Dicas de como se tornar um jogador de eSports de verdade

Realmente tem como se tornar um jogador de eSports? É possível ganhar dinheiro e conseguir uma renda jogando jogos? A resposta é sim, mas é preciso de fato focar em se profissionalizar e estar de olho nas oportunidades. Aqui você descobre como fazer isso.

O mercado de games é forte. A previsão é que em 2023 ele bata $200 bilhões (cerca de 1 trilhão de reais), segundo Newzoo

Além disso, grandes audiências como a recorde da final da Loud no Valorant com 1,5 milhões de espectadores demonstra que os eSports contam com um público consolidado.

Levando em conta esse cenário, vemos que tem como se tornar um jogador profissional de eSports. Afinal, com números promissores, o natural é que haja espaço para quem quer realmente fazer uma carreira no meio.

Só que não é exatamente um caminho fácil, ainda mais que há muitas pessoas que também querem. Então, para te ajudar nessa rota, se liga nas dicas de como se tornar um jogador de eSports que trazemos aqui:

  • Escolha seu jogo, plataforma e gênero
  • Treine intensamente
  • Divulgue suas jogadas
  • Esteja presente na comunidade
  • Invista em um bom equipamento
  • Procure por um time e participe de torneios
  • Consiga patrocínio

Portanto, aqui você verá como ser um jogador de eSports, quais os primeiros passos que deve dar.

Como se tornar um jogador de eSports

1- Escolha seu jogo, plataforma e gênero

O primeiro ponto de como ser um jogador de eSports é: escolher qual jogo, plataforma e gênero você vai se dedicar. Fechar o panorama é importante para que você consiga dominar e ser realmente mestre.

Com tantos títulos e tipos de jogos no meio competitivo, a sugestão é que você inicie pensando no gênero. Qual o estilo de game que você mais gosta? Se escolher MOBA, por exemplo, já é um passo no processo de definição.

Logo em seguida, é hora de definir qual plataforma você vai se dedicar. Será um gamer de PC, de console ou de mobile? Pense em qual campo você tem mais facilidade, mas também reflita sobre as oportunidades do cenário.

Os jogos de PC e mobile estão com uma boa presença nos eSports. Para console, uma das maiores alternativas é o Fortnite da Epic Games.

Por fim, depois de ter definido os dois itens anteriores, é hora de escolher qual jogo será o que vai focar. Também sugerimos que busque um meio termo entre o que você é bom e o que tem maior espaço no meio competitivo.

Escolher um jogo que você manda muito, mas que não possui muita aderência acaba sendo uma aposta. Pode ser que você seja pioneiro e já estabeleça seu lugar em algo que ainda vai crescer, ou pode ser que o título nunca vingue na cena.

Então, se for seguir por esse caminho, esteja consciente que trata-se de uma aposta. Assim você já tem o pé no chão das possibilidades que podem acontecer e consegue traçar um plano B caso não vá para frente.

Por fim, neste tópico, ainda sugerimos que você visite o eSports Earnings e faça algumas pesquisas ao decidir um game. Esse site mostra quanto cada jogo já pagou em prêmios para a cena competitiva, tendo um ranking de quais mais pagaram.

É uma boa para você ter uma noção se o jogo que você escolheu investe no cenário e fomenta o caminho profissional. Caso não, é possível ver outras alternativas de jogos que sejam do mesmo gênero e plataforma que você quer se especializar.

Assim você estará dando um primeiro passo bem certeiro para dar conta de como se tornar um jogador eSports. Fazendo uma escolha estratégica de qual jogo vai focar.

2- Treine intensamente

Se você quer saber como ser um jogador profissional de eSports, tem que ter em mente uma coisa: precisará treinar muito. Quando falamos em treino, não são partidas casuais e divertidas entre amigos, mas práticas intensas para que domine de fato o jogo.

Para se profissionalizar, deve buscar excelência e ter bastante conhecimento do jogo. Além disso, o emocional e a mentalidade também devem estar alinhados e equilibrados para lidar com situações de estresse e muita pressão.

Pense da seguinte forma, estamos falando de eSports. Portanto, é como ser um atleta de alto desempenho só que no meio dos jogos. Sendo assim, os treinos estão focando em alto desempenho e desenvolvimento.

Para você ter uma ideia, há organizações que investem em Gaming House ou então Bootcamp. São meios bem imersivos para os jogadores de sua equipe ficarem totalmente focados na prática para campeonatos.

Ok e quanto é treinar intensamente? Tudo depende do quanto você pode se dedicar. Os jogadores profissionais treinam para competições, em média, de 10h a 12h por dia. Só que já são pessoas que estão vivendo disso ou, pelo menos, com uma boa oportunidade à vista.

Levando em conta que você vai começar a caminhada agora, é possível que não tenha tanto tempo disponível assim para se dedicar. Provavelmente terá que conciliar esse objetivo com outras responsabilidades como trabalho ou estudos.

Assim, é sobre dar o seu melhor no que te for possível e manter uma rotina para criar consistência. Se você só pode focar 1h diariamente ou apenas duas vezes na semana, tudo bem. Só não deixe de treinar.

Reiterando aqui que quando falamos em treino não são partidas de leve para lazer e distração com amigos. São práticas voltadas para a sua melhoria no jogo.

3- Divulgue suas jogadas

Já tenho um jogo definido e mando muito bem nele. Como se tornar um jogador de eSports nesse caso? Um dos caminhos é sendo visto pelo público e comunidade para assim chamar a atenção de times e organizações.

Para isso, um dos meios é divulgar suas jogadas. Seja streamando, gravando vídeos para o YouTube ou postando nas suas redes sociais. Se você quer ser visto, precisa ter conteúdos e materiais para as pessoas verem.

Sem contar que essa é uma das formas de como trabalhar com eSports. Se você constrói seu espaço com lives, por exemplo, pode começar a receber um retorno e apoio da sua audiência antes mesmo de estar no profissional.

Nesse caso, é importante também sacar como ser um streamer de jogos. Aqui na Mkt temos diversos conteúdos voltados para quem quer entender melhor como streamar, sugerimos que visite nossa aba de Stream para dar uma estudada também.

4- Esteja presente na comunidade gamer

Essa é uma tática complementar à anterior de como ser um jogador de eSports. Estar presente na comunidade gamer ajuda a fazer seu nome ser conhecido no nicho que está focando, isso já atrai mais olhares para você.

Alguns locais que você pode direcionar sua atenção nesse sentido são:

  • Servers do Discord
  • Twitch e plataformas de live
  • YouTube
  • Reddit
  • Grupos do Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Busque interagir de forma natural com as outras pessoas. Por exemplo, está assistindo a alguma live? Faça alguns comentários no chat e converse com o pessoal que também está vendo o conteúdo.

Se for alguma live de jogo você pode até mesmo comentar alguma jogada ou algo assim, demonstrando seu conhecimento. Logicamente, sempre tendo cautela para não ser inconveniente ou desrespeitoso.

Essa é uma etapa legal porque não apenas te ajuda em como se tornar um jogador de eSports como também pode ser um meio de fazer novas amizades. Estamos falando então de um ganha ganha 😉

5- Invista em um bom equipamento

A gente sabe que investir em um bom equipamento não é algo possível de cara para muitas pessoas. Afinal, estamos falando de tecnologia e o valor dos materiais de qualidade são bem elevados.

Só que é legal ressaltar esse ponto para que você não perca ele de vista. Ter como objetivo aprimorar o seu setup é fundamental, até porque muitas vezes você pode deixar de melhorar por motivos técnicos.

Sendo assim, se você fizer lives, por exemplo, pode colocar uma barrinha de metas para juntar dinheiro para comprar um mouse novo. Desse jeito quem acompanha seu conteúdo sabe que você está precisando desse equipamento e considera te ajudar.

Tem como se tornar um jogador de eSports, só que é preciso sempre buscar melhorias durante o caminho. Às vezes não conseguimos ter o que queremos de cara, mas estabelecer essas metas é necessário para não se perder nem desanimar no trajeto.

6- Procure por um time e participe de torneios

Além da tática passiva, que é buscar ser visto a partir de divulgar suas habilidades e ter presença na comunidade, você pode ser ativo. Ou seja, ir atrás dos times para conseguir participar de torneios.

Dependendo da sua disposição você pode até mesmo montar seu próprio time. Fazer parte do cenário competitivo e ter alguns resultados já conta para seu currículo, digamos assim. 

Sem contar que estar nesses torneios já te coloca ainda mais em posição de destaque para ser visto. Até porque, como já falamos, não é só jogar bem, é necessário também ter mentalidade e emocional bom para situação de pressão.

Olheiros de organizações maiores podem estar procurando bons nomes em times menores para investir na carreira. O próprio PlayHard da Loud, uma das maiores organizações de eSports do Brasil, já falou disso no vídeo abaixo:

Se o seu foco é em como se tornar um jogador de eSports e sente que todos os pontos anteriores estão sendo trabalhados, talvez seja a hora de dar suas caras no profissional. Não deixe de participar de campeonatos, nem que seja só para ter a experiência.

7- Consiga patrocínio

Para fechar, um dos pontos de como se tornar um jogador de eSports é conseguir patrocínio. Isso é bacana por ser um investimento na sua carreira, sendo mais um meio para se financiar.

Não é um caminho muito fácil e a grana pode ser uma questão de início. Quanto mais formas de conseguir ganhar ela, mais você pode se dedicar à sua profissionalização como gamer.

Para ter um patrocínio o principal é que você tenha números. Se tiver audiência, engajamento e uma segmentação específica de público, já é um passo para chegar em alguma marca ou agência.

Tenha atenção a esse ponto, faça um e-mail profissional de contato e sugerimos que tenha esses dados bem separados. Assim você não deixa passar boas oportunidades de se consolidar ainda mais no cenário profissional de jogos.

Se quiser, temos um conteúdo com dicas de como conseguir patrocínio para eSports. Trata-se de um guia prático que indica 6 passos para quem está em busca de um.

Gostou das dicas de como se tornar um jogador de eSports?

Salve nos favoritos e volte sempre que precisar. Agora aproveite que chegou até aqui e veja também nossa lista de melhores cadeiras gamers. Se você está com interesse nessa área, precisa conhecer as melhores opções para seu conforto.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts