O que é Unreal Engine? Grandes jogos e filmes feitos nela

Já ouviu falar, mas não sabe o que é Unreal Engine? Então fica com a gente até o fim do post que você vai entender de uma vez por todas o que ela é e para que serve.

Se você curte desenvolvimento de jogos, provavelmente já ouviu falar sobre. Só que é necessário entender o que é Unreal Engine de um jeito mais detalhado para sacar sua função e importância;

Então, fizemos esse post pensando tanto em quem quer entrar para essa área quanto para quem só está curioso para conhecer e entender o que é Unreal Engine. Respondemos a dúvida de forma prática e objetiva para não ter mais dúvidas.

Se você tem interesse em ser um profissional do mercado de games, saiba que o momento é agora. Segundo a Exame, o mercado de games cresceu em 20% no Brasil em 2020 e faltam profissionais na área.

Por isso é hora de aprender o que é Unreal Engine para já engatar logo e aprender mais sobre desenvolvimento de games. Se é o que você curte, vale a pena! 😉

Agora sem mais delongas, vamos jogar!

Leia Também: [Lista] Melhores cursos de desenvolvimento de jogos

O que é Unreal Engine?

É o motor de jogos da Epic Games. Incontáveis jogos já foram feitos com essa ferramenta que atualmente está em sua quinta versão. Existe desde 1998 e é gratuito para o usuário testar, com duas opções de licenças disponíveis: para criadores e para comercializadores.

É uma das Engines (motores de jogos) mais famosas e utilizadas. Com constantes atualizações, produz gráficos de ponta e que são usados até em audiovisual como por exemplo a série The Mandalorian.

De modo geral, é isso o que é Unreal Engine: uma plataforma para dar vida aos seus projetos de desenvolvimento de jogos. No vídeo abaixo do canal GameSpot você visualiza sua evolução ao longo dos anos:

O que são motores de jogos?

Agora que você já entende as linhas gerais do que é Unreal Engine, vamos ser um pouco mais específicos. Motores de jogos (ou Game Engines) são softwares que disponibilizam certas configurações automáticas para os desenvolvedores.

Ou seja, eles oferecem uma base para te ajudar a desenvolver o seu jogo sem precisar desenvolver tudo do zero. Além disso, é possível deixar salvo certos modelos para serem reutilizados.

As Games Engines ajudam em:

  • Renderização de gráficos 2D
  • Renderização de gráficos 3D
  • Motor de física
  • Suporte para diálogos, movimentos, sons, inteligência artificial

Trata-se então de algo extremamente útil para qualquer pessoa que queira criar seu próprio jogo. Sendo um verdadeiro facilitador dos processos, basta dominar seu funcionamento.

Quer seguir essa carreira de produção de jogos? Então passe na nossa análise que responde se faculdade de jogos digitais vale a pena.

Vantagens da Unreal Engine

Ok, e quais são os benefícios da Engine da Epic para ser tão famosa? Alguns fatores justificam seu sucesso:

  • Gráficos incríveis para 3D
  • Gratuito (só precisa pagar se comercializar o jogo)
  • Intuitiva
  • Código aberto (se você quiser mexer na programação da Unreal para fazer adaptações é possível)
  • Atualizações frequentes
  • Grandes produções feitas pela Unreal (falaremos mais disso no próximo tópico)

Agora já deu para sacar o que é Unreal Engine e por que ela é tão referência assim, certo?

Criações com a Unreal Engine

Segue abaixo alguns exemplos de criações com esse programa. Lembrando que é aproveitado tanto por desenvolvedores quanto por produtores audiovisuais, hein?

  • Batman: Arkham City
  • BioShock Infinite
  • Mortal Kombat 11
  • Borderlands 2
  • The Mandalorian
  • Shadow Complex
  • Fortnite
  • Unreal Tournament
  • Gods of Mars
  • Rogue One
  • Ford Vs Ferrari
  • Planeta dos Macacos: A Guerra
  • Star Wars: Episódio IX

Lembrando que são só alguns nomes, ok? Existem muito mais títulos além desses, é mais para você ter uma ideia 😉

Como aprender a mexer na Unreal Engine

Já sabe tudo sobre o que é Unreal Engine e agora já está pensando em como aprender a mexer. Relaxa que temos algumas sugestões para te ajudar nesse caminho.

O primeiro passo que sugerimos é que você baixe o programa, é só acessar aqui. Assim você já pode ir abrindo e se familiarizando com ele. Já que é apenas para conhecer de início, lembre de fazer download da versão apenas para criadores, que é 100% gratuita.

Além disso, a própria Unreal oferece um curso sobre sua primeira hora com o motor. Vai ser um bom suporte inicial, então é uma boa ideia aproveitar esse recurso também.

A partir daí, é hora de explorar até ficar à vontade com todas suas ferramentas. Assim será mais fácil para colocar em prática seus projetos. Há vídeos no YouTube que dão um norte bom também, esse abaixo é um exemplo: 

Se você já tiver algum projeto específico em mente, pode te ajudar de forma mais prática. Assim você pesquisa e começa a estudar direcionadamente para o gênero que está imaginando.

Por fim, para você desenvolver jogos de um jeito profissional e aprender a mexer não só na Unreal como em outras Engines (e até criar a sua), temos uma super dica. O curso da Danki Code de Desenvolvimentos de Games pode ser o que você precisa.

Com um suporte profissional que te ensinará todo o passo a passo para criar jogos e te guiarão de forma prática na profissionalização para o mercado. É um investimento para quem quer seguir nessa carreira, vale a pena conhecer.

Para se ligar em mais informações e garantir seu acesso vitalício aos conteúdos do curso, é só clicar aqui.

Leia Também: Como criar um jogo simples: principais ferramentas e dicas

Entendeu o que é Unreal Engine?

Não deixe de passar no curso de desenvolvimento de games completo da Danki Code caso você queira se profissionalizar e dominar essa ferramenta.

E aproveita que chegou até aqui também e dá uma olhada no nosso conteúdo sobre Unity ou GameMaker Studio. Descubra qual dessas duas é a melhor Engine para você criar o seu jogo.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts