Afinal, vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto?

Se perguntando se vale mais a pena montar um PC ou comprar um pronto?! Este post foi feito para você!

Os computadores, no geral, continuam muito parecidos com o que eram há 20 anos atrás, apesar de toda a mudança na eficiência e na tecnologia por trás de cada componente.

Hoje contamos com processadores de vários núcleos, memórias RAM com altas frequências, armazenamento em SSDs, sem contar as tecnologias encontradas em cada placa de vídeo. Os mesmos componentes de sempre, porém, com muito mais tecnologia embarcada.

Mas, todas essas novas tecnologias trazem dúvidas até mesmo para quem já soube montar uma máquina no passado. Há muita informação nova para o usuário que só quer usar o PC, com a melhor configuração disponível e pagando o melhor preço.

Portanto, fica a pergunta:

Vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto?

Segue com a gente então para respondermos a esta questão de uma vez por todas.

Leia também: [Catálogo] 31 Melhores jogos grátis da Steam para PC fraco

Vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto?

Saber se vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto vai depender de alguns fatores. 

Decidimos separar esta resposta em duas partes. Uma direto ao ponto com questões básicas na tomada de decisão e uma abrangendo perguntas e respostas que vão te ajudar a decidir se vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto. Inclusive para você que se pergunta se vale a pena montar um PC gamer.

Vamos começar então pelos principais pontos entre comprar um PC novo ou montar o seu próprio.

Motivos para comprar um computador pronto

Segue uma lista de motivos para você decidir por comprar um computador pronto

Pressa

Se você tem pressa para ter o seu computador na sua casa, funcionando e pronto para o uso. A sua melhor decisão é comprar uma máquina pronta.

Nada de ficar correndo atrás de peças, pesquisando por diversos tipos diferentes.

Falta de conhecimento técnico

Se você não tem conhecimento de montagem e manutenção de computador, a compra de peças para montagem pode não ser a melhor das escolhas.

Os riscos já começam na decisão de quais peças você irá utilizar e a compatibilidade entre elas. Ficar se baseando em vídeos e guias na internet pode apresentar alguns riscos e prejuízos que podem fazer com que os valores deixem de compensar.

Comodidade

A comodidade em comprar um computador pronto, com toda certeza, é um dos principais fatores que levam muitas pessoas a tomar essa decisão.

Todo o processo de decidir quais peças utilizar, escolher onde comprar, comprar e montar vai te consumir muito mais que apenas o seu tempo, mas também paciência e até mesmo poderá trazer algumas incertezas.

Leia também: 13 Jogos para PC sem placa de vídeo! Atuais e clássicos!

Motivos que fazem valer a pena montar um PC

Agora alguns dos principais motivos pelos quais vale mais a pena montar um PC à comprar pronto.

Preço

Preço é um dos principais motivos que fazem com que muitas pessoas escolham montar o seu próprio PC.

Ao comprar cada uma das peças separadamente, você poderá comprar de lojas diferentes, de acordo com o melhor preço que você encontrar. Dessa forma, você sempre poderá aproveitar promoções e oportunidades que não seriam possíveis em um PC pronto.

Conhecimento técnico

Se você possui conhecimento técnico, não apenas para montar as peças, mas também para decidir quais seriam as melhores escolhas, a decisão de montar um PC é a melhor para você.

A decisão de compra para cada uma das peças vai exigir que você saiba como é a compatibilidade entre elas com o restante de sua máquina. Sem contar o conhecimento na hora da montagem de todo o seu PC.

Personalização

Quando você está à frente da compra das peças de seu computador, você tem um maior poder de decidir por cada detalhe de sua máquina.

Dessa forma você poderá personalizá-la de acordo com a sua preferência, tanto em cores das peças, modelos, RGBs, tipos de gabinetes e muitas outras questões que farão com que o seu PC tenha a sua cara. Vale a pena montar um PC gamer e deixar ele do jeito que você sempre sonhou!

Perguntas e respostas para te ajudar a decidir

Jogo rápido de perguntas e respostas para saber se vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto

  • Você possui conhecimento técnico?
  • Você tem acesso a alguma empresa de montagem e manutenção de computadores, de sua confiança?
  • Qual é o tempo que você está disposto a esperar para ter o seu computador?
  • Qual é o tipo de uso que você fará deste computador? Mobilidade é importante?

Você possui conhecimento técnico?

Se você possui um conhecimento técnico, as únicas coisas que você precisa se preocupar é com o tempo para comprar as peças e sua disposição para montá-las. Se você não está com tempo, ou mesmo paciência para fazer as pesquisas e montar, compre pronto.

E se você não possui conhecimento técnico, o caminho mais curto até o seu PC é um computador pronto. Mas, ainda existe uma alternativa para você no tópico a seguir.

Você tem acesso a alguma empresa de montagem e manutenção de computadores, de sua confiança?

Se você tem alguma empresa de montagem e manutenção de confiança, você poderá pesquisar, até mesmo com eles, por quais peças você precisará para montar um computador.

O valor que eles vão te cobrar pela lista de componentes e a montagem deles, muitas vezes vai compensar a compra separada das peças. 

O grande problema aqui é o tempo que tudo isso vai te custar. O que nos leva a próxima pergunta.

Qual é o tempo que você está disposto a esperar para ter o seu computador?

Se você não está com o menor tempo, a resposta é simples: compre um computador pronto! Nada de perder tempo com um trabalho que outras pessoas já fizeram por você. Escolha a sua máquina e seja feliz.

Qual é a sua necessidade com este computador?

Para cada necessidade existe um tipo de computador. Se você precisa de um computador apenas para trabalhos leves, como navegar pela internet, mesmo que com várias abas, trabalhar com programas leves e ações do dia a dia, não perca tempo montando um computador. Vá direto em um computador pronto.

E principalmente, para você que quer ter mobilidade, nada melhor que um notebook. Além de já vir pronto para usar, você ainda pode levá-lo para qualquer canto facilmente.

Leia também: [Lista] Quais são os melhores sites para comprar PC Gamer?

Pronto para tomar a sua decisão?

Agora que você viu se vale mais a pena montar um PC ou comprar pronto é só ficar de olho em promoções e garantir logo a sua escolha!

E se você se pergunta se vale a pena montar um PC gamer, a ideia é a mesma!

E para saber muito mais informações sobre o mundo dos games, é só entrar em nosso canal do Telegram, o MKT Esports! Além é claro do canal da Mkt Esports no YouTube.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts