Top 4 | Engines de jogos gratuitas: as preferidas das áreas

Procurando por algumas engines de jogos gratuitas para produzir seu game de forma mais prática e acessível? Selecionamos nessa lista 4 alternativas bem interessantes para esse caso, assim você consegue decidir qual a mais vantajosa para você.

As engines são bem interessantes para desenvolvedores de games. Por meio delas você não precisa ficar refazendo alguns códigos que já são de praxe. 

Obviamente, há quem prefira fazer os games sem engine. Ainda assim, acaba sendo um dos softwares relevantes para quem quer saber como criar jogos. Sendo, assim, importante conhecer algumas engines famosas.

Portanto, para ajudar quem está iniciando e procurando por alternativas, fizemos essa lista com as melhores engines de jogos gratuitas. São elas:

  • Unreal
  • Construct
  • Unity
  • Godot

Algumas são engines de jogos 2D gratuitas, outras são voltadas até mesmo para 3D. São então programas para diversas finalidades. Se você quiser saber mais informações e detalhes sobre o que são engines de jogos, basta ver nosso conteúdo sobre.

Continue com a gente até o final e veja qual a que melhor casa com o que você quer fazer.

Engines de jogos gratuitas

1- Unreal

Vamos começar nossa lista de engines gratuitas de jogos falando sobre Unreal. Esse é o motor de jogos da Epic Games e é tida como uma das melhores alternativas (talvez a melhor) para produção 3D.

Nosso foco hoje é sobre desenvolvimento de jogos, mas ela é usada até mesmo para produção de filmes e outros tipos de projetos. Sendo então um meio para renderização e produção desse tipo de material que é bastante renomado.

Recentemente houve a apresentação do demo da Unreal Engine 5.2, sendo a mais nova versão que promete aprimorar ainda mais o realismo de suas produções. O vídeo abaixo é impressionante:

Eles contam com uma versão gratuita bastante completa e elaborada. É possível desenvolver seus primeiros jogos nela, a Epic começa a cobrar uma taxa de 5% de royalties só quando seu game bater um milhão de faturamento.

É então uma alternativa interessante para quem está começando. Se você já está mais avançado, existe a opção paga que conta com alguns recursos a mais, além de treinamento e suporte direto.

Para mais informações sobre esse programa que é uma das melhores engine de jogos gratuitas, clique aqui.

Como pode ver, a Unreal é bem completa e grandes produções já foram feitas a partir dela. Caso se interesse, há um curso sobre Unreal Engine que pode te ajudar a dominar melhor a plataforma.

2- Construct

A anterior era voltada para 3D, essa já é uma plataforma que sua versão 2 é uma das melhores engines de jogos 2D gratuitas. 

Atualmente, há o Construct 3, pelo qual você até consegue fazer games em três dimensões e que possui mais recursos. Essa versão é a que a empresa trabalha atualmente, focada em realizar atualizações e consertar bugs.

A Construct 3 conta com uma versão grátis para teste e planos pagos diferentes para cada objetivo. Indo desde licença individual até para educação ou empresas.

Agora, o Construct 2 é uma das possibilidades grátis para quem está começando a aprender como criar jogos 2D. Para baixar seus últimos lançamentos, basta vir no site deles.

Não há mais atualizações e nem um suporte direto para eles no momento, já que estão focados na versão 3. Ainda assim, você encontra muitos conteúdos na internet sobre como mexer nela. O vídeo abaixo, por exemplo, mostra os primeiros passos na engine:

Um dos pontos positivos da Construct é que ela não pede royalties em cima dos jogos que você criar. Sendo algo interessante para quem quer colocar seu projeto no mercado.

Leia Também: Cursos de Pixel Art do Brasil: conheça os melhores

3- Unity

A Unity pode ser tida como uma das concorrentes da Unreal. Sim, também estamos falando de uma das melhores engines de jogos gratuitas para games 3D. 

Assim como o motor da Epic, há uma versão paga, mas com a grátis já é possível produzir seus primeiros jogos.

Com grandes recursos e nomes, já vimos grandes títulos de sucesso vindo da Unity. O famoso Among Us, por exemplo, foi feito por esse motor.

Então essa também é uma das grandes opções de engines gratuitas de jogos. Inclusive, se você se pergunta qual game engine é a mais usada, Unity e Unreal podem ser citadas para ilustrar a resposta.

Para conferir um pouco de seus recursos e como funciona, basta ver o vídeo abaixo:

Caso tenha se interessado, clique aqui e veja mais informações a respeito.

Leia Também: Principais cursos de Unity! Tudo o que você precisa saber.

4- Godot

Godot é muito querida por alguns produtores. Estamos falando de uma engine gratuita, com código aberto e uma licença MIT bem permissiva. Assim você não deve royalties dos jogos que produzir com ela para ela.

Tanto para jogos 2D quanto 3D, acaba sendo um dos programas interessantes. No vídeo abaixo você visualiza uma pequena introdução sobre ela:

Bem intuitiva e acessível para diferentes linguagens. Sem contar que é uma engine mais leve que roda melhor em PCs mais fracos.

Se você se interessou, basta clicar aqui e conhecer mais sobre essa que é uma das melhores engines de jogos gratuitas e abertas. Se já a conhece, mas quer saber mais como mexer, veja o curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code.

Gostou da lista de engines de jogos gratuitas?

Não se esqueça de conferir os cursos de Unreal Engine e também o de Desenvolvimento de Jogos da Danki Code. Podem te ajudar a aprender e dominar os motores de jogos de forma ainda mais rápida. 

Se quiser, temos um conteúdo completo sobre como escolher os melhores cursos de desenvolvimento de jogos. Vale a pena dar uma lida no que falamos por lá antes de decidir qual você irá fazer.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts