Roblox ou Minecraft? Qual o melhor para expressar criatividade?

Está em dúvida entre Roblox ou Minecraft e quer saber qual o jogo mais indicado para você ou para sua criança? Reunimos aqui os principais pontos sobre os games para você conhecer os detalhes de cada um e decidir qual a proposta que agrada mais.

Ambos jogos são bem famosos e contam com marcas gigantes. Além de serem bem queridos pela galera, principalmente por crianças e adolescentes.

A verdade é que são dois títulos extremamente criativos e muito indicados para auxiliar até mesmo no aprendizado de crianças. Portanto, são dois nomes bem legais de qualquer forma.

Só que, às vezes, podemos ficar em dúvida entre Roblox ou Minecraft. Principalmente se não conhecemos direito sobre eles. Por isso, para te ajudar a decidir, trazemos os seguintes aspectos de cada jogo:

  • História
  • Como funciona
  • O que fazer no jogo

Ao final, ainda deixamos um comparativo entre Roblox ou Minecraft com o resumo dos pontos de cada. Assim você consegue decidir qual o que melhor vai atender suas expectativas.

Leia Também: [Lista] Jogos parecidos com Minecraft – Explore novos mundos

Minecraft

1- História

Para começar o conteúdo sobre Roblox ou Minecraft, vamos reunir os detalhes da história do jogo dos blocos. Lançado em 2009 pela Mojang, como um jogo indie, até que foi comprado em 2014 pela Microsoft por US$2,5 bilhões.

Trata-se então de um jogo bilionário e de mais de 140 milhões de usuários, tendo inclusive uma boa parcela de jogadores adultos, segundo o Canal Tech.

Um dos pontos fortes da trajetória de Minecraft diz respeito a produção de conteúdo na internet. Eles não são muito rigorosos quanto à busca por direito de imagem, permitindo então que diversos youtubers postassem sobre o jogo.

Isso ajudou no alcance e crescimento do mesmo. Apesar de seu lançamento já ter 13 anos, ainda tem marcas impressionantes atualmente, como por exemplo:

  • Ser o primeiro jogo a alcançar 1 trilhão de views no YouTube, isso em 2021
  • Seguiu aparecendo como o jogo mais assistido do YouTube, ainda em 2020

Se quiser saber sobre a trajetória do jogo de forma aprofundada, já falamos sobre o que é Minecraft antes. Neste conteúdo você encontra todas as informações e curiosidades sobre esse título de sucesso..

2- Como funciona

Como uma espécie de lego. Sim, é um mundo com a estética constituída por blocos e nele você pode explorar e combinar as peças para criar novos itens.

Assim, é um jogo que te incentiva a criar seu próprio mundo. Inicialmente você nasce em um mapa gerado aleatoriamente sem nenhuma ferramenta. 

Para dar conta de sobreviver, deve ir em busca de recursos para então criar instrumentos que te ajudarão a explorar e dominar mais o mapa. Por exemplo, construir uma picareta para ir nas minas, ou uma espada para enfrentar os monstros.

É importante também ficar atento à fome, sendo necessário caçar animais. Além disso, à noite é o horário que os monstros mais aparecem, sendo importante ter um abrigo para se proteger e não morrer.

Lembre que, se você morrer, você perde todo o seu progresso. Caso você não curta esse tipo de desafio e só queira jogar Minecraft para criar o seu mundo, pode jogar no modo criativo.

Basicamente é assim que funciona o jogo, como um craft survival. Logo mais você verá como é o outro para saber qual prefere: Roblox ou Minecraft.

3- O que fazer em Minecraft

Como falamos, é um game que demanda muita criatividade. Então, você pode fazer uma infinidade de coisas. Alguns exemplos são:

  • Criar a sua vila
  • Fazer artes no seu mundo
  • Derrotar o Ender Dragon
  • Explorar minas em busca de preciosidades
  • Pescar
  • Convidar um amigo para jogar e criar uma história com você
  • Batalhar com monstros
  • Criar uma fazenda com os animais

A lista é infinita e esse é o grande ponto forte de Minecraft. Você tem liberdade total para fazer o que quiser do jogo. 

Para você ter uma ideia melhor da liberdade, no vídeo abaixo vemos o Alanzoka, um dos melhores streamers brasileiros, jogando Minecraft:

Roblox

1- História

Agora é hora de saber mais do outro título, para então decidir qual você prefere. Roblox ou Minecraft?

No que diz respeito à história, este tem um sucesso bem mais recente que Minecraft.  Lançado em 2004 sob o nome de DynaBlocks, foi apenas em 2006 que se tornou o Roblox, com seu site oficial entrando no ar.

Só que seu sucesso começou a ganhar mais amplitude em 2020, com o lockdown pela Covid-19. Segundo o Wired, nesse período foi quando eles chegaram à aproximadamente 50 milhões de usuários ativos mensalmente e mais de cinco milhões de criadores.

Além disso, David Baszucki, seu dono, é um dos homens bilionários do mundo, segundo a Forbes. Pelo que a matéria fala, ele conta com um patrimônio de US$2,8 bilhões.

Assim vemos um pouquinho da trajetória e como alcançou fama. Se quiser saber mais detalhes sobre o game, vale ler nossa matéria sobre o que é Roblox.

2- Como funciona

É bem similar com Minecraft, tendo muita comparação sobre também ser estilo um lego. Podemos dizer que a grande diferença entre Roblox ou Minecraft é no aspecto do social.

Enquanto Minecraft você joga mais sozinho ou no máximo com outra pessoa, Roblox funciona como uma comunidade. Ele é um sandbox MMO (Massively Multiplayer Online).

Então, para jogar no Roblox, você deve criar seu avatar e entrar na plataforma do jogo. Nela, você pode explorar, entrando nas variadas gameplays que estão criadas por outros usuários.

Cada fase conta com suas regras e modalidades. Há algumas que não são permitidas para determinadas idades, mas no geral o jogo conta com muitas opções para o público infanto-juvenil.

Quando falamos em variadas gameplays, nos referimos a variados minijogos. No vídeo abaixo se encontra uma lista dos melhores jogos do Roblox:

Além disso, é possível também interagir com outros avatares que estão no jogo com você. Essa interação pode rolar ou por conversas no chat (só que com certas limitações de palavras, dependendo da sua idade) ou por disputas e competitividades nos mini jogos.

3- O que fazer no Roblox

Também conta com uma infinidade de possibilidades em relação ao que fazer. Em Roblox você pode:

  • Jogar minijogos
  • Criar minijogos (é um dos jogos para criar jogos)
  • Estilizar seu avatar com suas próprias roupas
  • Vender seus itens nos minijogos
  • Conhecer novas pessoas
  • Jogar com vários amigos

Enfim, existem diversas formas também de expressar sua criatividade e diversão. Então, como vemos, seja Roblox ou Minecraft, ambos são bons jogos para criativos.

Leia Também: 3 formas de como ganhar robux de graça no Roblox. Simples e seguras.

Roblox ou Minecraft? Comparativo

Como podemos ver, ambos jogos são similares. Contam com muitas semelhanças e são bem voltados para quem quer um espaço de criatividade e para fazer o que quiser. 

Além disso, os dois são interessantes para público infanto-juvenil. Apesar de não se limitarem apenas a ele, principalmente quando falamos de Minecraft que, como já falamos, conta com uma boa parcela de jogadores adultos.

Basicamente, para decidir entre Roblox ou Minecraft vale que você considere o paralelo de um ser um game mais individual e o outro ser mais sociável. 

Mesmo que você possa jogar Minecraft com mais uma pessoa ou aproveitar Roblox sem ninguém, essas características são fortes diferenciações da natureza de cada jogo.

Então, se você curte jogar e criar sozinho ou sozinha, talvez prefira Minecraft. Agora, se quiser aproveitar minijogos variados com uma comunidade que cria e constrói o jogo em conjunto constantemente, pode preferir Roblox.

No fim das contas, vale dar uma chance para o Roblox ou Minecraft. Você consegue tirar uma palhinha dos dois jogos, assim rola de fazer um teste com os dois e ver qual é mais sua cara.

Sem contar que é uma boa para quem enjoa rápido de jogos. Por mais que ambos tenham uma infinidade de possibilidades do que fazer… pode ser que cansem. Então, nossa sugestão entre Roblox ou Minecraft é basicamente: os dois!

Gostou do conteúdo sobre Roblox ou Minecraft?

Depois conta para a gente nos comentários qual você considera que é mais a sua cara. Aproveita também para compartilhar esse conteúdo com aquele amigo ou amiga que também fica nesse dilema entre os dois jogos.

Agora, se você curte esse tipo de game, temos uma lista de jogos para criar jogos que deve te interessar. Selecionamos 8 títulos em que você consegue criar sua própria aventura, confira! 😉

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts