O que é Cross Platform? Aprenda tudo e conheça os jogos!

Você provavelmente já ouviu falar neste termo Cross Platform. Mas, o que ele significa?

A tecnologia Cross Platform é o que possibilita os Players jogarem um Game em um mesmo ambiente usando diferentes plataformas, como PC, video game etc.

Dessa forma jogadores de Playstation 4 podem jogar com jogadores de PC e, ao mesmo tempo, com jogadores de Xbox One, Nintendo Switch e qualquer outra plataforma compatível com o jogo em questão. Até mesmo em seu celular!

E o que é Cross Play?

Cross Play nada mais é do que um outro nome dado ao Cross Platform. Apenas uma maneira diferente de falar sobre a mesma coisa.

Com a tecnologia convergindo para uma maior inclusão e união de ambientes online, o termo Cross Platform não poderia estar mais presentes e atual em nossas vidas.

A ideia de poder jogar com seu amigo que tem um console enquanto você usa o seu computador, faz com que mais jogadores se interessem por novos títulos que garantem essa possibilidade.

Jogos como Minecraft e Fortnite contribuíram muito para a popularização dos jogos Cross Platform.

Quais são as vantagens e desvantagens dos jogos Cross Platform

Bom, já vimos que os jogos Cross Platform garantem a união de vários players em um mesmo ambiente de jogo. Mas o que isso pode trazer de vantagens e desvantagens?!

O Cross Play, na teoria, é uma ideia perfeita mas na prática você vai ver que nem sempre é bem assim.

Mas antes das desvantagens, vamos ver as vantagens da possibilidade dos jogos Cross Play.

Vantagens dos jogos Cross Platform

A principal vantagem dos jogos Cross Platform é, como você já viu, a integração entre jogadores de diferentes consoles e até mesmo PC.

Quando escolhemos comprar um console, ou decidimos por montar um PC gamer, a principal questão que levantamos é como poderemos jogar com nossos amigos.

Meus amigos têm PS4? Xbox One? Ou a maioria dos meus amigos jogam em um PC gamer?

O Cross Platform acaba com estas barreiras que existem entre estes jogadores e te permite encontrar seus amigos independente da plataforma que eles escolheram.

Além disso as desenvolvedoras já perceberam que isso é ótimo para as vendas de seus games, e aumentando a base de jogadores, maiores são as chances de encontrar partidas e o jogo continuar recebendo atualizações.

Outra vantagem vai para aqueles que possuem mais de uma plataforma em casa. Estes jogadores poderão escolher em qual delas eles têm uma melhor jogabilidade.

Desvantagens dos jogos Cross Platform

Falando em jogabilidade, temos a principal questão que pauta as discussões sobre os jogos Cross Play. A jogabilidade!

Mas, calma! Jogar em modo Cross Play não vai prejudicar a sua jogabilidade. O problema não é esse!

O problema é que você não vai ter a mesma jogabilidade que um outro player que esteja usando outra plataforma. 

Os fatores para isso são muitos, um dos principais, e o que mais gera reclamação, é o fato de que jogadores de PC têm muito mais vantagem usando teclado e mouse que jogadores de console usando apenas seus controles.

Em um jogo de shooter, por exemplo, a diferença entre o uso do controle (Joystick) e o uso de teclado e mouse é enorme.

Não dá para ter a mesma velocidade e precisão com um joystick, por mais que você seja muito bom com ele.

Leia também: Melhores jogos de FPS para PC fraco para você jogar online

Essas diferenças no controle vão afetar apenas alguns jogos específicos, como neste exemplo, os jogos de shooter, como Fortnite. Em outros jogos multiplayer, como Rocket League, você não verá tais diferenças.

Leia também: [Lista] 13 melhores jogos tipo Fortnite para conhecer

Mas, infelizmente, as desvantagens não param por aí.

O PC traz grande possibilidade de configuração e customizações, ao contrário de um console que tem um sistema fechado.

Dessa forma o PC enfrenta um grande problema com hacks, os jogadores que usam formas de trapacear nos jogos.

Esse problema tem se mostrado um grande desafio para as desenvolvedoras, e inclusive atingiu em cheio o Cross Play de Call of Duty Warzone. Onde os jogadores de consoles estão tendo que desligar o Cross Play por conta do grande número de trapaceiros durante as partidas.

Uma pena pois com isso os jogadores estão tendo que esperar mais tempo na fila para conseguir entrar em uma partida.

Desafios dos jogos Cross Play

Como você pode ver, os jogos Cross Play têm um grande potencial mas também grandes desafios pela frente. Garantir uma igualdade nas disputas é a principal deles.

As desenvolvedoras estão atentas e trabalhando para que tudo corra da melhor forma quanto possível. Digo isso porque algumas diferenças sempre existirão. Como por exemplo nos gráficos, o PC sempre terá maior possibilidade de customização e melhorias. Mas, claro que isso dificilmente vai determinar o resultado de uma partida.

Jogos Cross Play

A lista de jogos Cross Play é grande e cresce cada dia mais. Entre os principais e mais conhecidos podemos citar:

Agora você já sabe o que é Cross Play?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é Cross Play, você vai começar a olhar os seus jogos de uma outra maneira. Sabendo que agora é possível jogar com aquele amigo que não tem a mesma plataforma que você.

Um outro mundo de possibilidades se abre, inclusive na hora de decidir por comprar os consoles da nova geração ou montar o seu PC gamer.

Escolha qual vai ser a sua plataforma e aposte nos jogos Cross Platform.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Deixe uma mensagem para gente nos comentários!

Quer ampliar sua lista de games? Então conheça nossas sugestões no artigo; “[TOP 4] Melhores Batlle Royale que você deve jogar ainda esse ano (PC e Celular)”.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts