[GUIA] Tudo o que você precisa saber sobre engines de jogos!

As engines de jogos são o coração da criação de qualquer grande jogo. Alguns jogos têm sua própria engine enquanto outros usam engine criadas por outras empresas.

Entender o funcionamento e a necessidade destes engines de jogos é o primeiro passo que qualquer pessoa, interessada na criação de jogos, precisa para criar ou entender como os jogos são feitos. Assim como o próprio nome diz, elas são motores de jogos.

E você, como alguém interessado no assunto de como criar jogos, já deve ter cansado de ouvir falar sobre engines de jogo, não é mesmo?!

Para que você fique por dentro de tudo sobre o que é engine de jogo e suas opções, escrevemos este guia completo!

E para facilitar a sua leitura, dividimos este guia sobre motores de jogos da seguinte forma:

  1. O que é engine de jogos
  2. Quais são as principais opções disponíveis de engine de jogos
  3. FAQs rápidas sobre engines de jogos
    1. Quais são as melhores engines para criar jogos
    2. Principais engines de jogos gratuitas
    3. Melhores engines leves para criar jogos
    4. Melhores engines para jogos 2D grátis
    5. Melhor engine para jogos 2D Android

Segue com a gente então para você encontrar a melhor engine para criar jogos para cada uma de suas necessidades e quais os principais motores de jogos disponíveis atualmente. Sem contar, é claro, suas principais características e preço.

O que é engine de jogos?

Uma engine de jogos é o software contendo as principais definições em que o jogo vai ser construído e jogado, tais como:

  • gráficos: quais serão os tipos de gráficos de seus jogos: 2D, 3D, como os gráficos vão se comportar. A tecnologia empregada e suas variantes.
  • física: configure facilmente como será a física em seu jogo. Ela será mais realista, ou terá uma física como se o seu personagem andasse na lua?!
  • sons: adicione facilmente sons e trilhas sonoras em seu jogo, sem ter que preparar tudo do princípio.
  • Input: configure de forma simples quais serão os comandos utilizados para fazer a movimentação em seu jogo. Joysticks, teclado e mouse, e muito mais.
  • gerência de recursos: Gerencie de forma otimizada o uso do hardware em que seu jogo irá rodar, como processamento, memória, arquivos e muito mais.

As engines de jogos podem ser descritas como um conjunto de ferramentas que auxiliam os criadores de jogos a começar seus projetos a partir de configurações básicas pré-programadas que são inerentes a diversos jogos. Poupando os programadores de escrever “do zero” a base do jogo.

Sendo assim, elas não precisam ser programadas todas as vezes que alguém for criar um jogo novo, como por exemplo: escrever linhas e mais linhas de código para fazer com que a física de seu jogo se comporte como no mundo real. Ou mesmo ter que fazer do zero toda a estrutura de gerência de arquivos e memória de seus jogos.

Com uma engine, você começa em um ambiente pronto para você apenas configurar estas configurações do jeito que você escolher, com diversas predefinições e padrões que você poderá usar. Fazendo com que seu projeto se adiante muito e se preocupe realmente com questões mais avançadas da forma como seu jogo será.

A criação de engines de jogos surgiu depois da indústria perceber que com apenas uma engine, ela poderia dar vida a diversas ideias de jogos para criar, adiantando o processo. Hoje, a grande maioria dos jogos lançados são criados a partir de engines de jogos prontas.

Além disso, as engines de jogos abriram caminho para que outras indústrias utilizassem estas ferramentas com propósitos diferentes como: 

  • treinamentos, 
  • simulações militares,
  • uso médico.

Quais são as principais opções disponíveis de engine de jogos?

Atualmente existem muitas opções de motores de jogos, com diversas possibilidades diferentes, vantagens, preços e características distintas para cada projeto.

Fizemos uma lista com alguns dos principais motores de jogos disponíveis no mercado atualmente para criar jogos simples ou complexos.

A lista ficou assim:

  1. Unity
  2. Unreal Engine
  3. CryEngine
  4. Construct
  5. GameMaker
  6. Godot (Godette Engine)
  7. Amazon Lumberyard
  8. RPG Maker
  9. Stencyl
  10. Cocos2d

1. Unity

A Unity é uma famosa engine de jogos para diversas plataformas. Ela é uma engine muito versátil, permitindo a você criar tanto jogos 2D quanto jogos 3D. Além é claro de sua interface de fácil utilização e aprendizado.

Sua versatilidade faz dela famosa entre grandes e pequenos estúdios, além de seu ótimo custo benefício. Diversos jogos famosos como por exemplo: Fall Guys, foram criados na Unity.

Vantagens: Versatilidade

Preço: Possui versão gratuita para uso pessoal e plano de assinatura para versão comercial.

Site: https://unity.com/

2. Unreal Engine

A Unreal Engine é uma das melhores engines para criar jogos que existem atualmente. De propriedade da Epic Games, é a partir dela que famosos jogos foram criados, como: Gears of War, Mortal Kombat X, Mass Effect, entre outros. Serve tanto para jogos 2D quanto para 3D.

