Como transformar desenho em Pixel Art: iniciante e avançado

Quer saber como transformar desenho em Pixel Art? Aqui você encontra orientações que vão te ajudar nesse processo tanto se você estiver chegando agora na arte com pixels ou caso já tenha um certo domínio e conhecimento sobre o estilo.

A Pixel Art já tem seu público e comunidade fiel. Seja pela nostalgia ou pelo fato de ser uma estética impressionante e bonita, ela já tem o seu lugar no meio e muitas pessoas tem interesse em desenvolver peças por meio dela.

Se você está aqui é porque provavelmente é uma dessas pessoas. Acredito que deve ter alguma imagem ou foto que gostaria de pixelar por algum motivo, mas não sabe direito qual o modo mais fácil.

Independente do que te trouxe aqui, visamos ajudar qualquer pessoa que queira saber como transformar desenho em Pixel Art. Por isso, separamos esse post em dois para facilitar o processo.

Na primeira parte é para quem está iniciando agora, querendo um caminho mais simples, já a segunda é para quem já manja e quer saber quais passos seguir. Assim todo mundo encontra alguma ajuda por aqui para fazer o que precisa.

Se você curte essa área, veja também nosso artigo sobre como trabalhar com Pixel Art. Selecionamos os 6 pilares nesse guia prático.

Agora, vamos pixelizar!

Como transformar desenho em Pixel Art

Iniciante

Para ajudar quem está chegando agora. Se você não tem domínio sobre Pixel Art, mas por algum motivo quer saber como transformar desenho em Pixel Art, há uma solução prática

Ela não é perfeita e provavelmente você não terá resultados tão bem feitos quanto caso se dedique e pratique, aprofundando na estética. Ainda assim, é um quebra galho que facilita a vida de alguém que precisa fazer essa transformação mesmo sem dominar tanto.

São alguns programas online que fazem de modo automático para você. Tudo o que precisa fazer é escolher as cores e personalizar algumas características como o tamanho ou resolução.

Como falado, não fica a peça mais perfeita e bem trabalhada. Só que é uma ajuda de como transformar desenho em Pixel Art de modo rápido e razoavelmente satisfatório.

Abaixo deixaremos a lista, em último lugar está o Photoshop. O processo nele é menos automático e funciona mais para fotos. É interessante para quem tem tempo e interesse para se aventurar a fazer algo ainda simples, mas mais complexo que os primeiros.

Extra: esses programas podem ser interessantes também para quem já é mais avançado, mas está em busca de uma base em pixel para trabalhar sua arte. Você pode usar eles e aprimorar em cima do que foi criado 😉

Programas de como transformar desenho em Pixel Art

1- Pixel It

Trata-se de um site que ajuda a transformar uma imagem em Pixel Art. Ele é gratuito e você chega no resultado em poucos cliques.

Você consegue definir o tamanho do pixel e ainda escolher qual a paleta de cor. É um site simples, intuitivo e rápido. Para ter acesso, basta vir aqui.

Leia Também: Saiba tudo sobre o que é Pixel Art. Como fazer e onde achar!

2- LunaPic

Gratuito e com diversos recursos, o LunaPic também é uma alternativa para quem quer saber como transformar desenho em Pixel Art de modo rápido. 

É só você upar sua imagem, ir em ajustar e depois em pixelizar. É possível escolher o quanto você vai pixelizar.

Além disso, ele conta com outras opções de edições que você pode aproveitar para sua criação. O único ponto é que a interface do site é um tanto datada, podendo incomodar um pouco.

De qualquer forma, vale dar uma olhada para ver como funciona. Basta clicar aqui.

3- Fotor

O Fotor se posiciona como um criador de imagens em mosaico grátis. Da mesma forma que os anteriores, tem como transformar desenho em Pixel Art fazendo com que você consiga chegar aonde quer.

Também conta com outras ferramentas, mais focado em tratamento de fotos e edição de imagens. Para acessar e ver mais informações, é só vir aqui.

4- Photoshop

Agora, para fechar a lista de programas que ajudam em como transformar desenho em Pixel Art é o clássico Photoshop. Não é tão simples e para ter acesso é preciso adquirir o pacote Adobe.

Além disso, é preciso de um PC de melhor qualidade do que os anteriores. Ainda assim, é uma das opções recomendadas para quem está chegando agora, mas pretende seguir mais a fundo nos estudos e práticas da Pixel Art.

O Photoshop é um dos melhores programas para fazer Pixel Art. Portanto, por meio dele é possível avançar e aprofundar, sendo então seu pontapé inicial para ficar expert na estética.

No vídeo abaixo você vê um tutorial mais simples de como transformar foto em Pixel Art por meio do Photoshop. É um caminho interessante para quem está chegando agora:

Para baixar o Photoshop, basta vir aqui.

Avançado

Agora vamos falar de 4 passos de como transformar desenho em Pixel Art. Obviamente, o que deixaremos aqui são indicações, como uma orientação. Um tutorial completo e cuidadoso é mais complexo de se fazer. Esses passos são:

  • Conhecimento básico sobre Pixel Art
  • Resolução e tamanho dos pixels
  • Coloração
  • Grid e aplicação dos pixels

Então, veja apenas como um guia inicial para ter uma ideia de por onde começar e como seguir, com boas dicas para dar seus primeiros passos 😉

Passos de como transformar desenho em Pixel Art

1- Conhecimento básico sobre Pixel Art

O primeiro ponto de tudo é ter, pelo menos, um conhecimento básico sobre Pixel Art. É legal que você já tenha entendimentos principiantes e uma certa proximidade com a estética e ferramentas para fazer.

Caso ainda falte, sugiro que veja nosso conteúdo sobre como aprender Pixel Art.  Além disso, há também alguns cursos de Pixel Art na internet que podem te ajudar nesse aprendizado. Como esses abaixo:

Por fim, é legal estar presente na comunidade de Pixel Art. Ter inspirações e trocar figurinhas com outras pessoas que também estão estudando essa arte pode facilitar os processos, te ajudando. Segue abaixo indicação de fóruns e comunidades para refs:

2- Resolução e tamanho dos pixels

Com o tópico anterior bem resolvido, o segundo passo de como transformar desenho em Pixel Art é decidir sobre a resolução da peça que você irá criar.

Você pretende focar mais no 8-bit ou em 16-bit? Tal tipo de decisão vai te ajudar a ter um contorno maior de qual o estilo que pretende concretizar. 

No geral, o segundo passo vai demandar que você diminua a resolução da imagem. O vídeo abaixo mostra modos simples:

Depois da resolução, é hora de escolher qual será o tamanho dos pixels. Isso influencia porque quanto menor os pixels mais detalhe você consegue fazer. Só que mais trabalhoso é também.

Ambas etapas facilitam, assim, começar a colocar as ideias “no papel”. Se tiver dúvida, o vídeo abaixo fala um pouco mais sobre o tamanho dos pixels. Com boas dicas para te ajudar na escolha:

Leia Também: TOP 3 | Cursos de Pixel Art do Brasil: conheça os melhores

3- Coloração

A coloração é o terceiro passo para quem quer saber como transformar imagem em Pixel Art. Decidir sua paleta de cores já vai facilitar o processo, fazendo com que tenha uma ideia do que usar em qual lugar dependendo da iluminação.

É uma etapa extremamente importante do processo criativo. Além de também ser um ponto bastante específico da Pixel Art, já que muitos artistas preferem criar com uma paleta mais limitada para emular os gráficos antigos e de menor resolução.

Então, é importante ter isso planejado e já escolhido para colocar a mão na massa. Ajudando a fazer uma transformação real de imagem em Pixel Art. 

4- Grid e aplicação dos pixels

Por fim é o momento de fazer o grid (grades que auxiliam na criação dos layouts e peças). A partir dele, você inicia a aplicação dos pixels para começar a peça.

No vídeo abaixo você vê um processo de transformação de imagem em Pixel Art. Já deixamos selecionado para o play começar do momento que o grid é feito, assim ilustra o que é essa ação:

Os programas anteriores podem ser úteis nesse processo também. Servindo como uma base para se criar esse grid da imagem que você planeja pixelizar 😉

Descobriu como transformar desenho em Pixel Art?

Se gostou das nossas dicas, salve a página nos favoritos para voltar sempre que precisar. Além disso, não deixe de conferir outros conteúdos nossos sobre o tema, como o artigo com dicas de como treinar Pixel Art e melhorar na estética.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts