Como escolher sua lane no LoL: em 3 passos simples e certeiros

Quer saber como escolher sua lane no LoL? Aqui você encontra três dicas fundamentais para se decidir de forma assertiva pela rota que melhor se encaixa com você. Pare de passar perrengue e comece a melhorar seus resultados no jogo.

Definitivamente, ter uma rota certa é um dos primeiros passos para melhorar no League of Legends. Afinal, não tem como jogar bem se não estamos em uma lane na qual temos maior capacidade de dominar e se destacar.

Para isso, é importante aprender como escolher sua lane no LoL. Por mais que seja algo básico e fundamental, muitas pessoas têm dificuldades nesse aspecto. Então, visando te ajudar, deixamos os três passos simples para você seguir:

  • Tenha conhecimento sobre as rotas
  • Analise suas habilidades e pontos fortes
  • Seus campeões favoritos

Assim você aprenderá como escolher sua lane no LoL para conseguir mandar muito bem no jogo. Tudo o que qualquer um quer, né? Então, vamos jogar!

Como escolher sua lane no LoL

1- Tenha conhecimento sobre as rotas

O primeiro passo de como escolher sua lane no LoL é indo atrás de entender os detalhes de cada rota. Dessa forma, você compreende o que cada uma demanda e já consegue descartar aquelas que você acha que não se daria bem.

Para você começar entendendo, vamos visualizar o mapa:

Fonte/Reprodução: Forum Riot

São 4 rotas presentes nele, cada uma delas com suas necessidades e desafios específicos. Em resumo, podemos dizer que são essas:

  • Top: é a rota de cima, para ela é indicado que você tenha um campeão que aguente mais danos e seja bem resistente, visto que enfrenta sozinho. Dessa forma ele absorve e dá uma boa quantidade de dano
  • Mid: a rota do meio, nela é indicado campeões com bons poderes de habilidade ou então ser assassinos. É uma lane versátil e é onde você conseguirá avançar e ganhar mais gold no game.
  • Bot: a rota debaixo, onde devemos ter um ADC e um suporte. A dupla de campeão de ataque (que deve farmar e desbravar a rota) e o campeão sup (que deve manter o adc vivo e wardar para dar mais visibilidade)
  • Jungle: são as “selvas” no mapa. O foco dos campeões que nela ficarem é enfrentar os monstros e criar ganks (emboscadas)

Como viu, são 4 rotas para 5 funções diferentes. Saber disso já é uma boa introdução para te ajudar em como escolher sua lane no LoL. O vídeo abaixo do canal Sunga Gamer ilustra bem o que falamos:

2- Analise suas habilidades e pontos fortes

Agora que você já tem uma noção melhor do mapa e de cada rota, é hora de refletir sobre você mesmo. Para dar conta de como escolher sua lane no LoL, é importante que tenha uma noção de quais são seus pontos fortes no game.

Por exemplo, se você é uma pessoa que curte abates e Team Fights, vale testar o bot como ADC. Já, se você se dá melhor com ganks, foque no Jungle. Para te ajudar, segue abaixo um resumo do que cada posição demanda:

  • Top Laner: tanks ou lutadores. Deve focar no barão/arauto do vale. Teleporte e poder de iniciação para estar na linha de frente de lutas em equipe.
  • Mid Laner: importantes para as jogadas coletivas, também avançam sozinhos pelo mapa. Devem ser uma das principais fontes de danos da partida (junto com ADC) e controlar a entrada dos rios.
  • Jungler: são os caçadores. Foco no controle de mapa, versatilidade para transitar entre demais lanes, enfrentamento de monstros e elaboração de ganks. Uma das posições mais difíceis do jogo.
  • ADC: atiradores de longa distância que seguem no bot. Alto dano, mas muito frágeis, por isso precisam do sup. Devem ter em mente o dragão e compor a retaguarda. Velocidade, movimentação e dano são seus principais pontos.
  • Sup: acompanham o ADC e tem como principal função mantê-lo vivo e com boa visibilidade. Além disso, devem também atrapalhar a visão dos adversários e estar na linha de frente em conjunto com os top laners.

Agora dá para ter uma noção melhor do que cada posição demanda, certo? Assim você já consegue refletir sobre qual encaixa mais com o seu modo de jogo.

Para manjar melhor isso, vale aproveitar o modo treinamento ou partidas não ranqueadas para testar e ver com o que se sente mais confortável. 

Leia Também: 3 dicas de como rodar LoL em PC fraco: travar nunca mais!

3- Seus campeões favoritos

Por fim, para enfim saber como escolher sua lane no LoL, é hora de pensar sobre seus campeões favoritos. League of Legends conta com mais de 100 campeões e cada um possui uma função específica.

Portanto, é um ponto bem decisivo para a hora de escolher sua rota. Segue abaixo um quadrinho com um indicativo da natureza de quais campeões encaixam em cada lane:

LaneFunções
Top LanerTanques e lutadores
Mid LanerAssassinos e magos
JungleTanques, lutadores, assassinos, magos e atiradores
ADCAtiradores
SupTanques e lutadores

Então, vale saber qual a classe de cada campeão para ter uma ideia de qual rota você atuaria melhor com ele. O ideal é que você tenha uma main lane e, também, uma segunda opção.

Ou seja, o interessante é que você tenha conhecimento e domine bem, pelo menos, duas lanes. Uma dica é pensar em campeões que se encaixam bem em mais de uma, como por exemplo os tanques e lutadores.

Temos um Top 10 com as melhores skins LoL, perfeito para quem curte itens cosméticos. Dá uma olhada na nossa lista e deixe sua opinião nos comentários.

Gostou das nossas dicas de como escolher sua lane no LoL?

Não deixe de passar no nosso guia completo sobre League of Legends para conferir todas as informações a respeito do jogo. De verdade, é útil para qualquer pessoa que curte LoLzinho.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts