[Lista] Melhores jogos GBA: 20 títulos que você precisa conhecer

[Lista] Melhores jogos GBA: 20 títulos que você precisa conhecer

Fizemos a difícil e ousada tarefa de selecionar os melhores jogos GBA. Sim, em meio a tantos bons nomes, listamos 20 jogos aqui que valem muito a pena conhecer. Veja como um guia de must-have.

Ao todo são 20 títulos citados aqui que podem ser considerados os melhores jogos para GBA. Ainda assim, é possível que alguns tenham escapado, se quiser complementar é só deixar algumas sugestões nos comentários.

O Game Boy Advance é um console portátil que mexe com as emoções de muita gente. Nele há títulos que nos deixam com muita nostalgia e que inclusive são os preferidos de muita gente.

Por isso, sabemos que é uma função um tanto atrevida. Se liga na seleção que fizemos de melhores jogos de GBA e venha comentar caso ache que deveria ter incluído ou retirado algum:

  • Super Mario World
  • Pokémon Fire Red e Leaf Green
  • The Legend of Zelda: A Link to the Past
  • Metroid: Zero Mission
  • Final Fantasy VI
  • Astro Boy: Omega Factor
  • Kirby and the Amazing Mirror
  • Sonic Advance
  • Megaman Zero
  • Castlevania: Aria of Sorrow
  • Mario Kart: Super Circuit
  • Tactics Ogre: The Knights of Lodis
  • Harvest Moon: Friends of Mineral Town
  • Tony Hawk’s Pro Skater 2
  • Mother 3
  • Boktai the Sun is in Your Hand
  • GTA Advance
  • Rayman Advance
  • Spider-man: Mysterio’s Menace
  • Street Fighter

Agora, vamos jogar!

Leia Também: Steam Deck: o que é, como funciona, detalhes, vale a pena?

20 melhores jogos GBA

Super Mario World

Fonte/Reprodução: Nintendo

Um clássico é um clássico. Não tem como fazer uma lista com os melhores jogos para GBA e não citar esse que trouxe a versão original do Super Mario World.

Sim, toda a jogabilidade e mapas para desbravar seja com o próprio Mario ou o Luigi. Ainda conta com o Yoshi e toda a imensidão do jogo que o tornava gigante para se fechar.

Se você gosta da franquia, provavelmente vai concordar que esse é um dos melhores jogos GBA.

Pokémon Fire Red e Leaf Green

Fonte/Reprodução: Pokémon

Mais um clássico de respeito que, definitivamente, não tinha como ficar de fora. Pokémon Fire Red e Leaf Green são remakes das versões originais do jogo que deram muito certo e caíram no gosto do público.

É para matar a saudade, ao mesmo tempo que tem uma melhor experiência com o game. Então, vale muito a pena a jogatina com esse.

Leia Também: O que é Pokémon GO: tire TODAS suas dúvidas agora

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Fonte/Reprodução: YouTube

Zelda faz sucesso até hoje.  Portanto, ao jogar A Link to the Past no GBA é possível visualizar como é um título extremamente relevante por ter fundado raízes do jogo. 

Nele é você consegue reconhecer os princípios de padrões que se repetiram ao longo de outros títulos da franquia.

Inclusive, para muitas pessoas, a versão do Game Boy é melhor do que a do Switch. Um remake que realiza uma volta perfeita para as origens, certo?

Metroid: Zero Mission

Fonte/Reprodução: Nintendo Blast

Um dos melhores jogos GBA por se tratar de um remake justo do clássico Metroid. Em sua aventura pelo planeta Zebes, Samus Aran segue atrás dos piratas.

Retornando com toda sua ambientação e lógica side scrolling na estética 2D, encontramos um jogo que faz jus à versão original. Metroid Zero Mission traz para o GBA tudo o que agradava no NES.

Leia Também: [Lista] Melhores jogos indie que você deve experimentar

Final Fantasy VI

Fonte/Reprodução: HobbyConsolas

Para fechar nossa lista de melhores jogos GBA, chegamos com Final Fantasy VI. Para muitos, é um dos melhores da franquia, com uma história complexa que conta com um storytelling político em uma luta rebelde contra a Ditadura.

Para sua versão no Game Boy Advance, foram feitas algumas melhorias na gameplay. Sendo assim, é uma alternativa muito agradável aos fãs da série e que precisa ser conhecida.

Astro Boy: Omega Factor

Fonte/Reprodução: Dailymotion

Para muitos, trata-se de um dos melhores jogos GBA. Você se junta ao Astro Boy, um robô humanoide que busca a paz entre os humanos e os robôs. 

Um clássico 2D que conta com ação, habilidades e diversos personagens para se conhecer. Além de muitas aventuras e fases para se entreter e se divertir por um tempo.

Kirby and the Amazing Mirror

Fonte/Reprodução: YouTube

Se você é fã da carismática bolinha rosa da Nintendo, deve conhecer e amar Kirby and the Amazing Mirror. Se nunca ouviu falar, vale a pena iniciar por esse jogo com uma mecânica única e não linear.

Nesse jogo de plataforma você entra em uma aventura em busca das oito partes do espelho do mundo de Dream Lands. Tudo isso para vencer o inimigo e restaurar a paz.

Se quiser entender melhor sobre o que é Emulador, temos um conteúdo completo que fala sobre esse programa.

Sonic Advance

Fonte/Reprodução: Sonic Retro

Um clássico e também um dos melhores jogos GBA. Sonic está de volta em uma aventura, com suas fases e desafios para derrotar o malvado Dr. Eggman. Tudo isso junto com seus amigos.

A aventura junto com a exploração e a possibilidade de jogar com os demais personagens deixa tudo bem divertido. Sem contar que é bastante nostálgico jogar o Sonic no GBA.

Megaman Zero

Fonte/Reprodução: YouTube

Megaman Zero é um dos queridinhos do GBA, primeiro porque a série do Megaman é bem vista de modo geral. Nessa história, Ciel acorda o reploid Zero para ajudar na luta pela liberdade em conjunto com a resistência.

Apesar de tanto tempo adormecido, Zero embarca em sua missão. As fases são avançadas ao completar as missões, sendo um jogo relativamente desafiador.

Castlevania: Aria of Sorrow

Fonte/Reprodução: Nintendo

O jogo se passa em 2035, após a morte de Drácula e com sua reencarnação com o acontecimento. Revelando, assim, a história de Soma Cruz, que é o protagonista do game que é tido por muitos como um dos melhores jogos GBA.

Se você gosta de Castlevania, precisa conferir nossa lista de séries de games. Falamos da série que tem na Netflix, além de citar outros exemplos bem interessantes.

Mario Kart: Super Circuit

Fonte/Reprodução: Nintendo

O tradicional e conhecidíssimo Mario Kart da Nintendo foi publicado para GBA. Assim como os demais, nele você escolhe um entre os oito personagens e entra em uma disputa de corrida bastante acelerada em busca do primeiro lugar.

Conta também com os itens de trapaça, para atrapalhar os adversários. Além daqueles que te ajudam a se sair melhor na corrida.

Tactics Ogre: the Knights of Lodis

Fonte/Reprodução: YouTube

Um spin-off de Tactics Ogre. Trata-se de um jogo de RPG tático, bem interessante para quem curte esse gênero.

Nele vemos a história do soldado Alphonse Loeher de Lodis. Ao descobrir que seu país oprime Ovis, ele se volta contra seus aliados e se une aos inimigos.

Harvest Moon: Friends of Mineral Town

Fonte/Reprodução: YouTube

Gosta de Stardew Valley e outros games de fazenda? Então precisa conhecer Harvest Moon, um dos melhores jogos GBA que inspirou a criação desses tipos de jogos.

Seguindo a mesma lógica de Stardew, em Harvest Moon você é Pete. Seu personagem herdou a fazenda de um amigo falecido e então se empenha em cuidar da mesma e de suas plantações. Sem contar com a amizade com os demais moradores da cidade.

Tony Hawk’s Pro Skater 2

Fonte/Reprodução: Siiva Gunner

O famoso jogo de skate, só que para GBA. Nele você anda por pistas realizando diversas manobras. 

Sua adaptação para o console portátil é bem interessante, sendo divertida de se experimentar.

Mother 3

Fonte/Reprodução: Nintendo Blast

Um RPG de muita personalidade, que traz aventuras com bastante humor. Ao mesmo tempo em que é um jogo sereno de se jogar.

Mother 3 ou EarthBound não chegou ao Ocidente, tendo ficado apenas no Japão. Apesar de ter diversos fãs solicitando que fosse lançado por aqui, não aconteceu.  Mesmo assim, é um dos melhores jogos GBA e muito querido por quem tem contato.

Leia Também: [Lista] 6 Melhores jogos de RPG para Android com links

Boktai the Sun is in Your Hand

Fonte/Reprodução: YouTube

Um jogo de Hideo Kojima para GBA. Tendo vampiros como inimigos, o título conta com uma jogabilidade inovadora: o cartucho possui um sensor de luz que influencia nas lutas.

Na história jogamos com Django, um garoto que herdou a pistola Gun Del Sol. Com o apoio da luz solar (incluindo a do mundo real) ela se torna útil para derrotar os inimigos de mortos-vivos.

GTA Advance

Fonte/Reprodução: YouTube

Lançado em 2004, trata-se da versão para GBA da franquia da Rockstar. Sim, GTA Advance é um GTA para o GBA e vale muito a pena conhecer.

Sua história se passa um ano antes da história de GTA III. Nele vemos Mike e Vinnie após terem ganhado muito dinheiro por trabalhos para a máfia. Quando estavam para desistir da vida do crime e fugir da cidade, decidem fazer mais dinheiro.

Após seguirem trabalhando juntos e fazendo dinheiro, Vinnie morre misteriosamente na frente de Mike. Então o mesmo decide trabalhar em troca de encontrar pistas sobre essa morte, para conseguir se vingar.

O jogo conta com algumas adaptações na visão da tela e jogabilidade. Merece o reconhecimento como um dos melhores jogos GBA.

Rayman Advance

Fonte/Reprodução: Cena Pop

Um jogo de plataforma lateral bastante psicodélico e que envolve várias aventuras, puzzles e desafios para passar de fase. Rayman é muito conhecido e tem como objetivo impedir os planos de Mr. Dark.

Correndo, deslizando e balançando enquanto atravessa seis diferentes mundos, há muito o que o personagem precisa fazer. Ao longo da trajetória, adquire poderes mágicos, ficando ainda mais forte.

Leia Também: 15 Melhores jogos Multiplayer para jogar com amigos

Spider-Man: Mysterio’s Menace

Fonte/Reprodução: YouTube

Para quem ama o universo dos heróis, principalmente quando tem o homem aranha no meio, esse é um dos melhores jogos GBA. Sua estética remonta aos quadrinhos dos anos 90, sendo bem interessante.

É um jogo bastante desafiador, principalmente no que diz respeito aos inimigos. Então é interessante para quem gosta de jogos mais difíceis. 

Street Fighter

Fonte/Reprodução: Nintendo

Para fechar nossa lista de melhores jogos GBA, o clássico de luta. Street Fighter é o jogo de luta favorito de muitas pessoas, sendo bem interessante ter a experiência de jogar no portátil também.

Versátil, indo desde os fliperamas até o GBA e inclusive para a TV com animes e séries. Street Fighter é uma franquia que você precisa conhecer.

Leia Também: [Lista] Melhores cursos de desenvolvimento de jogos.

Gostou da lista de melhores jogos GBA?

Conte para a gente suas opiniões sobre os jogos que trazemos aqui. Curte ou não? Deixe nos comentários. Como já falamos, são muitos os bons jogos para GBA, portanto é possível que a gente tenha deixado passar algum.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts