[Dicionário Gamer] O que é DPS em jogos. Entenda o termo

Quer saber o que é DPS em jogos? Aqui explicaremos tudo sobre esse termo com detalhes para você não ter mais dúvidas.

Se você é um grande fã de MOBA ou jogos RTS de modo geral, já pode ter surgido com essa dúvida. Algumas questões clássicas são:

  • O que é DPS em diablo 3?
  • O que é DPS em Fortnite?
  • O que é DPS em LoL?

E assim por diante. Então, para ajudar os novatos que não sabem ao certo o que significa, fizemos esse post. Dessa forma você descobre de uma vez por todas o que significa essa sigla.

O que é DPS em jogos?

A sigla é uma abreviação de Damage per Second, ou Danos por Segundo, em português. É relacionado aos personagens ofensivos dos games como por exemplo adcs no LoL.

Em resumo, isso é o que é DPS. Além de se referir a personagens, pode ser também utilizado como um dado ligado a uma arma específica. Em tese, quanto maior o DPS, mais fatal ela é.

Mas não é interessante apenas para heróis ofensivos, alguns heróis defensivos ou até mesmo de tank também podem ter um DPS. Se eles conseguem causar dano ao inimigo, eles possuem um índice de danos por segundo.

Já deu para entender o que é DPS em jogos, certo? Agora, vale ressaltar a importância de entender isso na prática. Esse fator é interessante para te ajudar a tomar decisões.

Por exemplo, você é um personagem ofensivo de LoL e quer saber qual a build que mais te ajudará no abate de inimigos. Conhecer a itemização do seu herói e quais são as skills de maior DPS pode ser um meio para saber quais escolher.

Logicamente, não é apenas isso. Outros fatores devem ser levados em conta, como velocidade e até mesmo seu estilo de jogo. Mas o DPS é um dos índices que você deverá levar em conta na sua análise de jogo.

Deu para sacar o que é DPS e porque ele é tão importante, né?

Como calcular DPS

Se você quiser saber como fazer o cálculo por conta própria, é simples. Você deverá saber quanto de dano sua ação oferece e qual o tempo de disparo dela.

Com essas duas informações, depois é só pegar o tanto de dano e dividir pela quantidade de tempo. Aí você terá uma ideia de qual o DPS do seu ataque.

Para isso, reflita alguns pontos como:

  • Para fazer comparativos, ataque um mesmo alvo
  • Existem variáveis no seu ataque? Por exemplo, há algum dash que o deixa mais forte eventualmente?
  • Se o personagem estiver com a vida no fim ou se estiver ferido, há queda no desempenho do ataque?

Leve em conta todas as variáveis para ter uma visão ainda mais rica e certa sobre os danos que o ataque causa.

Conseguiu sacar o que é DPS em jogos?

Aproveita que chegou até aqui e dá um pulo no nosso canal do YouTube também. Se você curte esse tipo de conteúdo, vale a pena checar os outros posts do nosso Dicionário Gamer:

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts