[Dicionário Gamer] O que é NPC? Conceituação e exemplos

Já se perguntou o que é NPC? Esse tipo de personagem é tão comum e existe em muitos jogos, é muito provável que já tenha esbarrado em um deles por aí. Para entender o que é, como funciona e ver alguns exemplos, continua com a gente.

O Dicionário Gamer é uma editoria da MKT onde explicamos termos que são muito disseminados pela comunidade. Se quiser conferir alguns conteúdos que já fizemos segue uma listinha:

Agora, sem mais enrolação, vamos falar sobre o que é NPC.

O que é NPC?

A sigla vem da expressão: Non-Playable-Character. Ou seja: Personagem não jogável. Os NPCs são aqueles personagens colocados nos jogos para ambientação, dos quais não conseguimos controlar.

É isso o que é NPC. São os “figurantes” que às vezes até interagem, mas que suas ações são controladas e colocadas pelo mecanismo do game. Não pela gente.

Já conseguiu pensar em alguns? Eles estão presentes em muitos jogos e podem ser para:

  • Ajudar seu personagem
  • Ser adversário do seu personagem
  • Ambientação

Como funciona o NPC?

Agora que você já sabe o que é NPC talvez se pergunte como funciona. Nos RPGs de mesa existem também NPCs e costumam ser controlados pelo mestre. Já nos jogos virtuais, eles são controlados por inteligência artificial.

Se você curte jogos de mesa, vale a pena conferir nosso conteúdo que é uma lista dos melhores jogos de tabuleiro. Perfeitos para jogar reunido com a galera.

Em outras palavras: o “computador” é quem dita o comportamento do NPC. Há diversas formas de programação de jogo que criam a personalidade e estipulam o hábito do NPC.

Exemplos de NPC

Quem nunca se perguntou o que é NPC no GTA? O game conta com tantos personagens não jogáveis que são tão elaborados que seu papel de figurante é de bastante destaque. O mesmo rola em Stardew Valley, por exemplo.

Só que existem NPCs menos complexos que os desses jogos. Os fantasminhas do Pacman também são, cada um possui seu comportamento e sua forma de procurar pelo Pacman. RPGs antigos e simples de máquina também contavam com NPCs mais simples.

Além disso, nos jogos de RTS você se depara com tropas, inimigas ou aliadas, que são NPCs. Como Warcraft e Age of the Empires.

Ah, se gosta desse estilo de jogo, dá um pulo na nossa publicação que é uma lista com os 9 melhores jogos de RTS.

Esses são só alguns exemplos para ilustrar e te dar a ideia da amplitude que esse tipo de personagem se encontra.

E aí, deu para entender o que é NPC?

Conta para a gente nos comentários quais são os seus favoritos. Particularmente, adoro os de Stardew hehe

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts