Game Jam: o que é, como funciona, principais… compensa?

Quer saber o que é Game Jam? Como funciona? Quais são as principais? Todas essas informações e mais algumas para você conhecer esse famoso evento voltado para desenvolvedores de jogos. Decida se vale a pena para você.

O mercado de games está em uma crescente e segundo a Newzoo, o Brasil é o quinto país com maior número de jogadores, além de ser o que mais cresce na América Latina. Indicando como é algo promissor para quem quer adentrar de forma profissional.

Quando falamos a respeito da mão de obra, há uma falta de profissionais qualificados. Sendo então um gap interessante para quem sempre sonhou em trabalhar com isso, mas não sabe muito bem como.

Se você está aqui, talvez seja uma dessas pessoas que não sabem como se introduzir no setor. Principalmente no que diz respeito a aprender mais sobre produção de jogos.

Nesse caso, conhecer as Game Jams é bem interessante. Afinal, é um dos modos de desenvolver um jogo, além de começar a criar sua rede de contato profissional. Portanto, fique com a gente até o final que falaremos sobre todos os detalhes, passando por:

  • O que é Game Jam
  • Como funciona
  • Principais Game Jams
  • Benefícios
  • Vale a pena participar de uma?

Bateu o interesse? Então segue o fio e conheça mais sobre esse tipo de evento do universo gamer.

Leia Também: Como criar um jogo de graça: ferramentas para fazer o seu!

O que é Game Jam?

São eventos voltados para desenvolvedores de jogos onde há uma concorrência entre equipes para a produção de um game dentro de um tema e tempo específico. Eles podem ser presenciais ou online e acontecem desde 2002, ano da 1º Indie Game Jam.

O nome é inspirado na ideia de Jam Sessions, que normalmente está ligado ao meio da música. Essas Jams são sessões de improvisos, onde os músicos se reúnem e tocam em conjunto sem saber exatamente o que há pela frente.

Associando a ideia de improviso em equipe para produzir uma boa música, as Game Jams são reuniões de profissionais do mercado de games para produzir um bom jogo. Tudo isso no improviso durante o evento.

Achou confuso? Então vale a comparação com eventos desse tipo, só que de outra área. Talvez você já tenha ouvido falar do Startup Weekend, onde há a formação de equipes de trabalho que, durante um fim de semana, devem criar projetos e apresentar.

Ao final, eles recebem feedbacks de empreendedores de sucesso que estão presentes e ainda há a consagração de vencedores. Se nunca ouviu falar, vale visualizar o vídeo abaixo:

Outro exemplo é o Hackathon, uma maratona de hack que envolve programadores, designers e outros profissionais. Nele se tem como objetivo desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda um fim específico, segundo seu próprio site.

O período de duração da maratona pode ser de um dia à uma semana. Para entender melhor, veja o vídeo abaixo:

Se você entende a lógica de funcionamento de ambos eventos, fica mais fácil de compreender a das Game Jams. Elas funcionam da mesma forma, só que ao invés de ser para startups ou soluções tecnológicas, seu objeto de produção são jogos.

Descubra qual a melhor engine para seu jogo: Unity ou GameMaker Studio?

Como funciona uma Game Jam?

Durante o evento (que geralmente dura 24h, 48h ou 72h) você e sua equipe devem criar um jogo e apresentar seu projeto alinhado com o tema e condições propostas. Nele há uma disputa entre todas as equipes.

Como já falamos, funciona da mesma forma que outros eventos do mesmo estilo, como Startup Weekend ou Hackathon. Para ilustrar ainda mais, vamos falar rapidamente do exemplo da Global Game Jam.

Trata-se de um evento mundial e atualmente híbrido (online e presencial), criado em 2009. Nele há a divulgação de um tema no início do evento e, durante determinado tempo, as equipes devem criar jogos ligados a esse tema. 

No vídeo abaixo você visualiza uma apresentação sobre o que é a Global Game Jam:

Leia Também: Principais cursos de Unity! Tudo que você precisa saber

Principais Game Jams

Agora que você já entendeu o que é e como funciona, vamos deixar uma lista com as principais Game Jams para você ficar de olho. Abaixo há o link para o site de cada uma:

Existem algumas nacionais que são bem interessantes para iniciar. Principalmente porque a concorrência é menor do que as globais, facilitando mais o network e também o feedback.

As globais também valem a pena caso esteja em busca de oportunidades gringas. Esse pode ser um caminho interessante, só precisa focar no inglês para facilitar a comunicação. Se precisar, pode conferir o curso Inglês Transformador.

Benefícios da Game Jam

Para os profissionais do setor de games, tecnologia e criatividade no geral, há diversos benefícios das Game Jams. Como por exemplo:

  • Ter experiência prática da criação de um jogo
  • Estímulo de criatividade e trabalho em equipe
  • Trocas e aprendizados técnicos e outros tipos de conhecimentos
  • Networking com outras pessoas do setor
  • Feedback e contatos com figuras importantes
  • Maior visibilidade do seu trabalho

É uma ótima forma de se introduzir nesse meio profissional, além de ser um caminho interessante principalmente para quem curte jogos indie.

Vale a pena participar de uma Game Jam?

A resposta dessa pergunta acaba sendo pessoal, há muito o que se levar em conta nos quesitos financeiro e também de tempo. Ainda assim, de modo geral, dado todos os benefícios que o evento proporciona, podemos dizer que sim, vale a pena.

Se você quer realmente se profissionalizar e entrar nesse setor, as experiências são sempre válidas. Ainda mais que trata-se de um nicho menos convencional em muitas regiões, esse tipo de evento pode abrir portas para você.

Demonstrar interesse e proatividade é sempre positivo profissionalmente, ainda mais para pessoas que já trabalham com isso. Além também de ser um bom passo para adquirir mais bagagem e te ajudar a abrir mais caminhos.

Logicamente, antes de decidir se vai participar ou não, leia atentamente todas as condições da Game Jam que estiver cogitando.

Apesar de todas terem uma lógica de funcionamento geral, podem aparecer algumas especificidades que é melhor estar consciente sobre elas antes.

Além disso, é interessante pesquisar sobre a que você estiver analisando a participação, ver como foram as outras edições ou quais são suas propostas. Tudo isso te ajuda a escolher por qual vale mais a pena para você.

Se ainda estiver em dúvida, veja abaixo o vídeo-relato sobre como foi a Polo Sul Game Jam II e os jogos que saíram dela:

E aí, o que acha? Vale a pena ou não participar de uma Game Jam? Conte para a gente nos comentários.

O que preciso para participar de uma Game Jam?

Decidiu participar de uma e agora quer saber o que fazer? Para começar, sugerimos que visite as páginas das principais Game Jams que já deixamos nesse conteúdo e veja quais são as condições para cada uma.

Como já dissemos, nossa sugestão é que você tenha uma primeira experiência em uma nacional. Só que fique a vontade para decidir o que achar melhor para você.

Em segundo lugar, é interessante que você já tenha alguma ideia de desenvolvimento de jogos, ou pelo menos saiba qual setor deseja focar. Se precisar de uma ajuda nisso, confira alguns dos nossos conteúdos sobre o tema:

Vale lembrar que você não precisa ser apenas produtor de jogos ou estar na área da programação. As Game Jams são abertas para pessoas de áreas de criatividade, inovação e tecnologias de modo geral.

Só é bacana que você tenha algum conhecimento sobre produção de jogos para participar. Afinal, o objetivo comum de todas é criar um game ao final do evento, certo?

Por fim, depois que já tiver definido qual a área que vai focar, vale a pena conferir alguns cursos voltados para o assunto. Temos um post bem completo sobre cursos de desenvolvimento de jogos que vale a pena você conferir e favoritar.

Ainda assim, listamos aqui abaixo alguns exemplos para você:

E aí, gostou da ideia de Game Jam?

Compartilhe com aquela galera que você acha que toparia participar de uma com você. Quem sabe vocês não produzem um jogo juntos?

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts