O que são jogos NFT? É o futuro ou não vão para frente?

Quer saber o que são jogos NFT que estão cada vez mais falados? Entender como funciona jogos NFT, ver exemplos e ainda ficar por dentro das repercussões? Então continua com a gente até o final.

O debate sobre o mercado cripto está bastante quente. Em 2021 a pauta apareceu diversas vezes na mídia, conquistando até um destaque na retrospectiva do Google de temas mais pesquisados, segundo Exame.

Como é uma novidade e algo bem recente, muitas pessoas se encontram por fora do assunto. Se você é uma delas, mas quer se inteirar do tema, está no lugar certo. 

Aqui falaremos tudo sobre o que são jogos NFT, tendência que vem sendo observada no mundo dos games. Para isso, passaremos pelos seguintes tópicos:

  • O que são jogos NFT
  • Como funciona jogos NFT
  • Exemplos de jogos NFT
  • Repercussões: é algo positivo ou negativo?
  • O que esperar dos jogos NFT?

Lembrando que meio dos criptos e Blockchain é denso e complexo. Para você ter conhecimento sobre o assunto precisa estudar mais que apenas um post de blog. Principalmente porque há críticas a seu respeito que merecem ser levadas em conta.

Além disso, vale ressaltar que nosso intuito não é incentivar que você jogue esses games. O objetivo do conteúdo é apenas informativo, nada além.

Agora, vamos logo ao assunto sobre jogos que pagam criptomoedas.

O que são jogos NFT?

São games que utilizam da tecnologia dos NFTs e Blockchain para garantir uma movimentação financeira descentralizada neles. Assim, para começar a jogar, normalmente, você precisa adquirir um dos NFTs do título.

Nossa, mas eu não entendi nada com essa explicação. Calma, são alguns termos novos e, para te ajudar, iremos explanar de forma mais sintética e objetivas:

  • Criptografia: recurso tecnológico que impossibilita que dados digitais sejam acessados por terceiros, como uma escrita codificada. Para compreender mais sobre a linguagem e como funciona, é só vir aqui.
  • Blockchain: tecnologia criptografada que possibilita a movimentação financeira de forma descentralizada (sem intermédio de instituições como banco), anônima e segura. É ela que registra das transações no mercado cripto, segundo a Infomoney
  • Token: representações digitais de um ativo (seja dinheiro ou propriedade) em uma Blockchain, também segundo a Infomoney
  • Criptomoedas: moedas digitais, podendo ser lidas também como um tipo de token. Geralmente possuem Blockchain própria. Entenda mais por aqui.
  • NFTs: tokens não-fungíveis. Ativos digitais que são únicos e escassos dos quais você pode se tornar proprietário. Para entender mais, vale conferir nosso conteúdo sobre o que é NFT.
  • Descentralizado: é usado para caracterizar as movimentações criptos por não contarem com uma instituição mediadora. Exemplo de mediação tradicional: bancos.

Assim fica mais fácil de compreender o que queremos dizer, certo? Jogos NFTs nada mais são do que games nos quais os usuários possuem NFTs e, assim, rola uma troca financeira e valorização nele.

Muitos desses games contam também com criptomoedas próprias, servindo como um outro modo de colocar dinheiro no meio. Só que aí fica a especificidade das regras e mecânicas de cada um.

Para entender melhor como funciona games NFT, falaremos de forma genérica no próximo tópico.

Como funciona jogos NFT?

Basicamente você adquire um (ou mais) NFT quando entra no jogo. Esse NFT pode ser um herói do game, por exemplo. Inicialmente, ele está mais fraco e com menos habilidades, então você precisa farmar e melhorar suas skills.

Com o tempo, você vai upando seu NFT e deixando cada vez mais único e forte. Assim, depois é possível que você o revenda para um novo gamer, contando teoricamente com uma valorização.

Além disso, os jogos NFT costumam liberar criptomoedas para quem realiza certas tarefas, missões ou ganha partidas. Não é o Bitcoin, a cripto mais famosa, mas alguma específica do jogo.

Essa é uma outra forma que você tem de receber com o game. Por isso que também são chamados de jogos Play-to-Earn (jogue para ganhar) e podem ser considerados ativos digitais.

Usamos uma explicação genérica a título de didática. É possível que você encontre com games que contem com uma dinâmica um pouco diferente dessa, afinal esse tipo de jogo está em alta e trata-se de um meio bem dinâmico.

A cada momento surgem novidades e novos títulos que são promessas dos jogos de NFT. Então, não dá para englobar completamente, mas é um exemplo para compreender introdutoriamente o funcionamento.

Exemplos de jogos NFT

Agora que você já sabe o que são jogos NFT e como funciona games NFT, está na hora de ver alguns exemplos. Se liga na lista, talvez você já tenha escutado o nome de alguns desses:

Repercussões: é algo positivo ou negativo?

Agora que você entendeu o que são jogos NFT, pode se perguntar se é algo bom ou ruim. Afinal, há um debate bastante polarizado sobre o mercado de cripto de modo geral, então os jogos NFTs não ficariam fora disso.

Existem algumas questões complexas que envolvem esse meio, relacionadas a:

  • Sustentabilidade: o gasto energético para a mineração é muito alto, com estudos que indicam que anualmente gastam a mesma quantidade de combustível fóssil que a Argentina inteira. Sendo negativo para o meio ambiente.
  • Volatilidade: trata-se de um mercado flutuante e com muita especulação. Então não é somente jogar e ganhar como muitas vezes é vendido, tem como perder dinheiro no meio.
  • Fraudes: existem muitas pessoas se aproveitando desse meio para aplicar diversos golpes, lavagem de dinheiro e esquemas de pirâmide.
  • Conceitual: há quem discorde das NFTs e mercado cripto por essência. Muitos argumentos contra fomentam a discussão e a mantém aquecida. Se quiser entender com mais detalhes, vale passar no nosso conteúdo sobre o que é NFT.

Ok, como tudo isso se demonstra nos jogos NFT em específico? Pelas respostas da comunidade gamer geral. Um exemplo é a Ubisoft que resolveu lançar um jogo seguindo esses moldes e foi extremamente mal visto, tendo que lidar com as críticas.

Além dela, há o exemplo do game S.T.A.L.K.E.R 2. que anunciou que iria introduzir os NFTs no jogo. O público foi tão contrário que a ideia não foi para a frente e ainda precisaram se posicionar a respeito do assunto:

A Valve também já se posicionou como oposta a tendência desses games. A Steam, uma das maiores plataformas de jogos, não apresenta jogos NFTs no seu catálogo.

Só que, é claro, há também o outro lado da moeda. Quem é favorável ao meio cripto enxerga com muitos bons olhos a gamificação envolvendo essas tecnologias. 

Isso é revelado quando se analisa os números, por exemplo, de Axie Infinity. O jogo ganhou um bom destaque em 2021.

Vemos também um interesse por jogos criptos. Estudo de dezembro de 2021 com amostra de 1500 jogadores de mobile e PC Gamers que conhecem sobre NFTs revelou que 56% declararam interesse em jogar.

Além disso, existem empresas com a postura oposta a da Valve. A Epic Games Store já demonstrou estar de portas abertas para esse estilo de jogo e foi bem recebida por isso. Veja mais sobre isso nessa matéria aqui.

O que esperar dos jogos NFT?

Se você entendeu o que são jogos NFT deve ter percebido uma coisa: é muito difícil fazer alguma previsão sobre seu futuro. Uma incerteza paira no ar em cima desse novo mercado e novas tecnologias, com muitas possibilidades envolvendo.

Grandes empresas estão por trás de alguns games. A SkyMavis que é a dona do Axie Infinity, por exemplo, levantou US$152 milhões em investimentos em outubro de 2021 para seguir desenvolvendo e ampliando o jogo.

Além disso, há muitas pessoas procurando cada vez mais e querendo entrar nesses jogos. Assim novos nomes vêm aparecendo com frequência no cenário.

Só que a repercussão negativa em cima desse meio pode ser decisiva para frear os avanços. Principalmente porque suas críticas fazem sentido, sendo necessário, no mínimo, que ofereçam boas soluções para lidar.

Sem contar ainda com embasamentos que alegam que esses jogos se tratam de uma bolha financeira que pode estourar a qualquer momento.

As questões complexas como sustentabilidade e o potencial fraudulento são pontos bem negativos também para o futuro dos jogos NFT. 

Já existem algumas alternativas sendo pensadas para lidar com alguns desses problemas, como o projeto GreenNFTs que busca soluções verdes para a criação da cryptoart. Só que ainda são iniciais quando vistos no contexto geral.

A verdade é que o mercado todo ainda é bastante inicial.  Por isso, o futuro para os games ainda é bastante nebuloso. Só que uma coisa é fato: é um mercado que tem chamado muita atenção e muitas pessoas estão de olho. 

Vale a pena acompanhar para ver como vai se desenvolverou se não vai se desenvolver e, eventualmente, acabar.

Leia Também:  [Catálogo] 31 Melhores jogos grátis da Steam para PC fraco

Deu para entender o que são jogos NFT?

Conta para a gente nos comentários qual a sua opinião sobre o assunto. Vamos fomentar esse debate, jogaria um deles? Acha que são o futuro ou que estão com dias contados?

Aproveita que está envolvido com essa temática de novas tecnologias e engata em uma leitura sobre o que é metaverso. Veja também se é algo realmente revolucionário e novo ou se já existe há um tempo.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts