Estratégias eficientes de marketing para games. Um guia com 6 pontos para se ter em mente na hora de amarrar o modelo de comunicação do seu jogo. Descubra como chegar de fato ao público e convertê-lo em player.
O marketing para games é algo extremamente necessário para quem está para lançar um jogo. Não adianta, seja um game para mobile, PC ou jogo indie que tem um perfil mais específico em mente.
Todos esses tipos de jogos demandam uma comunicação de qualidade. Isso porque é necessário que seu game chegue aos jogadores, caso contrário ele não será jogado por ninguém e não te dará nenhum retorno.
A lógica por trás da necessidade de marketing para games é simples, não tendo como fugir dela. Dessa forma, reunimos aqui 6 dicas práticas para você se guiar nesse rumo. São elas:
- Plano de marketing
- Público-alvo
- Canais
- Referências
- Conteúdo de qualidade
- Testes
Você vai sair desse guia tendo uma boa ideia do que precisa fazer para elaborar um marketing para games de qualidade. Agora, sem mais delongas, vamos direto ao assunto.
Marketing para games
1- Plano de Marketing
A primeira dica de marketing para games é: tenha um bom plano de marketing. Esse ponto é essencial para a etapa de planejamento, servindo como um verdadeiro mapa para suas ações.
Trata-se de alinhar todos os pontos comunicacionais do seu jogo. Para isso, é necessário que trate o game como um produto que será introduzido ao mercado. Assim facilitará as tomadas de decisões para as estratégias.
Para elaborar um bom plano de marketing é necessário fazer uma boa pesquisa de mercado e conhecer muito bem o game que está sendo lançado. Alguns pontos a se refletir são:
- Sobre o que o game trata?
- Quais são meus objetivos com ele?
- Quais são seus concorrentes?
- Quais são as oportunidades e ameaças para o jogo?
- Quais são suas forças e fraquezas?
- Ele conta com um diferencial?
Tudo isso vai te ajudar no processo de criação e auxiliar a traçar suas metas e as ações para alcançá-las. Se quiser, o Sebrae e a Rock Content disponibilizam conteúdos gratuitos a respeito do plano de marketing.
Você pode pegar e adaptar para sua realidade 😉
2- Público-alvo
Depois que tiver dissecado todos os pontos de seu produto e analisado o mercado, é hora de definir o público-alvo. Esse conceito diz respeito a uma ideia de que deve se segmentar o perfil de pessoas para quem irá focar sua comunicação.
Muitas vezes podemos pensar que quanto mais pessoas alcançarmos, melhor. Só que isso não é verdade, é mais interessante nichar sua forma de comunicação, podendo ser mais assertiva e já mirar em pessoas com interesses afim ao seu produto.
Assim você cria conteúdos focados em um tipo de público que, segundo suas pesquisas, são mais prováveis de se converterem em players. Para isso, é interessante fazer uma (ou mais) persona específica para tentar alcançar.
Alguns aspectos que vale pensar sobre, são:
- Idade
- Gênero
- Classe social
- Quais os interesses
- Região onde mora
- Ocupação
- O que a pessoa busca com jogos
Algo que pode ajudar no último tópico são os arquétipos de gamers. Segundo o Game Refinery, há sete tipos de jogadores com motivações diferentes para buscar jogos. São eles:
- Expressionist (expressionista)
- King of the Hill (rei da vila)
- Networker
- Strategist (estrategista)
- Thinker (pensador)
- Thrill Seeker (em busca de emoções)
- Treasure Hunter (caçador de tesouro)
Essa é uma visão interessante para quem está em cargo do marketing para games, porque te ajuda na percepção do público. Se você tem um jogo de puzzle, por exemplo, focar mais no arquétipo do Thinker pode ser um bom caminho.
Desse jeito você já começa a imaginar caminhos para seguir com a comunicação do jogo, adequando ao seu caso específico.
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3- Canais
Outro ponto essencial no marketing para games é fazer um bom estudo dos canais de comunicação. Essa é uma das especificidades para a comunicação de jogos, existem meios que são mais eficientes para o segmento desse mercado.
Vamos deixar alguns exemplos para te instigar a pensar, mas vale aprofundar. Sem contar que cada caso é um caso, dependendo do estilo de jogo específico que você estiver lançando, pode ter mais canais a se explorar.
Redes sociais
Um dos canais mais potentes para divulgação de produtos de modo geral. As redes sociais são muito interessantes por causa do seu custo-benefício e da amplitude de conteúdo que se pode criar.
É possível realizar ações com outras pessoas, rodar ads pelo feed ou story ou então criar um perfil próprio do jogo ou estúdio. Enfim, são muitas possibilidades para a divulgação de jogos neste canal.
É legal também estar atento a algumas redes sociais que são bem voltadas para o público gamer. O Discord, por exemplo, é um ótimo canal para esse segmento.
Seguem algumas dicas de redes sociais para você ficar de olho:
- Discord
- Twitch (ou outras plataformas de live)
- Reddit ou outros fóruns
- YouTube
- Tik Tok
Influencers
Sim, eles também são um canal bastante interessante. O legal é que, você tendo seu público-alvo bem definido, pode pesquisar por influencers que conversam e influenciam exatamente sua persona.
Além disso, é muito interessante como o mercado de games tem seus próprios influenciadores. Alguns nomes são conhecidos só por quem consome esse tipo de conteúdo e que gosta mesmo de jogos ou eSports.
Um ponto interessante para quem tem pouca verba é estudar sobre micro influencers. O número de seguidores não é o único ponto a se considerar nesse quesito.
Você pode encontrar algum perfil com menos followers, mas que conta com alto engajamento. Se ele conversar com um público que tem tudo a ver com a sua mira, é uma ótima oportunidade.
Afinal, você vai gastar menos e pode ter uma boa taxa de conversão.
Stores
Esse é um ponto muito importante do marketing para games de celular. Sim, focar nas stores é essencial para ter uma boa taxa de downloads.
Ter o seu jogo otimizado na Play ou App Store pode ser um diferencial para ganhar visibilidade e destaque. Para isso, foque nos seguintes pontos:
- Nome do jogo (simples, direto, de preferência com três palavras e que seja bem claro sobre qual seu gênero ou estilo)
- Descrição com Keyword
- Vídeo de apresentação do jogo
- Imagens mostrando o in-game
- Incentive a avaliação dos jogadores na loja
Caso seu jogo seja para PC, vale pensar em stores como Steam ou Nuuvem e como pode otimizar seu jogo nessas lojas.
Google Ads
Com o Google Ads você pode divulgar banners do seu jogo em diversos locais do google. Esse é mais um possível ponto de contato com novos jogadores que vale a pena se considerar e levar em conta.
Um fator interessante do google ads é que ele também distribui anúncios do YouTube. Portanto, se você tiver um vídeo de divulgação do jogo de 15-30 segundos (tempo indicado), é uma alternativa bastante atraente.
Eventos
Participar de eventos é uma ótima forma de marketing para games. Seja como patrocinador ou como visitante, é um meio para ter contato com outras pessoas da área ou entusiastas e aproveitar para divulgar seu jogo.
O networking é tudo para se ganhar destaque no meio. É interessante pensar nesse canal principal se o jogo ainda não tiver sido lançado e esteja em etapa beta.
Assim você conhece pessoas que podem ter interesse em jogar ele quando lançar. Além também de fazer ações no ambiente offline, que também são bem efetivas.
Site
Ter um site do jogo é algo muito interessante para o marketing de games. Nele você pode divulgar seu jogo e colocar um call-to-action para o usuário baixar.
Existem várias estratégias possíveis de se traçar com um site. Seja uma landing page para captar leads ou um blog para criar conteúdos e gerar um bom ranqueamento no google.
Além de ser um meio de divulgação que dá total credibilidade para o seu título.
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4- Referências
A quarta dica de marketing para games é sobre referências. É sempre interessante buscar inspirações em cases de sucesso, seja já do mundo dos jogos ou de outros setores.
Essa parte é bacana porque pode te levar a insights de estratégias comunicacionais que funcionam para o seu caso também. Lembrando sempre que referência não é sobre copiar e nem plagiar.
Vale, por exemplo, ver os anúncios de jogos do mesmo gênero que o que vai lançar. Assim você analisa o que tem de interessante e funcional e o que não está tão bom assim.
Vamos deixar um exemplo relevante na cena dos jogos, para você começar suas pesquisas de referências. League of Legends, um jogo bastante consolidado e um dos carros chefe da gigante Tencent Games (dona da Riot).
Sua estratégia de marketing é muito afiada. Sempre produz diversos produtos culturais que podem levar ao game ou à consolidação do nome. Como por exemplo:
- Arcane
- Clipes de música
- Presença em eventos competitivos
- Lançamento de outros jogos dentro do mesmo universo
- Anúncios variados pelos canais
Abaixo você visualiza um vídeo trailer de Wild Rift, lançamento recente do MOBA que é a adaptação do jogo para mobile:
Logicamente, estamos falando de um jogo que conta com bastante investimento para sua produção. Graças a isso vemos um marketing para games tão bem estruturado e de qualidade.
Dependendo do lançamento, não é possível realizar algo desse nível. Só que serve como inspiração, você pode captar algumas ideias de sua estrutura de vídeo e adaptar para o trailer do seu jogo, por exemplo.
5- Conteúdo de qualidade
Depois de estruturar todos os tópicos que citamos até agora, é hora de ir para a parte prática. Nela é importante que você desenvolva um conteúdo de qualidade.
Nesse sentido, o ideal é que se contrate profissionais para produzir o que pretende trabalhar. Por exemplo, se sua ação principal será um vídeo de divulgação que vai rodar no YouTube e deixar na Store, chame algum produtor profissional.
A gente sabe que muitas vezes não há tanto dinheiro para investir, mas nesses casos não dá para oferecer um conteúdo amador. Se você busca conversão, é necessário profissionalismo.
Assim você estará criando um marketing para games de ponta e, provavelmente, terá resultados.
6- Testes
Por fim, mas não menos importante: realize testes. Sim, é muito importante rodar testes A/B das ações de comunicação que fizer e ficar de olho nas métricas.
Tenha diversas opções e veja qual gera o melhor retorno. É difícil acertar a melhor estratégia comunicacional de primeira e provavelmente você precisará fazer ajustes quando o conteúdo estiver rodando.
Isso acontece porque na prática as coisas acabam saindo diferentes do que quando estamos planejando. Faz parte do processo ter que adaptar o seu produto, de pouco em pouco você encontra o caminho que chega de forma mais direta ao seu público.
Só que, para isso, é importante testar. Caso contrário, você não estará de fato verificando se o que está fazendo é assertivo. Sem os testes, tudo o que você tem são suposições e hipóteses.
Agora, com eles, você consegue captar mais embasamento para novas estratégias e propostas. Afinal, estará analisando como se comporta seu número frente à comunicação que realiza.
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Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.