Jogos de criar o seu próprio jogo: 5 opções para começar

Existem jogos de criar o seu próprio jogo? Sim, inclusive selecionamos 5 alternativas para você conhecer mais e explorar. Opções gratuitas para você se divertir e deixar sua criatividade rolar, criando seu próprio mundo.

Muitas pessoas gostam de jogos. Para você ter uma ideia, o mercado de games tem previsão de ultrapassar US$200 bi até 2023, segundo Newzoo. Sendo então, uma grande tendência, até como caminho profissional.

Então é muito provável que você faça parte das pessoas que gostam de jogos e que tem alguma ideia para desenvolver o seu. Se esse for o caso, os jogos de criar o seu próprio jogo serão bem úteis. Por isso, se liga nos nomes que trazemos aqui:

  • Roblox
  • GameBuilder Garage
  • KoGaMa
  • RPG Maker V
  • Dreams

É um top 5 de respeito para se conhecer mais a fundo. Fique com a gente até o final para descobrir mais de cada um deles. Se tiver interesse em algo mais profissional, sugerimos que veja o curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code.

Leia Também: Como criar jogos online em apenas cinco etapas? Confira

Jogos de criar o seu próprio jogo

1- Roblox

Fonte/Reprodução: Google Play

O primeiro da nossa lista de jogos de criar o seu próprio jogo é um grande queridinho, principalmente do público infanto-juvenil. Roblox é um sucesso, tendo batido 48 milhões de usuários diariamente. Sendo bastante comparado com Minecraft.

Ele é literalmente um mundo aberto no qual você pode desenvolver seu próprio mapa e publicar para outras pessoas se divertirem. É possível criar de diversos gêneros e modos.

Se quiser visualizar alguns exemplos de mapas possíveis, basta ver nossa lista dos melhores jogos do Roblox. Além disso, temos também um guia sobre o que é Roblox Studio, como instalar e como usar a plataforma por onde você cria os mapas.

2- GameBuilder Garage

Fonte/Reprodução: Nintendo

É a opção de jogos de criar o seu próprio jogo da Nintendo. Como o próprio nome já diz, tem a intenção de ser uma espécie de “jogos criados em garagem”.

Bastante intuitivo, a partir do Game Builder Garage você pode criar títulos que vão desde corrida até FPS. Então é também bem interessante, com uma proposta indicada para quem quer fazer seu próprio jogo.

No vídeo abaixo você visualiza melhor como funciona:

3- KoGaMa

Fonte/Reprodução: KoGaMa

Essa é uma alternativa para quem busca algo mais leve, gratuito e que roda no próprio navegador. KoGaMa é um jogo online pelo qual rola de criar seu próprio jogo.

Também rola de publicar para a comunidade que joga KoGaMa aproveitar. Existe ainda uma versão com blocos pagos que te dá uma maior liberdade criativa, caso esteja disposto a investir.

Vale dar uma chance e conhecer mais essa opção de jogos de criar seu próprio jogo. Esse game também apareceu na nossa lista de jogos parecidos com Roblox, talvez curta conferir ela também.

4- RPG Maker

Fonte/Reprodução: RPG Maker

Se você curte RPG e procura por algo simples para criar o seu próprio, precisa conhecer RPG Maker. Definitivamente, caso você se enquadre nesse perfil, essa é a melhor alternativa para você.

Um meio simples e prático de se introduzir nesse cenário de criação de RPGs. Alguns exemplos que foram criados por esse título são:

  • Lisa
  • Corpse Party
  • Slave World

Então, é interessante também para quem curte os melhores jogos indie

5- Dreams

Fonte/Reprodução: Obilisk

Para fechar nossa lista de jogos de criar o seu próprio jogo, Dreams é um grande exemplo. Você pode produzir games dos mais simples aos mais complexos, tendo ainda uma comunidade forte.

Ou seja, você pode criar o seu próprio jogo e ainda jogar o de outras pessoas. Sendo os dois modos de jogos possíveis pelo Dreams.

Foi desenvolvido pela Sony para PS4. No vídeo abaixo você visualiza o desenvolvimento de um game no Dreams durante seis meses. Servindo de inspiração:

Curtiu o top 5 jogos de criar o seu próprio jogo?

Se souber de mais algum, indique nos comentários. Aproveita e confere nosso conteúdo sobre como criar jogos. Outra sugestão que vale reforçar é dar um pulo no curso completo de desenvolvimento de jogos da Danki Code.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts