O que é clutch? O que é, de onde vem e exemplos famosos

Já ouviu o termo, mas não sabe o que é clutch? Aqui você tira todas as suas dúvidas a respeito da palavra, falamos sobre o que é, para que serve e ainda reunimos exemplos de jogadas com clutch.

Quando estamos no universo dos jogos, muitas vezes somos pegos de surpresa com termos que desconhecemos. Esse pode ser o seu caso quando viu esse nome, mas não entendeu o que significa clutch.

Então, para te ajudar, falaremos de um jeito bem direto e simples o que é clutch. Assim você não tem mais dúvidas a respeito dele.

Se quiser conhecer mais termos gamers, temos uma sessão só de dicionário gamer. Lá tem o significado de muitas palavras, vale conferir 😉

Agora, sem mais delongas, vamos direto ao conteúdo.

O que é clutch

Trata-se de uma gíria que é usada durante partidas de FPS. O clutch acontece quando há apenas um jogador ou jogadora vivo em uma equipe e, ainda assim, ele ou ela consegue ganhar o jogo e abater os inimigos.

É às vezes usado também para relatar uma desvantagem numérica, não necessariamente quando tem apenas um integrante. Só que, os clutches mais famosos e marcantes são o de um contra todos.

Geralmente o momento em que realmente rola o que significa clutch são nos finais das partidas. Sendo instantes intensos e imprevisíveis.

Em games como Counter-Strike há a categoria de clutch master. Dedicada a aquelas pessoas que costumam conseguir vários. No quadro abaixo do HLTV você verifica o Top 5 até o momento em que o conteúdo foi escrito:

Deu para ter uma ideia sobre o que é clutch no CS:GO, né? Apesar de não aparecer entre os cinco, coldzera é um nome brasileiro que conta com clutches famosos.

Ou seja, se você quer saber o que é clutch basicamente precisa entender que trata-se de uma jogada bastante complexa. Quando a pessoa consegue realizar, ela ganha muito destaque com o público.

Então é isso o que significa clutch e é algo bem aclamado quando rola.

De onde vem clutch

Agora, uma curiosidade, já que estamos falando sobre o que é clutch. Afinal, de onde vem essa palavra? Para ajudar, pegamos definições do Collins Dictionary, porque trata-se de um termo em inglês.

vários significados em cima da palavra, mas três que chamaram a atenção por trazerem uma possível associação com a jogada, são:

  • Embreagem: é um dos significados. É possível associar com a jogada porque podemos dizer que jogador precisa “mudar a marcha” no momento do clutch.
  • Verbo clutch: “clutch” é algo próximo de segurar alguma coisa de uma forma bem forte porque você está com medo ou ansiedade. Esses dois estados (medo e ansiedade) são bem presentes no momento do que é clutch como jogada.
  • Substantivo contável clutch: você pode usar clutch para se referir a um pequeno grupo de pessoas, fazendo total sentido com a jogada.

O termo já era usado em outros esportes tradicionais, principalmente o basquete ou beisebol e é relacionado a momentos decisivos. No vídeo abaixo você visualiza um “clutch shot” (arremesso clutch) no basquete:

Basicamente, são arremessos feitos em momentos decisivos. Quando se fala que um jogador é clutch, é porque ele é bem decisivo na partida. Esse é um dos significados sobre o que é clutch e qual a origem do termo.

Leia Também: DMarket é confiável? Leia antes de comprar sua skin de CS:GO

Exemplos de clutch

CS:GO

É muito possível que você tenha chegado aqui por querer saber o que é clutch CS:GO. Isso porque várias jogadas no competitivo do game são clássicas e muito comentadas. Então, abaixo você assiste uma seleção com os melhores do coldzera:

Overwatch

Outro FPS que já representou bastante o que é clutch foi o Overwatch. No vídeo abaixo você confere um compilado com clutches profissionais:

Valorant

Um dos grandes nomes atuais de FPS, Valorant tem ganhado muito o público. Com popularidade e escalada rápida no sucesso, o game consegue até fazer com que sejam feitas comparações entre Valorant ou CS:GO

Dado tamanho sucesso, já vemos um cenário competitivo crescente. A partir dele, vemos alguns momentos que demonstram bem o que é clutch, como o abaixo:

Leia Também: Saiba como melhorar o FPS no Valorant! Entenda cada opção!

Fortnite

Para fechar com os exemplos, chegamos com o carro-chefe da Epic Games. Fortnite, um Battle Royale de sucesso, também tem bons exemplos de o que é clutch. Para visualizar um compilado, é só assistir o vídeo abaixo:

Entendeu o que é clutch?

Agora que você já sabe tudo sobre essa jogada, que tal conferir nosso guia de como melhorar o reflexo em jogo de FPS. Afinal, se você quiser dar um clutch um dia, definitivamente precisa estar com o reflexo afiado.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts