divertidos e leves. Ah, e não esqueça de deixar para gente nos comentários qual a dica que você mais gostou! 😀
E se você tem mais alguma dica de como divulgar live da twitch, não deixe de compartilhar nos comentários e ajude a comunidade para todos crescermos ;D
Leia também nosso passo a passo de Como Ser Streamer e confira se não tem
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.