Leia também: Lista de jogos grátis Epic Games 2020 – Não gaste nem um centavo

Com muitas opções de modificações, conteúdos de apoio online, e uma interface simplificada baseada em ferramentas que não exigem conhecimento de um programador, a Para considerar a Unreal Engine a melhor engine para criar jogos, ela só precisava ser gratuita. E adivinhem?! Ela é! Bom, pelo menos para criação.

Vantagens: Versatilidade e gráficos realistas

Preço: Gratuita, mas cobra royalties nas vendas de seus jogos criados com ela (nada mais justo, vamos combinar, não é mesmo?!).

Site: https://www.unrealengine.com/

3. CryEngine

A CryEngine é a famosa engine por trás do jogo Crysis. Famosa pela sua capacidade de gerar gráficos ultra realista, e ser também a engine utilizada como base na franquia Far Cry, ela se destaca por sua grande biblioteca de recursos e seu próprio marketplace.

Com ela você pode criar jogos para diferentes plataformas como:

  • Windows PC
  • Playstation
  • Xbox
  • Dispositivos VR

Vantagens: Qualidade gráfica

Preço: Assim como a Unreal, ela é gratuita para uso, mas exige 5% de royalties. Porém ela só exige em rendimentos superiores a 5 mil dólares anuais.

Site: https://www.cryengine.com/

4. Construct

O Construct tem seu foco em criação de jogos em 2D, e te dá uma liberdade imensa de criação, permitindo que você crie seus jogos em praticamente qualquer dispositivo que tenha um navegador compatível.

Isso mesmo, você cria seu jogo utilizando a engine Construct diretamente de seu navegador.

Ela é uma engine de fácil acesso até mesmo para criação, exigindo pouco conhecimento técnico específico para comandar o programa para criar jogos. Fazendo dela uma ótima opção para iniciantes na criação de jogos.

Vantagens: Facilidade na criação

Preço: Possui edição gratuita, porém, com diversas restrições. Para usar a ferramenta por completo você irá precisar de uma assinatura. Tanto para uso pessoal, quanto comercial.

Site: https://www.construct.net/

5. GameMaker

A GameMaker ficou muito famosa por ser uma engine que não exige conhecimentos de programação para criação de seus jogos. Sua facilidade na criação levou milhares de novos criadores de jogos a experimentarem suas qualidades e muitos bons jogos saíram de lá.

Jogos como: Hotline Miami, Spelunky e Undertale foram criados em sua engine, demonstrando que basta uma boa ideia para colocar em prática e um ótimo jogo pode sair de sua plataforma.

Vantagens: Facilidade na criação

Preço: Possui versão de avaliação apenas, por 30 dias. Para usar a ferramenta por completo você irá precisar de uma assinatura com diferentes tipos de planos.

Site: https://www.yoyogames.com/en/gamemaker

6. Godot (Godette Engine)

Godot é uma engine open-source com licença MIT. Dessa forma ela não cobra nem mesmo por royalties sobre suas criações.

Ela é uma engine capaz de ajudar na criação, tanto de jogos 2D como 3D. Com diversas ferramentas e uma grande comunidade de apoio que faz dela uma das melhores engines gratuitas para jogos 2D do mercado.

Vantagens: Engine de código aberto 100% gratuita.

Preço: Por ser uma engine de código aberto, ela não exige nenhum tipo de pagamento por seu uso completo. Nem mesmo royalties. 100% gratuita.

Site: https://godotengine.org/

7. Amazon Lumberyard

A grande Amazon, entrou também na indústria de criação de jogos com sua engine. A Amazon Lumberyard. Com ela é possível a criação de jogos em 3D, até mesmo com preview em VR.

A Amazon facilitou muito a programação de jogos online e a integração dos jogos à Twitch em sua engine. Contando ainda com suporte nativo a linguagens de programação como C++ e aplicativos como Maya e Photoshop.

Vantagens: Integração de jogos online

Preço: Gratuita para uso e comercialização. Sem necessidade de pagamento de royalties. Porém cobra por serviços extras dentro da plataforma.

Site: https://aws.amazon.com/pt/lumberyard/

E por falar em saber programar e tirar todo o proveito que você precisa de uma ferramenta de criação de jogos, a Danki Code tem o curso ideal para você tirar seus planos do papel sem precisar restringir suas ferramentas de trabalho.

É um curso completo para você aprender tudo sobre criação de jogos, inclusive aprender a criar sua própria engine de jogo! Já pensou?!

Com o curso da Danki Code você aprende do zero! Do básico ao avançado. Segue alguns outros exemplos do que você será capaz de fazer:

  • Criar mais de 25 jogos completos em 2D e 3D;
  • Publicar o seu jogo em qualquer plataforma do mercado;
  • Dominar as principais linguagens de programação;

Não perca seu tempo procurando informações “picadas” pela internet. Faça seu curso diretamente com a Danki Code.

8. RPG Maker

RPG Maker é uma famosa engine focada, como o próprio nome diz, na criação de jogos de RPG. Daqueles em 2D com câmera de cima como os clássicos Chrono Trigger e Final Fantasy.

Com uma grande biblioteca de eventos e dados, ela é a ferramenta perfeita para você que busca a criação de jogos neste estilo RPG. E o melhor: sem precisar saber programar.

Leia também: [LISTA] Melhores jogos para fazer stream – games que trazem viewers

Vantagens: Facilidade na criação

Preço: Possui versão de avaliação apenas, por 30 dias. Para usar a ferramenta por completo você irá precisar de uma assinatura com diferentes tipos de planos.

Site: https://www.rpgmakerweb.com/

9. Stencyl

Stencyl é uma engine que facilita a vida do criador de jogos que não sabe programar. Nela você será capaz de criar jogos 2D com a facilidade de arrastar e soltar blocos de programação prontos.

Essa pode ser vista como a melhor engine para criar jogos se você deseja iniciar, rapidamente, a criação de um jogo simples em 2D.

Vantagens: Facilidade na criação

Preço: Gratuito para uso pessoal na web. Mas, pago com assinatura para outros tipos de publicação e fins comerciais.

Site: http://www.stencyl.com/

10. Cocos2d

Como o próprio nome sugere, Cocos2d é uma engine focada em criação de jogos em 2D. Suas ferramentas facilitam o trabalho com sprites (texturas) na criação do ambiente de jogo.

É uma ótima opção para criação de jogos mobile, inclusive se você tem experiência com Javascript.

Vantagens: Engine de código aberto 100% gratuita.

Preço: Por ser uma engine de código aberto, ela não exige nenhum tipo de pagamento por seu uso completo. Nem mesmo royalties.

Site: http://www.cocos2d.org/

FAQs rápidas sobre engines de jogos

1. Quais são as melhores engines para criar jogos

As melhores engines de jogos vão depender de questões pessoais, como por exemplo, não saber programar e depender de uma engine que você consiga trabalhar. Porém, vamos levar em conta alguém com conhecimento em programação e experiência em criação de jogos. Com isso ela vai buscar aquela que ela pode tirar um maior proveito. São elas:

  • Unity
  • Unreal Engine
  • CryEngine
  • Amazon Lumberyard

2. Principais engines de jogos gratuitas

Levamos em consideração apenas engines de jogos gratuitas por completo para criação. Podendo, porém, haver cobrança por comercialização. Nessa lista de principais engines de jogos gratuitas estão:

  • Unity
  • Unreal Engine
  • CryEngine
  • Godot (Godette Engine)
  • Amazon Lumberyard
  • Stencyl
  • Cocos2d

3. Melhores engines leves para criar jogos

As melhores engines leves para criar jogos são aquelas que vão te permitir a criação mesmo em dispositivos mais fracos, são elas:

  • Construct
  • GameMaker
  • Godot (Godette Engine)
  • RPG Maker
  • Stencyl
  • Cocos2d

Leia também: [Guia] Como montar um computador para criar jogos. Completo!

4. Melhores engines para jogos 2D grátis

Em melhores engines para jogos 2D grátis temos:

  • Unity
  • Unreal Engine
  • Godot (Godette Engine)
  • Stencyl
  • Cocos2d

5. Melhor engine para jogos 2D Android

Para você que busca a melhor engine para jogos 2D Android (ou mesmo iOS), as opções são:

  • Unity
  • Unreal Engine
  • Construct
  • GameMaker
  • Godot (Godette Engine)
  • Amazon Lumberyard
  • RPG Maker
  • Stencyl
  • Cocos2d

Como você pôde ver, existem muitas opções de melhores engines gratuitas para jogos 2D, para mobile, para dispositivos mais fracos, enfim! Não há desculpas para começar a criar os seus jogos!

Pronto para iniciar o seu projeto?

Agora que você sabe o que é engine de jogos e quais são as melhores em diversos casos, ficou fácil iniciar aquela que mais combina com seus objetivos, não é mesmo?!

Vimos as melhores engines gratuitas para jogos 2D, e muitos outros tipos que podem se encaixar em suas necessidades.

E para que você aproveite ainda mais, não deixe de conferir o curso da Danki Code!

O curso ideal para você aprender ou aperfeiçoar tudo aquilo que você precisa para criar os seus próprios jogos.

Ele é um curso completo onde você aprenderá, entre várias outras coisas:

  • Criar mais de 25 jogos completos em 2D e 3D;
  • Criar até mesmo sua própria Game Engine (mecânica do jogo), tanto para 2D quanto para 3D;
  • Publicar o seu jogo em qualquer plataforma do mercado;
  • Dominar as principais linguagens de programação;

Em sua página você vai encontrar depoimentos de diversos alunos e famosos como do Peter Jordan do Ei Nerd!

Não perca seu tempo e comece já o curso da Danki Code!

E para saber muito mais informações sobre o mundo dos games, é só entrar em nosso canal do Telegram, o MKT Esports

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts