A melhor engine para seu jogo: Unity ou GameMaker Studio?

Escolher entre Unity ou GameMaker Studio é uma questão recorrente, não só para quem está começando a desenvolver games, mas também quem já trabalha com outras engines de jogos.

Começar em uma nova engine exige estudo e conhecimentos específicos. E no fim, aprender as duas ao mesmo tempo pode não ser a tarefa mais simples quando você procura pela melhor engine para seu jogo.

São muitas as características que diferem uma da outra e que podem fazer com que uma pessoa prefira a Unity ou GameMaker Studio.

Tanto Unity ou GameMaker Studio possuem ferramentas profissionais de trabalho, e podem, sozinhas, te ajudar a desenvolver seus próprios jogos e distribuí-los. Ambas possuem uma grande comunidade de usuários e não faltam materiais para usar em seus projetos.

Mas, quando se trata do uso, cada pessoa tem uma preferência. E para ajudar você a entender melhor as diferenças entre cada uma destas engines, além de experimentar aquela que mais lhe agrada, escrevemos este artigo.

Vamos conhecer então as principais características de cada uma destas ferramentas de desenvolvimento de jogos. Unity ou GameMaker Studio?

Estudo comparativo: Unity ou GameMaker Studio?

Cada engine de desenvolvimento de games tem suas próprias soluções e formas de produção. Em cada uma delas você verá diferentes soluções para cada uma de suas necessidades.

Existem várias outras engines de jogos e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Leia também: Aprenda as melhores formas de como criar um jogo simples

Hoje nosso foco será fazer um breve estudo comparativo na escolha entre Unity ou GameMaker Studio. E para isso separamos os seguintes tópicos para análise:

  • Facilidade na criação de jogos
  • Opções para exportar o seu jogo
  • Criações em 2D e 3D
  • Loja de recursos
  • Velocidade na criação de jogos
  • Qual o preço e onde encontrar?
  • Exemplos de jogos criados com cada um deles

Segue com a gente!

Facilidade na criação de jogos

A facilidade na criação de jogos pode ser uma questão pessoal, com preferências específicas de cada desenvolvedor. Mas, alguns fatores podem ser apontados aqui como facilitadores na hora de criar seus jogos.

Ambas as ferramentas possuem uma grande comunidade que compartilham dúvidas se ajudam. E além disso, também é possível encontrar diversos tutoriais ensinando a usá-las.

Um fator que pode ser um grande diferencial positivo para a GameMaker, é que você não precisa ter profundos conhecimentos em programação. Ela possui sua própria linguagem, a base de script, que facilita o aprendizado de qualquer pessoa.

O que pode até ser ruim para quem sabe programar em C# e tem que se adaptar ao GML que é a linguagem da GameMaker Studio.

Se você gosta de programar em C# ou Bolt, a Unity pode ser a sua pedida.

Aproveite também: Veja como aprender programação de jogos. Saiba por onde começar!

Opções para exportar e publicar o seu jogo

Ambas as engines possuem muitas opções de plataformas para exportar e publicar o seu jogo.

Além dos tradicionais consoles da atual geração e a passada, você também pode criar jogos para sistemas linux, windows, iOS, mobile em geral, HTML5. Além de muitas outras.

A Unity tem uma vantagem aqui, oferecendo inclusive desenvolvimento para dispositivos VR, como Oculos.

Criações em 2D e 3D

Uma das primeiras coisas que você define em seu jogo é se ele será um jogo 3D ou 2D. E aqui nós vemos a primeira grande diferença entre as duas engines.

A GameMaker Studio é especializada na produção de jogos 2D, e por mais que alguma coisa possa ser produzida em 3D, sua engine não é a melhor escolha e vai deixar a desejar.

Já a Unity te dá suporte a criação de qualquer um dos dois estilos de jogos, tanto 2D como 3D, com os recursos necessários que você precisa para o desenvolvimento.

Portanto, se o seu objetivo é criar jogos 3D, Unity é a pedida para você.

Loja de recursos

Hoje em dia é muito comum que as engines ofereçam lojas de recursos para facilitar a criação de seus jogos. Com eles você não precisa se preocupar tanto na criação de personagens, texturas, sons, objetos entre outras coisas que você precisará em seu jogo.

Uma loja robusta com muitas opções gratuitas e pagas ajuda muito o desenvolvedor.

Nesse requisito as duas vão te servir muito bem.

Sabe o que mais serve muito bem para você que quer aprender a desenvolver jogos? Um curso completo como o da danki.code!

Isso mesmo! Lá você vai aprender tudo sobre desenvolvimento de jogos, inclusive aprender a usar tanto a Unity quanto a GameMaker Studio!

Com diversas vídeo-aulas e conteúdos riquíssimos, para você que quer começar do zero ou você que está querendo se aperfeiçoar mais.

O curso da danki.code é um dos mais conhecidos cursos brasileiros, por seu ótimo preço e quantidade de conteúdo. Não deixe de conhecer!

Velocidade na criação de jogos

A velocidade na criação de jogos está muito ligada ao quanto você já está familiarizado com a plataforma. Mas, ainda assim, se você procura como criar um jogo simples em 2D, a GameMaker Studio facilita muito mais sua vida.

Isso pelo fato dela ser uma ferramenta focada em jogos 2D, e pouco uso de programação na criação de seus jogos. Muitos dos passos que você precisa dar, já estão prontos, acelerando o processo de criação.

Qual o preço e onde encontrar?

Aqui está uma grande diferença entre as duas. Enquanto a Unity é uma ferramenta gratuita para o uso pessoal, a GameMaker Studio cobra a partir de $39 dólares para você desenvolver seus jogos pela ferramenta.

Em cada um de seus sites você poderá encontrar maiores informações:

Leia também: [Guia] Conheça o que é Unity e tudo o que ela pode fazer

Exemplos de jogos criados com cada um deles

Segue abaixo alguns exemplos de jogos criados com cada uma das engines.

Unity

GameMaker Studio

Leia também: E aí?! Faculdade de jogos digitais vale a pena? Descubra agora!

Pronto para escolher entre Unity ou GameMaker?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre estas famosas engines de desenvolvimento de games, é hora de colocar a mão na massa.

E para tirar o melhor proveito de cada uma delas, você precisa conhecer o curso da danki.code!

Com ele você vai:

  • criar mais de 25 jogos completos, entre 3D e 2D;
  • aprender a criar a sua própria Game Engine;
  • dominar outras engines como: Unity, GameMaker, Unreal, Godot;
  • aprender a publicar o seu jogo em qualquer plataforma;
  • receber um certificado válido e oficial.

Além disso, você encontra o preço em promoção aqui e ainda tem acesso vitalício!

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de entrar para esse mercado, fazendo o melhor curso de desenvolvimento de games do mercado brasileiro.

E para saber muito mais informações sobre o mundo dos games, é só entrar em nosso canal do Telegram, o MKT Esports e se inscrever no canal da Mkt Esports no YouTube!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts