[Guia] Como organizar um campeonato de Free Fire em 4 passos

Não sabe como organizar um campeonato de Free Fire? Neste conteúdo você aprende em 4 passos objetivos como colocar as ideias no papel e depois tirá-las para pôr em prática.

Sim, em 4 passos bem explicados e diretos você dará conta de como organizar um campeonato de Free Fire, um dos jogos mobile mais populares do Brasil. Já atingiram a marca de 100 milhões de jogadores diários sendo esse o público que você pode alcançar.

Para isso, basta saber como organizar um campeonato de Free Fire bem estruturado e honesto. Esse é um ponto muito importante, seja bem sincero e transparente sempre para ter a confiança de quem for participar.

Se não passar credibilidade e garantia, poucas pessoas vão se interessar. Além de que você estará sujando sua imagem e a dos campeonatos amadores.

Então se liga nos quatro passos de como organizar um campeonato de Free Fire:

  • Definições prévias
  • Planejamento e Organização
  • Divulgação
  • No Dia

Tá animado para já estruturar o seu? Então segue o fio.

Como organizar um campeonato de Free Fire – 4 passos

1- Definições prévias

O primeiro passo para você que quer saber como organizar um campeonato de Free Fire é no papel. Estudar o jogo e analisar as oportunidades para fazer algo bem estruturado e que tenha audiência.

Alguns pilares para você avaliar e definir:

Público-alvo

Como falamos, Garena é um game que muitas pessoas jogam. Sendo assim, tem uma gama de possibilidades para o seu torneio, traçar qual o público-alvo que pretende atingir vai te ajudar muito no processo. Alguns pontos:

  • Qual a idade dos participantes?
  • Será algo amplo e nacional ou prefere fazer um campeonato regional primeiro?
  • Terá limitação de patente? Por exemplo, será voltado para iniciantes, dimas ou quem é Mestre para Sempre?
  • Feminino ou masculino? Ou ambos juntos?
  • Para duos, squads ou solos?

Tudo isso afina seu campeonato, deixando ele mais segmentado. Para iniciar, talvez seja mais interessante mirar em um público específico primeiro e depois, conforme for crescendo, ampliar para mais opções.

Regulamento

Ele deve estar afiadíssimo e bem resolvido antes de colocar para o público. Se tiver alguma ponta solta ou brecha, pode ser prejudicial para você que está organizando.

Além disso, eles dão mais credibilidade para o evento, mostrando que não é algo bagunçado. 

Para saber como fazer uma, vale a pena pegar referências. No nosso post sobre regras de campeonato de Free Fire, falamos sobre as da LBFF que podem te servir de insight.

Você pode também conferir outros torneios que são menores que o da Liga. Um bom exemplo é o Game Zone CineSystem, ele está muito bem estruturado e conta com uma premiação bem interessante.

Inscrição e Premiação

Aqui é a etapa de como organizar um campeonato de Free Fire onde você pensar sobre o dinheiro. Isso mesmo, é a hora dos cálculos, então tenha bastante atenção nesse ponto.

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente quanto está disposto em investir e quanto de participantes você consegue administrar o campeonato. Tecnicamente, quanto mais inscrições, mais dinheiro e maior a premiação. Consequentemente mais lucro.

Só que é importante tomar cuidado para não dar um passo maior que a perna. Se é a sua primeira vez, talvez seja melhor começar devagar com algo menor.

Com esses pontos definidos, você consegue pensar mais sobre quanto será a inscrição de cada equipe. Agora, para a premiação, não deixe de levar em conta que você quer ter uma certa margem de lucro.

Então na hora de anunciar quanto que o primeiro, segundo e terceiro lugar levam, retire do faturamento um valor que ficará para você. Caso contrário, você acabará produzindo um evento de graça para os outros, ficando no zero a zero.

Quer entender mais das patentes do Free Fire? Pode te ser útil para ter uma ideia de qual será mais interessante trazer para seu evento, levando em conta o nível dos jogadores.

2- Planejamento e Organização

Ok, já definiu a tríade do tópico anterior, agora é a hora de pensar no planejamento e tomar conta da organização.

Quando falamos sobre isso, queremos dizer sobre criar um plano de ação. Você deve pensar sobre:

  • Quando anuncio o torneio?
  • Quando começam as inscrições?
  • Qual será a data limite? Existe uma margem de prolongamento para caso não haja procura? E caso tenha procura demais?
  • Que dia e que horas será o evento?
  • Quanto tempo dura?
  • Vou levar tudo sozinho ou precisarei de auxílio de outras pessoas?

A partir daí você começa a desenhar melhor como será a organização desse campeonato de Free Fire. Essa é uma etapa mais de definição de datas para te dar uma visão geral, no próximo passo te daremos ideias de como fazer essa campanha de divulgação.

Para te ajudar nesse ponto, vale conhecer três ferramentas. A primeira é o Trello, um planner gratuito onde você consegue separar suas demandas em Cards e Boards. Ele te dá uma percepção muito boa do que precisa fazer e te ajuda a não esquecer de nada.

Produzir um evento é algo que demanda bastante organização e proatividade. Para que sua cabeça não esqueça de nenhum detalhe, esse tipo de recurso é interessante para se assegurar melhor.

O Battlefy é o segundo da nossa indicação. Nesse site você organiza um torneio de qualquer jogo. Você pode ver já na página inicial o League of Legends, Fortnite e Counter Strike de exemplo.

Então cadastrar o seu nele pode ser interessante para facilitar sua vida na organização. Por fim, vale falar também da Sympla que é um site legal para realizar a venda de ingressos 🙂

3- Divulgação

Aqui é o momento chave para qualquer pessoa que quer saber como organizar um campeonato de Free Fire. De nada adianta você ter um planejamento alinhado se na hora do vamos ver ninguém se inscrever.

Para isso, é importante que você divulgue bem o evento. Faça uma campanha que não apenas alcance o seu público como também convença de participar.

Então é legal que você tenha banners muito bem feitos e com informações claras e relevantes. O ideal é que você tenha um designer profissional te auxiliando nisso, mas se não for possível vale testar ferramentas tipo o Canva.

Temos um conteúdo que ensina como fazer um banner para a Twitch que mostramos um pouco do Canva. Não é exatamente o mesmo material, mas pode te ajudar caso não saiba nada da ferramenta.

Busque por referências de banners de outros campeonatos para criar o seu próprio. Mas não copie, para se destacar e não ser confundido é importante que tenha sua própria identidade.

Depois que as peças de divulgação estiverem prontas, é hora de focar nos pontos de comunicação. Você pode:

  • Criar redes sociais do torneio e promover alguns anúncios segmentando o público (ou também fazer uma divulgação orgânica)
  • Disseminar em canais do Discord de Free Fire
  • Entrar em contato com chefes de Guildas para falar sobre o torneio
  • Divulgar em outros canais do segmento como o Insta CampFreeFire ou a aba do Free Fire Mania sobre torneios
  • Procurar por cursos de Free Fire e divulgar para os alunos. O Mestre para Sempre é uma indicação para averiguar por ser um treinamento de ponta com conteúdos completos e atrativos
  • Fechar parcerias com pessoas influenciadoras do cenário para divulgar o campeonato.

Só lembre de não ser chato nem invasivo demais, floodando a sua mensagem o tempo todo. Caso você perca a mão nesse ponto, é capaz de afastar mais do que atrair o público. Saiba como se comunicar de um jeito interessante e atrativo.

Caso queira promover uma divulgação no Instagram ou Facebook, esse vídeo abaixo do canal Santo Marketing te ajuda a entender o Facebook Ads:

4- No Dia

O último passo do guia de como organizar um campeonato de Free Fire é sobre o grande dia. 

Muito provavelmente a dinâmica será com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo então é importante ficar bem atento. Principalmente se estiver organizando sozinho.

Não deixe de se certificar que todas as regras estão sendo cumpridas. Não privilegie nenhuma equipe ou tenha um favorito, ser justo e honesto é essencial para que seu campeonato vá para a frente e aconteça mais vezes.

Uma ideia interessante é realizar transmissões ao vivo em plataformas como a Twitch, Facebook Gaming ou o YouTube. Se tiver uma narração bacana rolando fica ainda mais legal para o público.

Assim você pode garantir uma audiência e chamar atenção para um eventual próximo evento. 

Lembre de ter paciência, se comunicar bem e ser cortês com cada equipe. Ter esse tipo de cuidado ajuda a experiência dos participantes e dão profissionalismo para o role. Todos só ganham com isso.

Curtiu nossos 4 passos de como organizar um campeonato de Free Fire?

Falamos que iríamos direto ao ponto, certo? Se quiser buscar por inspirações, vale conferir nosso conteúdo sobre como participar de campeonatos de Fortnite. Lá você pode ver como funcionam torneios de outro Battle Royale e como os gamers participam.

Por fim, não deixe de dar uma passada no Mestre para Sempre. Pode ser muito interessante para você como organizador e, se for um jogador de Free Fire, não deixa de ser um curso de ponta para te ajudar a melhorar o desempenho no game.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts