Tendências dos eSports em 2023: mais torneios LAN e crescimento do mercado

Há muito que os desportos cibernéticos deixaram de ser um passatempo de nicho para nerds que passam as noites em clubes de informática com batatas fritas, cerveja ou refrigerantes açucarados. Confira algumas das tendências dos eSports e seus indicadores aqui.

Agora trata-se de uma indústria enorme que se tornou mainstream e está confortavelmente à frente de alguns eSports tradicionais, o que é claramente visível no número de canais Twitch apresentados no site SiteCS. Hoje vamos analisar as tendências dos eSports em 2023.

O que dizem as estatísticas?

De acordo com as estatísticas, em 2022 o mercado de ciberesportes atingiu $1,39 bilhões e em 2023 esperamos o crescimento para $1,63 bilhões.

A tendência dos eSports parece positiva. Assim, em 2027, os desportos cibernéticos atingirão a marca de 2,98 mil milhões de dólares. Isto é influenciado tanto pela sua popularização, que já se tornaram parte da cultura pop, como pelo aumento do número de patrocinadores no mercado.

As equipes de eSports da EGamersWorld estão cada vez mais a colaborar com os melhores streamers do mundo e outras personalidades famosas. Por exemplo, a colaboração dos FaZe Clan com o rapper Snoop Dogg, apesar de este negócio ter sido considerado um fracasso, é um exemplo bastante marcante.

É também cada vez mais comum ver o aparecimento de patrocinadores não diretamente associados aos jogos de vídeo e aos desportos cibernéticos. Anteriormente, os apoiadores dos eventos de eSports eram predominantemente fabricantes de periféricos de jogos e de componentes para PCs Gamers.

Agora são marcas de automóveis, de produtos de higiene, até do exército e muitos outros atípicos para o início da indústria dos desportos cibernéticos. A propósito, a Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceu uma parceria com a ESL para organizar uma série de torneios em 2020.

O CS:GO como indicador de crescimento e desenvolvimento constantes

Um indicador é o CS:GO, o jogo de tiro da Valve. Os criadores sempre foram famosos pela sua abordagem peculiar ao desenvolvimento dos desportos cibernéticos nesta disciplina. De fato, Gabe Newell libertou a sua criação, observando-a à margem e organizando dois grandes torneios por ano com a ajuda de operadores de torneios terceiros.

O resto dos CS:GO eSports está se desenvolvendo de forma autónoma ou com a ajuda de empresas como a BLAST, ESL, PGL e outras.

Um ano desafiante foi 2020, que marcou a chegada da pandemia de COVID-19. Nessa altura, o CS:GO, bem como outros games, passaram a estar quase totalmente online. Só que, desde 2021, o CS:GO ao vivo regressou aos estádios.

Os LAN-events estão cada vez maiores e os prémios monetários globais que as equipes podem ganhar nos jogos de CS:GO estão a aumentar gradualmente.

Um componente importante tem sido a formação completa de equipes de jovens pelas organizações de eSports. Praticamente todas as grandes equipes de CS:GO têm a sua própria lista de jovens jogadores.

Existem também torneios especiais para eles, como a série WePlay Academy League. Isto ajuda a fomentar os novos talentos com o objetivo de serem transferidos ou promovidos ao plantel principal.

Também é de salientar o florescimento da cena feminina do CS:GO. Sempre existiu, mas recebeu um impulso recentemente. Começaram a surgir mais torneios e mais prémios para estas equipas. A melhor equipe feminina de acordo com o HLTV Award Show 2022 foi a Nigma Galaxy Female.

Leia Também: 12 Jogos tipo CS:GO: Para PC Gamer, PC fraco e celular

Conclusão

O mercado dos desportos cibernéticos continua avançando e a tendência dos eSports é que siga assim. Não há dúvidas sobre o seu crescimento.

Tomando o CS:GO como exemplo, uma abordagem estável em relação ao gênero, bem como um sistema de torneios claro e uma elevada atratividade para os patrocinadores são a chave para o desenvolvimento bem sucedido dos eSports.

É claro que alguns jogos se desvanecem com o tempo e perdem a sua relevância, ou até desaparecem completamente do mercado, mas com isso surgem novos jogos que tomam o seu lugar.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts