[Dicas] Como treinar Pixel Art e melhorar nessa estética?

Você já sabe o que é Pixel Art, já sabe fazer até certo ponto e como aprender mais sobre a estética. Só que, no caso, está precisando descobrir como treinar Pixel Art para conseguir ficar mais afiado e dominar mais esse gênero? Então, está no lugar certo.

Com dicas de ouro e direcionamentos práticos, que vão direto ao ponto, selecionamos 4 formas excelentes de como treinar Pixel Art. São elas:

  • Teoria e prática
  • Se baseie em artes ou artistas que já conhece
  • Bom uso da comunidade
  • Game Jams

Dessa maneira você com certeza vai saber por onde ir para praticar mais e, assim, ficar mais próximo do mercado de trabalho. Podendo também ter maior liberdade criativa para conseguir fazer as artes que deseja.

Falando em mercado de trabalho, veja nossas dicas de como trabalhar com Pixel Art. São 6 dicas fundamentais para quem quer alcançar um trampo no meio.

Agora, sem mais delongas, vamos pixelar!

Como treinar Pixel Art

1- Teoria e prática

O primeiro ponto para quem quer saber como treinar Pixel Art é uma dica fundamental para realmente avançar. Não basta se dedicar só a estudar teorias, assim como também não basta se dedicar só à prática.

Para realmente dominar esse estilo, você precisa unir a teoria com a prática, dividindo sua atenção para ambos lados. 

Assim se verá caminhando cada vez mais, entendendo as ferramentas, o que é possível de criar com elas e seus limites. Além de compreender mais as bases conceituais por trás da criação de Pixel Art, como teoria de cores e proporções, por exemplo.

A dica é: sempre que você ver algum material como tutorial, reproduza o que assistir. Se você encontrou um conteúdo mais teórico, só de leitura sobre algum ponto específico que precisa trabalhar (como coloração, por exemplo) busque colocar em prática para testar.

Uma boa também é procurar por cursos de Pixel Art que unem ambos lados. Há muitas vídeo aulas que você encontra na internet que trazem exercícios práticos para você colocar a mão na massa. Em uma rápida pesquisa, encontramos essas alternativas interessantes:

Nós reunimos aqui apenas alguns cursos em português que encontramos na internet e que aparentemente são bons. Antes de adquirir, veja todos os detalhes e informações para se certificar de que te atendem. Não nos responsabilizamos por nenhuma compra 😀

2- Reproduza artes e artistas que já conhece

A próxima dica de como treinar Pixel Art merece ser muito bem valorizada. No início, quando estamos aprendendo algo, vale a pena reproduzir ou copiar algumas artes para ajudar na prática.

Logicamente, não é sobre você copiar uma arte e divulgar como se fosse sua. Só que é um tipo de exercício que te ajuda a “soltar o pulso”, digamos assim. 

Além de que, se você conseguir algum material com toda a trajetória de algum artista, vai ser bom para entender processos. Esse ponto é muito importante para se desenvolver mais e conseguir maior autonomia em um tipo artístico.

Visualizar o que fazem e repetir na prática facilita a introjetar o conhecimento. Te servindo como referência e inspiração para quando você for fazer algo seu. Digamos que aumenta seu repertório artístico.

É ótima também para aqueles dias em que estamos sem inspiração, mas precisamos praticar para não ficar enferrujado na Pixel Art.

Leia Também: Melhores programas para fazer Pixel Art [opçõe gratuitas também]

3- Bom uso da comunidade

A comunidade de Pixel Art é bem forte na internet e fazer um bom uso dela com certeza vai ajudar nas suas práticas. Em primeiro lugar, conheça bons fóruns e grupos para se participar e entrar com frequência. Segue abaixo algumas sugestões:

Neles você pode pesquisar por suas dúvidas e ver o que já responderam. Se não encontrou, você pode postar suas questões e esperar por respostas. É possível também interagir, auxiliando outras pessoas nos processos dela e tendo trocas interessantes.

Por fim, existe o Pixel Dailies no Twitter também que é uma prática bem interessante. Há a divulgação diária de um tema do qual diversos artistas de Pixel Art vão desenvolver alguma peça baseada nesse tema.

É muito bom para ver o que estão produzindo e também para participar. Sendo também um estímulo para quando estiver sem inspiração e para seguir fazendo algo novo.

Ficar de olho nesses tipos de dinâmicas e eventualmente participar é um jeito bem bacana para se praticar.

4- Game Jams

Por fim, uma ótima forma de como treinar Pixel Art são as famosas Game Jams. Esse é um caminho tanto para mais avançados que querem buscar maiores desafios, quanto para iniciantes que querem já mergulhar de cabeça e ter uma experiência diferente.

Existem diversas Game Jams, cada uma com sua regra específica. De modo geral, podemos dizer que são eventos que possuem um tempo limitado para que equipes produzam um jogo dentro de um tema específico lançado pela organização.

Elas são muito pertinentes para quem quer buscar oportunidades de trabalho, dado que você tem trocas profissionais com outras pessoas do setor. São também um ótimo modo de colocar em prática a Pixel Art na lógica de uma equipe e dando vida a um projeto.

Só que é necessário ter abertura e jogo de cintura para lidar com os mais diversos desafios. Sem contar que demanda um trabalho em equipe, sendo então não totalmente certeza que você fará algo relacionado com Pixel Art… tudo depende da decisão em grupo.

É um dos caminhos mais elaborados e menos rotineiros de como treinar Pixel Art, mas tão interessante e efetivo quanto os anteriores. Por isso a deixamos por último na nossa lista. Segue o nome e links para os sites de grandes Games Jams:

Viu as melhores formas de como treinar Pixel Art?

Se tiver mais alguma dica para alguém que está querendo melhorar na Pixel Art, deixe nos comentários. Aproveita que chegou até aqui e confira também sobre o que é Game Design, o que faz e como começar nessa profissão.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts