Diferença de NFT e Bitcoin: o beabá do universo cripto

Bitcoin? Token? Blockchain? Exchanges? Artes digitais que valem milhões de dólares, mas que outras pessoas também podem usar? Certificação de posse digital? São tantas perguntas que envolvem o mundo das criptomoedas que é impossível não dar um nó na cabeça! 

Mas você sabe que nós estamos aqui para ajudar você a se tornar uma pessoa especialista em cripto, aproveitando todas as oportunidades que este mercado tem a oferecer. Entretanto, este caminho é longo e demanda muito estudo e dedicação! Mas, se você aceitou os termos e deseja continuar, vamos conhecer um pouco mais sobre a diferença de NFT e Bitcoin! 

O BTC está nos assuntos do momento desde 2009, quando a criptomoeda começou a ser comprada e vendida pelo grande público. Entretanto, os NFTs, os famosos tokens não-fungíveis, só ganharam os holofotes em 2020, quando famosos e influenciadores digitais entraram com força neste mercado. 

Mas você sabe, a fundo, a diferença entre esses dois ativos digitais? Além disso, você conhece as suas semelhanças? 

Calma, pode relaxar porque este texto será um beabá do mundo cripto! Ao longo deste artigo, vamos abordar pontos como:

  • o pioneirismo do Bitcoin;
  • o que são NFTs;
  • as semelhanças entre estes ativos;
  • a diferença de NFT e Bitcoin;
  • as vantagens de empreender em criptomoedas e tokens não-fungíveis.

Vamos conversar um pouco sobre esse mundo do empreendimento? Salve o seu bolso e o seu futuro com a gente!

Bitcoin: o primeiro e único

É impossível negar a importância do Bitcoin no mundo das criptomoedas. Afinal de contas, ele foi a primeira moeda digital criada no mundo. O pioneirismo do BTC é algo que o torna tão relevante ainda nos dias de hoje! 

Basicamente, o Bitcoin foi a primeira moeda totalmente:

  • descentralizada, já que não é emitida por um Banco Central e não pertence a nenhum país;
  • e digital, ou seja, sem versão física, como cédulas e moedas de metal. 

As características acima e seu alto valor renderam o título de “ouro virtual” ao Bitcoin. Além disso, outro fator também foi muito decisivo para a apropriação do apelido: o fato de que o Bitcoin é minerado. 

Sua mineração é feita por meio da resolução de códigos matemáticos complexos. Quem faz essas “contas impossíveis” são computadores de última geração ligados a fontes inesgotáveis de energia. Por isso, é extremamente caro e difícil minerá-los. Mas, você sempre pode comprar e vender esta criptomoeda, que ainda possui uma grande oferta e procura. 

O BTC abriu as portas para a existência de novas criptomoedas e pelo crescimento do mundo cripto, resultando, até mesmo, na existência dos NFTs e dos smart contracts, ou contratos inteligentes.

O que são tokens não-fungíveis?

Você sabia que, se não fosse pelo Bitcoin, hoje não existiriam os NFTs? O BTC é o famoso “pai de todos”, que foi responsável pela criação de todo universo cripto na longínqua década de 2000. Mas, é inegável que 2020 e 2021 foram os anos dos tokens não-fungíveis

Podemos dizer que os NFTs são ativos totalmente digitais que possuem um certificado de unicidade. Este token pode ser uma obra de arte, um terreno virtual, uma música ou um “bonequinho” e acessórios de games, por exemplo. 

A definição ainda está confusa? Vamos por partes: 

  • o token é todo e qualquer ativo digital, como um terreno em um jogo ou uma criptomoeda. O Ether, por exemplo, é o token (dinheiro) da plataforma Ethereum (blockchain);
  • e não-fungível é algo único e que não pode ser trocado por outra coisa do mesmo valor. Um exemplo é uma obra de arte, já que você não pode trocar dois Portinari por um Da Vinci

Vale lembrar que todo NFT é registrado por uma blockchain e é adquirido por meio de criptomoedas. 

As semelhanças entre NFT e o BTC

Bem, antes de falar sobre as diferenças, vamos enumerar as semelhanças! São dois fatores muito importantes:

  • tanto o Bitcoin quanto os tokens não-fungíveis são totalmente digitais;
  • os dois fazem parte do mundo cripto, no qual também fazem parte os contratos inteligentes e os games de blockchain.

Diferença de NFT e Bitcoin

Agora vamos mostrar quais são as diferenças de NFT e Bitcoin. Com o passar do texto, você deve ter percebido que estes dois ativos são completamente diferentes, mas podemos exemplificar um pouco mais! Então, toda vez que você pensar que estes dois termos são sinônimos, lembre-se destes pontos!

Um é fungível, outro não

Bem, vamos começar pela definição básica: os NFTs são únicos, lembra? Ou seja, são não-fungíveis. Entretanto, o Bitcoin pode ser trocado por outros ativos de mesmo valor. 

Por exemplo: no dia da escrita deste texto, você pode trocar um BTC por, aproximadamente, R$195 mil. Então, você conseguiu trocar dois ativos sem perda de valor. 

O BTC possibilita a compra de NFTs

Os tokens não-fungíveis, tais quais as obras digitais, só podem ser compradas por meio de criptomoedas – afinal de contas, o NFT precisa estar registrado em uma blockchain. 

Então, podemos dizer que o Bitcoin é um token (dinheiro) que possibilita a compra dos famosos NFTs.

Leia Também: O que é Axie Infinity? Realmente dá dinheiro? É seguro? 

As vantagens do mundo cripto

Você conseguiu entender qual é a diferença de NFT e Bitcoin? Como você deve ter percebido, os dois ativos, embora façam parte do mesmo mundo, não possuem muitos pontos em comum. 

Mas, cada um deles possibilita inúmeros benefícios para quem decide investir em seu segmento. 

Ao comprar um token não-fungível, você garante um produto:

  • original, com um certificado de garantia;
  • de colecionador, sendo um ativo único no mundo;
  • que tende a se valorizar conforme o crescimento da demanda pelos ativos. 

O Bitcoin, por sua vez, pode oferecer outros benefícios, como:

Leia Também: 5 jogos que pagam criptomoeda. Jogue para ganhar!

Gostou de conhecer a diferença entre NFT e Bitcoin, além de mergulhar um pouquinho mais no universo das criptomoedas? Então, compartilhe bastante este texto com amigos e familiares! 

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts