Como divulgar live: antes, durante e depois. QUALQUER live.

Saiba como divulgar live de qualquer tema com nossas dicas que trazemos aqui. Saiba quais cuidados deve ter no pré, durante e pós. Assim você descobre como fazer uma live de sucesso e que chegue nos viewers.

Com a pandemia, o número de lives realizadas aumentaram. Dada a necessidade de adaptar eventos e entretenimentos para o ambiente digital, as plataformas de streaming e redes sociais pipocaram em número de lives.

A partir disso, muitos tipos de live streaming começaram a ser feitos. Seja para gaming, para workshops, eventos ou apenas diversão e papear. O conteúdo no ao vivo aumentou e se diversificou.

Portanto, para te ajudar, trouxemos esse guia de como divulgar live. Ele funciona independente do tema e ocasião que realizará a sua. Dividimos ele em:

  • Como divulgar live: antes
  • Como divulgar live: durante
  • Como divulgar live: depois

Agora, chega de enrolação. Vamos jogar!

Como divulgar live: antes

1- Estruture

O primeiro passo para você entender como divulgar sua live é: estruture e programe todos os pontos do conteúdo que deseja fazer. Assim ficará mais fácil de pensar em ações efetivas, além de colocar no papel quais as ideias que deseja trabalhar.

É também um meio para você traçar objetivos e buscar aumentar seus números e qualidades cada vez mais. Sem contar que profissionaliza mais o evento que deseja fazer.

Ok, mas o que você quer dizer com estruturar? Segue alguns pontos que vale a pena pensar sobre antes de entender como divulgar live:

  • Tema: qual será a temática que vai abordar? Quais os motivos por trás?
  • Público-alvo: em quem você planeja chegar com essa live? Qual a segmentação que irá mirar?
  • Conceito: qual será o mote ou a chamada que vai usar para chamar atenção da audiência?
  • Conteúdo: como pretende trabalhar suas ideias? Criará mais materiais além da live?
  • Duração: será de uma hora? Será um evento pontual? É algo recorrente?
  • Convidados: pretende chamar alguém para participar? Se sim, quem?
  • Identidade visual: a parte gráfica dos materiais que vai soltar. Convidará algum designer? Irá fazer por conta própria? Tem algum logo ou elemento que vai usar?

Tudo isso começa a dar mais forma para o que pretende fazer. Alinhando e afinando seu material.

2- Publique

Logo depois de estruturar, é hora de publicar para dar conta de como divulgar live. Para que as pessoas que você pretende atingir assistam seu conteúdo ao vivo, elas precisam saber que vai acontecer.

A única forma de fazer isso, é divulgando em diversos canais e chamando o público para conferir no dia. Algumas opções de plataformas que você pode anunciar o evento:

  • Redes sociais
  • Comunidades
  • Blogs
  • Podcasts
  • Anúncios

Além disso, é importante que tenha as seguintes informações no seu material de divulgação:

  • Data e hora
  • Tema
  • Qual plataforma
  • Spoilers com informações atrativas de algo especial que vai rolar (se tiver algum convidado importante, por exemplo, ou algum sorteio)

Só que lembre-se de ser bastante objetivo e direto com essas informações.

3- Trailers

Um dos materiais que você pode usar para te ajudar em como divulgar a live são os trailers. Se for algum evento muito específico, pode gravar alguns teasers de 15 a 30 segundos com o que vai rolar.

Outra alternativa também é fazer publicações para gerar expectativa na audiência. Seja em locais como stories, shorts do YouTube ou Tik Tok.

A ideia do trailer é passar um gostinho sobre o que você vai tratar durante a live. Tem que ser algo bem bolado para criar esse sentimento de expectativa e urgência na audiência.

Só lembre de sempre trazer algo honesto e que esteja realmente alinhado com o que você vai levar na live. Gerar expectativa e não atendê-la só vai levar a frustração. 

Quando isso acontece, você consegue o efeito contrário do que deseja, ou seja: seu público vai embora e fica com uma impressão negativa de você.

No vídeo abaixo você visualiza um trailer do Gaules, que é um dos melhores streamers do mundo, para sua live sobre suas lives da NBA:

Pode te servir de inspiração 😉

4- Cadastros

Dependendo do tema da sua live, uma ideia interessante é tentar obter cadastros prévios. Assim você pode gerar leads que irá entrar em contato depois.

Por exemplo, caso queira dar uma live para divulgar algum curso seu. É possível criar uma landing page e pedir para as pessoas interessadas se inscreverem previamente para ter um levantamento de quantas são as pessoas interessadas no tema.

A Nath do canal Me Poupe! trabalha muito com as ideias de cadastros. Para incentivar a participação do público ela sempre libera alguma coisa para quem se cadastrar, como desconto em algum curso dela ou alguma planilha gratuita.

Isso é muito bacana para você manter um relacionamento com quem assistir suas lives. Sendo uma estratégia de como divulgar a live na etapa do pré que já está pensando no pós.

5- Engajamento

Por fim, é sempre legal incentivar o engajamento quando estiver divulgando. Pedir para compartilharem, chamarem amigos, indicarem para alguém.

Se possível, a recompensa é sempre algo legal quando se quer motivar alguma ação específica do público. Um exemplo prático seria o de falar que quem compartilhar as divulgações da live no próprio story, vai participar de um sorteio específico.

Outra recompensa bastante interessante é liberar para que o viewer que divulgar para mais pessoas tenha acesso aos benefícios de quem é sub (isso no caso da Twitch).

Assim você ainda faz com que a pessoa tenha contato com as vantagens do premium e quem saiba ainda queira dar o sub por conta própria numa próxima.

Enfim, incentivar o engajamento e compartilhamento é sempre interessante. Assim sua live chegará em mais pessoas.

Como divulgar live: durante

1- Anuncie que está ao vivo

O primeiro passo de como divulgar sua live durante o evento é o anúncio de que está ao vivo. Poste em todas as suas redes sociais para avisar as pessoas que está acontecendo.

Assim você pode captar alguns desavisados que não viram os anúncios prévios. Além de poder lembrar os esquecidos.

Para conseguir audiência, é importante ser visto. Então dê valor para o alcance, dependendo publicar nos stories pode ser mais interessante que o feed, por exemplo.

Se tiver algum convidado que irá participar, lembre de pedir para ele também ajudar nessa divulgação. Anunciar também para os seus próprios seguidores sobre o que está rolando.

2- Auxílio dos viewers

Quando ela estiver acontecendo, você pode contar com o engajamento da audiência no chat para tentar alcançar mais pessoas. O YouTube, por exemplo, quantos mais comentários e likes na live, melhor.

Mais chances terá de aparecer para as pessoas que estiverem pesquisando sobre o assunto que está abordando.

Então lembre de sempre pedir like e para comentarem. Interaja bastante com o chat e, dependendo do tom da sua live, faça joguinhos com o pessoal. 

Tem um game bem comum que é o de imitar emojis, onde as pessoas enviam emojis e você deve copiar. Logicamente, isso não vai cair bem para qualquer tipo de live, mas é um exemplo descontraído.

Outra alternativa é falar para deixarem perguntas, caso esteja passando algum conteúdo mais técnico. Assim você reúne e responde todas em um momento específico.

Leia Também: [PASSO A PASSO] Como fazer live na Twitch

3- Reintrodução

Para saber como divulgar live durante o stream de forma efetiva, precisamos falar sobre a reintrodução. A entrada de pessoas pode variar enquanto a transmissão estiver acontecendo.

Dependendo do horário e dia, pode ser que mais pessoas entrem quando estiver no meio da live do que no início. Para ajudar esses novos navegantes que, muitas vezes, chegam de paraquedas, é importante fazer uma reintrodução de tempos em tempos.

Se apresente novamente, fale o propósito da live e dê uma orientada sobre o que está acontecendo e o que ainda tem para rolar. No ao vivo, quanto mais você conseguir segurar audiência, melhor para você.

Portanto, as pessoas precisam saber o que está acontecendo. Assim você pode reter mais pessoas, diminuindo a vazão de gente que entra no meio e sai depois de alguns segundos por não conseguir pegar o fio da meada.

4- Mais de uma plataforma

Se você está no ramo do streaming e entra ao vivo constantemente porque quer consolidar sua produção de conteúdo, estude como fazer lives em várias plataformas, alternativa válida. Talvez dividir a semana e separar alguns dias para fazer em uma e outros em outra.

Assim você consegue captar públicos diferentes, fazendo com que conheçam seu trabalho. Há quem faça live em multiplataformas ao mesmo tempo.

O problema nesses casos talvez seja ter um chat frenético demais e ficar um pouco perdido. Então pese na balança e veja se funciona para você.

Nesses casos de lives frequentes vale muito a pena fazer testes. Seja de dia, horário ou de plataformas. Há muitas variáveis e é importante analisar e comparar todas até encontrar a forma que melhor funcione para você e seu público.

5- Divulgue sua programação

Aproveite a live para divulgar sua programação. Essa é uma atitude para se ter durante, mas que influencia no pós. Esse é o meio de deixar sua audiência ciente de outras lives que pretende fazer.

Independente do número de pessoas que estiverem, se elas retornarem é algo positivo para você. Assim já está garantindo uma parcela de pessoas e ainda significa que está fidelizando determinados viewers, estreitando os laços com o público.

Se o seu conteúdo não consiste em fazer lives com frequência, aproveite para divulgar o que você faz. Se possui um curso que vai abrir turma em breve, a boa é falar sobre isso em momentos que estiver com picos de audiência ou deixar a informação pinada.

Se está fazendo uma live para um evento específico, mas pretende mesmo é elaborar materiais para seu perfil na rede social, deixe claro durante também. Além de também usar do espaço para divulgar seu arroba.

Enfim, independente de qual for seu conteúdo e seu objetivo. Não esqueça de aproveitar o espaço e a visualização para divulgar o que é mais interessante para você.

6- Otimização

Se estiver realizando uma live no YouTube, uma boa otimização pode te ajudar a aparecer em alta. Nesse caso, é importante que pense bem nos seguintes pontos:

  • Título
  • Descrição
  • Hashtags

Em outras plataformas também é legal pensar em meios de otimizar. Quando falamos em otimização queremos dizer em usar as condições do algoritmo ao seu favor, para que apareça no topo como recomendação. Tendo um bom ranqueamento.

No Instagram, por exemplo, você pode fazer uma publicação com um estilo de foto que tenha bastante alcance. Pesquisar por boas hashtags que são a ver com o que vai abordar e usar.

Tenha a otimização em mente durante a produção do seu conteúdo. Essa é uma das melhores formas de como divulgar a live.

Leia Também: [TOP] Melhores plataformas para streamar

7- Call-to-actions

Chame o viewer para tomar alguma atitude. Está vendendo um curso? Fale para ele assinar a pré-venda. Quer captar leads? Peça para fazerem o cadastro em determinada landing. Deseja mais subscribers? Peça para darem like e se inscreverem.

Fazer essas chamadas diversas vezes durante a live de um jeito que não seja chato ajuda a aumentar os números do seu objetivo. 

Uma boa ideia é ter algumas dinâmicas. Por exemplo, estabelecer metas de viewers ou likes e, quando ela for batida, liberar alguma coisa para o chat, como a live salva.

A Nath do Me Poupe! também faz bastante isso. É uma estratégia interessante para se seguir.

Como divulgar live: depois

1- Deixe salva e compartilhe

Chegamos na última sessão do conteúdo de como divulgar live, que são caminhos para divulgação depois do evento. Deixar salva, na maioria das vezes, é uma boa ideia. Assim outras pessoas podem chegar e assistir o material na íntegra.

Compartilhar nas suas redes sociais que tem a live salva é uma forma de mostrar para as pessoas que perderam que ainda tem a chance de ver. Só é importante ter atenção em alguns casos.

Se você faz lives com frequência pode não ser tão legal. Se você salvar sempre, vai acostumar seu público com a ideia de que não precisam assistir no ao vivo porque irão ter acesso ao que rolou de qualquer forma depois. Perdendo o sentido da live.

Caso tenha divulgado sua live como um momento excepcional e exclusivo, que quem não assistisse iria estar perdendo uma oportunidade única, também não é bacana. 

Assim você descredibiliza seu discurso anterior e ainda fica mal com quem adaptou a agenda só para ver sua live.

Nesses casos, a solução é acordar com o pessoal do chat durante a live. Igual a dinâmica de bater determinado número de likes para deixá-la salva. É um caminho interessante para conciliar ambas estratégias de divulgação.

Só lembre de ter esse cuidado para não virar rotina, principalmente se você fizer transmissões semanais. Se estiver liberando algum conteúdo muito exclusivo no ao vivo, também não é muito interessante deixar salvo.

Leia Também: [GUIA COMPLETO] Os melhores equipamentos para ser um youtuber gamer

2- Crie playlists

Playlists com o material que ficar salvo são interessantes formas de como divulgar a live no pós. Assim você deixa organizado no seu canal e quem acessar ele depois consegue ver de acordo com temas ou cronograma.

Essas organizações no canal facilitam muito a vida de quem quer encontrar algum compilado ou algum conteúdo específico. Principalmente se você oferece algum conteúdo prático.

Mais uma vez, usando a Nath do Me Poupe! de exemplo. Ela separa em playlists os materiais que publica para facilitar a vida de quem a acompanha. Ela tem até o Onde Investir Agora? e outras playlists práticas.

Esses são os vídeos que ela sempre coloca como necessários para serem maratonados. Retornando a eles e indicando para seus viewers, sendo também uma boa alternativa para quem está streamando. Vale tentar!

3- Cortes da live

Os cortes são muito bacanas para quem quer saber como divulgar lives no pós. Ter clips de momentos específicos do stream e publicar depois é muito bacana para mostrar a energia da vibe e chegar em outras pessoas.

O grande nome quando pensamos em cortes de live atualmente é o Casimiro, um dos melhores streamers brasileiros. Com o canal Cortes do Casimito ele conseguiu alcançar um grande público e se tornou um verdadeiro fenômeno.

Suas lives rolam por horas e durante ele aborda diversos assuntos. Desde futebol à reacts a mansões de luxo e reality shows.

No seu canal de cortes ele deixa uma espécie de melhores momentos. Como por exemplo algumas reações específicas ou comentários dele a respeito de alguns assuntos.

Seu canal é mais voltado para o humor, portanto os cortes acabam funcionando mais de seus momentos mais engraçados.

Você pode pegar inspiração e publicar cortes de suas lives em outras redes sociais para ajudar a alcançar mais pessoas. O próprio Cazé faz as lives na Twitch, mas posta seus cortes no YouTube ou Twitter. 

É um jeito inteligente de chegar em pessoas que não consomem streams 😀

Viu como foram dicas fundamentais de como divulgar live?

Se tiver mais alguma ideia, deixe nos comentários para mais pessoas ficarem por dentro de outras estratégias. Quem sabe você ajuda outra pessoa?

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