O que é emulador? Para que serve? Quais os tipos?

Entenda o que é emulador, para que serve, tipos de emuladores e mais. Todas as informações necessárias sobre o tema que é muito frequente e falado no universo dos games e além dele.

Vale ressaltar que esse não é um conteúdo que visa incentivar o uso de emuladores. Nosso objetivo aqui é apenas informacional, visto que muitas pessoas realmente têm dúvidas a respeito do que é esse programa.

Um conceito antigo e com debates sobre qual foi o primeiro emulador, a ideia de emular algo está presente hoje em dia, principalmente no mundo dos games. Vemos até jogadores profissionais e premiados de Free Fire que usam emuladores.

Inclusive, na Loud tem uma sessão de jogadores e influencers que são focados no Free Fire por emulador. Sendo bem comum mesmo em alguns momentos.

Por isso, hoje falaremos sobre o que é emulador, respondendo todas suas dúvidas a respeito desse programa.

Agora, vamos jogar!

O que é emulador?

Trata-se de um software que projeta programas ou jogos de um sistema operacional diferente do que você estiver usando. Em outras palavras, ele simula um sistema operacional que não é o do dispositivo que está sendo usado.

Há quem diga que quem iniciou com os emuladores foi a IBM, quando precisou emular programas de aparelhos mais antigos em alguns mais recentes. 

Com o tempo, ele ganhou espaço no universo gamer. Muitas pessoas começaram a emular jogos antigos em desktops novos e, atualmente, ele está bem disseminado para mobile gamers.

Basicamente, é isso o que é emulador. Só é importante dizer que, muitas vezes, ele não é legal para se usar juridicamente falando. Falaremos mais a respeito de alguns cuidados em relação a isso mais para a frente.

Para que serve emulador?

Agora que já sabe o que é emulador, é hora de entender para que serve. Já deu para ter uma ideia, já que você entendeu sua funcionalidade. Em linhas gerais, ele projeta um sistema operacional diferente, sendo usado em muitos casos para:

  • Jogar jogos de diferentes plataformas
  • Usar programas que não rodam no seu dispositivo
  • Aproveitar funcionalidades que não existem no seu aparelho
  • Ampliar suas opções de programas e jogos

Enfim, ele serve para diversas ocasiões. É extremamente popular no mundo game, principalmente emuladores como os que permitem jogar games como os da Nintendo. No próximo tópico falaremos mais sobre os tipos de emuladores.

Leia Também: [Lista] 6 melhores emuladores de Android para PC. Gratuitos.

Tipos de emulador

Existem vários tipos de emuladores, como por exemplo:

  • De Android
  • De iOS
  • De Nintendo
  • De Arcade
  • De PS2
  • De XBox

Então, é possível projetar diferentes plataformas no seu Notebook ou PC Gamer, por exemplo. Você também consegue fazer o inverso, emular o sistema do seu PC no seu Android.

Muito se fala também sobre o Steam Deck poder emular outros sistemas por causa do seu sistema aberto. No vídeo abaixo você visualiza um pouco dessa possibilidade:

Tudo isso dá muitas opções do que fazer com o emulador, servindo então para muitas coisas. Sendo isso o que é emulador.

Atenção ao uso do emulador

Apesar de bastante popular e comum, é preciso ter atenção porque não é exatamente legal juridicamente falando. Sendo assim, vários problemas podem ocorrer.

A Nintendo é uma marca que costuma ser bem rigorosa quanto a isso, fiscalizando e bloqueando usuários que não usam o console deles mesmo. A Epic Games, por exemplo, com o Fortnite também já falou que não irá rodar no Steam Deck.

Além disso, em cenários competitivos, pode ser considerado hack em alguns exemplos. Principalmente de jogos que são originalmente mobile, como Free Fire.

Por fim, sempre confira o programa que você estiver baixando. Tome cuidado com vírus e outras ameaças que podem danificar o que você estiver usando.

Entendeu o que é emulador?

Aproveite que chegou até aqui e veja qual o melhor emulador para jogar Free Fire. Nessa lista você encontra opções que rodam até em PC fraco.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts