Apex ou Fortnite? Qual o melhor Battle Royale para você?

Apex ou Fortnite? Essa dúvida pode surgir quando fãs de Battle Royale pensam em qual o melhor ou seu favorito. Para te ajudar a refletir sobre esse embate, reunimos aqui pontos importantes para comparar entre os dois jogos.

Se você curte o gênero Battle Royale, provavelmente já ouviu falar sobre esses títulos. Talvez até tenha jogado um ou outro, quem sabe os dois. Agora… como definir qual o melhor entre Fortnite ou Apex?

Dessa maneira, levando em conta tal questionamento, selecionamos aqui sete categorias para você comparar. Nesse caso, para escolher entre Apex ou Fortnite, vamos analisar:

  • História
  • Funcionamento
  • Armas
  • Personagens
  • Mapas
  • Comunidade
  • eSports

Ao final, ainda temos uma conclusão com um resumo em cima de cada ponto analisado. Então, não vá embora do texto no meio dele, hein?

Dito isso, vamos jogar!

Apex

História

Lançado em fevereiro de 2019, Apex surge no cenário um ano depois de Fortnite. Sua chegada foi bastante incisiva, chamando a atenção dos amantes desse estilo de jogo.

Sem um marketing nem anúncio do lançamento por meio da Respawn (empresa responsável por Apex), as expectativas iniciais do game eram tímidas. Apesar desse cenário, o jogo conseguiu chegar a 1 milhão de jogadores nas primeiras 24h.

O crescimento continuou com o passar do tempo. Seguindo então com o marco de 25 milhões de jogadores na primeira semana e 50 milhões no primeiro mês. Chegou a ser cotado como Battle Royale que iria desbancar Fortnite.

Recentemente, a empresa revelou que atualmente conta com 100 milhões de jogadores. Além disso, durante o trajeto contou com diversas atualizações e lançamentos.

Um dos exemplos que ilustram essa movimentação toda é a expansão para novas plataformas. Inicialmente o jogo estava presente apenas para PC e consoles, enquanto hoje em dia chegou até a versão mobile.

Assim, percebemos que Apex é um jogo que segue em tendência de crescimento e que conta com um destaque desde o lançamento.

Funcionamento

Apex ou Fortnite são jogos do mesmo gênero, mas com diferenças bem contrastantes. Algumas delas são vistas a partir do seu funcionamento.

Em razão desse fato, vale checar algumas características pontuais a respeito do funcionamento de Apex que são bem diferentes de Fortnite. São elas:

  • O jogo é em primeira pessoa
  • Sua estética é mais realista
  • Conta com diversos modos de jogo, mas o clássico é de squad de 3
  • Personagens com skills (habilidades)

Pode parecer pequenas características, mas isso dá toda uma diferenciação na gameplay. Sendo um dos fatores que pode te fazer preferir Apex ou Fortnite.

Para finalizar, é válido dizer que Apex conta também com o modo Arena. Ele funciona de forma diferente do Battle Royale, não são em uma grande escala com muitos jogadores, apenas de dois times com três integrantes cada.

Leia Também: [GUIA] Aprenda como melhorar o reflexo em jogos de FPS

Armas

O jogo conta atualmente com mais de 20 armas. São subdivididas nas seguintes categorias:

  • Submetralhadoras
  • Rifles de Assalto
  • Metralhadoras Leves
  • Rifle Sniper
  • Escopetas
  • Pistolas

Seu modo de jogo demanda um pouco mais de empenho do que Fortnite. Isso graças ao fato de existirem skills no game, fazendo com que o básico da mira não seja o suficiente para dominar.

Além disso, a visão em primeira pessoa altera muito a forma de lidar no confronto. Você não consegue enxergar quem está atrás de você sem que seja visto.

Personagens

Esse também é um dos pontos mais diferentes entre Apex ou Fortnite. O motivo disso é por causa dos personagens do game da Respawn possuírem habilidades especiais.

Eles também são bem destacados e com características específicas de cada. Isso tudo leva a uma necessidade de conhecimento para elaborar estratégias baseadas nos personagens e formações de equipe.

No vídeo abaixo do canal intalo você conhece um pouco mais de cada personagem:

Mapas

Há mapas diferentes para o modo Arena e para o Battle Royale. Como estamos comparando com Fortnite, vamos focar nos mapas para o Battle Royale. São eles:

  • Desfiladeiro do Rei
  • Confins do Mundo
  • Olympus
  • Zona de Tormenta

Cada mapa tem suas características específicas. Para conhecer mais detalhes deles, basta vir aqui.

Comunidade

Como já falamos, foi revelado que há mais de 100 milhões de jogadores no total em Apex Legends. Só que os dados a respeito da comunidade são ainda melhores.

Segundo a Corvo, foi revelado pela EA que há uma média de 13 milhões de jogadores ativos semanalmente. Outro ponto interessante também é que a empresa revelou que a nona e a décima temporadas foram um sucesso.

Por fim, é interessante também o dado de que foram 130 milhões de horas assistidas na Twitch referente a última temporada. Esse número conta com um crescimento de 40% quando comparado com a anterior.

Assim, vemos que a comunidade está em um momento de crescimento. Além de contar com uma quantidade bem significativa de pessoas que jogam e se interessam pelo título.

Na sua opinião, qual será que tem a comunidade mais ativa? Apex ou Fortnite? Conte para a gente nos comentários.

eSports

O game possui um cenário competitivo bem movimentado. Você consegue acompanhar o calendário pelo próprio site da EA que mostra até onde assistir os torneios que estão em andamento.

A Global Series é seu torneio principal, com a premiação chegando a $2,58 milhões em 2021. Esse ponto é bem bacana porque a América do Sul está inclusa nesse torneio, tendo sua própria divisão.

Fortnite

História

Depois de dissecar tudo sobre Apex, é hora de trazer Fortnite. O carro chefe da Epic Games teve seu lançamento em 2017 e conseguiu marcos incríveis de cara. Duas semanas depois já havia batido 10 milhões de jogadores.

Atualmente conta com mais de 350 milhões de usuários, segundo Fiction Horizon. Além disso, já foram muitos eventos marcantes, como o show do rapper Travis Scott.

Fortnite é tido com frequência como um grande exemplo de case de marketing. Suas ações ao longo da trajetória mantém o título em alta e fomentam sua trajetória que já é histórica no universo dos jogos.

Em razão de toda essa história, podemos dizer que Fortnite dispensa apresentações.

Funcionamento

Como já falamos, o funcionamento é um dos principais diferenciais entre Fortnite ou Apex. Com detalhes que fazem toda a diferença na jogabilidade. Alguns deles são:

  • Jogo em terceira pessoa
  • Estética mais cartunesca
  • Modo de construir presente no jogo
  • Sem habilidades especiais
  • Pode ser jogado no Solo, Duo ou Squad

Além disso, Fortnite conta com diversos eventos sazonais que atualizam e mudam alguns aspectos. Recentemente, por exemplo, houve a retirada da opção de construção do jogo.

Ele possui diversos modos de jogo, mas o seu foco principal é no clássico do Battle Royale.

Leia Também: Tudo o que você precisa saber sobre como ser bom no Fortnite

Armas

O Fortnite conta com as seguintes armas:

  • Rifles de assalto
  • Metralhadoras
  • SMGs
  • Pistolas
  • Espingardas
  • Rifles de Precisão
  • Armas Explosivas
  • Granadas

Sem contar que também possui uma mudança no tier list de armas e atualizações constantes no jogo. Um dos pontos diferenciais entre Apex ou Fortnite é que no segundo se tem uma jogabilidade mais simplificada com armas.

Personagens

Fortnite não conta com personagens específicos e nem que possuam habilidades especiais. Os personagens do jogo se colocam apenas como cosméticos, alguns com skins mais estilizadas.

Assim, não se tem grandes descrições e detalhes dos mesmos. Sendo essa também umas das diferenças entre Apex ou Fortnite.

Mapas

O Fortnite conta com diversos mapas, visto que há o modo criativo onde os jogadores podem contribuir criando novos mapas. Portanto, há muitas opções de mapas no jogo. 

No vídeo abaixo do canal caiozin vemos uma indicação de 5 melhores mapas para jogar com os amigos:

Leia Também: [Lista] 9 Melhores times de Fortnite: do Brasil e do mundo

Comunidade

A comunidade de Fortnite é bem presente. Atualmente o jogo conta com uma média de x usuários online semanalmente.

As atualizações que o game disponibiliza sempre chamam a atenção do público. Entre outros motivos, os eventos que foram feitos no decorrer da história do jogo também mantém uma comunidade ativa e que acompanha as novidades.

Por isso, se posiciona como um dos principais jogos na Twitch. Sua posição no ranking de games com mais horas assistidas na plataforma é de sexto, segundo o Twitch Tracker acessado no momento em que o conteúdo foi escrito.

Logicamente, o boom inicial se perdeu um pouco. Apesar disso, segue sendo um jogo muito  relevante no cenário gamer. 

eSports

Segundo o eSports Earnings, o Fortnite está em terceiro lugar no ranking de games que mais premiou no cenário competitivo. Já foram mais de 700 torneios para mais de 4000 jogadores e o valor total em prêmio chega a $111 milhões.

Sendo assim, vemos que é um título bastante ativo e que investe nos eSports, tendo até uma página no site só com as regras de campeonatos. Isso é algo positivo e que movimenta a comunidade de forma coletiva.

Seu investimento nos eSports foi um dos fatores que segurou a popularidade do game quando Apex surgiu no cenário. Apesar do crescimento rápido do concorrente, ele não chegou a pegar o lugar de Fortnite como maior Battle Royale graças à quantidade de torneios do game.

Isso se dá por causa de que jogos que dão premiações interessantes para seus jogadores, incentivam a comunidade a se manter presente. Além de chamar a atenção de outros jogadores.

Por fim, podemos dizer que Fortnite é um game muito forte no cenários dos eSports e que isso é algo positivo para a comunidade.

Apex ou Fortnite?

A resposta para tal pergunta é difícil. É preciso levar em conta que fatores de gostos pessoais influenciam nela. Em números, podemos dizer que Fortnite é maior que Apex. Só que, em qualidade, depende porque ambos jogos são excelentes.

Se você curte a ideia de personagens com habilidades especiais, um jogo pautado no modo em equipe, com a visão em primeira pessoa e estética realista, deve ficar com Apex.

Já se você gosta mais de jogos de tiro em terceira pessoa, poder jogar solo, estética mais cartunesca e repleto de eventos e campeonatos, fique com Fortnite. 

A nossa dica é que você experimente os dois, por causa da qualidade e fama de ambos. Além disso, os dois são games gratuitos que contam com muitos players.

Então, no fim das contas, tanto faz se Apex ou Fortnite. Afinal, são dois ótimos jogos que contam com algumas diferenças pontuais em questão de funcionamento e estilo de jogo.

Leia Também: [REVELADO] Como ganhar dinheiro jogando Fortnite

E aí, para você qual o melhor: Apex ou Fortnite?

Aproveita que chegou até aqui e engata a leitura no texto de comparação entre Valorant ou CS:GO. Descubra qual o melhor shooter para o estilo que você curte.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts