8 Dicas de como trabalhar em empresas de games

8 dicas práticas para quem quer saber como trabalhar em empresas de games. Veja formas de como se introduzir no mercado e por onde começar procurando pelas oportunidades de trampos.

O mercado de games está em ascensão e, segundo a Exame, falta mão de obra especializada. Com isso, acaba sendo uma boa ideia ficar de olho no setor para tentar entrar nele como profissional.

Só que… por onde começo? Como fazer isso? Como trabalhar em empresas de games? Essa dúvida pode bater, visto que a consolidação desse meio vem de forma mais recente, então não costuma ser uma das opções tradicionais de emprego.

Então, para te ajudar, reunimos aqui essas 8 dicas de como trabalhar em empresas de games, sendo elas:

  • Defina o que quer
  • Se especialize
  • Se envolva no mercado
  • Networking é tudo
  • Rede sociais ao seu favor
  • Linkedin
  • Portfólio
  • Experiência

Fique atento a esses oito pontos e tenha um norte de onde mirar para começar a entrar nesse meio.

Leia também: Como trabalhar com eSports [diversas áreas]

8 Dicas de como trabalhar em empresas de games

1- Defina o que quer

A primeira de como trabalhar em empresas de games é: defina de forma bem nítida o que você quer fazer, para saber onde vai mirar seus esforços. 

É claro que, de início, pode ser difícil ter essa definição. O mercado de jogos conta com diversas áreas e alternativas de carreira em games e com tantas opções a gente pode ficar meio confuso.

Mesmo assim, é importante ter essa definição. Não quer dizer que ela será rígida e inalterável para o resto da vida, mas é necessária para te dar um norte de por onde vai começar sua dedicação.

Então pesquise bem sobre cada setor e veja qual é mais sua cara. Você curte produção de jogos? Ou gostaria mais de participar de cargos administrativos ou de comunicação?

Esses são só alguns direcionamentos para você começar a pensar sobre o assunto.

2- Se especialize

Depois que tiver definido em que você quer se dedicar mais, é hora de se especializar. Como colocamos anteriormente, falta mão de obra especializada no setor, então se profissionalizar de fato pode ser um bom diferencial.

Sem contar que é um dos caminhos de como aprender programação de jogos ou se ligar em como trabalhar em empresas de games.

Se você quiser ir para uma área mais administrativa ou para o lado comunicacional, vale a pena conferir opções de cursos superiores. Existem também alguns técnicos de formação que podem te auxiliar no conhecimento prático.

Agora, se sua área for da produção de games mesmo, aí existe um mundo de opções.cursos superiores de programação ou ciência da computação que podem ser bem úteis para você se desenvolver.

Tudo depende muito também de qual área da produção você quer cair. Se seu interesse for, por exemplo, game design, compensa pesquisar por cursos de design de início.

Se o que você curte é o lado sonoro e criação de trilha, aí é melhor pesquisar por cursos que envolvam música. Na internet você encontra até alguns específicos de sonoridade para jogos.

Agora, se sua ideia é desenvolver em um sentido amplo, também é possível encontrar diversas opções de cursos de desenvolvimento de jogos. O da Danki Code Games, do qual você tem um acesso vitalício e garantia de 7 dias.

Essas são apenas umas pinceladas resumidas de caminhos que você consegue trilhar para se especializar.

Existem outras formas também de chegar no seu objetivo. O que importa mesmo é sempre pesquisar e verificar bem antes para saber qual a demanda do mercado no setor que você deseja entrar.

Ainda mais por se tratar de um meio que envolve tecnologias, as coisas mudam muito rápido. Então é necessário sempre se atualizar e saber se o curso que deseja fazer aborda as inovações tecnológicas ou se é ultrapassado demais.

3- Se envolva no mercado

A comunidade gamer é muito forte online e offline. Então, se você quer saber como trabalhar em empresas de games, precisa se envolver nesse mercado e nessa comunidade.

Como faço isso? Algumas dicas práticas:

  • Participe de grupos ou fóruns (por exemplo: Steam CommunityGame Vício, Ggames, RedditOuterSpace, entre outros)
  • Acompanhe produtores de conteúdo da área e interaja com eles
  • Faça cursos esporádicos
  • Participe de eventos (como game jams)

Tudo isso é uma forma de procurar portas para abrir nesse setor. É extremamente importante estar por dentro, explicaremos mais sobre isso no próximo ponto.

4- Networking é tudo

Você já deve ter escutado alguém falando isso, mas precisamos ressaltar esse ponto em um conteúdo com dicas de como trabalhar em empresas de games. Conhecer pessoas que trabalham nessa área te ajuda a ficar por dentro de oportunidades.

Um modo simples de você entender é: algumas empresas valorizam a indicação de funcionários na hora que buscam alguém para preencher uma vaga. Sendo assim, conhecer e ser próximo de uma pessoa que trabalhe te ajuda demais.

Sem contar que essas trocas profissionais rendem aprendizados e conselhos para quem está chegando agora e quer entrar no meio. Principalmente no que diz respeito a oportunidades em estúdios menores.

Outra questão do Networking é conhecer pessoas com afinidade ao seu modelo de trampo. Assim, caso você comece a tocar algum projeto pessoal, já tem em mente quem procurar para trocar figurinhas e pedir ajuda.

Enfim, há diversos motivos para você buscar um relacionamento profissional com pessoas da área. Não precisa ser de modo interesseiro e nem tentar ficar próximo de alguém que não tenha nada a ver com você.

Só lembre de estar com as portas abertas para criar um networking legal e interessante para você. Conheça o trampo de outras pessoas que te inspiram e acompanhe ou então participe de eventos, esses podem ser passos iniciais para você criar essa rede de contato.

Leia também: [Lista] Curso para criar jogos. Realize seu sonho.

5- Redes sociais ao seu favor

Sim, se você quer saber como trabalhar em empresas de games, é legal saber usar as redes sociais ao seu favor. Você pode até mesmo criar um perfil profissional e seguir outras pessoas da comunidade gamer, ajudando a divulgar seus projetos.

Existem muitas redes que são boas formas de conhecer mais pessoas da área. Além também de ser uma oportunidade para publicar trabalhos e receber feedbacks. Algumas sugestões são:

  • Twitter
  • Discord
  • Reddit
  • Grupos do Facebook
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Behance

Se você souber falar inglês, uma ideia legal é criar também conteúdos nessa língua também. Assim você alcança um público que seja de fora e que possa ter interesse em trabalhar com pessoas de outros países.

6- Linkedin

Falar em oportunidades de trabalho sem falar de Linkedin não dá. Participar dessa rede social é de suma importância para quem quer iniciar uma carreira e não sabe por onde começar.

Mas até para o mercado de jogos? Sim, até para o mercado de jogos. Para você ter uma ideia, empresas de eSports de diversos portes, brasileiras e de fora estão no Linkedin, como por exemplo:

Entre, faça conexões com pessoas da área, se estiver confortável também é interessante elaborar algumas publicações. Só lembre que o Linkedin serve como uma espécie de mural para quem vai te contratar, então tenha bastante cautela com o que publica.

O mais importante: crie alerta de vagas e fique sempre de olho. Você pode filtrar colocando que está com interesse no setor de games e colocar até a localização em outro país.

Essa é uma das dicas mais importantes para quem quer saber como trabalhar em empresas de games.

7- Portfólio/Currículo

Ter um portfólio ou um currículo (de preferência, os dois) em dia é o mínimo para quem busca por oportunidades. Assim que você ver uma vaga, ou que alguém te convidar para um processo seletivo, é imprescindível que você consiga mostrar sua bagagem e trampos.

Se quer entrar para o meio profissional, precisa estar em dia com ambos. Serve como um cartão de visita, que demonstra quem você é, quais são seus interesses e quais trabalhos já realizou.

Se não tiver nenhuma experiência, esse é um bom primeiro passo. Inicie algum projeto pessoal bem experimental e livre para colocar no seu portfólio.

Lembre-se de criar de forma bem profissional e alinhada com a sua personalidade. É para causar uma boa primeira impressão, por isso tenha muito carinho com esse tipo de material.

Leia Também: A melhor engine para seu jogo: Unity ou GameMaker Studio?

8- Experiência

Por fim, se você quer saber como trabalhar em empresas de games é legal que tenha experiência. 

Sabemos que é um grande paradoxo: você quer entrar no mercado para começar a ter experiência, mas uma das condições para tal oportunidade é que você já tenha experiência.

Isso é bem complexo e difícil, mesmo. Só que, para te ajudar no início, você pode considerar como experiência qualquer contato que tenha com games ou até mesmo outras áreas afins. Tudo pode servir como bagagem. Por exemplo:

  • Já foi Game Tester? Considere experiência
  • Tem algum projeto pessoal engavetado? Dê andamento e inclua como experiência
  • Já participou da produção de algum evento? Pode ser experiência
  • Já teve algum trabalho em alguma outra área? Pense em quais habilidades você desenvolveu que podem ser consideradas experiências pertinentes para o que busca
  • Fez algum curso? Pode ser experiência
  • Certo domínio com alguma ferramenta específica? Pode ser experiência

Se você não tiver nenhum desses pontos, já sabe por onde começar. Quem sabe não inicia com algum projeto pessoal? Um protótipo de jogo ou apenas a apresentação de uma ideia.

Para te ajudar, você pode buscar por referências em sites como o Behance. Tudo isso é um bom começo para quem quer saber como trabalhar em empresas de games. 

Afinal, qualquer tipo de prática tem potencial para agregar valor e conhecimento para seu profissionalismo. No fim das contas, a experiência é sobre isso. Você começa com coisas menores para abrir mais portas e, quando vê, está acumulando muitos saberes.

E aí, gostou das nossas dicas de como trabalhar em games?

Lembrando que se você estiver com interesse em se especializar, a Danki Code Games é uma alternativa. Vale a pena conferir mais detalhes deles e, quem sabe, fazer o teste com os sete dias de garantia.

Agora é hora de descobrir sobre como criar um jogo simples. Depois de ler você já vai sair sabendo o que precisa fazer para produzir seu primeiro jogo.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts