[Guia] Como melhorar no Valorant. 6 dicas práticas.

Com as dicas que reunimos aqui você vai descobrir  como melhorar no Valorant na prática. Sair do post e ir direto pro jogo sabendo quais os passos que deve dar para aprimorar seu desempenho.

Valorant é o jogo de FPS tático da Riot e conta com um sucesso desde sua estreia. Batendo recorde da Twitch com 34 milhões de horas assistidas em primeiras horas de Beta fechado.

Só aí já dá para dimensionar a fama, certo? Então, se você já faz parte do quadro de jogadores precisa conferir essas dicas práticas de como melhorar no Valorant. Falaremos sobre:

  • Pontos básicos
  • Movimentação
  • Mira
  • Spray e Recoil
  • Modo de treinamento
  • Conteúdos de Valorant

Tudo o que precisa, viu? Só seguir com a gente até o fim e ir jogar!

Como melhorar no Valorant

1- Entenda os pontos básicos

O primeiro passo para saber como melhorar no Valorant (e em qualquer outro jogo) é entender os pontos básicos e específicos do game. Assim se ganha visão ampliada do funcionamento do jogo e consegue perceber o que precisa se dedicar mais a melhorar.

Não é só porque você gosta de FPS e tem costume de jogar Counter-Strike, por exemplo, que vai necessariamente se sair bem no Valorant.

Pode até ter algumas facilidades pelo hábito de jogar algo do gênero, mas tem aspectos específicos de Valorant que você precisa dominar e entender. São jogos diferentes, então a jogabilidade também é diferente.

Então, se liga na tríade que é muito importante já entender de cara:

Agentes

Os personagens de Valorant possuem suas funções e habilidades específicas. Além de cada um ter sua personalidade e estética.

Portanto, para você saber como melhorar no Valorant, deve conhecer bem o agente com o qual você joga. Se está no início ainda, vale a pena pesquisar sobre cada função e testar como jogar com todos eles.

Por fim, é bom ficar atento ao Meta. Com atualizações, pode ser que determinado personagem seja nerfado ou algo do tipo. Um site que você pode conferir é o Mobalytics, nele você confere um tierlist de cada agente e outras informações

É também um dos melhores sites de LoL, vale a pena conhecer essa ferramenta para gamers.

Mapa

Diferencial de qualquer jogo: o mapa. Conhecer e estudar bem o mapa de Valorant vai te ajudar a usá-lo a seu favor.

Você pode tomar decisões estratégicas baseadas no seu conhecimento de área. É possível inclusive ter uma ideia melhor de quais os locais mais táticos para qualquer ação.

Isso é algo que vem mais com o tempo e experiência no game, mas você pode se atentar e dar uma estudada por fora também. O vídeo abaixo, de um ano atrás, mostra todos os mapas que o game possuía e ainda dicas:

Mas recentemente houve o lançamento de um novo mapa chamado Fracture, já segue também um vídeo que fala sobre ele:

Tempo

Administrar bem o tempo da partida e seus momentos é essencial para entrar na dinâmica do jogo de forma tática. Assim você planeja seus ataques e passos de forma efetiva e está a frente de uma equipe adversária que não possui pensamento estratégico.

É lógico que uma partida de Valorant é bem movimentada e que imprevistos podem acontecer. Não existe planejamento e preparação que te previne de tudo porque a imprevisibilidade é algo que faz parte de jogos PvP.

Só que ter uma noção melhor é um diferencial que demonstra que você já entende a lógica do jogo, ficando a frente de um iniciante. É uma percepção que influencia diretamente e te ajuda a dar conta de como melhorar no Valorant.

Sensibilidade

A sensibilidade é algo essencial em jogos de FPS. Trata-se de configurações que podem te ajudar a melhorar na mira e na velocidade de jogo, te deixando mais assertivo nos tiros.

É importante ressaltar que não existe algo como “a melhor sensibilidade” geral. Existem diversas variáveis que tornam essa questão muito pessoal, por exemplo:

  • A sua máquina
  • A sua forma de jogar
  • Sua experiência em FPS

Então o mais interessante é que você compreenda cada ponto da sensibilidade e teste para ver qual que te deixa mais confortável. Nesse vídeo do canal MAIS Valorant – Dante temos uma explicação muito boa de cada um:

O conteúdo é indispensável porque mostra de forma prática como descobrir a melhor sensibilidade. Você deve se basear no EDPI do seu mouse e descobrir qual o EDPI médio que os profissionais usam.

2- Movimentação

Agora o segundo ponto para você aprender a como melhorar no Valorant é a movimentação. Isso também é base, mas vale fazer alguns treinos específicos.

São as mecânicas básicas que se deve entender para não ficar perdido no meio da partida com algo simples. Isso separa os iniciantes de pessoas que já possuem uma familiaridade com o jogo.

Ah, e como eu melhoro a minha movimentação? Com treino, não tem jeito. Alguns pontos que vale a pena você treinar para realmente dominar a movimentação:

  • Parar o personagem
  • Parar de atirar
  • Strafe (focar em um inimigo, mas mover no sentido contrário)
  • Abrir em pixel (dar toquinhos para ir abrindo a mira aos poucos, ampliando a visão)
  • Agachar e atirar
  • Bhopping (zigue zague)
  • Wide Swing (ao invés de apenas espiar o oponente você abre o campo de visão totalmente)
  • Crouch 
  • Pular

Esse é só um ponto inicial. O vídeo abaixo do Nyang mostra muito bem como treinar cada um desses pontos:

Esse vídeo do canal ProGuides também é uma aula completa para entender mais alguns dos pontos da movimentação citados aqui:

3- Mira

Mais um aspecto para sacar como melhorar no Valorant e qualquer outro FPS: a mira. Não adianta, se você não for bom na mira e nos seus reflexos com ela, vai ter dificuldade.

E assim como os demais, o melhor desempenho vem com treino. Uma boa dica é antes de entrar no jogo você ficar de 10 a 30 minutos jogando alguns jogos para treinar reflexo, só para aquecer.

Algumas indicações são essas:

Se quiser, temos um guia completo para aprender como melhorar reflexo em jogos de FPS. É essencial e prático 😉

Se for algum ponto de muita dificuldade para você, vale separar um tempo também na sua prática para fazer treinamentos dentro do jogo. 

Mais abaixo temos um tópico onde falamos só sobre o modo de treinamento do Valorant, só que vamos deixar aqui também um vídeo com uma prática legal:

A ideia principal é a seguinte:

  • Entrar em shooting range
  • Treinar todos os levels (desde o easy ao hard) para acertar headshot nos bots
  • Entrar na Deathmatch
  • Focar em treinar o headshot nos oponentes

De início pode parecer bem difícil, mas com constância e paciência com certeza será perceptível que esse é um dos caminhos de como melhorar mira no Valorant.

4- Spray e Recoil

Dois aspectos ligados ao disparo das armas. O spray nada mais é que uma sequência de tiros enquanto o recoil é o recuo de cada arma, a forma que elas se mexem quando você dá spray.

Então cada uma possui seu recoil específico e entender essa mecânica te ajuda a controlar melhor seu disparo. Para isso, é importante treinar com todas para naturalizar essa característica e assim dominar o uso das armas.

Vandal é uma arma conhecida por seu recuo forte, então talvez seja interessante começar os treinos com ela. O vídeo abaixo é um guia bastante completo para esse ponto:

5- Modo de treinamento

Uma mão na roda do game que vai facilitar o seu processo de como melhorar no Valorant é seu modo de treinamento que é bem completo. Com ele é possível você estabelecer uma rotina de prática que, em pouco tempo, você verá melhora.

Então a lógica é: para melhorar seu desempenho nas partidas reais, separe um tempo no modo treinamento. Isso vai te auxiliar e muito!

Você pode separar em pontos que precisa melhorar, por exemplo:

  • Mira
  • Spray e Recoil
  • Movimentação
  • Skills do agente

Aí você elabora uma rotina que durante 4 dias da semana você tira um tempinho da sua jogatina diária para focar no treino de cada. Repetindo isso por um certo tempo é bem provável que já vai perceber uma melhoria.

E conforme for você se familiariza com o game e vai entendendo pontos específicos que ainda precisa melhorar. Assim você vai adaptando seus treinos de acordo com as necessidades que forem aparecendo.

Leia Também: 15 Melhores jogos de FPS para PC fraco

7- Conteúdos de Valorant

Por fim, nossa última dica de como melhorar no Valorant é: vá atrás de conteúdos do jogo. Você encontra muito ensinamento prático no YouTube, por exemplo, com playlists que ensinam táticas e outros pontos. 

Se liga em alguns canais do game que vale a pena ficar de olho:

Além disso, você pode acompanhar Pro Players e o cenário competitivo. Seja por lives ou demais locais que os jogadores estão presentes. Nada melhor do que observar quem domina bem para aprender novas jogadas, certo?

Por fim, você pode sair um pouco do Valorant para diversificar seu conhecimento. Muitas das questões da movimentação quem trouxe foram pessoas que jogavam CS:GO e aplicaram no game o que já usavam Counter-Strike.

Então você pode pesquisar por conteúdos de Pro-Players de Counter-Strike ou outros jogos FPS também como Overwatch. Observar o que se é feito lá e que rola de adaptar e aplicar também no cenário de Valorant.

Dessa forma você amplia sua visão e começa a ter mais conhecimento para criar seu estilo próprio de jogo. É um caminho longo a se traçar, mas com certeza vai te mostrar como melhorar no Valorant.

Gostou das nossas dicas de como melhorar no Valorant?

Se souber de mais alguma conta para a gente nos comentários. Já que chegou até aqui, dá um pulo no nosso post com os Top 5 Melhores Mouses para FPS. Esse pode ser um aspecto extra para te ajudar em como melhorar no Valorant, viu?

Comente Abaixo
Total
0
Shares