A Persona Gamer: Conheça a fundo o perfil do jogador!

Todos os setores, nichos e empresas do mercado possuem suas Personas, que nada mais são do que representantes de seus clientes ideais.

Usadas para identificar as melhores estratégias de marketing, definir ações de marca, escolher a linguagem mais apropriada para cada público, desenvolver produtos e muitos mais, conhecer essa persona é fundamental para qualquer negócio.

Por mais que o Cliente Ideal seja algo muito específico para cada marca, variando de acordo com características particulares da empresa e de seus consumidores, há algumas personas principais que aparecem recorrentemente.

No mundo dos jogos, são 4 as representações de Gamers que mais se destacam no mercado brasileiro.

Nesse conteúdo vamos te mostrar não apenas quem são, mas quais as principais características de cada um desses clientes para que você possa identificá-los em seu público e escolher aquele que mais combina com sua empresa.

Boa leitura!

O que é uma Persona?

Antes de tudo, precisamos ter certeza de estar na mesma página quando o assunto é persona.

Como mencionamos acima, ela pode ser definida como uma representação fictícia do cliente ideal de uma marca. Ou seja, é aquele consumidor fiel que vai divulgar seu negócio para as pessoas à sua volta.

Esse é o cliente que todas as empresas desejam, já que além de consumir, ele atrai novos consumidores potenciais para você!

A grande vantagem de se ter uma persona é que ela é uma ferramenta extremamente confiável se feita da maneira correta.

O desenvolvimento desse cliente ideal se organiza em 3 principais passos:

  • Coleta de dados
  • Análise de dados
  • Criação da persona final

Por mais simples que seja o processo, ele também é muito trabalhoso, já que pede por uma extensiva pesquisa e tratamento das informações em buscas de características em comum no público para estruturar a persona.

Para nossa sorte, já existem ferramentas no mercado capazes de facilitar tudo isso.

A Automação de Personas, por exemplo, é capaz de automatizar todo esse processo e te entregar um cliente ideal pronto em menos de 5 minutos!

Com as informações corretas, você pode visualizar por completo os consumidores de uma empresa e entender de verdade o que eles desejam comprar e quais as melhores formas de convencê-los a isso.

Em outras palavras, a persona te entrega tudo o que precisa saber sobre os clientes em um único lugar. Por isso ela é uma estratégia tão importante no marketing!

As Personas do Gamer

O mundo dos games possui diversas personas que variam muito de acordo com suas idades, habilidades de jogo, o quanto estão dispostos a gastar com os jogos, quanto tempo passam praticando essa atividade, e muito mais.

Ainda que apenas uma análise completa da empresa ou do produto escolhido seja capaz de dizer em detalhes quem é a persona, há alguns perfis que acabam aparecendo com uma recorrência maior.

Agora que você já sabe a parte teórica do cliente ideal, é hora de conhecer seus representantes Gamers!

Gamer Entusiasta

O primeiro perfil que vamos comentar é o do Gamer Entusiasta, por ser aquele que mais chama nossa atenção quando falamos nesse nicho.

Suas características principais costumam ser bem definidas e mostram para nós não apenas sua forma de consumir, mas também como os jogos influenciam em seu estilo de vida.

O gamer entusiasta está na faixa dos 20 aos 40 anos em sua maioria, mas isso não é regra.

Porém, vale destacar como uma informação padrão dessa persona é que ela faz parte desse mundo dos games há muito tempo, normalmente começando em sua infância ou adolescência e levando esse gosto para a vida adulta.

Abaixo trouxemos um exemplo de template para um cliente ideal dentro dessas características, você pode acessar esse e outros modelos no site do Jornio.com.

Gamer Mirim

Mas para que o gamer entusiasta cresça e ganhe gosto pelos jogos, ele precisa começar de algum lugar. E é aí que entra o Gamer Mirim.

Presente nas faixas etárias abaixo de 18 anos, esse tipo de jogador possui algumas informações que não mudam e são próprias de sua idade.

Uma delas é o tempo que tem disponível para aproveitar seus jogos, afinal ele precisa ir à escola e pode ainda ter outras atividades complementares, como natação ou futebol.

Além disso, é muito comum que essa persona seja dependente dos pais, de forma que os gastos com produtos, jogos, skins e acessórios precisem de uma aprovação dos responsáveis para que sejam comprados.

O que pode parecer um impeditivo em um primeiro momento, também pode ser visto como uma grande oportunidade. Afinal, quem melhor que os filhos para convencerem os pais a comprar algo?

Além do mais, o Gamer Mirim costuma interagir muito com as pessoas a sua volta, trazendo novos jogadores para esse mundo dos games.

Pai de Games

De mãos dadas com o gamer mirim está o Pai do Gamer, aquele que é responsável por efetuar as compras mas, mais que isso, também acaba se interessando pelos jogos.

Uma característica muito marcante dessa persona é que ela aproveita o interesse de seus filhos pelos games para criar memórias e passar um tempo em família.

Muitos dos consumidores que se encaixam nesse perfil hoje em dia, já foram gamers há muitos anos atrás, quando esse nome ainda nem era tão popular assim.

Dessa forma, apostar em designs retro ou até mesmo no resgate de jogos antigos pode ser uma boa forma de atraí-los. 

Mas não se esqueça que eles possuem outras prioridades, como o trabalho e os próprios filhos, por isso que partidas rápidas ou jogos que podem ser salvos se tornam mais atraentes para eles!

Gamer Mobile

Por fim, precisamos falar dos Gamers Mobile e como eles podem ser uma oportunidade e tanto para a sua empresa.

Não há nada mais comum do que ver pessoas jogando em seus celulares, seja enquanto esperam uma consulta médica, no ônibus ou antes de dormir. Muitos deles não se veem como gamers, mas é isso que eles são.

Dispostos a passar bastante tempo jogando, e até mesmo gastar com acessórios, skins e upgrades dentro dos games, essas personas representam uma parcela do mercado com grandes oportunidades.

Convencê-los não é uma tarefa tão difícil. O que os torna quase invisíveis, em comparação com outros segmentos, é que não são todas as empresas que os veem com olhos de jogadores.

Assim, investir nesse grupo te fará falar com mais pessoas e atingir mais clientes em potencial.

Conclusão

O mundo dos Games é repleto de informações e dados que podem te ajudar a desenvolver sua marca, seja ela de jogos ou até mesmo se você é um influenciador do ramo.

Entender com quem está falando é o único jeito possível de entregar o que esse público deseja. Por isso, não perca mais tempo.

Aproveite as dicas que demos aqui e comece a investir na persona do seu negócio! Converse com o público certo e veja como suas estratégias se desenvolvem com muito mais facilidade!

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