[GUIA] Conheça tudo sobre Stardew Valley! Além de 10 dicas!

Neste artigo, vamos falar tudo aquilo que você precisa saber sobre Stardew Valley e os motivos que fizeram deste jogo de RPG um grande sucesso de crítica e vendas.

Um jogo indie, com uma história sensacional, dentro e fora dele, feito com muito cuidado, que vem ganhando uma grande legião de fãs desde seu lançamento.

E para você que está caindo de paraquedas aqui, nós criamos este guia completo sobre o jogo, que vai te dar todas as informações importantes que você precisa saber sobre como funciona Stardew Valley.

Neste conteúdo você verá uma completa análise de Stardew Valley, com conteúdos e dicas distribuídos nos seguintes tópicos principais:

  • O que é Stardew Valley
  • A história em Stardew Valley
  • Como começar a jogar [10 dicas preciosas!]
  • Onde comprar Stardew Valley e plataformas disponíveis

Vamos então, conhecer todos os motivos que fizeram desse jogo um sucesso, e te ajudar a começar a jogar com o pé direito!

Leia também: [Lista] 6 Melhores jogos de RPG para Android

O que é Stardew Valley?

Você que procura sobre o que é Stardew Valley, já deve ter percebido que se trata de um jogo. Stardew Valley é um RPG desenvolvido por apenas um programador, o Eric Barone. Que também é conhecido pelo seu nick ConcernedApe.

Stardew Valley foi inspirado no antigo jogo de Super Nintendo, Harvest Moon, de 1996. Um RPG que simula a vida na fazenda, com uma história rica e personagens que vão marcar sua trajetória durante o jogo.

Todo o trabalho de criação de Stardew Valley, das artes aos efeitos sonoros, dos diálogos à parte de programação, foi feito por Eric Barone.

Ao longo de 5 anos de desenvolvimento, Eric Barone se esforçou ao máximo para entregar aos jogadores um jogo rico em história, boa jogabilidade e uma experiência única. Conquistas essas que têm sido reconhecidas por toda indústria e jogadores. 

As análises de Stardew Valley falam por si só! O jogo recebeu ótimas avaliações, tanto da crítica quanto dos players.

O sucesso de Stardew Valley o levou a vender mais de 10 milhões de cópias até janeiro de 2020, e claro esse número continua subindo. Principalmente com as diversas gameplays disponíveis em vários canais com análises de Stardew Valley, feitas por fãs que se tornaram criadores de conteúdo graças ao jogo.

Com o sucesso, Stardew Valley foi adaptado para diversas plataformas, com a ajuda da Chucklefish, que fez com que fosse possível todas essas adaptações e hoje você consegue ter acesso ao jogo em praticamente qualquer plataforma de jogos como celular, computador, vídeo game, tablet, etc.

A história em Stardew Valley

A princípio, tudo que nos vem à mente é que esse é apenas um joguinho de fazendinha, não é mesmo?! Pois bem, não é!

Sim, claro, você toma conta de uma fazenda, mas o jogo vai muito além disso!

O jogo começa com você recebendo uma carta de seu avô, que está acamado, dizendo que só abra ela quando estiver sentindo um vazio em sua vida, farto da vida moderna.

E assim aconteceu, cansado de seu trabalho na cidade, em um escritório, você abre a carta e descobre que seu avô também já se sentiu assim. Na carta seu avô conta que precisava se reconectar com a natureza e as pessoas, e que isso era o que mais importava na vida.

E assim, ele dá a escritura de sua fazenda para você, e pede para que cuide dela, pois esse era o seu bem mais precioso.

E assim começa sua jornada.

A fazenda fica em uma pequena vila chamada Vale do Orvalho e lá você vai conhecer cada um dos moradores, interagir com eles, participar de tudo o que acontece com aquela pequena vila, e ter a oportunidade de tomar grandes decisões que vão impactar a sua vida e a de todos lá.

E pode acreditar, a gameplay, a história e o modo como funciona Stardew Valley vai te impressionar.

[Atenção] Antes de continuar, não deixe de conhecer nosso canal do Youtube, o MKT Esports. Lá você encontra muito mais conteúdos para gamers e streamers. Não deixe de conferir! Novos vídeos semanalmente! 

Como começar a jogar [10 dicas preciosas!]

Agora que você conheceu um pouco da história de Stardew Valley e já quer começar a jogar, vamos te dar algumas dicas preciosas para que você comece com o pé direito.

  1. Ignore a grama de sua fazenda (apenas no início)
  2. Assista a TV todos os dias
  3. Fique de olho nas estações
  4. Não jogue nada fora
  5. Seja eficiente com sua energia
  6. Não se atrase para dormir
  7. Não tenha animais no início do jogo
  8. Cuidado ao plantar algumas sementes
  9. Não perca nenhum dos eventos da Vila do Orvalho
  10. Não deixe de consultar o Stardew Valley Wiki 

Vamos então, falar sobre cada uma delas detalhadamente.

1. Ignore a grama de sua fazenda (apenas no início)

Logo no início de seu jogo, você vai ser influenciado a limpar a sua fazenda e sair tirando tudo quanto é grama, pedra e madeiras de seu quintal.

Mas, essa grama que você vê espalhado por todo canto pode ser muito útil no futuro, pois ela virará palha e servirá de alimento para seus animais. Ah! Não confunda a grama com a erva daninha. Você consegue andar sob a grama mas não sob a erva daninha.

Para isso, você vai precisar esperar até o inverno e ter um silo construído em sua fazenda. Aí, basta usar a foice normalmente que ela irá automaticamente para o silo.

Com exceção da grama, pode ir retirando todo o resto para dar espaço para suas plantações e construções.

2. Assista a TV todos os dias

Assistir a TV é um bom hábito para ter logo ao acordar. Isso pelo fato de ser ali que você verá informações importantes como:

  • previsão do tempo, 
  • receitas culinárias, 
  • sua sorte naquele dia.

O tempo vai te ajudar com as plantações, as receitas com sua coleção e a sorte com a sua probabilidade de encontrar bons itens pelo mapa. 

Ah! Não deixe de conferir as lixeiras espalhadas pela vila em um dia de muita sorte, heim! Só não deixe que ninguém te veja fazendo isso.

3. Fique de olho nas estações

Em sua casa, você tem um calendário que vai te mostrar o dia e a estação que você está. Fique atento pois as estações mudam a cada 28 dias!

Ficar de olho nisso é muito importante para você calcular o tempo que suas sementes levarão para crescer e dar frutos. Assim que virar do dia 28 para o dia 1 da próxima estação, tudo o que você plantou morrerá e virará prejuízo.

Apenas não morrem, aquelas plantas que podem ser plantadas, também, na estação seguinte, como é o caso do milho que plantado no verão, pode seguir até o outono.

4. Não jogue nada fora

Isso mesmo, esse jogo recompensa acumuladores!

Guarde, pelo menos, um item de tudo o que você encontrar, pois ele tem grandes chances de ser útil para você no futuro.

Para te ajudar com isso, você precisará criar baús, que podem facilmente ser produzidos por você, usando madeira.

5. Seja eficiente com sua energia

Como você pode perceber, a energia de seu personagem dura bem pouco no início, principalmente com todo o trabalho na fazenda.

Mas, com o tempo você irá começar a ter mais energia e ela pode chegar ao fim do dia com sobra. É nesse momento que você, antes de ir dormir, deve aproveitar para acabar de gastar o restante dela (sem esgotar, é claro). Esgotar sua energia pode te levar ao desmaio e perder bastante dinheiro.

Aproveite essas sobras para limpar sua fazenda, conseguir mais madeira, e outras atividades.

6. Não se atrase para dormir

É muito importante que você vá para sua casa dormir, antes das 2h da madrugada, caso contrário você terá prejuízos.

O problema começa caso você vá dormir depois da meia-noite, será considerado que seu personagem não descansou o suficiente e acordará com menos energia. Essa penalização aumenta conforme a hora que você vai dormir.

7. Não tenha animais no início do jogo

Animais tomam bastante tempo e exigem bastante cuidado. Além de ter um custo de manutenção que pode ser alto no início do jogo.

Portanto, deixe os animais para um momento mais tranquilo de sua vida na fazenda.

8. Cuidado ao plantar algumas sementes

Observe sempre o tempo que uma semente leva para crescer, pois ela só dará frutos no dia seguinte. Ou seja, se uma semente leva 7 dias para crescer, ela só dará fruta no oitavo dia.

É importantíssimo que você faça essa conta para não perder sua plantação na virada da estação. Se a estação virar antes dela dar frutos, ela acordará morta no dia 1 da nova estação.

9. Não perca nenhum dos eventos da Vila do Orvalho

Fique de olho nas cartas do correio e nos eventos anunciados lá. Os eventos acontecem anualmente, em cada estação, e cada um deles vai te ajudar com itens e oportunidades dentro do jogo e com os personagens da Vila.

E para aproveitar melhor cada um dos festivais, aqui vão as datas e o que você vai encontrar em cada um deles:

  • Primavera:
    • dia 13Festival do Ovo: haverá uma caçada aos ovos e para ganhar você precisa coletar pelo menos 9 ovos em 50 segundos. Se você ganhar, você receberá um Chapéu de palha como recompensa ou 1000 moedas de ouro, caso você já tenha ganho no ano anterior.
    • dia 24Dança das Flores: nesse evento você tem a oportunidade de aumentar em 1 coração, seu nível de amizade com algum morador da Vila, convidando-o para dançar. Dependendo do seu nível de amizade, alguns aceitarão com mais facilidade o seu convite.
  • Verão:
    • dia 11Luau: neste evento você contribuirá com a sopa comunitária com ingredientes de cada convidado. Para se dar bem você precisa levar um ingrediente de qualidade para que a sopa agrade o Governador. Dependendo da reação do Governador, você ganhará ou perderá pontos com os outros moradores.
    • dia 28Dança das Medusas-da-Lua: este é apenas um festival de encerramento do verão.
  • Outono:
    • dia 16Feira Stardew Valley: neste festival você precisa ganhar Fichas Estrelas (a moeda do festival), levando uma bela coleção de produtos para exposição, e também participando de mini-games. Este festival é uma excelente oportunidade de conseguir comprar um dos espantalhos raros da coleção, e até mesmo a famosa Fruta-estrela, que dá poderes mágicos a quem a consome.
    • dia 27Véspera dos Espíritos: este festival te dá a oportunidade de conseguir a Abóbora dourada, encontrando o caminho dentro do labirinto.
  • Inverno:
    • dia 08Festival do Gelo: aqui você participa de um concurso de pesca no gelo, e para ganhar precisa pescar pelo menos 5 peixes, para ganhar 3 anzóis e um Chapéu de marinheiro, no primeiro ano. Após ganhar a primeira vez, você receberá 2000 moedas de ouro.
    • dia 15 a 17Mercado Noturno: este é um evento que, ao contrário dos outros, segue o tempo normal do jogo e você precisa aproveitá-lo bem antes de ficar tarde e precisar ir para casa dormir. Por durar 3 dias você terá tempo para aproveitar boas oportunidades.
    • dia 25Festival da Estrela Invernal: este é o último festival, e marca a virada de ano dentro do jogo. Nele você participa de um amigo-oculto junto dos outros moradores da Vila. Você saberá quem tirou, alguns dias antes em uma carta que o prefeito te enviará.

Em todos os eventos, converse com cada um dos moradores. Dessa forma você aprenderá mais sobre eles e também aumentará seus pontos de amizade.

Ah! Em dias festivos, você não precisará alimentar seus animais, pois o jogo já vai considerá-los alimentados.

10. Não deixe de consultar o Stardew Valley Wiki

Um ótimo guia para o jogo é o Stardew Valley Wiki. Como o próprio nome diz, ela é a wikipedia do jogo. 

Este é um site oficial com todas as informações que você precisa saber sobre o jogo. Com atualizações frequentes e muita ajuda para aqueles momentos de dúvidas que surgem durante a gameplay.

Esta página me ajudou muito enquanto eu jogava, e inclusive me ajudou na criação deste post. Não deixe de conferir mais dicas lá.

Onde comprar Stardew Valley e plataformas disponíveis

Segue onde comprar Stardew Valley e plataformas disponíveis:

Como você pode ver, o jogo está disponível para qualquer que seja a plataforma que você usa para jogar. Além disso, seus preços são bem acessíveis quando comparado a outros jogos.

Stardew Valley é crossplay apenas entre jogadores que usam Steam com jogadores que usam a loja da GOG. Portanto, infelizmente, o cross-play de Stardew Valley ainda não é uma realidade.

Leia também: O que é Cross Platform? Aprenda tudo e conheça os jogos!

Pronto para jogar Stardew Valley?

Por todo este conteúdo de Stardew Valley, você pode ter certeza que é um jogo que eu amei jogar. A forma como funciona Stardew Valley te faz relembrar antigos jogos nos quais eu já me apaixonei no passado.

Um jogo simples, mas ao mesmo tempo, cheio de detalhes muito bem pensados que te entrega uma gameplay simples, relaxante e envolvente ao mesmo tempo.

Ah! Não deixe de conferir nosso canal do Youtube, o MKT Esports. Novos vídeos semanalmente com diversos assuntos para os amantes dos games! Conheça já e se inscreva!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts