Saiba tudo sobre o que é Pixel Art. Como fazer e onde achar!

Tem curiosidade para conhecer mais sobre o que é Pixel Art e toda sua história, não é mesmo?!

Muita gente sabe o que é Pixel Art mas não exatamente conhece tudo o que está por trás dessa forma digital de fazer arte e para isso viemos aqui escrever este texto.

Nosso objetivo com este texto sobre o que é Pixel Art é mostrar a você sua história, importância e como você pode aprender a fazer a sua própria arte com pixels.

Suas aplicações são muitas e seu papel na história dos jogos é tão importante que até hoje, mesmo com toda potência de processamento, diversos desenvolvedores ainda utilizam recursos de Pixel Art.

Aqui neste texto você verá os seguintes tópicos:

  • O que é Pixel Art (com exemplos)
  • Como fazer sua própria Pixel Art
  • Onde encontrar Pixel Art

Portanto, vamos então aprender mais sobre o que é Pixel Art!

O que é Pixel Art (com exemplos)

Responder o que é Pixel Art é bem simples: arte com Pixel. Mas a resposta também pode ir além!

Pixel é o nome dado a um único bloco de informações gráficas que são mostradas na tela de seu computador.

Hoje em dia nossas telas possuem altas resoluções e um único pixel mal fica visível em sua tela.

Para você ter uma ideia, em um monitor Full HD (padrão hoje em dia) você tem um total de 2.073.600 pixels agrupados mostrando uma imagem para você. Quanto maior a resolução, mais pixels são mostrados em uma mesma tela.

Como você pode imaginar, antigamente as telas tinham baixíssimas resoluções. Tanto os monitores de computador, como os televisores, que tinham resoluções VGA, por volta de 720 x 480 com aproximadamente 345.000 pixels.

O que até parece muito, mas a diferença ia além do número de pixels, contando também com o número limitado de cores que poderiam ser usadas. Enfim, existem muitas limitações, inclusive para impulsionar todos esses pixels.

Fonte: Science Buddies

Portanto, os artistas precisavam criar suas imagens levando em consideração este serrilhado.

No exemplo abaixo você pode ver claramente o que era o Mário, um dos melhores jogos multiplayers do mundo até hoje, em seu primeiro jogo e como ele é atualmente.

Fonte: yum yum matte

Conforme os hardwares foram evoluindo, os pixels ficaram suavizados e hoje você mal os vê. Porém, nosso saudosismo e o desafio de fazer belas imagens com poucos pixels fazem com que o Pixel Art esteja forte até mesmo nos dias de hoje.

Mesmo com toda evolução de hardware nós podemos ver jogos atuais que não precisariam recorrer a este recurso, escolhendo deixar seus gráficos pixelizados, como é o caso do Stardew Valley, um dos melhores jogos indie da atualidade.

Como fazer sua própria Pixel Art?

Existem diversas ferramentas que te ajudam a criar as suas próprias artes em pixel, até mesmo com animações.

É claro que você pode utilizar qualquer editor de imagem (como o Paint por exemplo), mas, não seria tão fácil comparado às opções específicas que você encontra na internet gratuitamente.

Algumas das boas opções que você poderá utilizar, são:

  • Lospec Editor – Um bom editor de Pixel direto do seu navegador. Bem intuitivo.
  • Piskel – Piskel é um dos editores de Pixel Art online mais famosos por sua praticidade. Com ele é possível criar facilmente desenhos e animações e salvá-las para qualquer que seja o seu projeto.
  • Pixel Studio – Este é um ótimo editor de Pixel Art para dispositivos mobile. Ele é gratuito tanto para Android quanto para iOS.

Alguns links onde você poderá estudar mais sobre o assunto e, inclusive, desenvolver algumas ideias de jogos para criar:

O Pixel Art é muito utilizado por programadores e criadores de jogos e se você pensa em iniciar, ou mesmo se aperfeiçoar nessa área, uma ótima opção para você é o Curso de Design de Jogos 2D.

Este curso é uma das dicas para criar jogos, vai abrir seus caminhos para artes em 2D e te ajudar a ingressar no mercado de games. Ou mesmo começar a desenvolver seus projetos sozinho.

Com ele você vai dominar:

  • Criar objetos, personagens e cenários no estilo Pixel Art e Flat Design
  • Técnicas de desenho
  • Técnicas de animação profissional para jogos
  • Pintura digital
  • e muito mais

Uma ótima forma de agilizar o seu aprendizado!

Para conhecer mais e iniciar o seu curso, basta entrar em sua página: Curso de Design de Jogos 2D

Onde encontrar Pixel Art

Existem diversas comunidades de apaixonados por Pixel Art, criadores de conteúdo e sites onde você pode encontrar tudo quanto é tipo de desenhos. Desde personagens a objetos e paisagens.

Alguns ótimos locais para você encontrar Pixel Art são:

  • Pixilart – Site com milhares de Pixel Arts com diversas temáticas. Nele você pode inclusive vender os seus trabalhos, compartilhá-los e fazer parte de uma comunidade de outros apaixonados pelo assunto.
  • PixelJoint – Outro site galeria que possui milhares de imagens. Está no ar desde 2004 e continua firme e forte fortalecendo a comunidade de Pixel Artists. Em seu fórum acontecem desafios semanais, oportunidades de trabalho e muito mais. Vale uma visita.
  • r/PixelArt – Esta é a principal comunidade dentro do Reddit a tratar sobre o assunto. Lá você vai encontrar desde profissionais conhecidos do mercado até simples apaixonados por Pixel Arts.
  • Lospec no Discord – No Discord você também encontra uma sala específica com pessoas interessadas em Pixel Art. Esta é uma das mais conhecidas (até mesmo por conta de seu editor online) e possui muitas informações interessantes. Um lugar fácil e rápido para se conectar a outros artistas de Pixel Arts.
  • Pixelation.org – Um velho e conhecido fórum sobre Pixel Art. Lá você vai encontrar muita coisa sobre o assunto.
  • Pixel Art no Deviant – Não podíamos deixar o tópico Pixel Art deste famoso site de artistas de lado, não é mesmo?! Aqui você encontra o trabalho dos melhores profissionais do gênero. Muita coisa boa para se inspirar.

Veja também o exemplo de Eric Barone, o criador independente de Stardew Valey:

Já sabe o que é Pixel Art?

Agora que você aprendeu sobre o que é Pixel Art, como fazer e onde encontrar mais informações, ficará fácil começar os seus treinamentos e aprender ainda mais sobre essa arte digital tão querida.

E se você busca um atalho em seu aprendizado, uma ótima opção é o Curso de Design de Jogos 2D.

Por um baixo preço, este curso vai te dar o atalho para aprender tudo sobre artes em 2D e te ajudar a ingressar no mercado de games. Ou mesmo começar a desenvolver seus projetos sozinho.

Com ele você vai dominar:

  • Criar objetos, personagens e cenários no estilo Pixel Art e Flat Design
  • Técnicas de desenho
  • Técnicas de animação profissional para jogos
  • Pintura digital
  • e muito mais

Uma ótima, rápida e barata forma de aprender uma nova profissão e dominar os melhores programas para criar jogos!

Para conhecer mais e iniciar o seu curso, basta entrar em sua página: Curso de Design de Jogos 2D

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts