O que é GDD? Ainda é usado no Game Design? Como fazer um?

Descubra o que é GDD, seus tipos, quando usar, como fazer um GDD e ainda confira exemplos desse documento. Com esse guia completo você conseguirá responder se ainda é útil na produção de jogos hoje em dia ou não.

Se você está focado na área de desenvolvimento de jogos, provavelmente já ouviu falar no GDD. Há muitas opiniões sobre sua utilidade, se ainda compensa usar e qual o melhor modelo.

Só que, longe de ser uma prática sistemática e de método único, o GDD é algo flexível e do qual é necessário analisar cada contexto para ter uma opinião. 

Assim, para te ajudar na leitura das situações e facilitar seu processo de decisão de fazer ou não um GDD para seu projeto, fizemos esse guia. Aqui você encontra todas as informações necessárias e saberá fazer a melhor escolha para seu caso.

Se você curte essa área, precisa conferir nossas dicas sobre como aprender a criar jogos. São dicas práticas para quem quer produzir o próprio game.

Agora, continue com a gente até o final e entenda um pouco mais sobre o que é esse documento.

O que é GDD

Game Design Document, ou seja: um documento que registra as mais variadas ideias para a construção do jogo. Servindo, assim, como um mapa que irá nortear as pessoas que estão encarregadas do projeto, sempre recordando do que devem focar.

Normalmente, em um GDD você encontra algumas informações como:

  • Conceito
  • Mecânicas
  • Título
  • Plataformas
  • Público-alvo
  • Modelo de monetização
  • Competidores
  • História
  • Personagens
  • Estética

Entre outros aspectos. Há diversas formas de se fazer um GDD, podendo ser mais ou menos detalhado, tudo dependendo da sua demanda.

Se ainda estiver confuso, é possível comparar um GDD como um “plano de negócios” que os empreendedores fazem antes de abrir a empresa. São registros com uma visão geral do projeto que irá criar, sendo uma das etapas de planejamento da criação.

Leia Também: Como fazer Pixel Art? Por onde começo? Existem cursos?

Tipos de GDD

Existem diversos tipos de GDD, cada um buscando atender uma demanda específica. Como já falamos, não é algo tão sistematizado nem metódico, tendo suas variações justamente pela necessidade da flexibilidade.

Afinal, uma das maiores críticas que se fazem ao documento é dele tornar rígido demais o processo. Assim virando, por fim, uma perda de tempo já que a equipe acaba não seguindo completamente aquilo, buscando outras soluções conforme for tocando a criação do jogo.

Essa é uma das visões e, dependendo do caso, até faz sentido. Só que falaremos mais disso no próximo ponto. Agora vamos focar em apresentar os três tipos mais conhecidos para você:

  • GDD de uma página
  • GDD de dez páginas
  • GDD bíblia (usado para jogos mais complexos, criando documentos que não possuem limites de página e com maiores detalhes).

Saber dessas três variações é importante para conseguir fazer a escolha mais adequada para o seu caso. Agora que você já as conhece, vamos aprofundar na questão de quando usar um GDD.

Quando usar um GDD

Como já falamos, há algumas críticas a essa prática em casos específicos. Por exemplo, em uma Game Jam de 24h, se você for criar um jogo bem simples, talvez não valha a pena distribuir tanta parte do pouco tempo que possui nessa etapa.

Portanto, existem algumas variáveis para se pensar antes de decidir se deve ou não criar um GDD. São elas:

  • Tempo: quanto tempo você tem para criar o jogo? Ele é suficiente ou está muito apertado?
  • Tamanho: estamos falando de um jogo extenso ou curto?
  • Complexidade: há muitos elementos no projeto?
  • Equipe: quantas pessoas estão envolvidas?

Se você estiver fazendo sozinho um jogo simples apenas para praticar, talvez não tenha uma extrema necessidade de ter um GDD. 

Agora, se estiver criando um game muito complexo e com uma extensa equipe, acaba sendo um meio de evitar ruídos na comunicação.

Quando for um projeto individual, pode valer a pena fazer um GDD de 1 página, apenas para jogar as ideias no papel. Assim você as materializa, tirando da sua cabeça e não acaba esquecendo nem confundindo.

Então, ao pensar nesses pontos, saberá se vale a pena criar esse documento ou não para o seu caso. A prática ainda é usada no desenvolvimento, mas não em todos os casos 😉

Confira nosso guia de como montar um computador para criar jogos. Dicas completas para você não se perder!

Como fazer um GDD

Você pode criar um documento no Google Docs ou então um mapa mental no Miro. Por lá é só distribuir as ideias da forma que considerar visualmente melhor, do jeito que for mais adequado para o que irá fazer.

Como falamos, não há um único modelo, variando conforme a demanda de cada caso. Então, estabelecer um guia aqui para você acaba sendo desnecessário. 

Se quiser, o vídeo abaixo do canal Crie Seus Jogos ilustra bem o que falamos até agora, podendo te ajudar a clarear ainda mais o processo:

Em resumo, o vídeo pontua que os seguintes tópicos fundamentais são interessantes para ter no modelo de um GDD:

  • Visão geral
  • Escopo do projeto
  • Mecânicas
  • História e jogabilidade
  • Personagens
  • Itens

Para te auxiliar a ter maior sensibilidade nesse aspecto, talvez um curso de games ajude. Assim você terá maior conhecimento das etapas de produção, ajudando a conferir quais são os pontos mais importantes.

Na internet há diversas opções de cursos, mas seguem alguns nomes para você começar olhando:

Leia Também: Como escolher os melhores cursos de desenvolvimento de jogos? Dicas!

Refs de GDD de jogos famosos

Para fechar esse guia prático completo, chegamos com alguns exemplos de GDD da vida real. Eles também podem ser bem úteis para quem ainda não sabe muito bem como fazer um.

Nada melhor do que boas referências para se inspirar e conseguir te ajudar na tomada de decisões, certo? Então se liga nos seguintes:

  • GDD do GTA: Mike Dailly compartilhou o documento inicial da criação do GTA (que inicialmente era chamado Race’n’Chase). A data é de 1995 e você confere essa baita ref clicando aqui.
  • GDD do Fallout: Brotherhood of Steel 2: Bryan Freyermuth compartilhou a GDD desse jogo que acabou sendo cancelado. Visualize ela aqui
  • GDD Silent Hill 2: para fechar, um exemplo maior, que o texto de 60 páginas do SH2. Sua complexidade pode te ajudar bastante a pensar no processo criativo, veja aqui.

Conseguiu entender o que é GDD e qual sua importância?

Agora aproveita que chegou até aqui e engata a leitura no nosso conteúdo sobre como aprender programação de jogos. Veja por onde começar!

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