Melhores programas para fazer Pixel Art: 15 opções [gratuitas também]

Procurando os melhores programas para fazer Pixel Art? Aqui nós indicamos 15 alternativas para você conhecer e ver qual atende mais a sua demanda. Afinal, cada um tem sua peculiaridade.

Estamos falando de uma quantidade considerável, certo? Então não esqueça de salvar a página nos favoritos para retornar sempre que precisar. Se liga em quais são esses melhores programas para fazer Pixel Art que falamos aqui:

  • Pixilart
  • Photoshop
  • Piskel
  • Aseprite
  • Lospec
  • GraphicsGale
  • Spriter
  • Pixlr
  • Pixaki
  • GIMP
  • Krita
  • Pro Motion NG
  • Editor Pixie Engine
  • Procreate
  • Illustrator

Se você curte Pixel Art e vai começar agora nessa área, seja para jogos ou designer geral, sugiro que veja nosso conteúdo onde falamos tudo sobre o que é Pixel Art. Outra recomendação que fica para você é o curso de Pixel Art.

Agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Melhores programas para fazer Pixel Art

1- Pixilart

Começamos com esse que é tido como o melhor programa para fazer Pixel Art. Recomendado para variados níveis, do iniciante ao avançado. O Pixilart funciona por web e conta com diversos recursos para quem quer explorar essa estética.

Outro ponto interessante é que ele tem uma comunidade de usuários bastante ativa. Assim você pode trocar figurinhas e conseguir boas dicas, sem contar que é uma ótima para buscar refs.

Por fim, ele também tem uma versão mobile na qual você consegue fazer suas artes pelo celular.

2- Photoshop

Não é o mais fácil de mexer, mas definitivamente o Photoshop é um dos melhores programas para fazer Pixel Art (talvez o melhor programa para fazer Pixel Art). Quando você domina o software, o céu é o limite.

Caso você se interesse por design no geral, vale a pena começar por esse. Se você já mexe com Photoshop, então é mais indicado ainda seguir nele.

Um ponto muito forte, além dos inúmeros recursos que facilitam o processo, é que o programa suporta muitas camadas. Com isso, é possível criar personagens, cenários, ou qualquer Pixel Art, com muita precisão.

No vídeo abaixo você visualiza o básico de recomendações sobre Pixel Art com Photoshop:

3- Piskel

Esse é um software simples e que roda online no seu PC. O Piskel é uma boa alternativa para quem quer começar a se familiarizar com a Pixel Art.

Intuitivo, fácil de mexer e com tudo o que é necessário para conseguir fazer as mais variadas artes. No vídeo abaixo você vê também um tutorial básico de como usar essa ferramenta gratuita:

Leia Também: Cursos de Pixel Art do Brasil: conheça os melhores

4- Aseprite

Quer começar agora no Pixel Art? Então o Aseprite é uma opção para você. Não é um programa gratuito e nem online, mas possui diversos recursos e é bem intuitivo para quem nunca teve contato.

Seja para estáticos ou animações, é um dos melhores programas para fazer Pixel Art. Por mais que não seja gratuito, você consegue testar os recursos dele antes de já pagar pelo software, é só ir no Trial Version.

No vídeo abaixo você também tem uma ideia do que é possível fazer com o Aseprite:

5- Lospec

Lospec é um dos mais limitados da lista, mas possui uma comunidade ativa. Além disso, é online e gratuito, tendo criação de recursos para desenvolver ainda mais a ferramenta. 

É interessante ver o que os usuários conseguem criar com o software, basta olhar a home que você consegue ter uma ideia. Na sessão que mostramos abaixo:

Se você está começando agora, pode se inspirar e também criar familiaridade com a estética pelo Lospec.

6- GraphicsGale

Gosta da ideia de esboçar em papel? Inclusive tem o costume de fazer alguns rascunhos em papel? Então o GraphicsGale vai ser um dos melhores programas para fazer Pixel Art para você.

Assim como os outros, possui recursos bem interessantes para o processo de criação da arte pixelada. Dentre as ferramentas do programa há a opção TWAIN presente no software é possível importar arquivos de scanner ou câmera.

Sua interface lembra um pouco a do Paint, podendo ser pouco agradável para alguns. Ainda assim, é uma ótima alternativa.

7- Spriter

O Spriter é um dos melhores programas para fazer Pixel Art e animações de modo geral. É muito recomendado para quem quer fazer animações 2D, principalmente se for voltado para desenvolvimento de jogos.

Então é uma grande indicação para você. No vídeo abaixo você vê como mexer no básico do Spriter:

8- Pixlr

O Pixlr é um programa online que você consegue fazer Pixel Art gratuitamente. Ele é muito usado também para criação de animações, com seus desenvolvedores preocupados com o aspecto da segurança.

Para entender mais do Pixlr, basta ver o vídeo abaixo:

9- Pixaki

Esse é um dos melhores programas para fazer Pixel Art pelo celular. O Pixaki conta é bastante completo como ferramenta mobile, com diversos recursos e com suporte para até 50 camadas.

Por meio dele é possível fazer até animações e o programa ainda aguenta os tipos de arquivos mais populares. É então uma boa alternativa, sendo possível de usar também em iPad.

Trata-se de um programa pago, mas tem uma versão experimental gratuita por 14 dias. Assim você consegue analisar se é suficiente para sua demanda.

Lembrando que existe um curso que vai te ajudar a aprender Pixel Art, do qual vale a pena conferir. Para ver mais detalhes sobre ele, é só clicar aqui.

10- GIMP

O GIMP é uma ferramenta de edição online também muito popular. Ele é bem similar ao photoshop, a única diferença é que é gratuito. Veja o vídeo abaixo para saber como dominar essa plataforma:

Se quiser, também temos um conteúdo sobre o que é GIMP. Assim você conhece ainda mais essa plataforma.

11- Krita

Você pode baixar o Krita, rodando em Mac, Linux e Windows. Ele é gratuito e é bastante intuitivo, sendo uma boa opção para quem quer fazer Pixel Art.

Ele não é focado apenas para Pixel, sendo interessante também para quem quer praticar outras estéticas.

Leia Também: Como fazer Pixel Art? Por onde começo? Existem cursos?

12- Pro Motion NG

Mais um dos melhores programas para fazer Pixel Art que também é interessante para quem quiser fazer outros estilos. O Pro Motion NG possui diversos recursos bem elaborados para edições.

Há a possibilidade de fazer testes gratuitos das funcionalidades. Caso goste, você pode ter mais funções, basta pagar e ter acesso ao modo mais avançado.

13- Editor Pixie Engine

Esse software é indicado para quem quer fazer desenvolvimento de jogos. Além disso, ele é muito recomendado para quem está começando na Pixel Art.

Ele conta com uma galeria aberta e diversas ferramentas de desenho. Veja como é esse programa clicando aqui.

14- Procreate

O Procreate é muito conhecido pela ilustração digital e também é bem interessante para a Pixel Art. Você consegue fazer o download pelo iOS, rodando também em iPad.

Para baixar o programa o acesso é por aqui. Não é um programa gratuito, mas é bem completo. No vídeo abaixo vemos um tutorial de como criar brush de pixel nesse programa:

Leia Também: O que é Game Design? O que faz e como se tornar?

15- Illustrator

Illustrator é um programa muito comum para designers. Assim como o Photoshop, ele tem funcionalidades a mais e é usado para diversas edições.

Ainda assim, ele também é um dos melhores programas para fazer Pixel Art. No vídeo abaixo você vê como é possível usar o Illustrator para a arte pixelada:

Gostou da lista com os melhores programas para fazer Pixel Art?

Salve a página nos favoritos para voltar sempre que precisar e quiser testar algo novo. Agora, como já falamos, se você quiser se aprofundar mais nos conhecimentos sobre Pixel Art, é só conhecer esse curso que ensina tudo sobre.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts