Como criar jogos online em apenas cinco etapas? Confira.

Quer saber como criar jogos online? Deixamos aqui as cinco etapas pela qual você deve passar para dar conta desse processo criativo, árduo e recompensador. Dicas práticas para você sair do conteúdo já colocando a mão na massa.

Brasileiros amam games, somos a 3º posição no mercado mundial, segundo telesintese. Isso faz com que tenhamos um mercado bem quente, que inclusive faltam profissionais qualificados no setor, segundo maisgoias.

Sem contar nas oportunidades no exterior, visto que se trata de uma cena que está em crescente. Segundo a Newzoo, a previsão é que o mercado alcance US$200 bi até 2023,

Esses dados são promissores e demonstram que o ramo dos jogos tem potencial. Logicamente, demanda esforço e trabalho, mas se é uma área que você interessa, é possível se profissionalizar e há espaço para tal.

Só que, para isso, é necessário dar o primeiro passo. Então, pensar como criar jogos online é um dos meios para conseguir desbravar os mares deste meio. Para te ajudar a deixar esse processo menos nebuloso, deixamos aqui cinco etapas fundamentais. São elas:

  • Defina um conceito
  • Estude
  • Comece a projetar
  • Teste
  • Publicação

É um guia básico para você começar sua jornada. Se já está procurando por conhecimentos mais profundos de como criar um jogo online, sugerimos que confira o curso Desenvolvimento de Games Completo da Danki Code. Vale conhecer e analisar o conteúdo.

Agora, se você precisa justamente do básico, continue com a gente até o fim. Temos certeza que esse guia vai te dar um bom norte de por onde você deve ir.

Leia Também: [Lista] Curso para criar jogos. Realize seu sonho.

Como criar jogos online: 5 etapas

1- Defina um conceito

A primeira etapa para qualquer processo de criação é a mesma: definir um conceito. Em outras palavras, quer dizer que você precisa ter um tema, uma ideia definida de por onde você quer que seu jogo vá.

Assim fica mais fácil o decorrer do como criar jogos online. É bacana ter um roteiro da narrativa previamente pronto, além de certos pontos decididos, como:

  • Quantas fases
  • Qual o cenário
  • Como será a jogabilidade
  • Qual o gênero
  • Personagens

Lembre sempre de ser realista. Se esse é o seu primeiro jogo online, tenha o pé no chão e se proponha a criar algo que você será capaz de fazer. 

Se tiver alguma ideia muito elaborada em mente, mas está iniciando na área agora, talvez compense anotá-la e deixar para colocar em prática mais pra frente. Assim você evita frustração e se mantém motivado ao conquistar as primeiras pequenas criações.

Se não tiver nenhuma ideia ainda, só a vontade de criar um jogo, comece buscando referências. Elas são sempre interessantes para essa etapa mais conceitual. Você pode buscar em sites como o Behance, onde há diversos projetos.

Se não souber muito bem como criar roteiros, o vídeo abaixo ensina de forma prática como começar:

2- Estude

Depois que você estiver com seu conceito e ideias definidas, é hora de estudar. Você precisa se dedicar para pesquisar, ter conhecimento e saber como tirar a ideia do papel e fazer funcionar na prática.

O que você vai estudar depende do que você pretende fazer e de qual área do jogo você vai focar. Se você está fazendo tudo sozinho, provavelmente terá que estudar mais aspectos, se tiver em uma equipe, pode dividir as tarefas.

Além disso, tudo depende da complexidade do game e do que você pretende desenvolver. Se estiver começando do zero e for realmente o seu primeiro jogo, sugerimos que dê uma olhada no curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code.

Quer saber se a Danki Code é confiável antes de adquirir seu curso? Então veja nosso conteúdo completo a respeito do tema.

3- Comece a projetar

A terceira etapa de como criar jogos online é começar a projetar. Para isso, é muito importante que tudo esteja muito bem planejado e estruturado. Seja em equipe ou um projeto individual, essa parte demanda organização.

Algumas áreas de um jogo que você deve ter atenção:

  • Roteiro
  • Trilha sonora
  • Cenário
  • Personagens
  • Mecânicas
  • Fases
  • Estética

Para te auxiliar a não se perder nas etapas de produção, o Trello ou o Miro podem ser boas ferramentas. Você divide por demandas diárias e semanais, separando quais entregas deve fazer.

Nesse momento da execução é preciso ter muita cautela. Alinhar expectativas e realidade para evitar frustrações e desmotivação.

Além disso, tenha um equilíbrio para que realmente funcione. Não é nem sobre projetar metas surreais de entregas e nem também sobre deixar tudo muito solto.

Não precisa ficar com estresse e ansiedade por causa do seu projeto, mas também não dá para ficar sem fazer nada, senão nunca vai sair do papel.

O vídeo abaixo é um vlog de um dia de um desenvolvedor de jogos indie, te ajuda a ter uma noção da dinâmica de produções:

4- Teste

Extremamente importante durante o processo de como criar jogos online. Sempre teste os avanços e, principalmente, antes de publicar.

Assim você visualiza os bugs e os corrige, analisando o que precisa melhorar e o que funciona. Além disso, é interessante liberar o jogo completo para algumas pessoas testarem antes do lançamento oficial.

Assim você vê como ele se comporta quando pessoas de fora do projeto tem contato com ele. Se há necessidade de fazer alguma adaptação ou não.

5- Publicação

Agora, o ponto final de como criar jogos online. A etapa da publicação… afinal, é um game online, então precisa de uma boa plataforma.

Algumas opções que você tem são:

  • Criar seu próprio site
  • Disponibilizar em sites de jogos online

Ter o site próprio do seu projeto é uma alternativa bem interessante para você trabalhar com uma  divulgação própria. 

Agora, deixá-lo em um site de jogo online pode ser interessante porque a própria plataforma já se dedica na questão do tráfego. Se o que você quer é só publicar, sem ter que se dedicar tanto à divulgação, é a alternativa mais interessante.

Leia Também: O que é Game Design? O que faz e como se tornar?

Descobriu como criar jogos online?

Salve nos favoritos e volte quando precisar. Já que chegou até aqui, veja nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre engines de jogos. Não se esqueça de conferir também o curso de desenvolvimento de games completo da Danki Code.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts